Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:Acho interessante antes de entrar em espiritismo se inteirar dos estudos de casos sobre fenômenos psi que é digamos assim, apartidário. :emoticon4:

http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/intercon/portal.htm

Existem evidências de que existem fenômenos PSI?


Oficialmente a Parapsicologia nem ciência é então se o sujeito for do tipo "oficial" nem vai dar bola mas se for curioso e estiver interessado no assunto vai dar uma olhada nos casos e tomar um primeiro contato com os fenômenos podendo julgar por si mesmo.

Julgamento se baseia em convencimento individual e não coletivo e não torna algo evidente.


E cada indivíduo que pensa parte do que? Não seria de evidências? Não é através de evidências que se desenvolvem teorias? Vai acreditar em tudo (ou não acreditar) por que alguma "autoridade" maior vai dizer que pode ou não? O coletivo não começa no individual? :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

JoaoMuller
Mensagens: 134
Registrado em: 13 Mai 2010, 09:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por JoaoMuller »

Johnny escreveu:Descacartando a maior parte do ceticismo contido no comentário, há concordância em "não existe finalidade para a materialização de espíritos" no âmbito do conhecimento científico. Como já foi discutivo ad nausean, a ciência não trata de assuntos metafísicos e não tem interesse nisso. Por outro lado, afirmar que materializações dependem apenas de fé também não é uma verdade absoluta, visto que não existem estudos sérios que resultem nisso. Por outro lado existem efeitos práticos incontestes em diversas áreas não abrangidas pela ciência e que portanto, não possuem explicação ou interesse em averiguar-se.


Johnny qual a finalidade espirita de materializar um espirito?

Acredito que tudo isto era feito para mostrar as pessoas principalmente quem não acreditava que espiritos realmente existem,mais o que se vê é uma pessoa coberta por panos,simples assim,quem olha estas fotos e diz ser um espirito esta emparado por muita fé.

Não consigo aceitar que os espiritos apareçam assim totalmente cobertos,se o "falecido" aparece pra mostrar que o outro lado existe,que mostre a cara,seria muito mais convincente.

Me lembro de outra foto que não consegui encontrar onde o "espirito" faz uma pose estranha,com os braços abertos o "espírito" brincalhão se apoia com um joelho no chão se espondo aos fotógrafos.

Eu não disse que a materialização depende de fé para acontecer,mais com certeza pra aceita-las depende de uma boa dose.
"Conhecereis a verdade e ela vos fará livres!" Obrigado "bíbria"!

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Johnny escreveu:Acredita em projeção astral, telepatia, clarividência, óvnis, fotografia espiritual,telecinesia, mediunidade, no Monstro de Loch Ness e na Teoria de Atlântida?



Pra dizer a verdade, não acredito nem que alguém com razoável nível intelectual seja capaz de endossar como provas, fotos do tipo que a Apo postou aqui.

Isso foi uma pergunta da secretária do Caça Fantasmas ao novo integrante. Nunca uma foto poderá servir de provas de seja lá o que for, nem testemunhos, nem gravações, nem videos e nem nada.

E a pergunta persiste: O que seriam evidências?




Parece que já respondi. Se antigamente tais fotos eram consideradas evidências, pq hoje, com o avanço tecnológico, não há de se produzir material mais abundante e irrefutável?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Ed Ondo escreveu:
Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Johnny escreveu:Acredita em projeção astral, telepatia, clarividência, óvnis, fotografia espiritual,telecinesia, mediunidade, no Monstro de Loch Ness e na Teoria de Atlântida?



Pra dizer a verdade, não acredito nem que alguém com razoável nível intelectual seja capaz de endossar como provas, fotos do tipo que a Apo postou aqui.

Isso foi uma pergunta da secretária do Caça Fantasmas ao novo integrante. Nunca uma foto poderá servir de provas de seja lá o que for, nem testemunhos, nem gravações, nem videos e nem nada.

