O que é religião ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: O que é religião ?

Mensagem por salgueiro »

Já mastiguei a propósito do desapego de todo jeito e cheguei a conclusão de que é algo antinatural porque vc chega ao nada de si mesmo, é o vazio. É se deixar ficar no ponto zero.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Vocês ainda caem neste papo de "mente aberta" do pdf ( roubei a idéia do Dantas...)?

Um cara com idéias deste tipo, que nunca se define como adepto de linha alguma, não responde objetivamente a nenhuma de nossas perguntas sobre qual e fé e religião dele ( nem se é fé ou religião, parece mais um amontoado de bobagens que ele fica papagaiando), só pode ter 2 tipos de mente aberta:

1. A que se apronta pra dar um bote proselitista e entupir a mente do interlocutor de forma violenta e fatal ( por isto ele faz a lavagem antes...) ou...

2. Ele tem a mente aberta demais do tipo que o cérebro está sempre caindo de dentro ( maybe drugs a lot).
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Toda essa paranóia sobre a mente malvada não esclarece coisa alguma. E é de fato típica dos assim-chamados "sanyasins" do Rajneesh (impropriamente chamado de Osho).

Além de ser bastante incoerente. Se fosse para levar a sério com o discurso atual, deveríamos entender que lobotomia é a solução. Mas como os que tem esse discurso não tentam esclarecer nada e repetem incansavelmente essa lenga-lenga, às vezes chega a parecer que estão escondendo alguma coisa reservada para os "do círculo interno".

Aí os incautos se deixam levar, e quando vêem, estão agindo feito vaquinhas de presépio, dependentes da aprovação dos outros membros do grupo e eternamente temerosos de serem acusados de "se deixar levar pela mente".

O pior é que supostamente foi para fugir de situações parecidas (mas menos graves) que muitos desses adeptos do Rajneesh se afastaram do Cristianismo para começo de conversa.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Apo

Mensagem por Apo »

Também achas que o cara exala OSHO? Pra mim, não tem mais OSHO do que a insidiosa conversa dele.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Apo escreveu:Também achas que o cara exala OSHO? Pra mim, não tem mais OSHO do que a insidiosa conversa dele.

Sim, conheço bem esse tipo de conversa. É Rajneesh na veia.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Já mastiguei a propósito do desapego de todo jeito e cheguei a conclusão de que é algo antinatural porque vc chega ao nada de si mesmo, é o vazio. É se deixar ficar no ponto zero.

De que adianta ficar com a mente aberta se ele nunca pode adotar nenhuma ideia, nunca escolher alguma coisa como sendo uma boa opção?
Se ele vai morrer com a mente vazia?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Já mastiguei a propósito do desapego de todo jeito e cheguei a conclusão de que é algo antinatural porque vc chega ao nada de si mesmo, é o vazio. É se deixar ficar no ponto zero.

De que adianta ficar com a mente aberta se ele nunca pode adotar nenhuma ideia, nunca escolher alguma coisa como sendo uma boa opção?
Se ele vai morrer com a mente vazia?

Eu compreendo o valor de um desapego como meio momentâneo, é um artifício que uso para o exercício da empatia.

Mas viver isso de forma contínua é a negação máxima de si mesmo, anulação total do viver. É o não viver.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Dick escreveu:E qual o seu ISMO? Não tens nenhum?

Amigo, você já se perguntou porque as pessoas se agarram a ISMOS ? Elas nao se identificam com eles, os defendem com unhas e dentes ? Elas nao se encontram devidamente seguras dentro deles ?

Cada um segue achando que a sua escolha é a correta e a dos demais estão erradas, e daí surgem todos os conflitos, guerras de vaidades, etc... não é assim que acontece ? ISMOS nada mais fazem do que fortalecer o ego !

Todo mundo se apega em algum "ismo" e enquanto for assim existirá liberdade ? Nao pensa que todos que entram em algum ismo nao se aprisionam de alguma maneira e acabam por condicionar a mente ?

Dick escreveu:Se tens, então também não estás trancado e impossibilitado de perceber algo diferente?

