RS: Um estado que ninguém quer investir

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tranca
Gênero: Masculino

Re: RS: Um estado que ninguém quer investir

Mensagem por Tranca »

Oh, gringos preferem passar férias no nordeste brasileiro!

Logo, o sul do Brasil não presta.

Que idiotice.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Tranca escreveu:Oh, gringos preferem passar férias no nordeste brasileiro!

Que idiotice.

E presta?

Diga o nome de 10 escritores famosos do Sul?
10 cantores
10 poetas
10 cientistas
10 ícones da politica

A única coisa que o sul fez foi criar favelas no RJ
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:

Que idiotice.

E presta?

10 cantores
10 poetas
10 cientistas
10 ícones da politica

Prove que os sulistas que criaram favelas no RJ. Que coisa mais nada a ver. De onde vocês tiram estas bobagens? Quem passou gerações migrando para o Sudeste foi nortista e nordestino!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quanto a ícones da política....nem vou comentar de onde vieram os ícones políticos como Sarney, Collor, Maluf, Lula, Yeda...pelo amor de deus!
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:

Que idiotice.

E presta?

10 cantores
10 poetas
10 cientistas
10 ícones da politica

São estes os melhores argumentos de quem pretende desancar toda uma região?

Melhor deixar os loucos dançarem sem o som das palmas...

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Né por nada não mas lendo essa frase não dá para perceber que é pura zoação do Johnny

Johnny escreveu:A única coisa que o sul fez foi criar favelas no RJ

Cês tão é tudo estressado :emoticon8:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Que idiotice.

Só prova que o Sul é muito mais civilizado do que o resto do Brasil.
Declino de férias no nordeste, sinceramente. Talvez me enfiando num resort 5 estrelas. Ainda prefiro o Costão do Santinho - SC.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Né por nada não mas lendo essa frase não dá para perceber que é pura zoação do Johnny

Johnny escreveu:A única coisa que o sul fez foi criar favelas no RJ

Cês tão é tudo estressado :emoticon8:

O Johnny e eu brincamos o tempo todo, sem stress, sal.
O irritante é o Acauan dizendo que os miseráveis do sul migram para o sudeste. Esta foi a prova de que o Brasil não conhece o Brasil.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Taí uma coisa que o Acauan não faz são afirmações levianas.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Taí uma coisa que o Acauan não faz são afirmações levianas.

Paulistas, em geral, e só pela natureza arrogante, fazem muitas afirmações levianas. Mesmo que não entendam absolutamente nada do assunto. Como eu já morei e vivi nas duas regiões, posso afirmar que o que ele disse é mesmo um absurdo. Ele deve ter feito alguma inversão: miseráveis que migram são os do norte nordeste porque são muito burros. Sulista miserável ( especialmente daqui e de SC) não tem porque migrar: nossa qualidade de vida é muito superior. Temos menos miséria aqui do que no sudeste, proporcionalmente. Pra que sair daqui e passar necessidade em grandes centros com muito mais problemas? Isto é ridículo!
Quem vai daqui para o sudeste ( e o resto do mundo) são executivos transferidos, contratados através de hunters e médios empresários em expansão. Tirando a onda migratória de gaúchos fazendeiros que foram para o Mato Grosso nas últimas 2 décadas ( como alguns que eu conheço).
E veja bem: o desterro nem é muito atrativo nem para funcionários que não sejam contratados por muito dinheiro. Logo, tb não é muito atrativo para as empresas. Embora aconteça quando o profissional é muito capacidado. A vida em SP e no RJ é muito mais complicada sob todos os aspectos ( filhos, cônjuge , distanciamento dos parentes, mudança de residência etc). Mesmo dobrando o salário, é de pensar. Eu já fiz isto 2 vezes. Agradeço mesmo. Nunca mais. Por dinheiro algum. Os que fazem isto, aguentam por um tempo e fazendo a ponte aérea, não se mudam de mala e cuia ( salvo exceções que o resto da familia tenha muito interesse).
Meus dois maridos já receberam propostas para ir trabalhar em SP várias vezes. O primeiro nunca foi. O atual já me carregou 2 vezes. Mas financeiramente não compensa porque é tudo mais "caro". Inclusive o preço que se paga pela aculturação. Este é alto demais. Tô fora. Não sei o que é pior: se o interior de SP ou a capital. Meu sogro é paulista e minha sogra carioca. Vivem no interior de SP. Vou lá de 3 em 3 anos e só. Muito ruim.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Eu estou pensando em migrar para o Maranhão. :emoticon12:

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Os paulistas andam meio que de bem com os fluminenses, é por isso. Tem que arranjar outro cristo pra malhar.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Tranca escreveu:Eu estou pensando em migrar para o Maranhão. :emoticon12:

:emoticon22:

Alagoas é uma boa pedida! Tenho amigos lá que são amigos do Presidente. Tô cansada deste tédio. :emoticon4:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Sorry Apo.

