Wafa Sultan - A Voz da Coragem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Wafa Sultan - A Voz da Coragem

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:De resto só sua birra comigo,me espanta.

Birra?
Vejamos:
Quando postei em tópico aberto por você, inclui texto que tratava exatamente do assunto principal em pauta.
Neste tópico que fala da luta presente da democracia e valores do Ocidente, você vem falar da língua dos anjos.

Para reclamar da moderação existe a seção Ô Psit!

Notou a diferença?

Você notou q poucos aqui entendem arabe?
E no RV , reclamar de tópicos que mensagens não são direcionados ao assunto em pauta, no RV?!??
Tá brincando?
Quanto a sua birra,assuma,outros aqui já fizeram. :emoticon2:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Tranca

Re.: Wafa Sultan - A Voz da Coragem

Mensagem por Tranca »

Não sei se este texto já foi postado no fórum, mas ele tem a ver com o assunto do tópico e possui umas considerações interessantes:

16/02/2006

Pelas barbas do profeta

Chego com atraso à polêmica das charges do profeta Muhammad, mas não resisto a meter o bedelho nesse instigante assunto. Não me surpreenderam nem a publicação dos desenhos em si --a maioria dos quais bastante anódina-- nem a violenta reação que se seguiu por parte de alguns grupos muçulmanos. O que me chocou foi constatar o número de vozes supostamente comprometidas com valores republicanos e democráticos que chancelaram alguma forma de censura às imagens, seja advogando pela necessidade de manutenção da paz social, seja pelo "respeito ao sagrado".

É evidente que a liberdade de expressão não é absoluta. Ela está limitada por outras garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito, mas não me parece que retratar um profeta ou mesmo Deus com pinceladas de mau gosto ou até em situação francamente ofensiva fira a liberdade religiosa de nenhum indivíduo ou comunidade. E a "ditadura" do politicamente correto, que pretende substituir o velho "index" pela mais eficiente autocensura, ainda não foi capaz de inscrever o direito de não sentir-se insultado entre as normas máximas da democracia.

As liberdades de expressão e de imprensa só fazem sentido se forem asseguradas de modo forte. Afinal, ninguém precisa de salvaguardas para dizer o que todos querem ouvir. Esse dispositivo de proteção ao livre pensamento e à sua difusão só encontra justificativa se for para assegurar o direito de dizer, escrever, encenar, filmar ou expor por qualquer meio já inventado ou ainda por criar idéias que despertem a ira sincera de virtualmente toda a sociedade. Abusos como a divulgação de calúnias ou ofensas a normas que garantem o direito à privacidade, por exemplo, devem ser resolvidos "a posteriori" nas cortes de Justiça e punidos na forma da lei.

Devem-se reconhecer os méritos desse arranjo democrático que procura fazer a fronteira entre o legal e o ilegal coincidir com a linha que separa as idéias de ações. Um nazista empedernido pode defender a "superioridade" da raça ariana e outras bobagens do gênero, mas está legalmente impedido de sair por aí batendo em negros ou exterminando judeus. De modo análogo, o jornal dinamarquês pode estampar charges ofensivas ao islã, da mesma forma que publicações do Oriente Médio são pródigas em produzir caricaturas anti-semitas. E, no mundo civilizado (Brasil excluído), Jean-Luc Godard não experimentou problemas legais para filmar e exibir seu polêmico "Je Vous Salue, Marie", que contestava a virgindade de Maria, tabu para os católicos.

É a melhor síntese que conseguimos até hoje no campo da manutenção da autonomia do indivíduo com a prevenção dos conflitos. Em princípio, cada qual está autorizado a dizer tudo o que pensa, por mais estúpidas, imorais ou ilegais que sejam suas teses. O que não pode é tentar colocar qualquer idéia em prática. (No mundo real, a coisa é um pouco mais complicada, porque a lei também pune delitos como indução ao crime e incitamento ao ódio, mas fiquemos aqui apenas com a norma geral, sem nos preocupar com os detalhes ou zonas cinzentas do sistema).

