O ENCOSTO escreveu:Andre TJ escreveu:
Não estou propondo a Suiça aonde as reunioes são semanais.E não vejo vc criticando a Suiça por isso.
1)Prove. Se possível, mostre qual é o % dos recursos destinados a investimentos cujo destino a ser aplicado passa por essa abobrinha toda.
Eu sei como funciona o orçamento participativo do PT. Creio que o povo suiço seja um pouco menos idiota e iludido.
Tb não estou propondo fechar o Congresso.Sim ampliar o contato entre a população e os politicos e as instancias do poder.Tb não estou propondo participação continuada e diaria mas sim periodica, com prazos, e momentos.
2)É muito fácil ter acesso aos vereadores. Os deputados estaduais idem.
Essa "forma de ampliar o contato" apenas gera mais e mais cargos publicos, aumento de custo para a maquina administrativa e SÓ. Foi assim com o PT e seu orçamento participativo.
Fora que as horas destinadas a isso seriam muito poucas em termos de participação mas o suficiente para reivindicaçoes não ficarem apenas na mente das pessoas.Fora que políticos sem fiscalização popular é caminho curto para corrupção.Se quiser defender que eles devem ter mais espaços para corrupção ai é com vc, acho que o publico que vai aceitar isso é pequeno.
3)Quem denuncia é a imprensa livre. Quem investiga é a policia.
E essa assembleia bobinha agora terá o papel de fiscalizar também?
Me diz ai quantas horas leva para ler um projeto? Sabe? Claro que não. Quantas horas devem ser gastas para discuti-lo? Também não sabe.
Para você, uns 10 minutinhos. Tempo suficiente para todo mundo votar (levantando a mão).
O trabalho, estudo, e ainda ter tempo para lazer é fundamental.Mas abertura de canais para ampliar a democracia, nos quais as pessoas, se quiserrem,(tudo facultativo) participar do processo decisorio,é algo valioso para quem de fato acredita em democracia.Além de não ser forçado, seriam momentos eventuais, com espaços para influencia do poder local, ou comunitario, e no poder nacional.
4)Os deputados, vereadores, persidente, etc. são ELEITOS PELO POVO. Todo o brasileiro pode filiar-se a um partido politico e concorrer as eleições.
ISSO é democracia. O resto é masturbação mental.
Discordo inclusive que ser politico seja profissão.
5)E eu discordo de você. Eles precisam dedicar tempo integral para discutir projetos, leis, etc. Não é só levantar a mão para votar idéias que nascem do nada e ao acaso.
Em parte os problemas da Democracia representativa estão a isso ligados.Pois seu objetivo passa a ser se manter no poder,e não fazer algo de fato visando o bem comum.Fora os acordos escusos que fazem para se manter no poder.Ser político deveria ser uma ocupação por tempo limitado, para que houvesse uma alternancia dos individuos a ocupar cargos publicos.
6)Veja em quem vota na próxima vez.
Uma abobrinha é acreditar nos políticos, do Brasil por exemplo, achar que essa categoria, tem o interesse do povo, e que o sistema atual está funcionando bem, essa é outra abobrinha.
7)Veja em quem vota na próxima vez.
Mas diante de tanta corrupção, arbitrariedade, influencia de interesses privados, desperdicios, numeros absurdos de altos salarios e cargos publicos via indicação, se desejar defender esse modelo bem, para muitos é mais facil delegar o poder para então so pensar em si e nos proximos e coligados, e o resto que se lasque.
8)E qual é a solução? Criar mais cargos publicos para organizar as reuniões bobinhas. Aumentar a flha de pagamento. gastar mais e mais.
1)Na suiça existe Democracia Direta ou Semi-direta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_direta
2)Eu sou a favor da diminuição dos cargos de assistente parlamentar, e dos diversos acessores pagos com dinheiro publico.Assim como o gasto geral com salario dos politicos que deve ser diminuido.Não sou a favor do Estado grande, mas de um Estado aonde o coletivo tem mais controle, e participa mais do poder.
3)O controle feito pelas instituiçoes é insuficiente.No interior muitas vezes a policia é coptada,não existe impresa de fato livre.A fiscalização popular é uma ideia para iniciativas facultativas, apenas fornecendo espaços para quem quiser poder fiscalizar o que os políticos fazem com dinheiro publico.Não é nem forçar, nem gastar dinheiro, mas acabar com os segredos e trazer a gestão mais perto das pessoas para que elas possam se engajar e participar se assim desejarem.
QUanto ao tempo isso é muito relativo.Depende da proposta.Se for como aqui na minha região que foi relativa a estacionamento de carros no passeio que estavam quebrando esse, tudo foi decidido rapidamente em menos de 30 minutos.(agora já tem uma proteção que impede os carros de estacionar no passeio e o passeio está sendo reconstruido, operação do condominio que vivo).
4)Todos os partidos participam de regras que favorecem a coptação por interesses externos.A democracia representativa é melhor do que tudo que veio antes, mas ainda tem problemas, e pode ser aprimorada.
5)Tempo integral enquanto estiverem exercendo a função ok, deixar de ser medico, advogado, professor, para ser político o resto da vida não.Eu não disse conviver com duas profissoes obvio que durante o exercicio do mandato pediria licença, porém sou a favor de limites algo como 12 anos no maximo, para que o cara não passe o resto da vida dependendo da carreira política.Da sua contribuição e depois lugar para outro.Até por isso teria a pressão maior de nesse tempo fazer algo de mais relevante, já que não tem a vida toda para postergar a contribuição em nome da manutenção do poder.
6,7)Sempre vejo,voto com minha consciencia.Não considero suficiente nem meu voto individual nem o sistema como ele está apresentado.
8)A solução é criar um sistema, se inspirando em Democracia Direta, em ideias como Democracia Ampliada entre outras(veja o exemplo da Suiça, Suecia,Canada), em que o povo, o coletivo tenha mais espaços para fiscalizar, controlar, decidir.Tanto no nivel local como nacional.Não aumentando o gasto publico, mas diminuindo, em varios niveis, já citei os acessores, salarios elevados, ainda tem as aposentadorias acumulativas(Gente ganhando fortunas do Estado tem que parar) entre outras coisas como desperdicios.Um sistema de ampliação da Democracia utilizaria muitos dos cargos que já existem, suprimindo outros, regionalizando o poder, e colocando em contato, ou pelo menos abrindo essa possibilidade em maiores niveis entre comunidade e representantes.Tais representantes tem que ter menos autonomia, e servir ao povo, ao mesmo tempo tem que ter espaços de dialogo, pois com o dialogo e contrução de uma cultura política democratica, as chances de se chegar as soluçoes melhores e mais duradouras aumentam.