Empatia, sistematização e evolução espiritual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

konfuser Dämon escreveu:Tem um trecho no ESE que cita uma passagem bíblica que diz assim: "Sede perfeito assim como o vosso pai celestial" (Não tenho certeza se é bem isso).

Eu fico pensando em como deve ser a vida das pessoas que seguem essas "ensinamentos". Deve ser algo completamente insuportável e doloroso, porque a prática mostra que nós não podemos ser perfeitos NUNCA.
[/b]

Olá Konfuser !!

Seja bem-vindo ao RV !!

O que falta as pessoas é somente equilíbrio :emoticon4: , e os espíritas inclusive.

Muitos lidam com a doutrina como se fosse um guarda-chuva contra as intempéries, e quando as tempestades acontecem, se frustam, porque a auto-imagem vai pro chão

Não há nada de doloroso em seguir os ensinamentos espíritas, muitas pessoas o fazem, sem mesmo saber que são espíritas

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

salgueiro escreveu:
konfuser Dämon escreveu:Tem um trecho no ESE que cita uma passagem bíblica que diz assim: "Sede perfeito assim como o vosso pai celestial" (Não tenho certeza se é bem isso).

Eu fico pensando em como deve ser a vida das pessoas que seguem essas "ensinamentos". Deve ser algo completamente insuportável e doloroso, porque a prática mostra que nós não podemos ser perfeitos NUNCA.
[/b]

Olá Konfuser !!

Seja bem-vindo ao RV !!

O que falta as pessoas é somente equilíbrio :emoticon4: , e os espíritas inclusive.

Muitos lidam com a doutrina como se fosse um guarda-chuva contra as intempéries, e quando as tempestades acontecem, se frustam, porque a auto-imagem vai pro chão

Não há nada de doloroso em seguir os ensinamentos espíritas, muitas pessoas o fazem, sem mesmo saber que são espíritas

Bjs

Voa bolo..voa..
voa xícara azul, voa..
Imagem

Res Cogitans

Re: Re.: Empatia, sistematização e evolução espiritual

Mensagem por Res Cogitans »

Deise Garcia escreveu:Agressividade é pertinente a que?

:emoticon54:

Do ponto de vista científico, agressividade tem por base falta de empatia mas só a falta de empatia não é suficiente para agressividade. Quanto a empatia nunca disse que era empático, muito pelo contrário acho que deixo bem claro que não são muitas pessoas por quem eu tenho empatia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Re: Empatia, sistematização e evolução espiritual

Samael escreveu:
Res Cogitans escreveu:Os espíritos evoluem na direção de terem maior empatia?
(acho que empatia não preciso explicar, mas depois faço algo mais)

Espíritos evoluem na direção de terem maior sistematização?
(não vou detalhar o que se entende por sistematização aqui, mas compreenda como a habilidade necessária para decifrar, criar etc sistemas determinísticos/objetivos como códigos, leis da natureza, linguagem de programação...)

Empatia é pertinente a evolução moral?

Sistematização é pertinente a evolução intelectual?

Fiz uma crítica semelhante a um espírita amigo meu. Mas ao invés do termo "empatia", ele preferiu "altruísmo".

Desculpe, mas isso não é uma crítica é um conjunto de perguntas, a crítica viria de acordo com as respostas para as perguntas.
Quanto a empatia e altruísmo, não são sinônimos. Boa parte dos altruístas são empáticos mas poucos empáticos são altruístas.
A pergunta permanece, basta dizer sim ou não ao lado de cada pergunta.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Pierrot
Contato:

Mensagem por Pierrot »

salgueiro escreveu:Olá Konfuser !!

Seja bem-vindo ao RV !!

Bjs

Olá, Salgueiro.

