Vitor Moura escreveu:
Para excluir PES ou ao menos fazer a balança pender a favor da reencarnação, é preciso a ocorrência de fenômenos que vão no sentido oposto da cultura local. E estes fenômenos existem.
Hipótese interessante.Se obtivermos resultados que estejam em sentido contrário à formaçâo cultural de um povo realmente é porque um fenômeno digno de nota o ocasionou.
Agora,num mundo globalizado a validade destes resultados está enfraquecida pois mais sucetível à interpolaçôes e fraudes.Só mesmo em guetos culturalmente ilhados é que se poderia ter um grau razoavelmente seguro de certeza quanto à natureza dos fenômenos e de suas causas.Isto,é claro,seupondo que os fenômenos sejam deliberadamente direcionados para tal.
Outra alternativa é a de que os fenômenos sejam simplesmente a consequência de uma intercomunicaçâo telepática.
Isso é possível, mas há marcas e defeitos de nascimento extremamente raros e específicos. O ideal é fazer uma análise estatística da ocorrência dessas marcas e defeitos de nascimento na população, o problema é que os hospitais, pelo menos com relação a marcas de nascença, não fazem esse registro. Mas fazem com defeitos de nascimento. Os mais comuns são hemimelia, microtia, bracquidactilia unilateral, e micro-pênis. A maioria dos defeitos de nascimento não correspondem a qualquer padrão reconhecido de 'mal formação humana'; em vez disso, eles correspondem a cortes de espada, ferimentos de espingarda, ou a outros modos de morte.
hmmm..bem,se estes ferimentos sâo tâo recorrentes e exigem um sistema de características distintivo,entâo a questâo deve ser redirecionada para requerer uma comprovaçâo de que tais sequências de fenômenos se referem verdadeiramente à herança de outras vidas em vez de simplesmente à um novo e desconhecido padrâo operacional da natureza ou simplesmente à uma nova modalidade de anomalia nâo relacionada à reencarnaçâo.
Por exemplo, uma criança, nascida com braquidactilia unilateral da mão direita, disse que lembrou-se da vida de uma criança em outra aldeia que teve os dedos cortados da sua mão direita quando ela acidentalmente colocou-os entre as lâminas de uma máquina de alimento para animais.
Explicaçâo plausível.Agora,comparar situaçôes pelo princípio de analogia e baseado na suposta memória de uma criança pode levar à conclusôes traiçoeiras.Primeiro porque,como eu relatei antes,nâo há como ter certeza de que este novo segmento de fenômenos é uma sequência de provas prol reencarnaçâo,um novo modelo operaciobal ou um novo modelo de casos naômalos.
Em segundo lugar porque a hipótese de fraude nunca pode ser levianamente descartada porque a possibilidade sempre existe.
Esta criança subseqüentemente morreu de uma doença sem ligação. Braquidactilia unilateral é tão rara que Stevenson não foi capaz de achar outro relatório publicado como exemplo.
Uma doença que pode sim refletir vidas passadas,mas que igualmente pode ser evidência de um ramo desconhecido de fenômenos naturais.Logo nenhum falseamente conclusivo pode ser obtido destes fenômenos.
Defeitos significativos de nascimento ocorrem em aproximadamente 2% de nascimentos vivos . Várias causas de defeitos de nascimento - certas drogas, infecções virais, e álcool, por exemplo - foram identificadas. Não obstante, entre 43% e 70% de defeitos de nascimento são designados a ‘causas desconhecidas’. As investigações sugerem que alguns defeitos de nascimento podem derivar de feridas físicas numa vida anterior.
Exato;podem.Mas como igualmente existe a possibilidade de que ele nâo tenham origem em uma vida "ancestral" logo esta característica nâo pode ser assumida como uma característica inqeustionavelmente pró reencarnaçâo e por conseguinte ela nâo pode ser tomada como tipo de falseamento em prol da cientificidade da doutrina espírita da reencarnaçâo.Outra Via deve ser tomada.
Além disso, poucas marcas de nascimento e defeito de nascimento têm características culturais distintas e ainda menos ocorrem submetidas numa linha direta de descêndencia da pessoa prévia relacionada.
Sim,mas todas as marcas de nascimento podem ser simplesmente um efeito da ampla gama de diversidade genética herdada de nossos ancestrais,como vc mesmo admitiu.
Ainda, casos envolvendo o que são chamados gêmeos “idênticos” (gêmeos nascidos de um único ovo, ou monozigóticos) são de interesse especial porque quaisquer diferenças observáveis entre os gêmeos pareceriam ser atribuíveis a fatores não genéticos. No entanto, o único meio seguro de distinguir entre gêmeos de um ou dois ovos é por meio de exames de sangue, e Stevenson foi capaz de organizar exames de sangue para só seis pares de gêmeos. Ele normalmente teve que basear sua observação nas semelhanças físicas dos gêmeos. Sem maior certeza na determinação do estado biológico dos gêmeos, seria imprudente realçar as diferenças entre gêmeos aparentemente monozigóticos.
