O ateísmo e a inteligência

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Re: O ateísmo e a inteligência

Mensagem por emmmcri »

o pensador escreveu:
O ENCOSTO escreveu: Deus criou uma natureza infinitamente cruel, em que a violência brutal é fator imprescindível à subsistência. As criaturas vivem num verdadeiro campo de batalha. A cadeia alimentar é um morticínio generalizado – a vida se alimenta da vida. Em todo lugar que olhamos, o tempo todo, está presente o sofrimento de uma vida sendo destruída por outra, não por maldade, mas por necessidade, para sobreviver.

Sobre nosso planeta há um exército armado até os dentes – literalmente! Uma multidão de máquinas de matar dotadas de garras, presas, bicos e chifres – todos finamente projetados para dilacerar carne de outros seres vivos. Inúmeros predadores altamente eficientes, animais de rapina especializados em apenas uma coisa – ceifar vidas para sobreviver. Outros possuem armas que matam silenciosamente: serpentes com dentes modificados inoculam venenos letais, que paralisam em segundos; temíveis répteis com mordidas infecciosas; peixes, sapos, rãs, aranhas e escorpiões violentamente peçonhentos; enguias elétricas; parasitas que nos devoram vivos; bactérias e vírus que nos apodrecem por dentro. Na defensiva, também há espécies que sobrevivem apenas porque são verdadeiras fortalezas biológicas, blindadas por carapaças ou couraças quase impenetráveis.

Desde seus primórdios, a Terra foi testemunha de uma guerra que perdura até hoje: Vida versus Vida. Apenas ao mais apto, ao mais egoísta, ao assassino mais eficiente, é dado o direito de existir – o troféu da sobrevivência! Quem seria suficientemente estúpido para afirmar que esse esquema totalmente sanguinário e diabólico foi criado por um ser infinitamente bondoso que ama todas as suas criaturas?

Também há espécies que sobrevivem graças a enorme taxa reprodutiva. O Criador em Sua infinita bondade e sabedoria, deu a seres a capacidade de gerar muitos outros semelhantes para que apesar de vários morrerem, alguns ainda sobrevivam para continuar o ciclo.

A presença desse tipo de mal torna a existência de qualquer tipo de “força superior” que se importa com a vida na Terra algo profundamente incompatível com a realidade em que vivemos. A onipotência e a onibenevolência continuam imiscíveis como água e óleo. Até agora, a única desculpa capaz de salvar a reputação de Deus é a de que ele não existe – mas, se existisse, só seria digno de nosso ódio.”

Fonte http://oencosto.cjb.net

Aglumas observaçôes importantes sobre o texto:

1)É impossível um Criador perfeito criar uma criaçâo perfeita,pois ambos se limitariam em perfeiçâo;um possuiría perfeiçôes nâo compratilhadas pelo outro.O poder e a liberdade de um seriam relativizadas pela do outro.Logo nada que um Criador perfeito criar será perfeito.

2)Um ser nâo pode ser imperfeito e realizado pois tudo que é imperfeito nâo é plenamente realizado,se fosse já nâo seria mais imperfeito mas sim auto suficiente.Enquanto vivemos necessitamos nos alimentar,dormir,nos relacionar,etc,de modo que nossa vida seja um ciclo ininterrupto de necessidades e a busca por satisfazer estas necessidades.Logo uma criaçâo imperfeita é uma criaçâo que experimenta sofrimento e ansiedade por sua própria natureza criada e limitada.

3)Se Deus é a fonte absoluta da existência e do ser Ele é completamente realizado de modo que somente nele a criaçâo se realize.Toda criatura racional que propositadamente se afasta de Deus traz o mal sobre si mesmo como rsultao da Lei impessoal do Ser ou Lei da Causalidade.

O que me impressiona é o fato de o Ateu não perceber isso.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

o anátema escreveu:
emmmcri escreveu:Acredito que o ateísmo afeta os neurônios .Não é possível!
Como diria Morris se fosse assim é assim que seria!
Tudo aponta para um projetista,mas o ateu invertendo a sua lógica atribui a vida o projeto máximo ao nada!!
Vocês devem sérias explicações a humanidade!!!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vamos... Vamos... comecem a se explicar...

Deus conseguiria inventar um universo que funcionasse como um relógio automático, em que as leis físicas fizessem se formar estrelas, e planetas a sua volta, e em alguns desses planetas, que surgisse vida e evoluísse até as formas que existem hoje na Terra?