Mas o problema disso esbarra justamente num outro problema. Se o segredo está no equilíbrio e não na perfeição, então qual é validade desse ensinamento? A não ser que os espíritas interpretem a perfeição como sinônimo de equilíbrio. Mas isso não está claro no ESE... aí entra a questão da livre interepretação, o que faz da DE não ter um corpo doutrinal coeso.
[/b]

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O problema, konfuser, está na falta de equilíbrio pessoal, a direção que a doutrina aponta, é do trabalho pessoal em direção a perfeição. Normalmente, o que acontece, é pessoas entrando de cabeça e no instante seguinte criando uma auto-imagem perfeita, quando a vida a coloca em xeque, ela desmorona

Existe um abismo entre os ensinamentos espíritas e a maneira como os espíritas lidam com eles

Bjs

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Najma escreveu:

Eu não tenho saudade do que eu era não, Deise... :emoticon1:

Beijos

Najma,

Admiro pessoas sinceras e que expõem, sem hesitar, aquilo que lhes magoaram e mudaram a direção de suas vidas.

Também questiono alguns pontos da Doutrina, também não me conformo e nem me submeto a quaisquer imposições dogmáticas, mesmo se advindas da D.E.

Certa vez, perguntei ao Alter-Ego o porquê da sua descrença em sua antiga religião e consequente mudança para o ateísmo, mas ele evitou falar. Observo que muitas pessoas que passam por algo semelhante têm uma momentânea sensação de "vazio" e um sentimento de renúncia. Creio que haja até mesmo uma sensibilidade ferida por tantos anos voltados para algo que, subitamente se desfaz.

Você já foi Espírita. Por gentileza, e se me permite saber, a sua descrença é total ? Subexiste ainda algum resquício de lógica naquilo em que Você se dedicava ? A pluralidade das existências, para Você, é uma falácia ? Você acha que ainda existe algo que possa ter o seu valor e ainda ser aproveitado em separado, ou tudo, absolutamente tudo se perdeu ?

Se caso não quiser responder, compreenderei. E desculpe minha intromissão.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Res Cogitans

Re.: Empatia, sistematização e evolução espiritual

Respostas?

Carmen

Mensagem por Carmen »

Najma escreveu:Depois, tive uma depressão séria quando meu segundo filho completou um ano. Tive que tomar antidepressivos e por alguma razão que eu desconheço, toda minha sensibilidade mediúnica se foi. Nunca mais senti nada de anormal. Daí eu atribuir muito das predisposiçòes "mediúnicas" a uma química cerebral anômala.

Uma coisa interessante também é constatar que pelo menos uma boa parte dos céticos que eu conheço já passou por crises de depressão em maior ou menor grau que resultaram em um ceticismo mais acentuado a ponto de descrença completa a partir do uso de antideps. Uma mudança de paradigmas, como diria o rcadebh em virtude da necessidade de "mudar alguma coisa" a partir da tentativa de vencer a depressão. Mas vou ainda além. Deve existir alguma causa física para a necessidade da fé em deus, mundo espiritual... que é "sanada" quando a química cerebral é equilibrada pelo melhor funcionamento dos receptores de serotonina (função dos antidep: regularem a recepção de serotonina e com isso normalizarem funçòes como sono, sensaçòes de euforia, depressão, etc...).

É isso.

Exato, Lígia ! Comigo aconteceu o mesmo ! Ou a própria depressão faz com que enxerguemos melhor a realidade dos fatos, ou é um (bom) efeito colateral dos remédios. Mas um ou outro nos cura da necessidade de deuses. Precisava fazer um levantamento com pacientes que não usaram medicamentos...

Beijos !

Res Cogitans

Puxa pessoal tá difícil assim? Basta dizer sim ou não... :emoticon5:

Najma

Mensagem por Najma »

Benetton escreveu:
Você já foi Espírita. Por gentileza, e se me permite saber, a sua descrença é total ? Subexiste ainda algum resquício de lógica naquilo em que Você se dedicava ? A pluralidade das existências, para Você, é uma falácia ? Você acha que ainda existe algo que possa ter o seu valor e ainda ser aproveitado em separado, ou tudo, absolutamente tudo se perdeu ?

Oi Benetton,

Não tem do que pedir desculpas. O espiritismo realmente perdeu o sentido que tinha para mim a partir do momento em que eu deixei de "sentir" o lado espiritual, ou o que eu achava que era contatar esse lado. :emoticon1:

As únicas coisas que ainda sobrevivem em meus conceitos são a idéia da consciência nunca se extinguir e a existência ser uma sucessão ininterrupta de EUs, não necessariamente "meu eu". E minha espiritualidade, que continua a mesma em relação a perceber o mundo todo "interconectado" a partir do meu centro de ação. O sentido de "karma" a partir dessa ótica não ganha a conotação de punição (como presente no espiritismo de um modo geral) mas como consequência direta das ações (sentido primitivo de "karma"= ação).

