DarkWings escreveu:salgueiro escreveu:A isso chama-se religiosidade
Bjs
Concordo. Religiosadade é isso: acreditar em algo por pura memética.
Memética

Bjs
Carlos Castelo escreveu:DarkWings Escreveu:
"Todos os povos crêem em deus, logo ele existe"....
Isso me faz lebrar aquela frase que todos já conhecem:
Se 1 trilhão de pessoas acreditam numa bobagem, essa coisa continua sendo bobagem.
Botanico escreveu:Interessante como tantos povos diferentes, com necessidades diferentes, com classes sociais diferentes podem ter necessidades emocionais tão semelhantes...
Isso pode ser explicado através do funcionamento da mente e forma como o "órgão mente", e seus vários módulos, foi projetado pela seleção natural para resolver problemas que eram comuns a nossos antepassados coletores.
Bem, Anna, a minha dúvida é: no que é que crenças inúteis, como o conceito de Deus, espíritos, almas, continuidade de vida após a morte do corpo físico, etc e tal, ajudaram os nossos antepassados coletores, de modo a serem selecionadas e permanecerem na cultura, mesmo depois de já não serem mais coletores e formarem civilizações avançadas.
Explique-me essa mágica. Crer em Deus ajudava em quê os nossos ancestrais coletores? Crer em vida após a morte do corpo físico tinha qual serventia?
Fico no aguardo.
Anna escreveu:Carlos Castelo escreveu:DarkWings Escreveu:
Se 1 trilhão de pessoas acreditam numa bobagem, essa coisa continua sendo bobagem.
Exatamente!![]()
DarkWings escreveu:Botanico escreveu:Não percebi a ilação, Dark. Nem a merda na cabeça do camarão (acho que na do Lula tem mais ainda) nem o olho do polvo são obras dos homens. Não são projetos humanos.
E é isso mesmo! Eles seriam obra do tal criador perfeito.
Se a obra dele mostra quem ele é....
videomaker escreveu:Anna escreveu:Carlos Castelo escreveu:DarkWings Escreveu:
Exatamente!![]()
O bom mesmo seria definir Bobagem !
videomaker escreveu:DarkWings escreveu:Botanico escreveu:Não percebi a ilação, Dark. Nem a merda na cabeça do camarão (acho que na do Lula tem mais ainda) nem o olho do polvo são obras dos homens. Não são projetos humanos.
E é isso mesmo! Eles seriam obra do tal criador perfeito.
Se a obra dele mostra quem ele é....
Bem, o dia que você me trouxer um camarão e um olho de polvo comprovadamente feito por suas próprias mãos, a partir de uma mistura de nitrogênio, carvão, água, e os outros elementos químicos presentes nesses seres/estruturas, então eu concordarei em discutir projeto e perfeição de projeto com você.
Até lá, me responde essa: quando Deus dedidiu criar o ser humano, ele ecomendou o projeto do casal a um anjo arquiteto ou a um anjo engenheiro?
Botanico escreveu:Bem, Anna, a minha dúvida é: no que é que crenças inúteis, como o conceito de Deus, espíritos, almas, continuidade de vida após a morte do corpo físico, etc e tal, ajudaram os nossos antepassados coletores, de modo a serem selecionadas e permanecerem na cultura, mesmo depois de já não serem mais coletores e formarem civilizações avançadas.
Explique-me essa mágica. Crer em Deus ajudava em quê os nossos ancestrais coletores? Crer em vida após a morte do corpo físico tinha qual serventia?
Fico no aguardo.
25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
– Ambos são distintos, mas é preciso a união do Espírito e da matéria para que a inteligência se manifeste na matéria.
DarkWings escreveu:25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
– Ambos são distintos, mas é preciso a união do Espírito e da matéria para que a inteligência se manifeste na matéria.
Essa é boa! Então redes neurais são impossíveis! Toda a pesquisa de IA que temos hoje é inútil e não funciona!
Botanico escreveu:DarkWings escreveu:25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
Essa é boa! Então redes neurais são impossíveis! Toda a pesquisa de IA que temos hoje é inútil e não funciona!