Deus seria capaz ou incapaz disso?

Sim seria capaz você é um teísta ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Pensador, emmcri: vocês não sabem que nós ateus somos os favoritos de Deus?

Ele nos criou especificamente porque gosta de nosso hábito de questionar.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

emmmcri

Re.: O ateísmo e a inteligência

Mensagem por emmmcri »

Vamos , vamos vocês tem que explicar como e porque vocês fazem uma inversão da lógica??
Por enquanto só tentativas refutadas.
Vamos... Expliquem...
VOLTAIRE

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Quem faz a alegação extraordinária é você, emmcri. Portanto cabe a você fornecer provas.

A realidade NÃO se apresenta como se tivesse sido criada por uma vontade consciente. Do contrário, como você explicaria (por exemplo) abortos espontâneos e más-formações "in utero" como as que o Encosto mostrou?
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

emmmcri

Re: Re.: O ateísmo e a inteligência

Mensagem por emmmcri »

Luis Dantas escreveu:Quem faz a alegação extraordinária é você, emmcri. Portanto cabe a você fornecer provas.

A realidade NÃO se apresenta como se tivesse sido criada por uma vontade consciente. Do contrário, como você explicaria (por exemplo) abortos espontâneos e más-formações "in utero" como as que o Encosto mostrou?

Se entendermos que a ciência deve se ater ao como e deixar o por quê para filosofia e a religião,seira um bom passo para entendermos de fato nossas origens.
Deus não pode ser provado e também não pode ser refutado.
Porém a aplicação da lógica e analogia nos leva a conclusões claras de um projetista.Quem é ele fica por conta da filosofia e da religião e a causa das deficiência dos projetos, fica a ciência em sua missão de descobrir como acontecem e podendo, concerta-las.
VOLTAIRE

Imagem

Perseus

Mensagem por Perseus »

O emmcri está certo pessoal.

O uso pleno e consciente da lógica e da analogia mostra que indubitavelmente, algum morfético filho duma puta e porco fez todo este projeto, principalmente dos vírus, apenas com a itnenção de se deliciar com sofrimento alheio.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Imagem
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Perseus escreveu:O emmcri está certo pessoal.

O uso pleno e consciente da lógica e da analogia mostra que indubitavelmente, algum morfético filho duma puta e porco fez todo este projeto, principalmente dos vírus, apenas com a itnenção de se deliciar com sofrimento alheio.

Aconselho um psiquiatra...Melhor um teólogo...
VOLTAIRE

Imagem

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

emmmcri escreveu:
Luis Dantas escreveu:Quem faz a alegação extraordinária é você, emmcri. Portanto cabe a você fornecer provas.

Se entendermos que a ciência deve se ater ao como e deixar o por quê para filosofia e a religião,seira um bom passo para entendermos de fato nossas origens.
Porém a aplicação da lógica e analogia nos leva a conclusões claras de um projetista.Quem é ele fica por conta da filosofia e da religião e a causa das deficiência dos projetos, fica a ciência em sua missão de descobrir como acontecem e podendo, concerta-las.

Você acha que sabe de lógica? Topa um desafio de lógica?
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Ateus são burros mesmo.

O ateu geral é um sujeito que mal consegue contar até sete sem se perder. Um verdadeiro tapado.

Poucas classes de pessoas conseguem ser mais burras na média que o grupo dos ateus.

Uma dessas classes é a dos teístas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Dante, the Wicked escreveu:
emmmcri escreveu:

Você acha que sabe de lógica? Topa um desafio de lógica?

Caramba Dente você já quer correr??

Eu não estou numa guerra de egos rapaz eu estou defendendo um posicionamento consistente!!
VOLTAIRE

Imagem

Luis Dantas
Contato:

"EU SOU O LANTERNA VERDE!

EU POSSO VOAR!"

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Ateus são burros mesmo.

O ateu geral é um sujeito que mal consegue contar até sete sem se perder. Um verdadeiro tapado.

Poucas classes de pessoas conseguem ser mais burras na média que o grupo dos ateus.

Uma dessas classes é a dos teístas.

O Ateu só defende fervorosamente seu credo ateísta .
Pra isso ele deixa de lado a razão e é guiado pela paixão.
VOLTAIRE

Imagem

Schultz

Mensagem por Schultz »

O ateu é tão burro que não sabe fazer um cálculo de análise combinatória, muito menos de probabilidade.