Beijos
Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Oi Ligia , minha linda !

Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água... :emoticon16:

Vc era doutrinadora nessas sessões ?
Acha que seu trabalho , mais ajudou ou prejudicou pessoas ?

Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada... :emoticon1: ). Parei ali.

Então ate o desentendimento com um dirigente estava tudo bem , ai seu ceticismo só aflorou quando te dera livros , que ate então vc deconhecia ?
Vc não pensou em peneirar e tentar excluir o que era absurdo e
discutir o assunto com outros espiritas ?

Espero que hoje vc esteja bem , e que cosiga sempre superar tais situações.

um cheiro no coração .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Pumpkinhead

Mensagem por Pumpkinhead »

emmmcri escreveu:
Bom eu fui ateu,agnostico,hoje tomo antidepressivos fortes. Mais de 1 ano tomo paroxetina e outro antidepressivo, mas contunuo crente mesmo.Bom minhas experiencias foram muito contundentes.Muito mesmo,seria contra a logica eu desacreditar do Deus biblico.
Abra;o.

Caraca. Volte a ser ateu e deixe de tomar antidepresivos... :emoticon12:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Najma escreveu:
Benetton escreveu:

Oi Benetton,

Não tem do que pedir desculpas. O espiritismo realmente perdeu o sentido que tinha para mim a partir do momento em que eu deixei de "sentir" o lado espiritual, ou o que eu achava que era contatar esse lado. :emoticon1:

As únicas coisas que ainda sobrevivem em meus conceitos são a idéia da consciência nunca se extinguir e a existência ser uma sucessão ininterrupta de EUs, não necessariamente "meu eu". E minha espiritualidade, que continua a mesma em relação a perceber o mundo todo "interconectado" a partir do meu centro de ação. O sentido de "karma" a partir dessa ótica não ganha a conotação de punição (como presente no espiritismo de um modo geral) mas como consequência direta das ações (sentido primitivo de "karma"= ação).

Beijos

Olá Najma,

Fico feliz em saber que Você foi seletiva em sua opção, ao deixar a Doutrina Espírita. Digo "Feliz" porque, experiências como a sua, enriquecem o acervo daqueles que se interessam em saber mais sobre a filosofia de vida das pessoas, sobre a busca de um ideal, enfim, sobre nós mesmos.

Fui católico até os meus 27 anos. Meus Pais são Católicos até hoje. Muito do meu caráter devo aos Ensinamentos que recebi da Igreja. Porém, descobri na Doutrina Kardequiana, um sentido novo para a Vida e uma postura mais equilibrada. Hoje, não me revolto tanto com as adversidades do dia-a-dia, pois tudo tem uma razão de ser. As atribulações pelas quais passamos têm sempre um ensinamento embutido. Basta que saibamos aproveitar bem as lições da vida e analisarmos as razões dos acontecimentos.

Aos poucos vou aprendendo e aprimorando meus conhecimentos, trocando mensagens com pessoas que gostam de analisar as questões sob outros pontos de vista.

Com isso, acredito que através do diálogo, poderemos atingir o equilibrio e o dicernimento dos fatos. E é isso que eu espero.

Achei interessante o que o VídeoMaker disse :

"Então até o desentendimento com um dirigente, estava tudo bem, aí seu ceticismo só aflorou quando te dera livros, que até então vc deconhecia ? Vc não pensou em peneirar e tentar excluir o que era absurdo e discutir o assunto com outros espíritas ? "

Creio que a sua decisão pode ser vista como uma questão de foro íntimo, cujas razões que a motivaram são inerentes à sua personalidade. Cada um reage conforme a visão que tem do mundo e das perspectivas e caminhos que podemos escolher. A experiência adquirida é muito pessoal e, às vezes, não dá para dividir. Mas pessoas como Você, que já possuem "elevação espiritual", o fazem com maestria e habilidade.