Mais do que uma frivolidade destinada a permitir que autores e artistas de duvidosa capacidade possam chocar seu público, a liberdade de expressão deve ser interpretada como o resultado de um movimento histórico --o Iluminismo-- que compeliu o Estado a abrir mão de tentar controlar o que pensam os seus súditos. No meu modesto entender, esse foi um dos passos mais fundamentais na história da humanidade. A partir dele idéias passaram a circular livremente em ritmo e volume inauditos, o que produziu conseqüências nada desprezíveis. Não parece exagero afirmar que a "Aufklärung" do século 18 preparou o terreno para a revolução científica dos séculos 19 e 20, alterando de forma insofismável a capacidade do homem de moldar o mundo.

É claro que as graves e por vezes violentas mudanças emblematizadas nas revoluções norte-americana e francesa não se produziram sem vítimas. Uma das mais notáveis foram as Verdades religiosas. O catolicismo, como é óbvio, não morreu com a decapitação de Luís 16 assim como a promulgação da Primeira Emenda à Constituição dos EUA, a que estabelece a liberdade de expressão, não bastou para banir toda forma de censura da história do país. Mas os sistemas políticos resultantes das duas rebeliões cristalizaram, cada um a seu modo, o conceito de separação entre Estado e Igreja. Sob o primado da razão, o espaço público surgiu empurrando a religião para a esfera da vida privada. É bom que tenha sido assim. Sistemas religiosos diferentes puderam em teoria passar a conviver pacificamente ao mesmo tempo em que indivíduos conservaram sua liberdade de orar para o deus que desejassem da forma que quisessem, em inglês, francês, árabe ou aramaico.

É claro que os religiosos muito fervorosos não gostaram. O diabo com as grandes religiões monoteístas é que elas até podem afetar um certo ecumenismo, mas não renunciam à sua pretensão à universalidade. Judaísmo, cristianismo e islamismo afirmam fundamentar-se numa verdade revelada pelo próprio Deus. Se a interpretação das Escrituras ditada pelo Vaticano, por exemplo, é a verdadeira --e o católico sinceramente espera que seja--, então judeus, protestantes e muçulmanos estão fatalmente errados e muito provavelmente estão condenados à danação eterna.

As coisas pareciam mais simples nos tempos do politeísmo, em que os deuses eram menos ciumentos e exclusivistas, e gregos podiam confraternizar com acádios reconhecendo e enaltecendo as semelhanças entre Afrodite e Ishtar. É claro que isso não bastava para impedir conflitos. A religião não é nem nunca foi o único ou principal motivo a engendrar guerras. Mas ela pode ser uma excelente arma, pois presta-se muito bem a desumanizar o adversário infiel.

O banimento da religião do espaço público para o privado foi uma passagem fundamental para o constituição do Estado moderno. Livre das amarras de dogmas, o poder público pôde passar a atuar com bases racionais, o que elevou sobremaneira sua eficácia. Não é preciso muita imaginação para perceber o tamanho do problema que o Brasil viveria se preservativos fossem proibidos por força de lei canônico-civil e a única política pública contra a Aids à disposição das autoridades sanitaristas fosse a promoção da castidade.

Antes que me acusem de estar adotando uma nova religião que apenas substitui o nome de Deus pelo da Razão, explico que existe uma diferença importante. Enquanto cada sistema religioso fala uma língua compreensível apenas para seus adeptos, a razão constitui uma espécie de idioma comum no qual todos os seres humanos são capazes de exprimir-se.

Não estou evidentemente afirmando que todo homem é sempre racional. Se assim fosse, eu não precisaria estar escrevendo esta coluna e não haveria nem religiões, nem artes nem possivelmente humanidade. O que estou dizendo é apenas que, diante da impossibilidade de as religiões monoteístas se aceitarem plenamente como iguais, só o que nos resta é bani-las do universal para o pessoal. Qualquer um ao qual sobre um lampejo de razão é capaz de perceber que essa é a única forma de proporcionar paz e liberdade à maior parcela possível do gênero humano. Cada um precisa aceitar o grande acordo democrático pelo qual ninguém pode impor suas verdades a quem delas não deseja partilhar.

Se a perda da "noção do sagrado" foi o preço que tivemos de pagar pelo fim das conversões forçadas e das fogueiras da Inquisição, então viva a morte do sagrado.

Hélio Schwartsman, 40, é editorialista da Folha. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha Online às quintas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pens ... u233.shtml
Editado pela última vez por Tranca em 03 Mar 2006, 15:29, em um total de 1 vez.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

emmmcri escreveu:Você notou q poucos aqui entendem arabe?

As legendas estão em inglês, que muitos aqui entendem.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:

As legendas estão em inglês, que muitos aqui entendem.

Só q não davam para ler.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Não são poucos aqui que entendem árabe.
NINGUÉM aqui entende árabe.
Se tivesse se dado ao trabalho de passar os olhos pelo tópico, saberia que o vídeo tem legendas em inglês, as quais já traduzi e postei.

emmmcri escreveu:E no RV , reclamar de tópicos que mensagens não são direcionados ao assunto em pauta, no RV?!??
Tá brincando?

Não, não estou.
Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus.

emmmcri escreveu:Quanto a sua birra,assuma,outros aqui já fizeram. :emoticon2:

Como já devia ter percebido, não lhe dou atenção suficiente para ter-lhe birra.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

Grande mulher... :emoticon1:

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

Apesar de eu não gostar de generalizações, a verdade é que actualmente... parece que é só o Islão que tem uma massa significativa de gente histérica que odeia e se apronta a matar pessoas que pensam de forma diefrente. Apesar de existirem fanáticos em todo o lado... o fanatismo do Islão é o único que eu saiba, que é antiOcidente (o que estranho, porque muitos pressupostos do Ocidente são comuns á civilização Islâmica. Por exemplo, foi o Islão que recuperou Platão e Aristoteles). Isto é o mesmo que dizer que essa gente é contra a democracia e o livre pensamento, direitos individuais, a ciência, etc. Alguns até são contra a música (na Arábia Saudita por exemplo).

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:

Acauan escreveu: Não são poucos aqui que entendem árabe.
NINGUÉM aqui entende árabe.
Se tivesse se dado ao trabalho de passar os olhos pelo tópico, saberia que o vídeo tem legendas em inglês, as quais já traduzi e postei.

Pois é...Você teve q traduzir as legendas,do meu computador não dá para ler.

emmmcri escreveu:E no RV , reclamar de tópicos que mensagens não são direcionados ao assunto em pauta, no RV?!??
Tá brincando?

Acauan escreveu:Não, não estou.
Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus.

Me aponte um tópico seu em que isso tenha ocorrido,que eu primeiramente tenha descambado para outro assunto.

emmmcri escreveu:Quanto a sua birra,assuma,outros aqui já fizeram. :emoticon2:

Como já devia ter percebido, não lhe dou atenção suficiente para ter-lhe birra.

Assumiu...
VOLTAIRE

Imagem

o pensador

Re: Re.: Wafa Sultan - A Voz da Coragem

Mensagem por o pensador »

x03k98r escreveu:Apesar de eu não gostar de generalizações, a verdade é que actualmente... parece que é só o Islão que tem uma massa significativa de gente histérica que odeia e se apronta a matar pessoas que pensam de forma diefrente. Apesar de existirem fanáticos em todo o lado... o fanatismo do Islão é o único que eu saiba, que é antiOcidente (o que estranho, porque muitos pressupostos do Ocidente são comuns á civilização Islâmica. Por exemplo, foi o Islão que recuperou Platão e Aristoteles). Isto é o mesmo que dizer que essa gente é contra a democracia e o livre pensamento, direitos individuais, a ciência, etc. Alguns até são contra a música (na Arábia Saudita por exemplo).

Ou seja,eles,os fanáticos, preferem destruir as riquezas culturais da humanidade e instaurar a ditadura da pobreza e do atraso :emoticon8: .