E a pergunta persiste: O que seriam evidências?




Parece que já respondi. Se antigamente tais fotos eram consideradas evidências, pq hoje, com o avanço tecnológico, não há de se produzir material mais abundante e irrefutável?


Explico: Monte um material abundante e irrefutável baseado na existência do único panda marrom que existiu até hoje.

Farto material para apoio: viewtopic.php?f=1&t=8364&hilit=panda+marrom
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

JoaoMuller escreveu:Johnny qual a finalidade espirita de materializar um espirito?

Mostrar à quem tenha real interesse que a vida não se extingue no pós morte.

JoaoMuller escreveu:Acredito que tudo isto era feito para mostrar as pessoas principalmente quem não acreditava que espiritos realmente existem, mais o que se vê é uma pessoa coberta por panos,simples assim,quem olha estas fotos e diz ser um espirito esta emparado por muita fé.

Faria diferença se quem aparecesse fosse o Pelé? Genghis Kan? Sem véu, com véu? O problema é o véu? Creio que não.

JoaoMuller escreveu:Não consigo aceitar que os espiritos apareçam assim totalmente cobertos,se o "falecido" aparece pra mostrar que o outro lado existe,que mostre a cara,seria muito mais convincente.

Para falar a verdade, sequer deveriam se mostrar. Bastaria uma comunicação eficiente e convincente.

JoaoMuller escreveu:Me lembro de outra foto que não consegui encontrar onde o "espirito" faz uma pose estranha,com os braços abertos o "espírito" brincalhão se apoia com um joelho no chão se espondo aos fotógrafos.

Talvez outra pessoa daqui possa dizer se já viu. Sou muito criança neste assuntio ainda.

JoaoMuller escreveu:Eu não disse que a materialização depende de fé para acontecer,mais com certeza pra aceita-las depende de uma boa dose.

O espiritismo não veio para ser aceito como algo a ser seguido e sim, como advertência sobre o que o espera do outro lado e de lambuja, as regras que misturam nos mundos material e espiritual. Alguns daqui (isso me inclui) acham que estes fatos vieram para mostrar outro caminho ao que existe no momento e que na teoria, estaria desviando por completo os homens do verdadeiro propósito.

Para mim isso é plausível pois, um cético desencarnado não terá grilhões mentais a serem transpostos, diferente dos que crêem em sono eterno, inferno, etc.

Mas concordo com você que, baseado apenas em leitura, é preciso fé para crer, mesmo na ciência.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Johnny escreveu:Acredita em projeção astral, telepatia, clarividência, óvnis, fotografia espiritual,telecinesia, mediunidade, no Monstro de Loch Ness e na Teoria de Atlântida?



Pra dizer a verdade, não acredito nem que alguém com razoável nível intelectual seja capaz de endossar como provas, fotos do tipo que a Apo postou aqui.

Isso foi uma pergunta da secretária do Caça Fantasmas ao novo integrante. Nunca uma foto poderá servir de provas de seja lá o que for, nem testemunhos, nem gravações, nem videos e nem nada.

E a pergunta persiste: O que seriam evidências?




Parece que já respondi. Se antigamente tais fotos eram consideradas evidências, pq hoje, com o avanço tecnológico, não há de se produzir material mais abundante e irrefutável?


Explico: Monte um material abundante e irrefutável baseado na existência do único panda marrom que existiu até hoje.

Farto material para apoio: viewtopic.php?f=1&t=8364&hilit=panda+marrom


Material abundante e irrefutável sobre espíritos poderia ser colhido constantemente, e com maior facilidade. Segundo os espíritas, eles estão por toda parte, não é? Se eles se deixavam se fotografar nos anos 20 ou 60 (no caso do Chico), o que aconteceu hoje?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.
Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Apo escreveu:Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.



Verdade. Acabei de ver no tópico do panda.

Uma curiosidade..o Vitor Moura, autor do tópico, mudou de opinião? O blog dele parece contestar (tais tipos de fotos) mais que endossar, hoje em dia.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Ed Ondo escreveu:
Apo escreveu:Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.



Verdade. Acabei de ver no tópico do panda.

Uma curiosidade..o Vitor Moura, autor do tópico, mudou de opinião? O blog dele parece contestar (tais tipos de fotos) mais que endossar, hoje em dia.

O fato é que, com a atual tecnologia, é muito pouco provável não se fraudar qualquer coisa que seja, pois mais anti-tecnologia que se tenha. Veja por exemplo as noticias da Nasa sobre galaxias e buracos negros. Apenas mostram fotos que dizem explicitamente "fotos ilustrativas" ou "simulação".

No mais, acho pouco provável que espíritos queiram provar sua existência para céticos ou evangélicos e cia Ltda. O resto é o que você vê por aí.

Mas persisto: Como criar um sistema de evidências irrefutáveis? Quem criaria? Qual a legitimidade do grupo que faria isso?

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Ed Ondo escreveu:
Apo escreveu:Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.



Verdade. Acabei de ver no tópico do panda.

Uma curiosidade..o Vitor Moura, autor do tópico, mudou de opinião? O blog dele parece contestar (tais tipos de fotos) mais que endossar, hoje em dia.


Olha, o Vitor deixou de frequentar aqui faz alguns anos ( que eu saiba... :emoticon1: ).
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Esta foto é real? Ou é uma montagem?

Imagem
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Apo escreveu:Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.



Verdade. Acabei de ver no tópico do panda.

Uma curiosidade..o Vitor Moura, autor do tópico, mudou de opinião? O blog dele parece contestar (tais tipos de fotos) mais que endossar, hoje em dia.

O fato é que, com a atual tecnologia, é muito pouco provável não se fraudar qualquer coisa que seja, pois mais anti-tecnologia que se tenha. Veja por exemplo as noticias da Nasa sobre galaxias e buracos negros. Apenas mostram fotos que dizem explicitamente "fotos ilustrativas" ou "simulação".

No mais, acho pouco provável que espíritos queiram provar sua existência para céticos ou evangélicos e cia Ltda. O resto é o que você vê por aí.

Mas persisto: Como criar um sistema de evidências irrefutáveis? Quem criaria? Qual a legitimidade do grupo que faria isso?

Abraços


Que tal eu ver e eu me convencer? Vocês se apegam nestas desculpas esfarrapadésimas! As fotos de antes valem, por mais estúpidas e infantis que sejam. Mas agora, como a tecnologia blablabla seria muito difícil afirmar que as fotos ou filmes são verdadeiros nnhenhe.

Não tem vergonha? Eu ficarei vermelha.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Esta foto é real? Ou é uma montagem?

Imagem


AFFFFF!!!

7 years old.
Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Apo escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Apo escreveu:Ih, Ed, este assunto já foi tão enfadonhamente tratado aqui no RV...Os espíritas cansam e nós também. As falácias beiram o estado de coma alcólico. Acaba tudo em pizza.



Verdade. Acabei de ver no tópico do panda.

Uma curiosidade..o Vitor Moura, autor do tópico, mudou de opinião? O blog dele parece contestar (tais tipos de fotos) mais que endossar, hoje em dia.


Olha, o Vitor deixou de frequentar aqui faz alguns anos ( que eu saiba... :emoticon1: ).



Já viu o blog dele? http://obraspsicografadas.haaan.com/

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Johnny escreveu:Esta foto é real? Ou é uma montagem?

Imagem


AFFFFF!!!

7 years old.

Está sugerindo que, por ter 7 anos, é refutável, falsa ou real?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

No mais, acho pouco provável que espíritos queiram provar sua existência para céticos ou evangélicos e cia Ltda. O resto é o que você vê por aí.