A carência de respaldo científico para muitos casos de nascimentos de gêmeos se deve à que? Porque pessoalmente penso que seria mais prudente esensato se basear numa série de pesquisas e experiências laboritoriais antes de sancionar uma conclusâo.
Na minha opiniâo uma conclusâo científica nâo pode ser fundamentada na ausência de resultados experimentais e nem em uma série de pesquisas mal sucedidas neste quesito.
Os casos de gêmeos possuem outras características que os fazem de interesse aqui, contudo. Stevenson nota que de 36 casos de gêmeos em seus arquivos, 26 foram resolvidos para ambos os gêmeos. Entre estes 26 casos, as pessoas prévias foram parentes em 19 casos e sidos amigas ou conhecidas nos sete restantes. Em nenhum dos 26 casos de gêmeos duplamente resolvidos eram as pessoas prévias estranhas entre si.
Bem,isto pode revelar um entrelaçamento de influências sim.Mas entâo que se alargasse o espaço de amostra e que o teste pudesse ser realizado em vários países distintos ou mesmo em regiôes distintas e sem ligaçâo de qualquer natureza.
Esta seria uma resoluçâo que certamente serviria para exterminar este tipo de idiossincracia e a dúvida que ela acarreta.
O mesmo padrão é evidente em casos de gêmeos publicados. Stevenson (1983b) descreve em detalhe um caso envolvendo uma série de gêmeos, Ramoo e Rajoo Sharma, que lembraram-se de vidas como gêmeos que foram assassinados ao mesmo tempo e jogados juntos num poço.
Neste caso,o mesmo tipo de evidência que é inutilizada anteriormente é claramente empregado aqui para respaldar a proposiçâo da reencarnaçâo em detrimento de outras explicaçôes alternativas.
Deveria ser esperado,novamente,que TODAS as experiencias fossem feitas fosssem realizadas em países diferentes,de preferência continentes diferentes.Em países de grande extensâo territorial,em regiôes diferentes.
Ele (Stevenson, 1987a) resume o caso de outra série, os gêmeos Pollock, que forneceram evidência de serem as reencarnações de suas irmãs que tinham morrido juntas num acidente. Fielding Hall (1902) descreve o caso de gêmeos meninos que reconheceram-se como marido e esposa de uma vida prévia em que eles tinham morrido juntos. Cook informa um caso semelhante. Em dois casos publicados, só um dos gêmeos lembrou uma vida prévia. Rankawat menciona um caso no qual um gêmeo alegou lembrar-se de uma vida prévia em que seu irmão era seu cozinheiro. Alexandrina Samona era também gêmea; o outro gêmeo não alegou nenhuma memória de vida passada.
A minha última explanaçâo vale igualmente para estes casos.
Veja bem, temos um 'pequeno' problema aí: quando o pesquisador toma conhecimento da predição, normalmente ela já ocorreu
O que eu estou questionando é exatamente a existência de uma espécie de registro histórico do qual seja possível extrair informaçôes protocoladas por autoridades médicas acerca de resultados obviamente prévios.
Eu mesmo estudei um caso com um sonho anunciador, com inúmeras predições que conferiam 100%, mas quando soube do caso cheguei tarde demais. O máximo que se pode fazer é entrevistar o máximo de testemunhas possíveis para saber se não há incongruências no relato.
E também seria necessário analisar todas as variáveis fenomenológicas envolvidas(conduta pessoal e moral das pessoas que fizeram o relato,circunstâncias físicas nas quais eles supostamente ocorreram,etc.)
Se as informações forem verídicas e o grau de detalhe altamente específico, vc tem uma boa segurança de que não é um sonho inventivo. Por exemplo, Adana Tinsmith Kerim Batri e sua esposa Cemile tiveram uma filha, que chamaram de Cevriye. Quando a menina completou um ano, começou a falar e se lembrava de ter sido Sehide Süzülmüs, esposa mais jovem de Abit e vítima de assassinato. Descreveu todos os acontecimentos e disse que os criminosos haviam levado seu colar e que a criança que estava esperando nasceu após sua morte. A informação foi confirmada quando seu túmulo foi aberto e a criança havia sido parcialmente expelida do útero.
Este é um caso de detalhismo impressionante mesmo.Mas nâo afasta a possibilidade de telepatia,e desculpe-me,de fraude.E nem mesmo afasta a possibilidade de espíritos enganadores terem-lhe soprado(veja;nâo estou citando anjos maus e sim espíritos enganadores;que o Espiritismo reconhece)
Além disso, as memórias trazem normalmente forte carga emotiva e comportamental. Por exemplo, quado aconteceu de Ravi Shankar encontrar-se com um dos homens que ele disse tê-lo assassinado, reconheceu-o como tal e, de acordo com sua mãe, mostrou um temor extremo dele. Num simples sonho tais reações normalmente não se verificam.
Sim.Emoçôes e sensaçôes podem ser implantadas via sugestâo no inconsciente das pessoas.Novamente isto por si só nâo exlui as possibilidades mencionadas por mim em meu último post
A possibilidade, naturalmente, não possa ser rejeitada, mas se PES é um fator importante em casos de memórias de vidas passadas, é singular que os indivíduos quase nunca exibem a faculdade em outras vezes.