Sempre tive respeito por pessoas que acreditam naquilo que fazem e defendem suas idéias através de suas experiências de vida, de estudos, e também de pesquisas e trabalhos sérios. São as divergências de opiniões que edificam nossa personalidade. E o que importa mesmo é aprender, corrigir e refletir sempre.

Bjs.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Najma

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu:Oi Ligia , minha linda !

Oi Video... :emoticon1:

videomaker escreveu:
Najma escreveu:Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água... :emoticon16:

Vc era doutrinadora nessas sessões ?
Acha que seu trabalho , mais ajudou ou prejudicou pessoas ?

Não, eu não era doutrinadora. Só ajudei em algumas ocasiões como treino. Quanto a ajudar ou prejudicar pessoas, como todo trabalho desenvolvido em centros espíritas, o bem é de acordo com o "merecimento" não é? Nunca vi nada de anormal mas em algumas situações, o que mais me incomodava era "sentir" os pensamentos das pessoas que íam tomar passe, a "atmosfera mental" das mesmas. Eu sempre fui muito sensível a essas coisas. Achava e continuo achando que muita gente que frequenta centros espíritas está lá só pra aproveitar de algo que parece que está sendo dado de graça ali.

videomaker escreveu:
Najma escreveu:Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada... :emoticon1: ). Parei ali.

Então ate o desentendimento com um dirigente estava tudo bem , ai seu ceticismo só aflorou quando te dera livros , que ate então vc deconhecia ?
Vc não pensou em peneirar e tentar excluir o que era absurdo e
discutir o assunto com outros espiritas ?

Eu na verdade detestei a idéia de ter que falar com as pessoas como se elas fossem crianças retardadas. Durante a explicação do evangelho àquela noite, eu tinha falado em liberdade de agir de cada um e receber a resposta da vida de acordo com seus atos e que todos nós estamos sujeitos a isso. Depois da reunião, a presidente me chamou na casa dela, me mostrou os livros do Armond e disse que eu não podia deixar que as pessoas pudessem ficar sujeitas a todo horror que ele descreve no pós vida por causa de ensinamentos mal dirigidos, como os meus daquela noite. Na época eu achei absurdo e as fichas caíram. Eu tenho muito disso: como meus níveis de tolerância beiram o ridículo pelo excesso, as fichas demoram pra cair mas quando alguma coisa bate forte em mim, elas caem com estrondo também. No caso, os livros do Armond foram o estopim.

Não aceito colocar cabrestos em ninguém. Acho que todos têm o direito de colher o que plantam e isso pra mim é mais do que o suficiente para ensinar qualquer um a não bancar o boca-aberta na vida. Se para continuar naquela casa eu deveria colocar medo nas pessoas, resolvi reavaliar minha postura em relação aos ensinamentos e com isso deixei o espiritismo de lado. Já tinha lido mais do que o suficiente de livros espíritas pra ter entendido que a mensagem subliminar gritante é a MESMA dos pregadores cristãos afirmando que o inferno existe para fazer as ovelhinhas seguirem o rebanho sem questionamentos. Eu, na realidade, só precisava de um murro na cara pra acordar. E acordei quando recebi.

videomaker escreveu:Espero que hoje vc esteja bem , e que cosiga sempre superar tais situações.

um cheiro no coração .

Pro espiritismo eu não volto não... foi uma boa experiência em todos os sentidos. Durou anos, segui por opção consciente minha, aprendi muito, conheci gente ótima mas eu já entendi que não tem as respostas pra mim. No mais, a vida vai seguindo.

Beijos
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Benetton escreveu: Olá Najma,

Fico feliz em saber que Você foi seletiva em sua opção, ao deixar a Doutrina Espírita. Digo "Feliz" porque, experiências como a sua, enriquecem o acervo daqueles que se interessam em saber mais sobre a filosofia de vida das pessoas, sobre a busca de um ideal, enfim, sobre nós mesmos.

Fui católico até os meus 27 anos. Meus Pais são Católicos até hoje. Muito do meu caráter devo aos Ensinamentos que recebi da Igreja. Porém, descobri na Doutrina Kardequiana, um sentido novo para a Vida e uma postura mais equilibrada. Hoje, não me revolto tanto com as adversidades do dia-a-dia, pois tudo tem uma razão de ser. As atribulações pelas quais passamos têm sempre um ensinamento embutido. Basta que saibamos aproveitar bem as lições da vida e analisarmos as razões dos acontecimentos.