Mas antes eles queriam provar? O que mudou?
Me lembrou um filme que em um cara tinho o poder de ficar invisível...mas só quando ninguém estivesse olhando.

Mas persisto: Como criar um sistema de evidências irrefutáveis? Quem criaria? Qual a legitimidade do grupo que faria isso?


Que tal o mesmo sistema? Mas sem cortinas, sem cabines da Monga, a Mulher Gorila, com filmes em vez de fotos, num programa de TV ao vivo...sem uma desculpa pra cada iniciativa que possa desmascarar algo: "A luz vai matar a médium!"

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Não estou sugerindo, estou sendo clara.Este seu argumento é patético, desviando do assunto principal, usando este tipo de foto dos cosmos.
Óbvio que todos sabem que este tipo de ilustração não é realista. Logo, as fotos da DE também não precisam ser? Pelo amor de deus...Então admitam: as fotos da DE apenas mostram como seria uma materialização na visão da doutrina.

Johnny, não desisto de acreditar numa coisa: você pode bem mais que isto. Não me decepcione.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Ed Ondo escreveu:
No mais, acho pouco provável que espíritos queiram provar sua existência para céticos ou evangélicos e cia Ltda. O resto é o que você vê por aí.


Mas antes eles queriam provar? O que mudou?
Me lembrou um filme que em um cara tinho o poder de ficar invisível...mas só quando ninguém estivesse olhando.

Mas persisto: Como criar um sistema de evidências irrefutáveis? Quem criaria? Qual a legitimidade do grupo que faria isso?


Que tal o mesmo sistema? Mas sem cortinas, sem cabines da Monga, a Mulher Gorila, com filmes em vez de fotos, num programa de TV ao vivo...sem uma desculpa pra cada iniciativa que possa desmascarar algo: "A luz vai matar a médium!"


Este assunto também já foi bem discutido aqui. No final dos finalmentes, eles acabam por dizer:

- Os espíritos e os mediuns têm muito mais o que fazer do que ficar provando para você este tipo de obviedade. Só porque você quer? Vá procurar um centro espírita ( geralmente eles dizem "de verdade" ou algo assim) e peça para se informar melhor.

E depois encerrar com a pérola de sempre: Você não entende NADA de espiritismo! Vá estudar a doutrina.

Esta reação é auto-explicativa.
Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Este assunto também já foi bem discutido aqui. No final dos finalmentes, eles acabam por dizer:

- Os espíritos e os mediuns têm muito mais o que fazer do que ficar provando para você este tipo de obviedade. Só porque você quer? Vá procurar um centro espírita ( geralmente eles dizem "de verdade" ou algo assim) e peça para se informar melhor.



O que estou questionando com o tópico é o que mudou durante o processo ontem e hoje. Antes eles queriam provar e hoje não?

Tenho pesquisado centros tb. Mas já sei que vão me colocar pra estudar a doutrina até desenvolver a mediunidade, etc. Até acharem que estou "no ponto" pra aceitar qq coisa sugerida.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

