Papa convoca reunião sobre darwinismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Felipp Jarbas

Re.: Papa convoca reunião sobre darwinismo

Mensagem por Felipp Jarbas »

Não acho que vai mudar muita coisa.De qualquer forma, a Igreja parece ter cada vez menos fiéis no Brasil, apesar dos esforços da RCC.É bom lembrar que o Papa advertiu os católicos a cortar amizade com os incrédulos para preservar a fé. :emoticon6:
Afirmação extraordinária requer evidência extraordinária.Carl Sagan

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

susbtimam o poder do papa... tenho a péssima sensação de que tempos de fanatismo e obscurantismo creascente se avizianham, incluído por parte dos católicos, muito como resposta social a ou fanatismos noutras facções religiosas.
O DA, duma forma assumidamente agressiva, apenas se revolta com esses sinais. Um por si só pode ser irrelvante, mas no seu todo são significativos e, na minha opinião, pernunciadores dos tempos que se avizinham.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Alter-ego
Gênero: Masculino

Re: Re.: Papa convoca reunião sobre darwinismo

Mensagem por Alter-ego »

Azathoth escreveu:Basta ele elegar que Karol Wojtyla não estava falando ex cathedra.

E, de fato, não estava.
"Noite escura agora é manhã..."

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

*alegar
Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

Spitfire escreveu:E pode este papa contrariar o que outro papa já pronunciou? Pode então a igreja desdizer o que já foi dito? E a infabilidade papal? Joseph Ratzinger vai admitir (sob a ótica dele) que Karol Wojtyla errou?

Que presepada!

A sorte é que este velho decrepito e senil logo logo vai estar com o pé na cova... esta contando o tempo que resta nos dedinhos da mão. :emoticon12:

infaliabilidade papal não é necessariamente "epistemológica"; exista evolução ou não, o que quer que o papa defenda é o correto para se acreditar, mesmo que não seja verdade, é o que ouvi dizer. Não por ser correto de forma absoluta, mas relativa para a época e etc e tal. Ad Hoc do grosso...

... mas não sei se é essa a explicação oficial, apenas ouvi em algum lugar...

uma vez, numa discussão sobre evolução no orkut.... em que havia um católico montfortiano fundamentalista, e uma católica que aceitava a ciência... ficou meio surreal... a católica disse que JP2 disse que a evolução é aceitável, e o montfortiano dizia que no entanto a evolução não era dogma católico...

Dogma.... que geralmente tem um peso muito pejorativo, e com razão, para uns é visto como algo positivo, como qualidade de uma afirmação.... impressionante
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

clara campos escreveu:susbtimam o poder do papa... tenho a péssima sensação de que tempos de fanatismo e obscurantismo creascente se avizianham, incluído por parte dos católicos, muito como resposta social a ou fanatismos noutras facções religiosas.

No Brasil, a Renovação Carismática Católica é a ala fundamentalista da ICAR. Rejeitam a evolução, adotam os sinais exteriores exacerbados de fé dos pentecostais, como a possessão pelo Espírito Santo e o "falar em línguas" e têm uma mentalidade medieval.
Entretanto, ao contrário dos tradicionalistas, não atacam o papa nem o Concílio Vaticano II.

Trancado