Não aposto um níquel furado na sua opinião, se tem alguém por aqui com as "viseiras da arrogância" esse alguém é vc.
Editado pela última vez por salgueiro em 28 Jul 2010, 12:17, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Os paulistas andam meio que de bem com os fluminenses, é por isso. Tem que arranjar outro cristo pra malhar.

Eu malho o Brasil burro todo! Não escolho cristos excluídos. Passei da fase do bullying faz teeeeempo.
Mas é o seguinte: SP e Rio não tem mais jeito. Só botando uma bomba. Mas acho que um povo que tanto orgulho de viver como vivem ( e ainda se arrogam ter qualidade de vida diante de critérios tão estranhos, como dinheiro acompanhado de caos generalizado) merece ficar exatamente na mesma. Não vindo pra cá tentar impor modelos, podem ficar por aí mesmo. Sejam " felizes". :emoticon13:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Sorry Apo.

Não aposto um níquel furado na sua opinião.

Um cego leva outro pra cova. Também não faço questão que você aposte. E não é opinião. É fato. É uma merda quando se é arrogante e alguém contradiz. Vai ver conhecem mais o Sul do que eu. Afe.

O pior do sudeste é que acham que sabem tudo e tem tudo que é melhor. Isto faz do povo do sudeste um monte de gente bitolada. Brasileiros...
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Falando por mim, não vejo as coisas em preto e branco.

Merda há aqui, lá e acolá. Assim como as coisas boas. O Brasil é grande em tamanho e em riquezas, assim como possui misérias e gente de todo o tipo. Sei lá o que dizem as estatísticas migratórias. Não vou ficar levantando bandeira do bairrismo e nem criticar o quê e onde não conheço para mostrar onde é melhor para se viver. Gosto de onde vivo e viveria bem em diversos lugares, de norte a sul.

O que é evidente é que diversas regiões são melhores de uma maneira geral para se viver, por razões de infraestrutura, saúde, segurança, trabalho e educação.

Só achei tresloucada a afirmação que critiquei, mas já vi que os níveis lisérgicos do tópico se explicam pelo fato de que seu criador está é de fanfarronice.
Editado pela última vez por Tranca em 28 Jul 2010, 12:36, em um total de 3 vezes.

Roberto Campos

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Foi em busca de fatos que indaguei ao gaúcho que frequenta minha casa. :emoticon4:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Houve uma grande migração de agricultores do sul para Goiás e Mato Grosso, há poucas décadas, para ocupar lotes que o governo andou distribuindo.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Houve uma grande migração de agricultores do sul para Goiás e Mato Grosso, há poucas décadas, para ocupar lotes que o governo andou distribuindo.

Foi o que eu disse. Não são pobres colonos plantadores de soja. Quem já tinha terras aqui, se expandiu pra lá. Não são miseráveis, como o Acauan disse. E não foram para o sudeste. Foram para o Centro Oeste.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Foi em busca de fatos que indaguei ao gaúcho que frequenta minha casa. :emoticon4:

Quem? A sua faxineira? Sal, viva nas duas regiões por alguns anos e depois dê seus pitacos. Até lá, é melhor aceitar os fatos apresentados por quem conhece. Coisa mais arrogante! Por que eu estaria inventando tudo isto? Eu ein...cada coisa...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Tranca escreveu:Falando por mim, não vejo as coisas em preto e branco.

Merda há aqui, lá e acolá. Assim como as coisas boas. O Brasil é grande em tamanho e em riquezas, assim como possui misérias e gente de todo o tipo. Sei lá o que dizem as estatísticas migratórias. Não vou ficar levantando bandeira do bairrismo e nem criticar o quê e onde não conheço para mostrar onde é melhor para se viver. Gosto de onde vivo e viveria bem em diversos lugares, de norte a sul.

O que é evidente é que diversas regiões são melhores de uma maneira geral para se viver, por razões de infraestrutura, saúde, segurança, trabalho e educação.

Só achei tresloucada a afirmação que critiquei, mas já vi que os níveis lisérgicos do tópico se explicam pelo fato de que seu criador está é de fanfarronice.

Não é bairrismo. Há coisas e lugares bons no mundo e outros que não são. É simples. Muitos paulistas e cariocas, quando na ausência de "estrangeiros" admitem que SP e Rio são um problema sem fim. Mas não costumam dar o braço a torcer para "estranhos". Como eu vivi em SP, engravidei lá, tenho avô e familiares cariocas e um marido com família de Rio e SP, posso falar a verdade como ela é. Outras pessoas simplesmente veem as coisas sob uma perspectiva apenas.