[Botânico On]# Marcos Arduin Diz:maio 26th, 2010 às 7:34 pm

“Logo de início, “William X” questiona a credibilidade da publicação. E com certa razão. Que “O Cruzeiro” chegou a promover e vender embustes, é ponto pacífico:(…)”
- Problema é quando se usam dois pesos e duas medidas
para um caso. Se a Otília foi pega em fraude, isso é a PROVA PROVADA de que ela FRAUDOU SEMPRE. Se Chico, Waldo e os 19 médicos não anunciaram isso é porque:
1 – Eram um bando de cretinos que se deixaram enganar por uma espertalhona.
2 – Eram um bando de canalhas vendendo uma farsante como legítima, mas deram com os burros n’água, graças à sagacidade dos repórteres de O Cruzeiro.
O time contrária sustenta essa tese pois:
.
“O que o ceticismo significa, no entanto, é que a evidência deve ser considerada com cautela em busca de elementos objetivos e corroboração independente.”
- Ah! Agora ceticismo é isso… Mas qual cético por aqui e por lá tem feito um serviço deste nível? No caso em questão, quem está buscando (e julgando) os elementos objetivos e a corroboração independente?
.
“No caso, são as fotografias publicadas. Defensores do caso sugerem que as fotos podem ter sido retocadas, mas não apresentam qualquer evidência a respeito. Em verdade, evitam mesmo afirmar inequivocamente que qualquer uma das fotos foi adulterada. Contentam-se com vagas suspeitas.”
- Como já vi em vários artigos céticos (ou de “céticos”), qualquer suspeita lançada contra médiuns JÁ É ACEITA COMO PROVA. Mas se a suspeita for lançada contra sábios céticos, aí torna-se uma suspeita vaga… Mesmo que o cético em questão seja um semanário alicerçado em sensacionalismo barato. Rizzini mostrou que um dos mesmos repórteres envolvidos no caso escreveu um artigo onde revelava que O Cruzeiro adulterava fotografias. Faço então a pergunta: por que não poderiam ter fajutado as fotos que tiraram eles próprios?
.
“(…) Mesmo na indisponibilidade dos negativos para análise, adulterações mais grosseiras poderiam ter sido descobertas.(…)”
Já ouvi esse mantra. Quando pesquisadores favoráveis aos fenômenos publicam fotos “das boas”, seriam produto de HABILIDOSAS adulterações. Mas quando são gente que publica fotos contra os fenômenos, aí, coitada dessa gente… Não há falsários habilidosos entre eles. Tudo o que poderiam fazer seriam adulterações grosseiras, facilmente descobertas. Registrado.
.
“Repetimos também, ainda outra vez, que toda esta questão seria de menor relevância caso os apologistas tivessem produzido evidência objetiva que ilustrasse a extraordinariedade das materializações. Não o fizeram. A evidência objetiva disponível ao invés denuncia a fraude, por ser em todo aspecto ordinária e plenamente compatível com os métodos de fraude pelos quais a médium Otília Diogo foi exposta.”
- Fico sempre sem saber qual seria essa “evidência extraordinária”…
- A fraude da forma como Otília foi flagrada anos depois era TÃO GROSSEIRA, que não entendi como é que os repórteres não a descobriram. Meios para isso eles tinham.
-
“Defensores das materializações de Uberaba (…) mesmo experimentos metodologicamente sofisticados como os Ganzfeld são temas polêmicos.”
- Resumindo: NADA do que for feito nesse campo contentará ao pessoal cético, que se queixa de a gente não querer perder nosso tempo com ele.
.
“Comparados a eles, os “controles” usados nas sessões de materialização de Uberaba são risíveis, típicos e em nada diferentes das primeiras experiências espiritualistas Vitorianas em fins do século 19. Experiências, é relevante atentar, vulneráveis a todo tipo de fraude. Considerá-los invulneráveis é manifestar mero pensamento positivo por parte dos que defendam a autenticidade dos fenômenos.”