Essas redes neurais e essa tal e IA apresentam exatos e autônomos comportamentos, sentimentos, inteligência, etc tal como nós humanos? Ou é preciso que coloquemos tais referências nelas, senão ficam só transmissões para lá e para cá, sem sentido?
DarkWings escreveu:salgueiro escreveu:A isso chama-se religiosidade
Bjs
Concordo. Religiosidade é isso: acreditar em algo por pura memética.
Botanico escreveu:Vocês REALMENTE se beneficiariam muito em estudar um pouco do Xintoísmo.![]()
Ou pelo menos de psicologia social.
Crenças sobrenaturais ajudam e muito na formação de sensos de união, de cooperação, de tribos. E essa cooperação é uma senhora vantagem competitiva, pelo menos até um certo nivel tecnológico.
É mesmo? E por que as crenças sobrenaturais ajudam MUITO na formação de sensos de união? Elas não são palpáveis, nem verificáveis!
Botanico escreveu:Não interessa. Setimentos não estão em pauta. O espírito falou INTELIGÊNCIA. E inteligência artificial já existe. Não importa o nível da inteligência. Se é inteligência e é artificial então há uma inteligência que não depende de espíritos.
Uf! Parece que aqui agora vale o ferro e fogo... Que será inteligência? Que sentido se quer aplicar a ela? Uma máquina projetada para tal e qual tarefa, bastando ligar o botão para que comece a executá-la, certamente é inteligente. Os computadores idem, essa tal IA também. Mas os limites delas em termos de autonomia na construção do conhecimento equivalem-se ou ultrapassam as capacidades humanas? Só aceitaria isso se fossem como o Data, da nova geração de Jornadas Nas Estrelas...
Botanico escreveu:Não interessa. Setimentos não estão em pauta. O espírito falou INTELIGÊNCIA. E inteligência artificial já existe. Não importa o nível da inteligência. Se é inteligência e é artificial então há uma inteligência que não depende de espíritos.
Uf! Parece que aqui agora vale o ferro e fogo... Que será inteligência? Que sentido se quer aplicar a ela? Uma máquina projetada para tal e qual tarefa, bastando ligar o botão para que comece a executá-la, certamente é inteligente. Os computadores idem, essa tal IA também. Mas os limites delas em termos de autonomia na construção do conhecimento equivalem-se ou ultrapassam as capacidades humanas? Só aceitaria isso se fossem como o Data, da nova geração de Jornadas Nas Estrelas...
Botanico escreveu:Interessante como tantos povos diferentes, com necessidades diferentes, com classes sociais diferentes podem ter necessidades emocionais tão semelhantes...
Isso pode ser explicado através do funcionamento da mente e forma como o "órgão mente", e seus vários módulos, foi projetado pela seleção natural para resolver problemas que eram comuns a nossos antepassados coletores.
Bem, Anna, a minha dúvida é: no que é que crenças inúteis, como o conceito de Deus, espíritos, almas, continuidade de vida após a morte do corpo físico, etc e tal, ajudaram os nossos antepassados coletores, de modo a serem selecionadas e permanecerem na cultura, mesmo depois de já não serem mais coletores e formarem civilizações avançadas.
Fico no aguardo.
Botanico escreveu:Vocês REALMENTE se beneficiariam muito em estudar um pouco do Xintoísmo.![]()
Crenças sobrenaturais ajudam e muito na formação de sensos de união, de cooperação, de tribos. E essa cooperação é uma senhora vantagem competitiva, pelo menos até um certo nivel tecnológico.
É mesmo? E por que as crenças sobrenaturais ajudam MUITO na formação de sensos de união? Elas não são palpáveis, nem verificáveis!
Luis Dantas escreveu:Botanico escreveu:Bem, Anna, a minha dúvida é: no que é que crenças inúteis, como o conceito de Deus, espíritos, almas, continuidade de vida após a morte do corpo físico, etc e tal, ajudaram os nossos antepassados coletores, de modo a serem selecionadas e permanecerem na cultura, mesmo depois de já não serem mais coletores e formarem civilizações avançadas.
Fico no aguardo.
Vocês REALMENTE se beneficiariam muito em estudar um pouco do Xintoísmo.![]()