Apo escreveu:Mais uma vez, eu repito que obviamente já me permiti "sentir" a existência de deus ou deuses. Quem disse que não.
Ayya, tô com preguiça de responder. Sorry...
Entendo mais do que possa parecer. Tudo bem, linda, deixa para uma outra ocasião.
Não entendi este negócio que querer respostas, mas não precisar que as coisas façam sentido...francamente...parece um tanto paradoxal.
Vou tentar ser sucinto, para não te cansar mais ainda. Mas não será fácil.
A natureza divina não pode ser compreendida pelo intelecto humano. Não vou entrar em detalhes agora, mas existem muitas razões que sustentam essa afirmação. Assim sendo, não tento lutar contra o que está diante de mim e, por mais que me esforce, não encontro sentido. Veja que o simples fato de “estar diante de mim” já se constitui em uma resposta. Posso afirmar que aquilo é real, mesmo que eu não compreenda. A compreensão virá, em algum momento futuro. Muito distante, mas virá.
Lembre-se que eu dei uma resposta bastante sucinta. Não faça quinhentas inferências a partir disso, por considerá-la incompleta, ok?
Subestimar ou ter as perguntas de seres outros do universo como menos importantes do que as humanas é muito antropológico, e, portanto, limita de qualquer forma outras possibilidades. Ou seja, quem é que está fechado a hipóteses? Teístas ou ateus?
Não se trata de subestimar ou atribuir importância ao “nós” e “eles”. Disse que não tenho tempo (e nem condições) de lidar com tudo isso. Sou forçado a priorizar o que estou buscando.