Ajuda com placa de video para jogos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Reid
Gênero: Masculino

Re: Ajuda com placa de video para jogos

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Muito bem, depois de muito pensar e a muié intimar para eu comprar a bendita placa, acabei comprando uma 9500GT com 512MB e 128 bits. Sem aqueles vendedores chatos enchendo o saco para levar fonte e outra placa que não desse lags, adquiri a mesma no shopiscenter iguatemi, numa loja da HP :emoticon27:

Estava quase levando a da CTIS, uma sei lá o que (esqueci e já joguei o papel fora) de 256 bits, bla bla bla, etc e tal, quando passando desistidamente na frente da loja HP (não esperava que vendessem placa de video) vi lá no fundo a caixa e o logotipo Geforce. Arrisquei entrar para perguntar, com a certeza de que seria uma nota preta e, surpresa. Muito bom o preço. Fiquei meio assustado com as recomendações da caixa sobre uma fonte de 350W pois a minha é de 250W e com certeza teria problemas. Mas ao abrir a embalagem na loja, notei que a alimentação era pelo próprio PCI-E e, pela largura das trilhas, seria muito pouco provável que acorrente por ali chegasse sequer aos 10 ampéres nas trilhas de 12V. Como minha fonte diz 18A e só tenho o HD e gravador de DVD, acho que dá e sobra (nem PX consome 18 amperes, s´po se for com botina de uns 120W).

Trouxe, instalei e estou jogando legal. Claro que não tentei baixar os jogos mais atuais de mais de 3G de tamanho. Estou jogando o Halo 2 e ao que tudo indica, está muito bom pois não rodava com a n-board (nem entrava). E a Lara então, nem se fala.

Que bom que deu tudo certo :emoticon16:

Mas fique atento quanto a fonte, se começar a apresentar algumas coisas estranhas no pc pode ser isso :emoticon33:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:

Mas fique atento quanto a fonte, se começar a apresentar algumas coisas estranhas no pc pode ser isso :emoticon33:

Valeu. Mas meu PC tinha uma coisa que eu não sabia. Meu W7 estava dando problemas com o windows explorer. Depois baixei uma versão oficial brazuca para testar e não instalou nem a pau. Tentei com a versão instalada e deu pau, não instalou. Lembrei que deu um problema semelhante com dois Linux e resolvi fuçar daquie dali e nada. Pesquisando na rede, vi um cara dizendo que estava com problemas com o W7 de não instalar e depois verificou que a BIOS era desatualizada. Mas eu já havia atualizado a minha ano passado. Por via das dúvidas, resolvi usar o programa que vem com a MB e atualizar via rede. Não deu mais problemas com o w-explorerm mas não tentei instalar o W7 novamente. Mas agora está tudo redondinho. Já abandonei de vez o XP e agora é só alegria.

Novamente quanto à fonte, não faz sentido dar problemas, visto que e como disse, meu PC é enxuto, o processador consome pouco e só tem um HD Sata e um gravador de DVD ligados, fora claro um Sansung USB.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

placa de video bebedeira (de energia :emoticon12: ) costuma apresentar problemas somente qdo em uso "100%", caso a fonte n seja suficiente, eh apenas uma dica caso perceba algo estranho :emoticon1:
Editado pela última vez por Reid em 22 Jan 2011, 14:08, em um total de 1 vez.

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Cuidado com essas fontes Johny. Boa parte delas informa a potência máxima, que raramente ocorre, e não a potência real. Todas essas fontes genéricas são desse jeito.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:Cuidado com essas fontes Johny. Boa parte delas informa a potência máxima, que raramente ocorre, e não a potência real. Todas essas fontes genéricas são desse jeito.

À primeira vista e com técnico em eletrônica, pensaria a mesma coisa. Mas alguns fatos não se encaixam nestas alegações e exigências. O cara que me ofereceu a fonte de 500W por 60 pilas (uma pechincha, não acha?) monta computadores para jogos e vende com as placas atuais, as comilonas de energia (Geforce quepedem mais de 400W). Se ele monta os micros, dá garantia e etc (e ainda não está sendo processado :emoticon16: ) é um forte sinal de que nem tudo que se exige é justificável.

Tenho duas hipóteses para isso:

1- Pede-se mais potência por o fabricante da Geforce não saber a configuração máxima do PC do cara. Isso faz sentido pois, imagine uma placa que consome 18 A. A 12 V, teremos 216W. E olha que 18 amperes é corrente pra cacete, praticamente um chuveiro no modo verão (a corrente, não a potência). Daí soma-se um gamer que normalmente tem dois ou mais HDs, processador mais parrudo e outros badulaques, daí explicaria o motivo de se pedir mais que 400W ou seja, seria para sobra. Já as placas de video mais violentas, aquelas que precisam de dois slots, tem cooler maior, um dissipador do tamanho de um bonde e alimentação externa ao PCI com processamento de video que eu chamaria de "real", até concordaria que deva consumir quase isso. Mas as almentadas pelo PCI, sem chance. Quer ver um exemplo? Peque um fusível de carro de 18A e veja a espessura do mesmo e depois compare com a trilha do PCI lembrando que o fusível foi feito para queimar com esta corrente ou seja, a trilha do PCI deveria ter folga.