Aos poucos vou aprendendo e aprimorando meus conhecimentos, trocando mensagens com pessoas que gostam de analisar as questões sob outros pontos de vista.

Com isso, acredito que através do diálogo, poderemos atingir o equilibrio e o dicernimento dos fatos. E é isso que eu espero.

Achei interessante o que o VídeoMaker disse :

"Então até o desentendimento com um dirigente, estava tudo bem, aí seu ceticismo só aflorou quando te dera livros, que até então vc deconhecia ? Vc não pensou em peneirar e tentar excluir o que era absurdo e discutir o assunto com outros espíritas ? "

Creio que a sua decisão pode ser vista como uma questão de foro íntimo, cujas razões que a motivaram são inerentes à sua personalidade. Cada um reage conforme a visão que tem do mundo e das perspectivas e caminhos que podemos escolher. A experiência adquirida é muito pessoal e, às vezes, não dá para dividir. Mas pessoas como Você, que já possuem "elevação espiritual", o fazem com maestria e habilidade.

Sempre tive respeito por pessoas que acreditam naquilo que fazem e defendem suas idéias através de suas experiências de vida, de estudos, e também de pesquisas e trabalhos sérios. São as divergências de opiniões que edificam nossa personalidade. E o que importa mesmo é aprender, corrigir e refletir sempre.

Bjs.

Oi Benetton,

Eu acabei de explicar as razões pro Video e acho que servem pra você também. Não adianta: eu sempre fui polêmica porque abarco tudo e pego os pontos sensíveis das questões, mexo com as sensibilidades e sucetibilidades das pessoas. Faz parte da minha natureza ser assim. Daí que nos ambientes onde eu me meto sempre ocorrem desentendimentos que em algumas situações assinam minha retirada. Como foi no caso do espiritismo.

Tem gente que até hoje, passados quase 10 anos, acha que eu me deixei sucumbir pelo excesso de vaidade, orgulho, que eu deveria ser humilde e continuar. Mas continuar pra que? Pra estar conivente com os ensinamentos "permitidos"? Já tinha estado em outros centros antes... Então vi que não era mesmo pra mim. Isso associado ao fato de ter perdido a sensibilidade mediúnica, foi o que me libertou dos últimos laços que me prendiam à DE.

Eu também tenho o maior respeito por gente que defende seus pontos de vista e acho tremendamente engrandecedor discutir sobre eles. E é por isso que continuo frequentando o RV, assim como já frequentei listas do Yahoo, assim como já fui pentelha em várias palestras de que participei, questionando tudo que eu achava duvidoso.

E, acredite, eu ainda me pego questionando o que me acontece e tentando extrair lições de vida. Taí algo que minha saída não retirou: a idéia de que fazemos por merecer cada uma das situações de vida pelas quais passamos e que para modificá-las, basta modificar o que as provoca. É um absurdo para muitos céticos, senão a maioria esmagadora, mas como a minha experiência pessoal tem-me mostrado que é exatamente assim, eu não abro mão disso. Tanto que me enveredei pelos estudos mágicos porque eles também falam disso. Só que para os magistas "todos têm o direito irrevogável e ilanienável de se f*". E eu prefiro assim... :emoticon16:

Beijos

PS: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: O trecho da sua postagem falando de pessoas que já possuem "elevação espiritual" foi de lascar... :emoticon12: Se for assim, eu devo estar nos primeiros estágios de observadora incipiente e bem próxima da "espiritualidade de porco". :emoticon12:
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Najma escreveu:
Oi Benetton,

Eu acabei de explicar as razões pro Video e acho que servem pra você também. Não adianta: eu sempre fui polêmica porque abarco tudo e pego os pontos sensíveis das questões, mexo com as sensibilidades e sucetibilidades das pessoas. Faz parte da minha natureza ser assim. Daí que nos ambientes onde eu me meto sempre ocorrem desentendimentos que em algumas situações assinam minha retirada. Como foi no caso do espiritismo.

Tem gente que até hoje, passados quase 10 anos, acha que eu me deixei sucumbir pelo excesso de vaidade, orgulho, que eu deveria ser humilde e continuar. Mas continuar pra que? Pra estar conivente com os ensinamentos "permitidos"? Já tinha estado em outros centros antes... Então vi que não era mesmo pra mim. Isso associado ao fato de ter perdido a sensibilidade mediúnica, foi o que me libertou dos últimos laços que me prendiam à DE.

Eu também tenho o maior respeito por gente que defende seus pontos de vista e acho tremendamente engrandecedor discutir sobre eles. E é por isso que continuo frequentando o RV, assim como já frequentei listas do Yahoo, assim como já fui pentelha em várias palestras de que participei, questionando tudo que eu achava duvidoso.

E, acredite, eu ainda me pego questionando o que me acontece e tentando extrair lições de vida. Taí algo que minha saída não retirou: a idéia de que fazemos por merecer cada uma das situações de vida pelas quais passamos e que para modificá-las, basta modificar o que as provoca. É um absurdo para muitos céticos, senão a maioria esmagadora, mas como a minha experiência pessoal tem-me mostrado que é exatamente assim, eu não abro mão disso. Tanto que me enveredei pelos estudos mágicos porque eles também falam disso. Só que para os magistas "todos têm o direito irrevogável e ilanienável de se f*". E eu prefiro assim... :emoticon16:

Beijos

PS: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: O trecho da sua postagem falando de pessoas que já possuem "elevação espiritual" foi de lascar... :emoticon12: Se for assim, eu devo estar nos primeiros estágios de observadora incipiente e bem próxima da "espiritualidade de porco". :emoticon12:

Najma,

No meu Trabalho, às vezes olho para uma pessoa de outro andar e sem conhecê-la direito, eu sinto que ela tem algo a mais. Algo que sei que se adquire e se desenvolve com o tempo. E depois, quando passo a conhecê-la melhor, vejo que realmente ela demonstra um comportamento acima do que se pode chamar de "padrão".

Não sei explicar direito, às vezes vejo que é desprendimento incomum das coisas materiais, às vezes é preocupação constante com o bem-estar dos outros, às vezes é uma sinceridade cativante ...

Você não se preocupa em expor os motivos que a levaram a deixar a D.E. Já outro listeiro deste Fórum, a quem eu fiz semelhante pergunta, esquivou-se. Talvez porque a situação atual seja ainda recente para ele. Talvez isso o incomode um pouco, não sei. Respeitei, pois é um direito não dizer nada.

Não sei há quanto tempo Você largou a D.E, mas é segura em suas palavras : "Pro espiritismo eu não volto não (...) mas eu já entendi que não tem as respostas pra mim ".

Uma religião, uma Doutrina, ou seja lá o nome que se dê, pode ser mais prejudicial do que benéfica. As religiões têm seu lado bom, mas trazem consigo, em sua maioria, intolerância e dogmas que cerceiam ou suprimem as liberdades.

Conclui que deixar o Espiritismo lhe fez bem. E isso é o que importa. Muitos se deixam levar pelo comodismo, medo, comentários ... Mas, com certeza, esse não foi o seu caso. Acho que foi por isso que me referi à "elevação espiritual".

Bjs.

Autor Desconhecido.

Najma

Mensagem por Najma »

Benetton,

Eu gosto de falar do que eu já vivi porque é a única coisa que eu posso afirmar com convicção e movida por experiência própria. Quando eu vejo debates intermináveis sobre materializações, espíritos existem ou não, céticos x Chico Xavier, Waldo Vieira ficou louco, etc, eu fico até desanimada porque de um lado os espíritas ficam falando de coisas que ouviram dizer e afirmando que aquilo é daquele jeito feito crentes. De outro os céticos ficam atiçando os espíritas a ponto de deixá-los com raiva e perderem a compostura... :emoticon4: Para acabar com isso bastaria apenas o compromisso dos espíritas de falar sobre as próprias experiências e em que o espiritismo está sendo bom para eles.