Se eu tenho um ISMO irei enchergar de acordo com este ISMO. Se tenho um oculos vermelho, pra mim tudo é vermelho. Como poderiam estes perceber algo novo ? O pensar atraves do ISMO nao é pensar e sim uma reação condicionada. Ou a mente percebe esta verdade ou morrerá presa e condicionada ao seu ISMO, pobre, mediocre e velho.

Dick escreveu:Se não, então eu posso simplesmente dizer que o seu ISMO é não ter ISMOS! Não? Não posso? E o que isto difere do ateu?

Há vários motivos que fazem com que uma pessoa adote o ateísmo, ele pode achar que mudou e se libertou, mas na realizade apenas saiu de uma sala mais apertada para uma mais espaçosa. Mas o seu pensar continua limitado ao seu ísmo.

Alguns valorizam demais a fé e outros o raciocinio lógico, ambas as atitudes parte de um unico ponto: o acúmulo de conhecimentos passados, e este acumulo é o fundo condicionado. O pensamento é a reação da memória (passada) sendo assim não é possível perceber qualquer coisa nova que seja.

Quem se livrou de todos os ISMOS percebeu a falsidade disto tudo, mas o ateu ainda está agarrado e preso a um rotulo condicionador, e nao consegue perceber como é estar livre disto.

Será que eu ainda preciso explicar a diferença entre um e outro ?

Eu volto para responder os demais

Luis Dantas
Contato:

Ateus simplesmente são ateus, PdF. Não se apresse a concluir que estão "presos a rótulos condicionadores".

Dick

Mensagem por Dick »

pessoa de fé, não respondestes às perguntas. Daí fica difícil. As perguntas que fiz não foram retóricas... foram dirigidas à sua pessoa. Faça uma forcinha para respondê-las, sim?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Quem se livrou de todos os ISMOS percebeu a falsidade disto tudo, mas o ateu ainda está agarrado e preso a um rotulo condicionador, e nao consegue perceber como é estar livre disto.

Você também tem um ISMO e tenta nos convencer dele.

Esvazie sua mente: livre-se da crença em que é preciso esvaziar a mente.

Apo

Mensagem por Apo »

A técnica dos OSHO é não responder pergunta alguma. Isto viraria o jogo para o lado de quem pergunta, tirando a capacidade deles de fazer a lavagem completa.

O Pessoa de Fé jura que estamos no processo, por mais que estejamos achando que não estamos.
Ele precisa esvaziar toda a nossa mente e só depois nos entubar com aquele lixo by Rajneesh.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

ôrra! Quanta inocência em achar que vai esvaziar nossa mente e entubar com um monte de M ditas por um pseudo-sábio de meia tijela! Me poupa Pessoa de fé. É preciso algo beeeeem mais elaborado...
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis »

Quem se livrou de todos os ISMOS percebeu a falsidade disto tudo, mas o ateu ainda está agarrado e preso a um rotulo condicionador, e nao consegue perceber como é estar livre disto.

Putz, haja saco para aturar tanto discurso vazio. Tanta palavra gasta para não se dizer nada.

A quem, por Odin!, a quem eles ainda pensam que estão enrolando?

Será que o nosso amigo acredita no Saci Pererê? NÃOOO?! Ah, então segundo a sua própria retórica
rasteira ele está preso ao ISMO dos que rejeitam a crença no negrinho perneta.

Será que ele acredita nos fantasmas de lençol do Botãnico? Então isso é estar preso ao ISMO de enxergar
a bobagem que é o embustISM... digo, o espiritISMO.

Volta e meia eu vejo esses caras torcendo tudo para transformar o ateísmo em apenas mais uma religião.
E no fundo o argumento não vai além da comparação de sufixos. É mais ou menos assim:

Catolicismo termina com ISMO, assim como todas as formas de cristianISMO. O mesmo se dá com o islamISMO e o judaISMO, e não vamos nos esquecer do budISMO, que em alguns aspectos lembra um
pouco o hinduISMO.

E então alguém dotado de extraordinária perspicácia percebe que todos estes terminam com ISMO, e TODOS estes são religiões!

Óh! :-o

A conclusão é tão óbvia quanto inevitável. LOGO o ateISMO TAMBÉM é uma religião, deduz a mente brilhante.

Assim como devem ser religiões o iluminismo, o positivismo, o comunismo e o contorcionismo.