:emoticon116:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Engraçado um defensor do criaciniosmo "científico" dizendo isso... por quê, então, estes bunda-moles destes crentes toscos criacionistas ficam procurando chifres em cabeça de cavalo e não deixam quem entende cuidar do que pertine às ciências????

Fiquem com suas religiões absurdas e seus mitos e deixem quem está interessado em "descobrir" o que pesquisam em paz, não tentar validar seus mitos e suas teorias cosmogônicas vomitando asneiras em cima de descobertas e pesquisas de campos nos quais apresentam conhecimento nulo.

Aplicando o seu próprio raciocínio, é isso que deve ser feito. Deixarem de querer cantar de galo no terreiro que não lhes pertence.

Aliás, e quando é que os cientistas se preocupam com deuses ou coisas do tipo? Cientistas se preocupam em aprender de acordo com o que o universo (dentro da realidade aferível) proporciona e propor teorias para entender uma parte do todo, sendo que as mesmas, vigem até serem substituídas por uma melhor ou mais completa. Só isso.

E não venha com as delongas de posicionamento filosófico, isso não cola, já foi refutado isso há muito, inclusive por mim, mas você faz questão em insistir em falar estas abobrinhas... partir de uma posição cômoda, como a de que tem de haver um projetista, faz com que tudo possa ser explicado a partir desta frase: "Deus quis assim".

E se vier com a clássica: "E desde quando estou falando que o projetista seria deus, poderiam ser ETs", digo: "Vá te catar"! Você crê que existe um deus, se fosse ETs ou vários deuses o posicionamento do DI que você assume, como crente, você o combateria por ser uma blasfêmia.
Editado pela última vez por Tranca em 15 Nov 2005, 23:52, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Cabula

Mensagem por Cabula »

Porque os crentes de hoje em dia não são iguais aos do passado?
Os profetas, quando se tinha dúvida sobre o deus dos exércitos imediatamente apresentavam sua glória.
Por exemplo : Isaías fez descer fogo do céu diante dos adoradores de outros deuses, Moisés fez diversos milagres e pragas para faraó (apesar do senhor endurecer o coração de faraó), Jesus, Pedro, Paulo, etc fizeram milagres (segundo a bíblia).
Porque estes caras de hoje não fazem o mesmo?
Faz um determinado milagre incontestável que ninguém vai poder dizer nada. Afinal, para alguém quem construiu todo o universo em 7 dias apenas com a palavra, todo o resto deve ser fichinha..

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Tranca

Mensagem por Tranca »

Cabula, como eles não fazem milagres? E os dentes de ouro, os ressussitamentos, os descarregos, as dádivas materiais??? Você só não vê porquê tem pouca fé!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Abraço

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Cabula

Mensagem por Cabula »

Tranca-Ruas escreveu:Cabula, como eles não fazem milagres? E os dentes de ouro, os ressussitamentos, os descarregos, as dádivas materiais??? Você só não vê porquê tem pouca fé!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Abraço

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
É verdade, eu só queria que eles fizessem alguma coisa que pudesse ser confirmada por qualquer um que testasse e não apenas quem tivesse fé.
Fé é o mesmo que o testemunho passional.
Se você ama alguém de todo o coração você tende a defendê-lo em seu testemunho, mesmo sendo na justiça.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Isso!

Ou seja, só vê o criador quem quer, por fé!

Se é do contrário, por quê raios esses novos profetas não realizam milagres e prodígios e calam de vez a boca de todos os incréus como nós???
:emoticon16:

Roberto Campos

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Aurélio, não imaginava que uma receita de iogurte pudesse levar malte. Por sinal, onde se compra malte? Em que tipo de estabelecimento ele é vendido? Aliás, o que é malte? Só sei que é um ingrediente da cerveja, e que é feito de cevada. É um líquido? É fermentado?

Encosto, assim não dá! Se você conhece algum deus cujos escritos sagrados, ou cujos adeptos, defendem que o tal deus criou este mundo assim como ele é hoje, então critique esse deus por o mundo ser a bosta que ele é hoje.