2- As industrias de jogos não tem como impedir a pirataria. Solução simples: Fazer jogos bem pesados e que exijam hardware também robustos.

Ontem fez muito calor por aqui e fiquei jogando sem problemas. De qualquer forma, vamos aguardar para ver como fica, lembrando que não pretendo ter jogos atuais pois são caros os originais e para baixar são muito grandes.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:placa de video bebedeira (de energia :emoticon12: ) costuma apresentar problemas somente qdo em uso "100%", caso a fonte n seja suficiente, eh apenas uma dica caso perceba algo estranho :emoticon1:

É, vamos ver no que dá jogando estes games simplórios que tenho.

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Reid escreveu:placa de video bebedeira (de energia :emoticon12: ) costuma apresentar problemas somente qdo em uso "100%", caso a fonte n seja suficiente, eh apenas uma dica caso perceba algo estranho :emoticon1:

Johnny encontrei a placa de video ideal para você, custa apenas uma bagatela de R$4.599,00!!

Imagem

problema q com essa placa vai precisar comprar uma fonte um pouco melhor :emoticon5:

:emoticon12:

mais info: http://info.abril.com.br/reviews/hardwa ... 5870.shtml
:emoticon16:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:

Johnny encontrei a placa de video ideal para você, custa apenas uma bagatela de R$4.599,00!!

Imagem

problema q com essa placa vai precisar comprar uma fonte um pouco melhor :emoticon5:

:emoticon12:

mais info: http://info.abril.com.br/reviews/hardwa ... 5870.shtml
:emoticon16:

Engraçado. Estas placas de video para jogos custam caro pra cacete mas não servem para computação gráfica profissional. Por que será? Não estou a fim de baixar data book para comparar dados técnicos e etc. Mas não conheço uma empresa use este tipo de placa.

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Engraçado. Estas placas de video para jogos custam caro pra cacete mas não servem para computação gráfica profissional. Por que será? Não estou a fim de baixar data book para comparar dados técnicos e etc. Mas não conheço uma empresa use este tipo de placa.

Tem as placas de video chamada Quadro, parece que essas são voltadas para aplicações graficas, etc

http://www.nvidia.com.br/object/product ... 00_br.html

acho que a diferença entre elas eh a forma como elas trabalham :emoticon5:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:

É...meu PC andava dando umas coisas estranhas de vez em quando, mas sei que não era a nova placa pois, já dava antes. Agora descobri que é problema de temperatura, não do processador, mas de um modo geral. Aumentei a velocidade do fan de entrada e parou.

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Reid escreveu:

É...meu PC andava dando umas coisas estranhas de vez em quando, mas sei que não era a nova placa pois, já dava antes. Agora descobri que é problema de temperatura, não do processador, mas de um modo geral. Aumentei a velocidade do fan de entrada e parou.

as vezes estava esquentando antes, ai dpois q colocou a placa de video passou a esquentar mais ainda :emoticon16:

ja peguei em maquinas que me perguntava como o gabinete n derretia com tanto calor :emoticon12:

foi resolvido melhorando ventilação e tal :emoticon1:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Engraçado. Estas placas de video para jogos custam caro pra cacete mas não servem para computação gráfica profissional. Por que será? Não estou a fim de baixar data book para comparar dados técnicos e etc. Mas não conheço uma empresa use este tipo de placa.

Acho que as placas de jogos são otimizadas para um tipo de processamento diferente: calcular bit por bit a imagem que será apresentada, num processamento paralelo em que cada célula (processador) cuida de uma área da tela.

As placas profissionais também têm que levar em conta o cálculo vetorial e acho que é mais difícil paralelizar este tipo de processamento.

Por outro lado, placas de jogos parecem ser boas para trabalhar com bancos de dados, que podem ser desmembrados e trabalhados cada pedaço por uma célula da placa.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:

Acho que as placas de jogos são otimizadas para um tipo de processamento diferente: calcular bit por bit a imagem que será apresentada, num processamento paralelo em que cada célula (processador) cuida de uma área da tela.

As placas profissionais também têm que levar em conta o cálculo vetorial e acho que é mais difícil paralelizar este tipo de processamento.

Por outro lado, placas de jogos parecem ser boas para trabalhar com bancos de dados, que podem ser desmembrados e trabalhados cada pedaço por uma célula da placa.

É, acho que deve haver alguma coisa parecida com isso.

Agora, interessante esta da VGA trabalhar bem com BD. Tem agluma experiência com isso Fernando?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Agora, interessante esta da VGA trabalhar bem com BD. Tem agluma experiência com isso Fernando?

Deve ser porque bancos de dados são um amontoado de dados e podem ser divididos em pedaços para cada um ser processado por uma das células da placa de vídeo.

Trancado