Apo escreveu:Interessante a questão da "normalidade". Eu adoro bichos...mas vejo a questão do adestramento ou encarceramento como uma espécie de comportamento psicopático das pessoas que se acham muito normais comprando peixinhos para exibir ou olhar.
Nem fala. Tive um aquário com algumas carpas e kinguios. Achei que era maldade, pois eles estavam crescendo. Comprei uma piscina de 1000 litros e coloquei dentro de casa. Continuaram crescendo...comprei agora uma piscina de 3000 litros...e não sei onde isso vai parar, pois a carpa cresce bastante. Gostaria de soltar na natureza, mas não sei se eles sobreviveriam.
Sem falar que aqui em casa tem 2 calopsitas, um hamster e um cão Shih tzu. Sem falar nos passarinhos doentes que vez ou outra pego para cuidar. Passarinhos que a mãe abandona, caem do ninho...
Apo escreveu:Acho que os bichos não têm que se submeter a nossos instintos arrogantes em transformá-los naquilo que queremos! Criei minha filha assim e ela adora bichos, mas sabe que eles precisam ser respeitados em sua natureza. As pessoas que têm bichos presos ou que os servem de qualquer forma em suas demandas, costumam dizer que os amam como a filhos ou que estão cuidando muito bem deles. Alguns destes animais até parecem demonstrar apreço por conviver com o ser humano. Mas eles estariam bem mais adequados com seus pares de espécies, me parece. Um peixe jamais terá vida plena dentro de um aquário convivendo com mais peixes, porém controlado pelo ser humano.
Acho que as pessoas fazem isso por carência. Pessoalmente nunca peguei bichos para criar (além dos peixes), mas minha esposa gosta e acabo me apegando e cuidando. E, sinceramente, me dou melhor com eles do que com as pessoas.
Apo escreveu:A tal "pesca esportiva" ou "amadora" não é coisa de psicopata?
Sim, e há os defensores da pesca esportiva! Eles alegam que não matam, apenas enfiam um anzol, puxam o bicho ferido, tiram fotos para a posteridade e jogam o bicho na água para outro idiota poder enfiar outro gancho nele!
Não acho que chegue a este ponto, mas tem um ditado que diz: "Quer saber como seu namorado irá tratá-la? Dê um cãozinho para ele."
Pessoas que maltratam animais não estão longe de fazer o mesmo com gente.
Bom, mas então sou um psicopata, pois crio e já criei vários bichos. Já cheguei a ter 8 porquinhos da índia dentro de casa, acredita? E muitos deles pegava na loja somente por que o via doente. Claro, com a insistência de minha esposa. Sem falar nos que pego na rua para cuidar.
Talvez seja o narcicismo humano que o leva a pegar animais e cuidar para ter seu ego satisfeito. No caso do psicopata, ele pegaria animais só se for para enforcar. Existe uma tríade curiosa nos psicopatas na infância: Fazer xixi na cama, tacar fogo nas coisas e maltratar animais. Isso já dá para perceber desde criança e é um sinal de alerta para a possibilidade de psicopatia.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)