Outras vezes?Seria de se esperar que o indivíduo sempre possa se lembrar do que ocorreu em vidas passadas.Seria um caso de aminésia temporária?
Muitos erros que os indivíduos fazem pareceriam concordar melhor com as características de memória do que de ESP. Uma explicação simples de ESP não pode explicar prontamente por que alguns indivíduos têm dificuldade para reconhecer pessoas e lugares que mudaram substancialmente desde a morte da pessoa prévia. Apenas ESP também teria dificuldade para produzir memórias comportamentais e físicas.
Ah sim,concordo.Mas novamente,nâo se pode excluir axiomaticamente a possibilidade de espíritos enganadores e mesmo de telepatia.
Basta colocar um mini-gravador no ouvido da criança!
Minigravadores conseguem captar todos os sons?E mesmo que um gravador consiga captar todos os sons o ser humano nâo capta todas as frequências sonoras;só a baleia azul
Vc precisa ver os padrões dentro da cultura. As memórias comportamentais em indivíduos que dizem que eram pessoas do sexo oposto podem incluir vestimentas no estilo do sexo oposto e preferir jogos de um tipo normalmente associado com o sexo oposto assim como exibir características de personalidade do sexo oposto.
Evidência de anomalia psiopatológica ou evidência de reencarnaçâo?Como se certificar?
Ampan Pecherat e Paulo Lorenz são exemplos. Os indivíduos que alegam ter sido pessoas de países estrangeiros em suas vidas prévias (indivíduos dos assim chamados "casos internacionais") podem exibir comportamentos coerentes com os hábitos dos países que eles dizem terem vindo. Stevenson lista várias característica de comportamentos de um grupo de indivíduos burmeses que disseram que terem sido soldados japoneses mortos em Burma durante a Segunda Guerra Mundial.
Influência pedagógica e influência de cultura globalizada(atualmente) podem explicar isto sem que isto necessariamente seja reconhecido como evidência comprobatória de reencarnaçâo.
Comportamentos igualmente chamativos são evidentes com indivíduos que alega ter sido membros de castas diferentes ou grupos religiosos. Jasbir Singh e Veer Singh são notáveis pelas atitudes brahmânicas que eles exibiram em suas famílias de casta mais baixa. Swaranlata , que disse ter sido membro da casta de varredores em sua vida prévia, apreciava a limpeza mais que seus irmãos e demonstrava outros comportamentos da situação característica da pessoa prévia em vida.
Leia meu último post.
As memórias comportamentais podem incluir habilidades possuídas pelas pessoas prévias, mas não aprendidas pelos indivíduos. Assim Paulo Lorenz era particularmente competente na máquina de costura; Carlos Chotkin Jr. em reparar motores de barco; e Bishen Chand Kapoor em tocar um instrumento musical, o tablas. Línguas estrangeiras, desconhecidas pelos indivíduos em sua vida presente mas usadas corretamente por eles (xenoglossia), forma uma classe especial de habilidades recordadas.
Similaridade confluencial de aptidôes;similaridade genética.
Estas sâo explicaçôes alternativas para estes epidódios que evitam a conclusâo espírita
A exceção que ele fala aqui não é desse tipo que vc pensou. Um caso poderia ter declarações pela criança impressionantes suficientes de modo que fosse querer incluí-lo ainda que nenhuma das outras características estivessem presentes. Outras situações certamente podem surgir em que um caso tivesse estes critérios, mas poder-se-ia optar não inclui-lo na coleção.
entendi.Um modo seletivo de expor dados relevantes.
Naturalmente há casos que são bem bizarros, e não se sabe se são exemplos de reencarnação ou não. Chari descreveu um caso em que uma menina alegou ser a encarnação da deusa Kali ou Durga. Tinha marcas de nascimento assemelhando-se aos colares, pulseiras, e anklets [ornamento que se coloca na região do tornozelo] usados por esta deusa, e continuou a falar “com uma sabedoria oracular com a passagem dos anos até que ela alcançou a idade de sete” .
Caso estranho realmente.Mas estou aguardando o critério empírico pelo qual se possa nitida e perfeitamente distinguir a interferência de espíritos malignos e a telepatia de casos de reencarnaçâo.De outra forma nâo se pode comprovar que a tese reencarnacionista é falseável.
A alegada identificação, as marcas de nascimentos, e o esquecimento pela idade de sete fazem este caso de valor, não como exemplo de reencarnação, evidentemente, mas ajuda-nos a entender como a cultura pode ajudar a formar casos deste tipo. Devemos nos perguntar por que este caso deveria nos levar a questionar casos que em outras bases nós viemos a considerar paranormais. Como outros casos anômalos, no entanto, pode nos ajudar a localizar os limites dos casos autênticos.
Verdade,mas nâo elimina a possibilidade de seres fenômenos naturais,de origem espiritual maligna ou de telepatia ou conexâo mistica com o mundo espiritual.
Um abraço,
Vitor
Abc.