- Certo! Por isso mesmo estou até hoje no aguardo de uma descrição, passo a passo, de como a fraude teria ocorrido… e até agora, nada. Talvez uma evidência em favor da má-fé dos repórteres seria o caso onde lhes foi dito para trazerem seus próprios cadeados e algemas, mas não os trouxeram. Usaram os já existentes no local. Isso não foi sem interesse: pode-se jogar a suspeita de que os médicos, Chico e Waldo teriam cópias das chaves em algum lugar…
.
“Consideração mais atenta a tais controles sim seria interessante se o restante da evidência indicasse que eles teriam obtido sucesso em evitar fraude. Ocorre justamente o contrário.”
- Entendi errado um parágrafo anterior, que sugeria que nenhum controle estaria imune a fraude e até um tal “ganso” aí é altamente polêmico?
.
“O Contrário (…) Éboli tenham ignorado estas obviedades, e toda a questão dos “laudos” conflitantes, será abordada em mais detalhe em uma outra oportunidade. ”
- Uma questão dessas obviedades é que Éboli disse que o tecido apresentava claros sinais de dobras e vincos, o que sugeriria um tecido dobrado e passado a ferro sucessivamente, de forma a deixá-lo o mais compacto possível. Só que isso não é o que se viu nas fotos. O tecido na foto parece ter saído de um cabide. Mas eu vejo aqui um problema mais sério: essas fotos indicadas FORAM DADAS PELOS MÉDICOS. Se tudo era uma farsa montada por eles & Cia Bela, então poderiam ter mostrado coisas MUITO mais bacanas… Até a tal evidência exigida pelos céticos.
-
“Dessemelhanças óbvias? (…) Ou talvez não sejam capazes, porque as fotos não foram adulteradas, e porque os espíritos eram ambos a própria médium.”
- Não sei se é impressão minha, mas estou notando uma dessemelhança óbvia. Reparem no nariz da Otília e no do Veloso. Como se pode ver nas fotos seguintes, o nariz da Otília é longo e fino, apontando para o chão. Já o do Veloso é largo e aponta para cima, deixado à vista as narinas. Poderia ser essa uma “dessemelhança óbvia”?
-
“Semelhança morfológica (…) (com exceção da barba postiça), como também um porte físico idêntico à médium… e ao espírito feminino.”
- Em outra foto (não está entre as mostradas aqui), que mostra o rosto da fantasma em proximidade, creio haver mais semelhança entre a falecida e a médium…
.
““Saliência feminina” (…) com fotografias de referência.”
- Realmente é muita incompetência da Otília & Cia Bela imitar um homem fantasma SEM TER POSTO UMA FAIXA PARA PRESSIONAR O BUSTO. Mas eu já apelaria para a fraude fotográfica (que como já foi dito, o Cruzeiro fazia eventualmente). A fraude poderia ser feita em cima de uma cópia, retocando-a e fazendo-se uma foto da foto. Assim, nem no negativo a fraude apareceria. Já que o rosto está todo coberto, seria mais fácil ainda os repórteres colocar a mesma fantasia numa mulher de porte igual e fotografarem a dita num cenário semelhante…
.
Quanto à conclusão, o que me incomoda é que o Waldo posa até hoje de científico, tinha suspeitas quanto à médium… Mas EM NENHUM MOMENTO declarou o que fez para eliminar essas suspeitas. Num artigo que o Vitor e eu traduzimos muito mal de primeira e agora está refeito pelos tradutores pagos, William Crookes diz algo assim: “Não me darão meus adversários o crédito para a posse de um mínimo de bom-senso? Por que acreditam eles que as objeções que me fazem JAMAIS me teriam ocorrido?”
Pois muito bem! A Otília se fantasiar de fantasma seria A PRIMEIRA COISA QUE EU PENSARIA. E já que a conclusão até dá um boi pro Chico & Cia Bela, fico pensando: será que nenhum deles teria pensado nisso também?
Quem aqui tem contato com o Waldo, que tire essa dúvida.[Botânico Off]