Mas você não pode estender essa crítica ao Deus da Bíblia. (Por que os ateus são tão teimosos quanto a isso?) Pois a Bíblia é claríssima em afirmar que esse mundo atual em que vivemos NÃO É o mundo que Deus criou originalmente. Portanto, não critique o Deus da Bíblia com esse argumento. No máximo você pode chiar pelo castigo que ele deu à humanidade. Mas não dá para criticar esse mundo como sendo criação divina. Sejamos honestos, por favor!
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

o pensador escreveu:1)É impossível um Criador perfeito criar uma criaçâo perfeita,pois ambos se limitariam em perfeiçâo;um possuiría perfeiçôes nâo compratilhadas pelo outro.O poder e a liberdade de um seriam relativizadas pela do outro.Logo nada que um Criador perfeito criar será perfeito.

QUANTA BESTEIRA!

O pensador é indiscutivelmente ruim em matemática. Dizem que também é ruim em filosofia. E agora até em teologia! Tá mal!

É lógico que pode haver diferentes níveis de perfeição. Até mesmo o homem caído pode realizar obras perfeitas. Dizem que errar é humano; apesar disso o homem consegue realizar obras completamente isentas de erros. O erro não é obrigatório.

Pela razão e pela filosofia podemos conceber diferentes níveis de perfeição, todos porém igualmente perfeitos. Uma perfeição não exclui a outra. É claro que unicamente Deus é absoluto. Em tudo. Mas isso não implica a imperfeição de suas obras.

Teologicamente, podemos ver que essa idéia não é endossada pelas Escrituras.

Em Gênesis, não só o homem, mas também os animais, e até mesmo as plantas, eram todos "muito bons". Nada havia de ruim na criação original. Pode-se polemizar que não foi usada a palavra "perfeito", mas essa idéia é amplamente associada na Bíblia à criação divina. "Perfeito eras em teus caminhos", é o que é dito de Lúcifer. Ao menos os anjos eram perfeitos. E anjos não são Deus.

Podemos admitir que mesmo no Éden um macaco era mais esperto que um cavalo, assim como Adão era mais inteligente que o macaco, os anjos mais inteligentes que Adão, e Deus mais inteligente que todos. Todos, porém, eram igualmente perfeitos. E só Deus absoluto.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Luis Dantas escreveu:"Eu sou o Lanterna Verde! Minha vontade molda a realidade!

EU POSSO VOAR!

EU POSSO VOAR!

EU POOOOOSSOOOOOO V..." (splat)

Uma boa explicação (e tão séria quanto) da participação teísta neste tópico, luís.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Luis Dantas escreveu:"Eu sou o Lanterna Verde! Minha vontade molda a realidade!

EU POSSO VOAR!

EU POSSO VOAR!

EU POOOOOSSOOOOOO V..." (splat)

Luis, você e suas mentiras desonestas novamente.

Você não é o...
Imagem

Você é o...
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Ben Carson escreveu:Mas você não pode estender essa crítica ao Deus da Bíblia. (Por que os ateus são tão teimosos quanto a isso?) Pois a Bíblia é claríssima em afirmar que esse mundo atual em que vivemos NÃO É o mundo que Deus criou originalmente. Portanto, não critique o Deus da Bíblia com esse argumento. No máximo você pode chiar pelo castigo que ele deu à humanidade. Mas não dá para criticar esse mundo como sendo criação divina. Sejamos honestos, por favor!

Essa é nova! Mas, aceitando-se a hipótese divina, lá vamos nós outra vez...

Então o deus da bíblia não é o criador deste mundo atual? Quem criou? Onde fica a totalidade de deus nesse momento?

Ele não propiciou as condições para que suas criaturas se tornassem como são, dando-lhes os atributos que os tornam geniais e bestiais?

Se ele rejeita o mundo, afirmando (como você coloca) que o mundo atual não é responsabilidade dele, sendo diferente do que criara originalmente, qual o direito, então, de julgar ou infligir castigos aos seus habitantes, já que estão aqui por si mesmos, vivendo realidades decorrentes de milênios de transformações que tornaram o Eden original no Inferno?

Sejam honestos em suas argumentações vocês também... livram a cara de Deus quando lhes convém, como os escritores da bíblia também o fizezam, mas lhe dão o direito de cobrar dos homens até o que não lhe diz respeito, pelo fato de ter-lhes deixado à sua sorte...

Ah, a bíblia diz. Grande coisa, a Marvel diz que existem mutantes superpoderosos, mas não vejo nenhum ao alcance da vista, devo crer por fé?

Roberto Campos

Trancado