E como vc bem frisou os mouros antigos,como eram chamados os muçulmanos de antigamente,eram pré cientistas que se esmeravam no estudo da Astronomia e Matemática e também restauraram o Estudo da Filosofia depois da Era Medieval.

E pensar também que,em em tempos remotos,cristâos e judeus eram tolerados e tratados com irmandade e cordialidade nos países árabes pelos próprios muçulmanos.Algo mudou,talvez a interpretaçâo literalista do Alcorâo tenha se tornado forte o suficiente para derrubar a harmonia reinante....n

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:
Acauan escreveu:Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus.

Me aponte um tópico seu em que isso tenha ocorrido,que eu primeiramente tenha descambado para outro assunto.

Este.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:
Acauan escreveu:Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus.

Este.

Me aponte Acauam,este não serve é claro!
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:
Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Me aponte um tópico seu em que isso tenha ocorrido,que eu primeiramente tenha descambado para outro assunto.

Este.

Por que não?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:
Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Me aponte um tópico seu em que isso tenha ocorrido,que eu primeiramente tenha descambado para outro assunto.

Este.

Por que não?

Veja o q você escreveu :

[center]Não, não estou. Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus. [/center]

Nos meus...Cadê os outros?
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:Veja o q você escreveu :

[center]Não, não estou. Você está se apegando a comos outros se comportam em outros tópicos, enquanto estou me apegando a como eu me comporto em seus tópicos e como você se comporta nos meus. [/center]

Puxando pela memória lembrei deste, onde discutia a apresentação de Makaveli e você apareceu para fazer gracinhas com o Gilga (as quais apaguei a maioria) ignorando completamente que a discussão em andamento era relevante para os interessados.
Houve outros casos, se pensar um pouquinho se lembrará de meu aviso "mantenha-se em seus tópicos" em outras vezes que iniciou assuntos paralelos inoportunos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Acauan... querido...

Eu trouxe:

[center]Imagem[/center]

Não deixe de usar... :emoticon1:

Beijos
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Najma escreveu:Acauan... querido...

Eu trouxe:

[center]Imagem[/center]

Não deixe de usar... :emoticon1:

Minha favorita!!!

Obrigado Ligia!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Veja o q você escreveu :

Puxando pela memória lembrei deste, onde discutia a apresentação de Makaveli e você apareceu para fazer gracinhas com o Gilga (as quais apaguei a maioria) ignorando completamente que a discussão em andamento era relevante para os interessados.
Houve outros casos, se pensar um pouquinho se lembrará de meu aviso "mantenha-se em seus tópicos" em outras vezes que iniciou assuntos paralelos inoportunos.

Você é o Makaveli?
Claro q não.Você me acusou de fazer isso nos SEUS tópicos.
Vai... Faz uma busca na pesquisa...
VOLTAIRE

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:Você é o Makaveli?

Eu vou é tomar chope que hoje é sexta.
Tchau mesmo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Gostei dessa:

"Brother, you can believe in stones, as long as you don't throw them at me."
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Você é o Makaveli?

Eu vou é tomar chope que hoje é sexta.
Tchau mesmo.

Desistiu. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

polsky

Mensagem por polsky »

O video está legivel,a tradução esta quase completa,mas gostaria de diverti-los um pouco com [url]quadrinhos :http://islamcomicbook.com/pdfs/MBOE.pdf[/url]
ah sim clique duas vezes sobre o video e fica tela cheia,mais facil de ler.
Editado pela última vez por polsky em 03 Mar 2006, 20:09, em um total de 1 vez.

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

Tome um chope também emmmcri...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Pug escreveu:Raios, não é muçulmana.

A mensagens seriam melhor recebida se originada entre muçulmanos...

Maometanos e seus preconceitos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

x03k98r escreveu:Tome um chope também emmmcri...

Eu não,não quero ficar barrigudo. :emoticon16:
VOLTAIRE

Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Acauan, excelente declaração. Posso postar sua tradução no orkut?
Há uma comunidade de que participo onde tem gente confundindo "respeito a outras culturas" com aceitar violação de liberdades universais (como a de expressão) em nome de tais "diferenças". Acho q esse texto cairia bem lá...

Trancado