Cheguei primeiro oras.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Ed Ondo escreveu:
Este assunto também já foi bem discutido aqui. No final dos finalmentes, eles acabam por dizer:

- Os espíritos e os mediuns têm muito mais o que fazer do que ficar provando para você este tipo de obviedade. Só porque você quer? Vá procurar um centro espírita ( geralmente eles dizem "de verdade" ou algo assim) e peça para se informar melhor.



O que estou questionando com o tópico é o que mudou durante o processo ontem e hoje. Antes eles queriam provar e hoje não?


Exatamente. Eles embucham qualquer bobagem pra cima das pessoas. Se colar, colou. Se não, a gente é que não tem conhecimento, a ciência tb tem suas falcatruas e por aí vai.

Tenho pesquisado centros tb. Mas já sei que vão me colocar pra estudar a doutrina até desenvolver a mediunidade, etc. Até acharem que estou "no ponto" pra aceitar qq coisa sugerida.


Sim, mas depois de um tempo, desistem de você. Mudam de assunto, já que a mediunidade não assim tão forte. :emoticon12:

Já passei há muito por estas coisas.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Ed Ondo escreveu:
Este assunto também já foi bem discutido aqui. No final dos finalmentes, eles acabam por dizer:

- Os espíritos e os mediuns têm muito mais o que fazer do que ficar provando para você este tipo de obviedade. Só porque você quer? Vá procurar um centro espírita ( geralmente eles dizem "de verdade" ou algo assim) e peça para se informar melhor.



O que estou questionando com o tópico é o que mudou durante o processo ontem e hoje. Antes eles queriam provar e hoje não?

Tenho pesquisado centros tb. Mas já sei que vão me colocar pra estudar a doutrina até desenvolver a mediunidade, etc. Até acharem que estou "no ponto" pra aceitar qq coisa sugerida.

Sério? Por que não pensei nisso antes? Como eu sou burro (By Encosto). Então isso tudo não passa de uma conspiração espiritóide feito por canalhas, cuja intençao é unica e exclusivamente converter os céticos infiéis à doutrina cristã-ovóide.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Ed Ondo escreveu:
Este assunto também já foi bem discutido aqui. No final dos finalmentes, eles acabam por dizer:

- Os espíritos e os mediuns têm muito mais o que fazer do que ficar provando para você este tipo de obviedade. Só porque você quer? Vá procurar um centro espírita ( geralmente eles dizem "de verdade" ou algo assim) e peça para se informar melhor.



O que estou questionando com o tópico é o que mudou durante o processo ontem e hoje. Antes eles queriam provar e hoje não?

Tenho pesquisado centros tb. Mas já sei que vão me colocar pra estudar a doutrina até desenvolver a mediunidade, etc. Até acharem que estou "no ponto" pra aceitar qq coisa sugerida.

Sério? Por que não pensei nisso antes? Como eu sou burro (By Encosto). Então isso tudo não passa de uma conspiração espiritóide feito por canalhas, cuja intençao é unica e exclusivamente converter os céticos infiéis à doutrina cristã-ovóide.



Não disse? Começou a fuga. Empurra o macaco pro outro lado.
Imagem

Ed Ondo
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Jun 2010, 16:50
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Ed Ondo »

Sério? Por que não pensei nisso antes? Como eu sou burro (By Encosto). Então isso tudo não passa de uma conspiração espiritóide feito por canalhas, cuja intençao é unica e exclusivamente converter os céticos infiéis à doutrina cristã-ovóide.


Não se trata de conspiração, mas convenhamos que pra ser admitido no meio, a pessoa tem que apresentar no curriculo, pelo menos ter completado o ensino "médium".

E enfim...o que mudou ontem e hoje?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritismo ontem e hoje (evidências)

Mensagem por Johnny »

Ed Ondo escreveu:
Sério? Por que não pensei nisso antes? Como eu sou burro (By Encosto). Então isso tudo não passa de uma conspiração espiritóide feito por canalhas, cuja intençao é unica e exclusivamente converter os céticos infiéis à doutrina cristã-ovóide.


Não se trata de conspiração, mas convenhamos que pra ser admitido no meio, a pessoa tem que apresentar no curriculo, pelo menos ter completado o ensino "médium".

E enfim...o que mudou ontem e hoje?

Olha Ed, fica difícil conversar alguma coisa que envolva o espiritismo sem um conhecimento prévio. Aliás, não só sobre espiritismo.

Quanto ao que mudou, bem, o que mudou com relação à ciencia humana? Se os humanos não mudam, por que os espíritos mudariam?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado