Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carcará selvagem escreveu:Alguém sabe se no reino animal o incesto é comum?
Tive periquitos durante 10 gerações. No final, havia uma mistura completa de gerações (e os descendentes começaram a ficar meio doidos, embora fisicamente perfeitos).
Era pai com filha, avô com neta etc.
blink escreveu:Ah... os Faraós faziam casamentos consanguínios. Não era raro irmão casar com irmâ. E isto era considerado normal. Era para manter o poder e a riqueza em família... para não dispersar. O que prova que a cultura pode superar os genes.
Meu casamento, por lei (civil ou religiosa) é proibido, na verdade, proibido no religioso (qualquer) e simplesmente nulo no civil. O que acho disso? Não estou dando a mínima importância. Foi nossa escolha.
- Casou-se com uma irmã?
Sim, casamos. E temos um casal de filhos, ambos lindos.
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?
blink escreveu:Ah... os Faraós faziam casamentos consanguínios. Não era raro irmão casar com irmâ. E isto era considerado normal. Era para manter o poder e a riqueza em família... para não dispersar. O que prova que a cultura pode superar os genes.
Se é que vem dos genes. Já me falaram que gatos não tem qualquer preconceito com os filhos adultos...
Não têm mesmo...
É filho com mãe, neto com avó... entre irmãos de uma mesma ninhada... Sobrinho com tia.
Mas extrapolar o comportamento dos gatos para os humanos é errado. São duas espécies diferentes que têm caminhos evolutivos diferentes. O nosso comportamento, que tendencialmente evita o incesto, mostra que há alguma seleção de comportamento. E se postulamos seleção então os genes têm de estar implicados. Caso contrário não temos informação a passar...
Eu posso falar de gatos e de mim. Crio gatos desde 2002 e venho acompanhando o comportamento deles. Como moro em uma casa térrea, eles têm liberdade para sair e procurarem parceiros fora de casa mas mesmo assim, os machos da família cruzam com as fêmeas também da família e elas parecem que dão preferência a eles porque os gatos saem todos parecidos uns com os outros. E já houve caso de um nascer com defeito. Tivemos uma gata completamente muda.
Não estou dizendo com isso que o incesto vale também para humanos porque, como disse no começo, eu não consigo nem imaginar ter relacionamento de outro tipo com meus filhos além do de mãe e amiga deles. MAS... há casos de relacionamento assim e no máximo, o que eu posso dizer é que essas pessoas não têm o freio que eu tenho. Se é um dispositivo genético ou não, vai dos pesquisadores chegarem a um consenso qualquer dia desses... ou não.
Abmael escreveu:- Creio que os gatos domésticos vivem num ambienta anti-natural para eles, quer dizer, acho que se vivessem soltos seriam animais territorialistas como a pantera o que reduziria muito a possibilidade de acasalamento co-sanguineo.
É verdade. Seria necessário examinar animais que costumam andar naturalmente em famílias pequenas para ver se eles têm algum mecanismo anti-incesto.
Vendo esses programas de "bicho" na Discovery, averiguei umas tais raças de tigres que desenvolveram esse mecanismo de repúdio para evitar o tal enfraquecimento consanguineo, visto que irmãos continuavam a caçar e viver juntos até serem grandes o bastante para defenderem seus territórios sozinhos e formarem família.
Quanto à "reação Bleark", eu também sinto. Mas vale lembrar que nossa cultura sexual tem um "quê" sadomasoquista muito forte. Daí a assimilação e fetichismo de relações sexuais violentas, escatologias e estupros. Não me admira se justo fazer um uso moderado desse "bleark" não seja o motivo central de considerarem o incesto algo interessante...
"É condenável moralmente um PAI/MÃE ADULTO ter um relacionamento Afetivo/Sexual com seu FILHO/FILHA ADULTO?"
- Favor justificar as respostas:
caso você seja ateu, dê justificativas científicas, filosóficas, lógicas, legais, etc...
Caso você seja cristão, dê justificativas bíblicas sem malabarismos exegéticos.
Caso você seja espírita, dê justificativas baseadas na DE ou outra baboseira qualquer
Caso você seja Muçulmano, pode igonorar o vocábulo ADULTO já que Maomé traçava menininhas de 9 anos....
É NOJENTO ! , ALGUEM TEM UM ENGOV AI???????
A questão em debate não é se a relação é ou deixa de ser nojenta. Acho que ser nojenta é quase um consenso entre so foristas daqui. O ponto central é se tal relação é moralmente reprovável ou não.