Será possível?! Talvez uma consulte ao dicionário ajude, ateu é simplesmente alguém que não conseguiu
engolir uma fantasia mal contada. Ou melhor, é alguém que não foi capaz de ser convencido por NENHUMA religião! Sim, porque Odin e o Monte Olimpo são cascatas tão doidas quanto o sacrifício do
cordeiro de Deus, mas o religioso especificamente cristão enxerga com facilidade o absurdo das primeiras mas não o disparate da última.

Quando se percebe que todas estas mentiras são essencialmente iguais e todas historicamente construídas através de processos que guardam entre si muitas semelhanças não se tem mais a necessidade de seguir uma religião. Nenhuma religião.

Dizer que o ateísmo é mais uma forma de religião é o mesmo que afirmar que o vácuo é apenas uma outra forma de matéria. Mas não, o vácuo é a não-matéria, a completa ausência de matéria, pois se
matéria houvesse o vácuo não haveria. POR DEFINIÇÃO! Da mesma forma, por definição, ateus e religiosos pertencem a conjuntos disjuntos. Simples assim, e se você não teve dificuldade para entender este exemplo e nem o conceito de vácuo então não se justifica a sua incapacidade de apreender o conceito de ateu.

Mas ainda assim eu vou lhe ajudar... repare que as semelhanças começam e também terminam com o ISMO. No ateísmo não se pertence a nenhuma instituição, não há um código de conduta comum e nem há a imposição ou o estímulo de se contribuir finaceiramente para os que se dizem incumbidos de falar em nome de todos os outros que comungam do mesmo credo. Também não se praticam rituais arbitrários, não se usam paramentos e não há a necessidade de se observar um sem número de superstições sem sentido.Eles sequer possuem um local de reunião e um dia da semana reservado pra isso. Por definição, para ser ateu, é necessário não compartilhar de nenhum destes aspectos essenciais de que TODAS as religiões compartilham.

Você é ateu quando vem alguém e diz que existe um monte nas nuvens habitados por deuses caprichosos e você simplesmente pensa: " Esse cara tá maluco." Aí vem outro e pede pra você construir uma pirãmide pra colocar o cadáver empalhado do rei, para ele virar deus e viver pra sempre, e você pensa: "Ele tá pensando que eu sou trouxa de arrastar mil kilômetros esse bloco de pedra! ", vem mais um e diz que é
só beber um calicizinho de um sangue-de-boi vagabundo e comer uma torradinha que isso vai virar no seu estômago partes do cadáver de um sujeito que morreu há milhares de anos e isto seria o bastante para que todas as suas patifarias fossem perdoadas, mas você vê que tudo isso é completamente absurdo, mas então vem mais um, um que põe tijelas de barro com galinha e farofa no cruzamento da rua, e pra fazer isso tem que fumar charuto e beber pinga, e ele te fala de seus maravilhosos deuses, valentes, que são caçadores e guerreiros, mas você simplesmente se pergunta porque diabos eles ainda usam arco e flecha se nós meros mortais já chegamos até na lua, e mais adiante encontra um outro que te mostra uma pessoa com um lençol na cabeça fazendo "uuhhhh, uuhhh" e diz: " Veja, é um fantasma ", mas você nem escuta porque a essa altura já está se mijando de rir... E assim, um após o outro, depois de desfilar todo o non-sense patológico que a insensatez humana já foi capaz de produzir, se o sujeito permanecer perfeitamente equilibrado e lúcido e não se deixar levar por nenhuma besteira então ele é um ateu.

Por definição.

Dick

Mensagem por Dick »

Pedro Reis escreveu:...contorcionismo.

:emoticon266:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Dick escreveu:
Pedro Reis escreveu:...contorcionismo.

Será que isso serve também pro AlcooLISMO?
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
(Confederação Brasileira de Pára-quedismo)

Imagem

Imagem

Imagem
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

O que é religião ?

Religião é Veneno
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Reid

Mensagem por Reid »

vcs nao perdem uma

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

pessoa de fé escreveu:
Dick escreveu:E qual o seu ISMO? Não tens nenhum?

Amigo, você já se perguntou porque as pessoas se agarram a ISMOS ? Elas nao se identificam com eles, os defendem com unhas e dentes ? Elas nao se encontram devidamente seguras dentro deles ?

Cada um segue achando que a sua escolha é a correta e a dos demais estão erradas, e daí surgem todos os conflitos, guerras de vaidades, etc... não é assim que acontece ? ISMOS nada mais fazem do que fortalecer o ego !

Todo mundo se apega em algum "ismo" e enquanto for assim existirá liberdade ? Nao pensa que todos que entram em algum ismo nao se aprisionam de alguma maneira e acabam por condicionar a mente ?

Dick escreveu:Se tens, então também não estás trancado e impossibilitado de perceber algo diferente?

Se eu tenho um ISMO irei enchergar de acordo com este ISMO. Se tenho um oculos vermelho, pra mim tudo é vermelho. Como poderiam estes perceber algo novo ? O pensar atraves do ISMO nao é pensar e sim uma reação condicionada. Ou a mente percebe esta verdade ou morrerá presa e condicionada ao seu ISMO, pobre, mediocre e velho.

Dick escreveu:Se não, então eu posso simplesmente dizer que o seu ISMO é não ter ISMOS! Não? Não posso? E o que isto difere do ateu?

Há vários motivos que fazem com que uma pessoa adote o ateísmo, ele pode achar que mudou e se libertou, mas na realizade apenas saiu de uma sala mais apertada para uma mais espaçosa. Mas o seu pensar continua limitado ao seu ísmo.

Alguns valorizam demais a fé e outros o raciocinio lógico, ambas as atitudes parte de um unico ponto: o acúmulo de conhecimentos passados, e este acumulo é o fundo condicionado. O pensamento é a reação da memória (passada) sendo assim não é possível perceber qualquer coisa nova que seja.

Eu volto para responder os demais

Você está trocando as bolas.
Esta confundindo causa com efeito.
Eu não acredito em deus desde criança, não tinha contato com outros descrentes. Achava na minha ingenuidade que era o único.
Depois eu descobri que essa minha falta de crença tem um nome, ateismo, e que não sou o único.
Não sou preso ao ateismo, o ateismo é que se prende a mim. É a palavra que define meu estado de pensamento. Posso dizer que não sou ateu porque seria um rótulo, como você gosta tanto de dizer. Mas dizer isso não me torna um crente, pois continuaria sendo ateu.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

pessoa de fé

Como considera a ideia do desapego? Se parte do principio que é bom ou ruim já fracassou. Vc tem muitos apegos ? medo de perder coisas ? Possuindo esses medos existe a possibilidade de investigar algo com seriedade ? Não acha que a mente vai trilhar caminhos que a façam concluir que desapego é ruim ?? Percebe os truques da mente ?

Querida, tudo o que você diz são especulações e especular não é saber. Sabe o que é estar fora do “apego” e “desapego” ? Ou você só sabe dar sua opinião formada graças a considerações racionais ?

Será que é através das minhas respostas que você irá ver a verdade ? Atraves de respostas a mente julga, compara, descarta, etc.

Olha só aqui nesse fórum, ateus respondem, teistas, respondem, mas ninguém é capaz de fazer a mente ver por si mesma.
Voce pergunta: “o que tem ali” eu digo “olhe” Seja livre para ver, se não estiver livre minhas respostas não adiantam, dou mais valor a perguntas, elas sim abrem portas.

As respostas mantem as pessoas na inércia e elas so agem por compulsão. Para se compreender uma pessoa é necessário estar livre de conclusões sobre ela. Como alguém aqui pode querer me entender se já formaram suas opiniões a meu respeito ?

salgueiro escreveu:Eu compreendo o valor de um desapego como meio momentâneo, é um artifício que uso para o exercício da empatia.
Mas viver isso de forma contínua é a negação máxima de si mesmo, anulação total do viver. É o não viver.

Como assim valor do desapego ? desapego é pra adquirir algo ? Olha so como vc agiu: deu um significado importante para desapego ou meio para se obter algo. Ou vc entende a questão como um todo ou não entende. Compreender o valor do desapego em certas ocasiões é o mesmo que não entender nada. Isso deve ser vivido, não apenas entendido intelectualmente, isso sim é compreensão.

Olha so como vc agiu: deu um significado importante para desapego ou meio para se obter algo. Ou vc entende a questão como um todo ou não entende. Compreender o valor do desapego em certas ocasiões é o mesmo que não entender nada. Isso deve ser vivido, não apenas entendido intelectualmente, isso sim é compreensão.
Tudo o que eu falo vocês comparam com o que sabem a respeito, isso se torna cansativo e monótono para vcs, pois a mente pensa que já sabe tudo a respeito e que não há mais nada de novo ali. A mente tem que ficar em silencio pra entender.

O que eu digo ou não digo não tem valor nenhum. Descubram por si se minhas afirmações são ou não verdade. Desliguem-se da idéia de ateísmo: “eu sou ateu, ateia, etc” e tudo mais, caso contrario a mente ira fazer tudo para justificar o ateísmo.

pessoa de fé

Uma mentalidade presa a conclusões não pode investigar de modo sério. Tanto ateus quanto teístas estão presos a conclusoes.

Sabedoria e conhecimento estão associados a memória, a mente esta sempre presa ao passado, vendo novos fatos a partir de velhas perspectivas. SOMENTE a mente em silencio pode perceber o novo.

pessoa de fé

Pedro Reis:

Diga se não é assim que acontece: A pessoa não se sente bem em pertencer a um grupo dos que se chamam “ateus” Podem não fazer parte de uma organização, mas formam um grupo, tem muito material por ai falando sobre congresso ateu, encontro de ateus, videos de ateus.... Quem sabe algum maluco por ai não queira inventar um livro sobre ateísmo para ser ensinado na escola ? Vai saber
Responda: já que ateus percebem tanta falsidade dos que tentam empurrar suas verdades garganta abaixo dos outros, porque esses ateus não podem perceber isso sem se rotularem ou pertencerem a nenhum ismo ???

Um se diz espírita, outro taoista, e pq não posso dizer que ateísmo de fato é um rotulo ? Por que o ateu acha que o ateismo esta certo ? Posso saber o motivo dessa defesa ?

Seria essa uma forma de se sentir seguro, de não se sentir sozinho ?

Tanto faz se é você que se prende ao ateísmo ou o ateísmo se prendeu a você. Não permitam que nada esteja preso a vocês. Sejam livres, a partir do momento que algo se prender em vocês vão acreditar que aquilo se tornou a pele de vocês.

Apesar de racional o ateísmo é uma limitação. É como uma pessoa olhando para um teto, quebre ele !!!

pessoa de fé

Fernando Silva:

Como a mente estará em silencio se ela “quer ter certeza” das coisas ?? Esse desejo a impedira de perceber algo alem dela mesma. Se ela quer ter certeza ela sempre ira fazer comparações com fatos passados. Sua mente irá interferir e distorcer tudo.
Se eu te fizer um elogio ou uma ofensa sua mente vai reagir imediatamente. Mas se eu falar algo sem significado aparente sua mente ficará sem estado emocional, sem nenhuma associação na mente com a qual ela poderá fazer ela buscará na memória para poder reagir ao silencio ou ficará sem reação alguma.
Editado pela última vez por pessoa de fé em 15 Mai 2010, 18:41, em um total de 1 vez.

pessoa de fé

Fernando Silva:

Hoje as pessoas se matam por ódio, inveja, ganância ou ate sem nenhum motivio aparente, assim como sempre foi. Somos apenas seres humanos que sofisticamos nossas cavernas.

Em nenhum momento da humanidade corremos o real risco de exterminarmos a nós mesmos. Tudo está mais evoluído, ate mesmo a forma de nos destruirmos.

Em partes hoje em dia a vida está melhor, mas não vivemos a vida em partes e sim de forma inteira. Se você considerar a vida como um todo ira ver que não evoluímos tanto assim, nao existe de fato tanta evolução como a ciencia gosta de exibir. Somos homens das cavernas educados.

Se você levantasse o numero exato de guerras ou conflitos militares que sofremos nos últimos tempos saberia do que estou falando.

Estamos na época da guerra moderna, a guerra silenciosa. A humanidade esta cada vez mais descontrolada, com medo e sem segurança nenhuma ! lideres malucos brincam com arsenais nucleares. O mesmo desejo de poder de épocas remotas existe nos dias atuais.

Trancado