No caso, como já não sou mais espírita, a idéia de trazer pra vocês espíritas um pouco da minha experiência no meio é mais interessante aos meus olhos do que entrar no mérito de Allan Kardec ser científico ou não, de existirem provas ou não da sobrevivência do espírito à matéria. Isso porque, para todos os efeitos, a única coisa que temos como provar é em quê o espiritismo é bom ou ruim para aqueles que o "praticam". E não adianta enumerar provas, títulos, argumentos de autoridade: nenhum desses ítens faz o ser espíritismo válido. Ele só é válido ou não quando submetido à ótica de seus praticantes.

Então, voltando à proposta do tópico, você acha que a empatia tem a ver com a evolução espiritual? Sim ou não? :emoticon12: E a sistematização, hum? :emoticon7:

Beijos
Imagem

Res Cogitans

e minha pergunta nada....

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Najma escreveu:Benetton,

Eu gosto de falar do que eu já vivi porque é a única coisa que eu posso afirmar com convicção e movida por experiência própria. Quando eu vejo debates intermináveis sobre materializações, espíritos existem ou não, céticos x Chico Xavier, Waldo Vieira ficou louco, etc, eu fico até desanimada porque de um lado os espíritas ficam falando de coisas que ouviram dizer e afirmando que aquilo é daquele jeito feito crentes. De outro os céticos ficam atiçando os espíritas a ponto de deixá-los com raiva e perderem a compostura... :emoticon4: Para acabar com isso bastaria apenas o compromisso dos espíritas de falar sobre as próprias experiências e em que o espiritismo está sendo bom para eles.

No caso, como já não sou mais espírita, a idéia de trazer pra vocês espíritas um pouco da minha experiência no meio é mais interessante aos meus olhos do que entrar no mérito de Allan Kardec ser científico ou não, de existirem provas ou não da sobrevivência do espírito à matéria. Isso porque, para todos os efeitos, a única coisa que temos como provar é em quê o espiritismo é bom ou ruim para aqueles que o "praticam". E não adianta enumerar provas, títulos, argumentos de autoridade: nenhum desses ítens faz o ser espíritismo válido. Ele só é válido ou não quando submetido à ótica de seus praticantes.

Então, voltando à proposta do tópico, você acha que a empatia tem a ver com a evolução espiritual? Sim ou não? :emoticon12: E a sistematização, hum? :emoticon7:

Beijos

Najma,

Em termos de experiência própria na D.E, a minha tem sido feliz, pelo menos até hoje ( Ufa ! :emoticon155: ). Mas sem muita empolgação. Nunca me envolvi muito nas Sociedades Espíritas que frequentei e frequento. Sou apenas um espectador. Meu lado prático está mais ligado às minhas leituras e ao site que tenho há 5 anos. Nele, há várias mensagens que troquei com pessoas de religiões diferentes. Dialoguei também com um assessor do Padre Quevedo. Alguns diálogos foram apimentados, outros mais brandos. Isso me fez, ao longo desses anos, rever alguns conceitos. Penso que o saldo é positivo.

Quanto à proposição inicial ... Acho que não sou o mais indicado para responder. Existem aqui, Espíritas mais qualificados para tirar quaisquer dúvidas. Mas vou arriscar ! :emoticon19:

Para mim, a empatia tem a ver com evolução, não só espiritual, mas moral e humana. Pelo fato de uma pessoa se colocar no lugar da outra para ver como é "sentir na pele", já demonstra algo que ajuda numa convivência melhor, mais leal e franca. Sair do "Ego" para o experimentar uma sensação diferente, e por vezes, incômoda, já aponta para um desprendimento de si mesmo em benefício do seu semelhante. É um aprendizado difícil, porém dinâmico e envolvente.

Sistematização ? Chiiiiiiiiii ... ( essa palavra se escreve com CH ou com X ? :emoticon12: ) Penso que esse conceito é um tanto vasto. Sistematização do conhecimento espírita, na forma de compêndios e de manuais populares, colima as mais diversas opiniões sobre algo polêmico. As ditas "Operações Espirituais", por exemplo, encontrará adeptos e contrários, dentro da D.E. O mesmo ocorre com os "Quatro Evangelhos” de Roustaing. E por aí vai. Procuro, com leituras e pesquisas, direcionar meus conhecimentos conforme o que aponta a minha concepção de vida. Isso já impediu muita confusão e ajudou-me a evitar conflitos de idéias no meu "habitat natural".