Mesmo dentro da abordagem moral relativista, a mais frouxa de todas, é difícil encontrar embasamento para defender o incesto entre pais e filhos, dado que este tipo de relacionamento é tido como tabu em praticamente todas as sociedades civilizadas e mesmo em quase todas as sociedades primitivas conhecidas. Se praticamente todas as sociedades rejeitaram e proibiram este tipo de conduta..., mesmo dentro da abordagem relativista tem-se
Errado, a história de muitas sociedades já bem desenvolvidas mostravam tal fato como moralmente aceitável.Aquelas grandes famílhas patriarcais,cujo pai tinha todos os direitos sobre sua prole,FOUCAULT é um dos que enfocam isso.
Existe um dado momento em que o sexo é levado para o "quarto", daí uma série de "moralismos" emana.
O sexo entre famílha não devia ser tratado como é,hoje quem pratica natural ato, carrega uma grande culpa por causa de "escupulos morais".
Mesmo dentro da abordagem moral relativista, a mais frouxa de todas, é difícil encontrar embasamento para defender o incesto entre pais e filhos, dado que este tipo de relacionamento é tido como tabu em praticamente todas as sociedades civilizadas e mesmo em quase todas as sociedades primitivas conhecidas. Se praticamente todas as sociedades rejeitaram e proibiram este tipo de conduta..., mesmo dentro da abordagem relativista tem-se
Errado, a história de muitas sociedades já bem desenvolvidas mostravam tal fato como moralmente aceitável.Aquelas grandes famílhas patriarcais,cujo pai tinha todos os direitos sobre sua prole,FOUCAULT é um dos que enfocam isso. Existe um dado momento em que o sexo é levado para o "quarto", daí uma série de "moralismos" emana. O sexo entre famílha não devia ser tratado como é,hoje quem pratica natural ato, carrega uma grande culpa por causa de "escupulos morais".
Determinismos culturais em troca de determinismos naturais não são o melhor caminho.
Eu, particularmente, acredito mesmo que haja, na maioria dos indivíduos, uma rejeição natural ao incesto. E, aliada à rejeição social, dada pelo moralismo fechado que ainda detemos, esse se torna um tabu dificilímo de ser superado.
Quanto à questão do Acauan, acho que ficou claro quando ele colocou que "QUASE todas as sociedades rejeitavam e/ou rejeitam o incesto como padrão sexual aceitável". Algumas podem até aceitar, mas isto não anula o diacronismo em questão.
A questão em debate não é se a relação é ou deixa de ser nojenta. Acho que ser nojenta é quase um consenso entre so foristas daqui. O ponto central é se tal relação é moralmente reprovável ou não.[/quote]
Sama , que se dane a questão moral ! Criar uma filha desdo berço , da-lhe carinho , ver ela virar moça, e depois ir para cama com ela ... isso , humm , não dá nem para falar cara !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
videomaker escreveu:A questão em debate não é se a relação é ou deixa de ser nojenta. Acho que ser nojenta é quase um consenso entre so foristas daqui. O ponto central é se tal relação é moralmente reprovável ou não.
Sama , que se dane a questão moral ! Criar uma filha desdo berço , da-lhe carinho , ver ela virar moça, e depois ir para cama com ela ... isso , humm , não dá nem para falar cara ![/quote]
Posso considerar então que, do seu ponto de vista, incesto deveria ser algo totalmente proibido por lei, Vídeo?
videomaker escreveu:A questão em debate não é se a relação é ou deixa de ser nojenta. Acho que ser nojenta é quase um consenso entre so foristas daqui. O ponto central é se tal relação é moralmente reprovável ou não.
Sama , que se dane a questão moral ! Criar uma filha desdo berço , da-lhe carinho , ver ela virar moça, e depois ir para cama com ela ... isso , humm , não dá nem para falar cara !
Posso considerar então que, do seu ponto de vista, incesto deveria ser algo totalmente proibido por lei, Vídeo?[/quote]
Com pena de morte pro sujeito !!!!!!!!!!! :emoticon249:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Posso considerar então que, do seu ponto de vista, incesto deveria ser algo totalmente proibido por lei, Vídeo?
Com pena de morte pro sujeito !!!!!!!!!!! :emoticon249:[/quote]
Após essas resposta, acho que posso considerar que você não considera o incesto moral sob hipótese alguma.
seu madruga escreveu: Errado, a história de muitas sociedades já bem desenvolvidas mostravam tal fato como moralmente aceitável.Aquelas grandes famílhas patriarcais,cujo pai tinha todos os direitos sobre sua prole,FOUCAULT é um dos que enfocam isso. Existe um dado momento em que o sexo é levado para o "quarto", daí uma série de "moralismos" emana. O sexo entre famílha não devia ser tratado como é,hoje quem pratica natural ato, carrega uma grande culpa por causa de "escupulos morais".
