Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael escreveu:Não dá. Basicamente, toda a arte produzida a partir do domínio classista burguês é burguesa. E eu aprecio a arte burguesa. Nasci em 86, oras...
Sama, qual é a sua definição de burguesia na atualidade?
Rapaz, às vezes eu me pergunto a mesma coisa. Teoricamente, é a classe dominante desde a derrocada da aristocracia ao fim do período absolutista. Mas a classe burguesa, se assim pode ser chamada, se tornou mais complexa com o tempo.
Primeiro, porque hoje existem setores médios assalariados. De acordo com uma ideologia marxista, estes setores pertencem às classes dominadas, embora os cargosde gerência sejam muitas vezes até melhor remunerados do que os donos de muitos empreendimentos burgueses que dominam seus meios-de-produção.
A burguesia, à maneira da dominação, se converteu numa classe de grandes capitalistas, que oscilam entre o mercado industrial e o mercado financeiro. E creio que seu reinado só terá fim com a chegada de um novo sistema de produção.
Samael escreveu:Rapaz, às vezes eu me pergunto a mesma coisa. Teoricamente, é a classe dominante desde a derrocada da aristocracia ao fim do período absolutista. Mas a classe burguesa, se assim pode ser chamada, se tornou mais complexa com o tempo.
No começo, burguês era qualquer um que vivesse nas cidades. Depois, burguês virou sinônimo de burguês rico, mas no começo tinha muito burguês pobre também.
Samael escreveu:Primeiro, porque hoje existem setores médios assalariados. De acordo com uma ideologia marxista, estes setores pertencem às classes dominadas, embora os cargosde gerência sejam muitas vezes até melhor remunerados do que os donos de muitos empreendimentos burgueses que dominam seus meios-de-produção.
A burguesia, à maneira da dominação, se converteu numa classe de grandes capitalistas, que oscilam entre o mercado industrial e o mercado financeiro. E creio que seu reinado só terá fim com a chegada de um novo sistema de produção.
Então, para você, burguês é qualquer empresário do setor financeiro e industrial, independente do volume de suas posses? E o Bill Gates, é burguês?
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006