New Mysterianism

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Azathoth escreveu:Já eu mudei minha posição desde que escrevi esse tópico.

Só realça a sua inteligência, obviamente. Mas você poderia explicitar mais?

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: New Mysterianism

Mensagem por Samael »

Ike escreveu:Que bom. Este tópico provocou-me uma epifania fulminante. O problema da consciência está resolvido para mim... pela simples recusa da definição do que deve ser uma explicação. Genial... :emoticon16:

Deixa de se enganar!

Desde quando você dá por resolvida qualquer questão?

Vais é enrolar mais sua cabeça e chegar a sua conclusão agnóstica existente desde o seu primeiro nick: só sei que nada sei.

Ike

Re: Re.: New Mysterianism

Mensagem por Ike »

Samael escreveu:
Ike escreveu:Que bom. Este tópico provocou-me uma epifania fulminante. O problema da consciência está resolvido para mim... pela simples recusa da definição do que deve ser uma explicação. Genial... :emoticon16:

Deixa de se enganar!

Desde quando você dá por resolvida qualquer questão?

Vais é enrolar mais sua cabeça e chegar a sua conclusão agnóstica existente desde o seu primeiro nick: só sei que nada sei.

Eu disse para mim... e não para o resto do Universo. Hume dizia que o ceticismo é instável... e não podemos estar sempre em dúvida. Neste momento estou numa fase de estase em relação ao problema da consciência. Pode haver uma pontuação qualquer no futuro... mas não me preocupa. :emoticon1:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Samael escreveu:
Azathoth escreveu:Já eu mudei minha posição desde que escrevi esse tópico.

Só realça a sua inteligência, obviamente. Mas você poderia explicitar mais?

bump

Se não houver um maior desenvolvimento dessa declaração, ficará entendido por default que o Azathoth agora acredita em:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Re.: New Mysterianism

Mensagem por Azathoth »

:emoticon12:

Eu acredito que é uma conclusão precipitada julgar que existem empecilhos neurológicos proibitivos ao estudo da consciência e identidade pessoal. O único argumento não filosófico que já vi para sustentar esse tese se baseia no teorema da incompletude, e o teorema da incompletude não é aplicável a qualquer sistema formal.

O cérebro, como Daniel Dennett costuma dizer, é um tecido maravilhoso, mas ainda sim um tecido. Assim como temos ilusões ópticas, recebemos informação do mundo exterior que não existe, julgo que podemos também sofrer de "ilusões internas", e as pré-concepções que demonstramos ao encarar os grandes problemas da filosofia da mente podem ser reflexão disso.

Então dou um passo atrás.
Imagem

Ike

Re.: New Mysterianism

Mensagem por Ike »

O teorema da incompletude é um mau argumento. Baseado num equivoco do que é um algoritmo. O Próprio Turing sabia que qualquer sistema inteligente que nao tivesse a pretençao da perfeiçao, poderia encontrar verdades matemática tropeçando nelas (tal como um computador tropeça e reconhece um Xeque mate... apesar de nao existir um algoritmo prático que garanta o Xeque Mate). Supostamente, um tal sistema poderia se autoconhecer... como os Budistas...

E eu nao acredito nessa cena da ilusao porque é um circulo vicioso. Quem está a ser iludido? E voltamos ao início.

Trancado