Alguma dificuldade em entender isto? Devem achar que os ônibus aqui são carroças velhas, por ex. Não sabem que muitos ônibus aqui têm ar condicionado e TV lcd a bordo. Mas devem achar que estou mentindo, óbvio.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Taí uma coisa que o Acauan não faz são afirmações levianas.

Paulistas, em geral, e só pela natureza arrogante, fazem muitas afirmações levianas.

Bem..., nada como alguns dados e análises objetivas para deixar claro quem é arrogante, leviano e ignorante.

Apo não sustenta suas opiniões bairristas em nenhum dado objetivo, como provado no outro tópico em que demonstrei estatisticamente que eram falsas suas afirmações sobre os índices de violência e pobreza do RS serem melhores que os de SP.

Neste, o que vemos nas declarações de Apo é um total desconhecimento da dinâmica das migrações, estigmatizadas como um fluxo de gente pobre oriunda de regiões pobres para regiões ricas.
Isto, claro, é um tipo de fluxo migratório, mas o principal motor destes fluxos não é o deslocamento de pessoas pobres de regiões pobres para regiões ricas.
Se fosse assim, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, outros países europeus e o Japão que enviaram levas de emigrantes para o Brasil na primeira metade do século passado seriam regiões miseráveis e esta terra ao sul do Equador algum paraíso da prosperidade.
Obviamente falso.
O que movimenta fluxos migratórios é a dinâmica de gente que busca oportunidades e não as encontra em sua região e por isto se desloca para outra, onde oportunidades são abundantes.
Frequentemente oportunidades abundantes ocorrem em regiões pobres, mas em crescimento, não em regiões ricas já estabilizadas.
Interessante lembrar que gente acomodada, em geral, não migra, suporta passivamente a miséria local por achar que buscar a oportunidade não vale o esforço.

Caso típico de migração motivada por busca de oportunidades são os gaúchos que foram para o cerrado do centro-oeste e construíram a riqueza daquela região, fugindo do perfil fundiário do RS onde as terras são caras e de difícil acesso para pequenos agricultores.

No mais, se Apo quiser se inteirar com um mínimo de base sobre o que fala sugiro as leituras de SP Demográfico, que quantifica a migração das regiões brasileiras para SP, provando que os oriundos do sul não são poucos e Motivos para migração no Brasil, que explica um pouco sobre a dinâmica das migrações para além da imagem de paus-de-arara sendo descarregados aos montes no terminal Tietê ou outro estereótipo preconceituoso.

E obrigado pela força, Sal!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Foi em busca de fatos que indaguei ao gaúcho que frequenta minha casa. :emoticon4:

Quem? A sua faxineira? Sal, viva nas duas regiões por alguns anos e depois dê seus pitacos. Até lá, é melhor aceitar os fatos apresentados por quem conhece. Coisa mais arrogante! Por que eu estaria inventando tudo isto? Eu ein...cada coisa...

Se fosse a minha faxineira teria perguntado a uma florianopolitana. :emoticon4:

Foi a um porto-alegrense nascido e criado e que hoje vive no Rio, caso eu fosse arrogante bateria o martelo sem indagar a outra pessoa sua opinião que "por um acaso" contraria a sua.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:Houve uma grande migração de agricultores do sul para Goiás e Mato Grosso, há poucas décadas, para ocupar lotes que o governo andou distribuindo.

Foi o que eu disse. Não são pobres colonos plantadores de soja. Quem já tinha terras aqui, se expandiu pra lá. Não são miseráveis, como o Acauan disse. E não foram para o sudeste. Foram para o Centro Oeste.

Primeiro: O que eu disse foi que São Paulo é o maior recebedor de migrantes pobres do país, inclusive os vindos do sul, o que é muito diferente de dizer que todo migrante do sul é miserável.

Segundo: Os fluxos migratórios entraram em reversão em SP há mais de década.

Terceiro: Durante as várias crises econômicas do período 1981 - 1994, agricultores do sul que perderam suas terras ou empregos rurais migraram para SP na condição de miseráveis sim. Reportagens de época registraram a presença de famílias sulistas - principalmente do interior do Paraná - vivendo nas ruas da capital paulista. Chamavam a atenção dos jornalistas por serem louros de olhos azuis, destoando do perfil miscigenado típico da grande massa de migrantes.

Quarto: Citei a migração gaúcha para o cerrado em meu post anterior. Um caso não anula o outro.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado