Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny escreveu:Isso é uma opinião: Vamos aos fatos:
Esse ranking também é uma opinião, sobre o que faz em geral uma grande universidade.
E a Unicamp e a USPestão na frente das federais no seu ranking.
No mais, esses rankings são meio controversos para avaliar a qualidade da faculdade porque eles são muito gerais. Levam em conta coisas como orçamento global, número de alunos, quantidade total de papers produzidos, tamanho do campus...
Centros especializados relativamente pequenos mas de ponta nunca são citados entre os primeiros mesmo sendo os melhores em determinados ramos. O sistema francês, por exemplo, separa universidades de grandes ecoles, sendo as grandes ecoles independentes e especializadas na formação de difernetes tipos de engenheiros e administradores, e no caso da Normale Sup, pesquisadores. As universidades em geral são menos relevantes, ao menos no nível de graduação, exceto para quem quer cursar direito ou medicina, que nesse caso só tem a opção da universidade.
Ele faz um pouco mais sentido quando compara universidades americanas entre si, mas mesmo assim são inúteis, já que qualquer pessoa que vai para uma universidade de ponta escolhe pela qualidade do departamento científico, ou ecola de direito ou medicina, para o qual ela vai aplicar, não por esses "rankings gerais" que não dizem muita coisa.
Entre Harvard, MIT ou NYU (que não está citada entre as 10), alguém da minha área escolheria facilmente a terceira para um PhD, porque os caras mais top estão no Courant Institute.
O mesmo vale para a PUC no Brasil. Ela pode ser globalmente menor que as federais, mas muitos pesquisadores fodas estão lá, e é muito mais organizada.
E daí que essas federais tem Campi enormes? Você como aluno não se beneficia praticamente nada disso. Você se beneficia de laboratórios equipados, professores competentes e funcionários que trabalham durante o ano inteiro.
No mais, pode ter certeza que o pessoal do ranking não levou em devida conta variáveis incompreensíveis para eles, como greves frequentes de funcionários, faltas e atrasos frequentes de professores, cursos onde você é aprovado sem ter ido a aula ou mesmo feito as provas, e toda a bagunça e arruaça política diária das Universidades Federais brasileiras.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu:E daí que essas federais tem Campi enormes? Você como aluno não se beneficia praticamente nada disso. Você se beneficia de laboratórios equipados, professores competentes e funcionários que trabalham durante o ano inteiro.
E se formos julgar a UFRJ pelos alojamentos? Caindo aos pedaços, sujos, sujeitos a assaltos, isolados no meio do mato. Ou pelo hospital do campus? Caindo aos pedaços, depenado pelos favelados que roubam janelas e esquadrias para vender o metal etc. E se formos julgar pelo local? Cercado pelas favelas do complexo da Maré.
Mas, sim, há coisas muito boas por lá, há cursos muito bons, pesquisas avançadas etc.
Johnny escreveu:Isso é uma opinião: Vamos aos fatos:
Esse ranking também é uma opinião, sobre o que faz em geral uma grande universidade.
E a Unicamp e a USPestão na frente das federais no seu ranking.
No mais, esses rankings são meio controversos para avaliar a qualidade da faculdade porque eles são muito gerais. Levam em conta coisas como orçamento global, número de alunos, quantidade total de papers produzidos, tamanho do campus...
Centros especializados relativamente pequenos mas de ponta nunca são citados entre os primeiros mesmo sendo os melhores em determinados ramos. O sistema francês, por exemplo, separa universidades de grandes ecoles, sendo as grandes ecoles independentes e especializadas na formação de difernetes tipos de engenheiros e administradores, e no caso da Normale Sup, pesquisadores. As universidades em geral são menos relevantes, ao menos no nível de graduação, exceto para quem quer cursar direito ou medicina, que nesse caso só tem a opção da universidade.
Ele faz um pouco mais sentido quando compara universidades americanas entre si, mas mesmo assim são inúteis, já que qualquer pessoa que vai para uma universidade de ponta escolhe pela qualidade do departamento científico, ou ecola de direito ou medicina, para o qual ela vai aplicar, não por esses "rankings gerais" que não dizem muita coisa.
Entre Harvard, MIT ou NYU (que não está citada entre as 10), alguém da minha área escolheria facilmente a terceira para um PhD, porque os caras mais top estão no Courant Institute.
O mesmo vale para a PUC no Brasil. Ela pode ser globalmente menor que as federais, mas muitos pesquisadores fodas estão lá, e é muito mais organizada.
E daí que essas federais tem Campi enormes? Você como aluno não se beneficia praticamente nada disso. Você se beneficia de laboratórios equipados, professores competentes e funcionários que trabalham durante o ano inteiro.
No mais, pode ter certeza que o pessoal do ranking não levou em devida conta variáveis incompreensíveis para eles, como greves frequentes de funcionários, faltas e atrasos frequentes de professores, cursos onde você é aprovado sem ter ido a aula ou mesmo feito as provas, e toda a bagunça e arruaça política diária das Universidades Federais brasileiras.
Entre confiar num ranking internacional e confiar numa opinião pessoal isolada, prefiro a primeira opção, mesmo por que condiz com o que conheço de ambas pessoalmente e por pessoas de bom nível que as frequenta ou frequentou.
O resto é irrelevante.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Você disse que universidades federais são "o padrão" sendo o resto "lixo", daí postou um ranking qualquer que na verdade te contradiz, e que mesmo assim não faz muito sentido em si.
Eu apenas apontei esse fato. Você que acredite no que quiser.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu: Eu não estou pedindo para você confiar em mim.
Você disse que universidades federais são "o padrão" sendo o resto "lixo", daí postou um ranking qualquer que na verdade te contradiz, e que mesmo assim não faz muito sentido em si.
Eu apenas apontei esse fato. Você que acredite no que quiser.
Calma Cabeça. Volto a afirmar que as federais são padrão em relação à enorme quantidade de faculdades que vêem surgindo nos últimos anos. Já devo ter dito algo semelhante como antes só tínhamos como faculdades particulares as PUC. Eu acho que a PUC é uma ótima faculdade e gostemos ou não, até muito pouco tempo atrás, ou tínhamos médicos formados pelas federais ou pela PUC e a maioria que conheci de bons profissionais eram da PUC, sendo ela católica ou não.
Agora, volto a insistir que, entre arriscar a educação de minha filha numa faculdade particular e uma federal, mil vezes a federal.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Cabeção, você que é da área da matemática, já ouviu falar de alguma Unesp ter um curso foda de matemática?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Apo escreveu:O Johnny não entende nada de escola. Agora vejo que também tem uma imagem distorcida dos cursos superiores. Deve ter sido tempo demais no nordeste.
Universidade Particular = LIXO
A onda de franquias de universidades vagabundas, que se instalam em qualquer prédio velho e praticamente vendem diplomas, é um fato, mas isto não depõe contra as universidades tradicionais.
134 Universidade Federal de Santa Catarina Brasil 152 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil 196 Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil 204 Universidade de Brasília Brasil 241 Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
Isto aqui me parece um grande absurdo e já mostra que esta pesquisa carece de cirtérios. Como é que a Federal de SC pode estar melhor avaliada que as do RS, RJ e MG? Parei aqui.
134 Universidade Federal de Santa Catarina Brasil 152 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil 196 Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil 204 Universidade de Brasília Brasil 241 Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
Isto aqui me parece um grande absurdo e já mostra que esta pesquisa carece de cirtérios. Como é que a Federal de SC pode estar melhor avaliada que as do RS, RJ e MG? Parei aqui.
O problema aqui é que tem muitas pessoas muito mais qualificadas que institutos reconhecidos. Nosso país só tem gênios
Mais uma da burrocracia federal. Como as salas são barulhentas por causa do trânsito circundante, as janelas ficam trancadas. Os alunos descobriram que as salas do andar de baixo ( onde está o pessoal administrativo, tem ventiladores e ar condicionado). Depois descobriram 15 splits enormes guardados em caixas num depósito. Foram na secretaria perguntar porque não estavam instalados. Receberam duas respostas: 1. Se instalar e ligar estes 15 aparelhos, o sistema elétrico não comporta, desliga toda a luz do prédio. 2. A compra dos aparelhos foi feita mediante pedido dos alunos veteranos para compra apenas. Eles não solicitaram instalação. Logo, não podem ser instalados.
Mas aqui uma questão fica no ar: se não há capacidade elétrica que suporte, por que houve compra? Adivinhem...
user f.k.a. Cabeção escreveu: Pois é apo, agora me diz se esse tipo de babaquice ocorreria numa faculdade particular, mesmo uma de esquina, onde o dinheiro do dono não é capim.
Estudei na UNIP (que não é lá grande coisa) e fazia parte do grupo de estudos em redes neurais. Cada centavo que a gente solicitava tinha que ser explicado. Era uma burocracia do cão. Se faltasse um centavo no bolso do Di Genio, ia ter entubada em cascata até chegar no culpado. Esse certamente se ferraria.
Meu cunhado é pesquisador da USP. Ele pediu um espectrofotômetro pra universidade. O equipamento já está no almoxarifado há 5 meses e ele não consegue coloca-lo no laboratório. Tem que ter um técnico não sei de onde pra instalar e esse cara não vem nunca.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)
user f.k.a. Cabeção escreveu: Pois é apo, agora me diz se esse tipo de babaquice ocorreria numa faculdade particular, mesmo uma de esquina, onde o dinheiro do dono não é capim.
Alguém aqui faz análise de cargas quando vai comprar um eletrodoméstico novo ou trocar o chuveiro? Pois é...Deixar aluno de matemática dar pitaco em áreas de engenharia é isso que dá.
Alguém aqui faz análise de cargas quando vai comprar um eletrodoméstico novo ou trocar o chuveiro? Pois é...Deixar aluno de matemática dar pitaco em áreas de engenharia é isso que dá.
Quem não faz é um idiota, do tipo que quer ter luxo sem poder mantê-lo. Não precisa entender de engenharia pra saber minimamente que uma lâmpada extra de 60 W numa casa velha é uma coisa suportável. Ligar um secador de cabelos de 1800 W é outra coisa. Você julga que administração de uma universidade não desconfia que a fiação de mais de 100 anos é do tempo em que as senhoras usavam leques nas tardes de calor? Pelo amor de deus...
Pra começar que os motivos que fazem o empresário da faculdade particular investir em equipamento e comodidades são diametralmente opostos aos que fazem um burocrata do Estado assinar uma ordem de compra.
Estudei na UNIP (que não é lá grande coisa) e fazia parte do grupo de estudos em redes neurais. Cada centavo que a gente solicitava tinha que ser explicado. Era uma burocracia do cão. Se faltasse um centavo no bolso do Di Genio, ia ter entubada em cascata até chegar no culpado. Esse certamente se ferraria.
Meu cunhado é pesquisador da USP. Ele pediu um espectrofotômetro pra universidade. O equipamento já está no almoxarifado há 5 meses e ele não consegue coloca-lo no laboratório. Tem que ter um técnico não sei de onde pra instalar e esse cara não vem nunca.
Controle é uma coisa, burocracia é outra. O que não quer dizer que algumas empresas não percam tempo e eficiência com excessos de controle. Assim como os interesses em gastar dinheiro público de forma irresponsável e afoita não deixem em aberto alguns procedimentos de segurança e controle financeiros. Quando é para gastar rápido, quase não há burocracia alguma. Basta um canetaço.
Johnny escreveu:O que você faria APO para melhorar o sistema de controle de gastos nas universidades públicas?
Já disse que, com as premissas do Estado que temos, eu nem daria pitaco. Seria expurgada ou ririam da minha cara. É assim como controles em todas as áreas básicas: ensino, saúde, transporte, habitação. Sistemas de controle existem zilhões. É só escolher o que mais se adapta ao caso. Provavelmente o sistema usado num curso nem sirva a outro. Geralmente gastos públicos seguem uma lógica oportunista , criada e mantida pelos governantes e alguns servidores corrompidos por eles. Compram-se computadores para posar de desenvolvido e "esquecem" de comprar giz ou papel higiênico, porque este tipo de gasto não dá vitrine em palanque. Se vai ter luz no estabelecimento ou se os alunos têm onde sentar a bunda é detalhe. Controlar como, se tá tudo errado?
Johnny escreveu:O que você faria APO para melhorar o sistema de controle de gastos nas universidades públicas?
Já disse que, com as premissas do Estado que temos, eu nem daria pitaco. Seria expurgada ou ririam da minha cara. É assim como controles em todas as áreas básicas: ensino, saúde, transporte, habitação. Sistemas de controle existem zilhões. É só escolher o que mais se adapta ao caso. Provavelmente o sistema usado num curso nem sirva a outro. Geralmente gastos públicos seguem uma lógica oportunista , criada e mantida pelos governantes e alguns servidores corrompidos por eles. Compram-se computadores para posar de desenvolvido e "esquecem" de comprar giz ou papel higiênico, porque este tipo de gasto não dá vitrine em palanque. Se vai ter luz no estabelecimento ou se os alunos têm onde sentar a bunda é detalhe. Controlar como, se tá tudo errado?
Simples APO. Quem manda naquelas feculdades são os alunos. Se eles não ligam, que são os mais interessados, por que o resto ligaria? Por tesão?
Simples APO. Quem manda naquelas feculdades são os alunos. Se eles não ligam, que são os mais interessados, por que o resto ligaria? Por tesão?
EIN??? Você quer que os alunos tenham acesso às contas da gastação estatal? Tá brincando né? Os alunos mandam onde pagam diretamente ao dono, pois são clientes, têm poder de negociação e viram as costas se a coisa for bagunçada ( com exceção de alunos vagabundos). Onde mandam Estados bagunçados que desviam verbas que deveriam estar aplicadas em coisas realmente úteis, os alunos não tem muito o que fazer. Já não falei que foram os alunos que solicitaram durante anos a compra dos ar condicionado e que minha filha foi lá perguntar a respeito e obteve uma resposta tosca? Já não disse que eles se reuniram pra comprar do próprio bolso os ventiladores para as salas de aula? Johnny, tu só ler o que quer neh?
Vamos encerrar este assunto que não está levando à nada. As federais são em sua maioria absoluta, muito melhores que a maioria absoluta das privadas e ponto. Tem excessões? Sim, tem e o Cabeça citou uma. E só.
Mas deixo aqui uma frase de um professor meu da UNIP: As universidades particulares formam para o mercado de trabalho comum, as federais formam cientistas. Gostei.
Johnny escreveu:Vamos encerrar este assunto que não está levando à nada. As federais são em sua maioria absoluta, muito melhores que a maioria absoluta das privadas e ponto. Tem excessões? Sim, tem e o Cabeça citou uma. E só.
Mas deixo aqui uma frase de um professor meu da UNIP: As universidades particulares formam para o mercado de trabalho comum, as federais formam cientistas. Gostei.
Devo dar por encerrado o assunto com as opiniões abalizadas do digníssimo Johnny? OK. O que o seu professor diz corrobora com o que eu digo: o mercado AINDA valoriza a intelectualidade dos que passam pelos bancos federais, não necessariamente cientistas. O mercado, no entanto, é muita coisa. Não é homogêneo.