Sou um eterno iniciante na Doutrina. Tenho muito o que aprender. Espero não ter falado bobagens ! :emoticon16:

Bjs.

Autor Desconhecido.

Anna

Mensagem por Anna »

Najma escreveu:
emmmcri escreveu:
Najma escreveu:Já fui sim. Espírita "roxa"... de carteirinha... :emoticon16:

Fui até visitar o Chico lá em Uberaba quando eu tinha uns 17 anos... :emoticon13:

Beijos

Deixou de ser Espírita quando e pq?
VC era medium?Ou somente crente?

Eu era medium. Segundo a DE, todos sào mediuns em potencial e alguns têm a mediunidade mais aflorada por algum tipo de missão que tenham que desempenhar. Trabalhei durante anos em sessões de desobsessão, dando passes, "fluidificando" água... :emoticon16:

Até que tive um desentendimento sério com a presidente do centro por conta de algumas crenças dela que não batiam com as minhas. Ela achou ruim com um comentário sobre o evangelho que eu fiz, instigando pessoas a não se deixarem levar pelas crenças, pelo medo do "além túmulo"... e veio com uns livros do Edigard Armond que eu abominei, falando que "aquilo" era a verdade, etc... meu ceticismo gritou alto (sim, eu sempre fui cética mesmo mediunizada... :emoticon1: ). Parei ali.

Depois, tive uma depressão séria quando meu segundo filho completou um ano. Tive que tomar antidepressivos e por alguma razão que eu desconheço, toda minha sensibilidade mediúnica se foi. Nunca mais senti nada de anormal. Daí eu atribuir muito das predisposiçòes "mediúnicas" a uma química cerebral anômala.

Uma coisa interessante também é constatar que pelo menos uma boa parte dos céticos que eu conheço já passou por crises de depressão em maior ou menor grau que resultaram em um ceticismo mais acentuado a ponto de descrença completa a partir do uso de antideps. Uma mudança de paradigmas, como diria o rcadebh em virtude da necessidade de "mudar alguma coisa" a partir da tentativa de vencer a depressão. Mas vou ainda além. Deve existir alguma causa física para a necessidade da fé em deus, mundo espiritual... que é "sanada" quando a química cerebral é equilibrada pelo melhor funcionamento dos receptores de serotonina (função dos antidep: regularem a recepção de serotonina e com isso normalizarem funçòes como sono, sensaçòes de euforia, depressão, etc...).

É isso.

Poizé!
Eu tb era médiun, e fiquei muuuuito médium (quer dizer em termos espíritas eu tava com os chacras cardíaco e laríngeo e as vezes até o da coroa "abertos", o que seria um acotecimento meio digamos raros e que alguns iniciados experimentam) quando entrei numa depressão de dar gosto, daí fui tomar remédio e fazer terapia. Bem só sei que não tenho nenhuma manifestação de mediunidade faz muuuuuuuito tempo. Assim se foram minhas questões não resolvidas internas, minha forma diferencial de olhar o mundo passou a não ser mais uma faca me cortando a carne e o coração, e eu fiquei tranquila comigo mesma direcionando meu hoje de acordo com o que penso, eu fiquei boa das depressão e tb fiquei curada da mediunidadade fortíssima que segundo espíritas era de berço. :emoticon17:

Anna

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:e minha pergunta nada....

:emoticon22:

Pumpkinhead

Mensagem por Pumpkinhead »

É chato quando usam um tópico nosso para nhénhénhem... :emoticon14:

Najma

Mensagem por Najma »

Res Cogitans escreveu:e minha pergunta nada....

Mas mas... eu refiz a pergunta pro Benetton... :emoticon16:

Aqui:

Viu? :emoticon33:
Imagem

Res Cogitans

Ele respondeu simpatia mas não tem idéia do que seja sistematização... bem é suficiente para o tópico que tenho em mente... aguardem e confiem...

Obs: Eu seu as respostas que devem ser dadas segundo a DE. É só pra neguinho não dizer depois que não concorda com isso e aquilo com desculpa de "interação de conhecimento", "liberdade de pensamento" e afins...

Trancado