Caro Madruga,
- Por favor cite exemplos de sociedades que adotavam esta prática.
- Porque tais sociedades deixaram de fazer isto?
- Porque voce acha que o sexo entre família é um ato natural?
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades" Ben Parker
Terei ouvido bem? O Seu madruga sugere que o incesto é natural?
Que coisa burralde para se dizer. Sabendo que o incesto aumenta as possibilidades de mutações escondidas se manifestarem nos filhos, seria um milagre se tal comportamento fosse selecionado pela natureza. Não, o incesto não é natural. Nas sociedades humanas, normalmente é necessário a cultura para furar a barreira do incesto.
Johnny, qual é a sua posição quanto a filhos? Vocês correriam o risco de ter filhos naturais um com o outro?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Eu não faria isso...
Eu me imagino no futuro com uma menina no colo e ver ela crescer e tudo mais...
Não teria coragem e talvez nunca a olha-se de outro jeito a não ser como minha menina...
Mas o assunto é bem interessante...
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Só que o casamento entre os irmãoe era reservado a "familia real" com o objetivo de manter a puresa da casta.
E isso era frequente, sabe, a sucessão ao trono do império não se baseava na morte do faraó mas com a chegada da idade adulta do seu filho, muitos ex-faraós continuaram governando com seus filhos como co-regentes após estes terem assumido o trono.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
blink escreveu:Interessante. Johnny, cresceste com ela... ou foram criados separados?
Crescemos juntos sim. E pelo jeito vem uma enxurrada de perguntas (não é uma crítica ou insatisfação). Posso responder sem problemas.
O que seus pais acham disto?
Quando vocês cairam de amor um pelo outro? Desde sempre? Já tiveram outras relações antes?
Nossos pais foram mortos por assaltantes em nossa frente quando tínhamos apenas 12 e 14 anos. Nosso relacionamento conjugal começou em uma festa à fantasia. Depois é que descobrimos o porque. Sempre procurei (ela também) alguém que fôsse no mínimo parecidos com a gente. Quando a ví na festa (que ela tinha ido mas eu não sabia pois estava chegando de uma viagem de negócios em Sorocaba e fui convidado por uma prima que era interessada em mim) foi amor à primeira vista. O resto é conto de fadas...
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?
Luis Dantas escreveu:Johnny, qual é a sua posição quanto a filhos? Vocês correriam o risco de ter filhos naturais um com o outro?
Isso já foi respondido. Como crescemos praticamente dentro de nossos valores morais (com base em que nossos pais nos deram até o infortúnio) então ficamos à vontade para decidirmos. Não foi difícil, muito pelo contrário. Ambos foram programados à risca.
Luis Dantas escreveu:Johnny, qual é a sua posição quanto a filhos? Vocês correriam o risco de ter filhos naturais um com o outro?
Johnny escreveu:Sim, casamos. E temos um casal de filhos, ambos lindos.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Tenho um colega de trabalho que se casou com a irmã de criação (filha da madrasta), mas é o primeiro casamento que eu vejo entre irmãos consanguíneos. Johnny, os filhos se parecem excepcionalmente com vocês ou eles têm apenas a mesma semelhança normal que vemos em casais heterogêneos?
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
carcará selvagem escreveu:Alguém sabe se no reino animal o incesto é comum?
É uma pergunta interessante, mas até onde eu sei sim.
Dei uma pesquisada na internet. Em animais pouco evoluídos, como os ratos, é comum a conduta incestuosa. Já animais mais evoluídos, como os chimpanzés possuem mecanismos inibidores do incesto e da homozigoze. Mesmo com tais mecanismos a conduta incestuosa, por vezes, ocorre entre os primatas. A explicação sóciobiológica para tal fenomeno é a co-residência.
Johnny escreveu:
blink escreveu:Interessante. Johnny, cresceste com ela... ou foram criados separados?
Crescemos juntos sim. E pelo jeito vem uma enxurrada de perguntas (não é uma crítica ou insatisfação). Posso responder sem problemas.
Como você define o termo família?
Pecos Bill escreveu:Terei ouvido bem? O Seu madruga sugere que o incesto é natural? Não, o incesto não é natural. Nas sociedades humanas, normalmente é necessário a cultura para furar a barreira do incesto.
por que se deveria usar de expedientes culturais para promover o incesto? Por que as artes e a filosofia deveriam incentivar tal conduta?
"que de vestes e adornos têm sido queimados ou inumados com os mortos como se eles devessem deles se servir sob a terra" - Luciano