Genética humana e suas raças
Re.: Genética humana e suas raças
aliás, tem um monte de guerras e conflitos étnicos na África, talvez mais do que raciais até.
o uso ou não uso de "raça" não tem que ser uma medida de prevenção de violência, no caso do não uso, nem o uso tem que ser adotado porque senão seria "frescura", tem que ser adotado ou não de acordo com as populações cumprirem os critérios que se estabeleça para a definição.
Por medidas morais uns poderiam dizer que nós e chimpanzés/cães e gatos, somos da mesma espécie, para justificar seus direitos humanos e que tentemos protegê-los, e por não se ser "fresco" poderia se dizer que franceses são uma outra raça ou espécie animal.
o uso ou não uso de "raça" não tem que ser uma medida de prevenção de violência, no caso do não uso, nem o uso tem que ser adotado porque senão seria "frescura", tem que ser adotado ou não de acordo com as populações cumprirem os critérios que se estabeleça para a definição.
Por medidas morais uns poderiam dizer que nós e chimpanzés/cães e gatos, somos da mesma espécie, para justificar seus direitos humanos e que tentemos protegê-los, e por não se ser "fresco" poderia se dizer que franceses são uma outra raça ou espécie animal.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Re: Re.: Genética humana e suas raças
Led Zeppelin escreveu:o pensador, ímpio,
Se acharem melhor usar etnia tudo bem, mas ainda acho que preto, branco, amarelo... é raça.
no que se está discutindo, "raça" estaria mais próximo do correto, mesmo que não totalmente. O mais correto seriam "populações", para não correr risco de dar nomes errados aos bois (ou bovídeos) e/ou exagerar errôneamente o grau presumível de diferenças.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- Led Zeppelin
- Contato:
ímpio,
Populações? Acho que não, população é os habitantes em geral de uma região.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Uma pessoa que desvaloriza os estudos de inteligencia é o Mega-Darwinista e Pan Adaptacionista John Maynard Smith.
Porque será que tanta gente se sente superior (ou acha que é uma coisa importante ou interessante para a sociedade) só porque um estudo quaquer feito não sei aonde diz que os Brancos têm mais alguns pontos de QI? Deve ser falta de sexo, não?
Led Zeppelin escreveu:o pensador escreveu:Led Zeppelin escreveu:o pensador escreveu:Que eu saiba nâo existe nenhuma " raça" dentro da nossa espécie.Nós somos todos da mesma espécie e da mesma subespécie:Homos sapiens sapiens.O que existe é variaçôes étnicas;o termo "raça" é inapropriado para descrever sub-grupos humanos..
Não é. Muitos cientistas adotam a postura que existem raças, etnia está mais ligado aos costumes e cultura dos povos.
Entâo deveriam reformular os conceitos."Raça",em termos biológicos,seria o equivalente de "sub espécie".E que eu saiba todos os indivíduos humanos pertencem à mesma espécie e a mesma sub espécie.
Então deveriam deixar de usar raças para cavalos também.
Raça e espécie são conceitos ainda em discussão e que não são consenso em ciência, para espécies existem mais de 5 conceitos distintos e a discussão ainda é calorosa.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- Ateu Tímido
- Contato:
Led Zeppelin escreveu:o pensador escreveu:Que eu saiba nâo existe nenhuma " raça" dentro da nossa espécie.Nós somos todos da mesma espécie e da mesma subespécie:Homos sapiens sapiens.O que existe é variaçôes étnicas;o termo "raça" é inapropriado para descrever sub-grupos humanos..
Não é. Muitos cientistas adotam a postura que existem raças, etnia está mais ligado aos costumes e cultura dos povos.
Já foi demonstrado que não existem raças na espécie humana. Pode haver mais diferença genética entre dois indivíduuos de diferentes tribos africanas do que existe entre um deles e um japonês, por exemplo.
Led Zeppelin escreveu:ímpio,
Sim, populações. Depende do universo de interesse, ou seja a sua escala espacial. População tem uma estrutura espacial e compreende os indivíduos de uma espécie dentro de uma área específica. As fronteiras de uma população podem ser 1. naturais, 2.impostas pelos limites geográficos de um habitat ou 3. podem ser definidas arbitrariamente de acordo com uma dada pesquisa.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Veja os negros como fazem sucesso nos esportes... E eu não conheço nenhum judeu pobre... E nenhum asiático burro...
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"
CAVEIRA escreveu:Veja os negros como fazem sucesso nos esportes... E eu não conheço nenhum judeu pobre... E nenhum asiático burro...
Sou negro e não sou bom em esportes. E sim, existem asiáticos burros aqui mesmo têm uns que são donos de bares e não calculam bem os custos X despesas o que os impede de progredir.
Numa mesma família se pode observar diferenças por exemplo: inteligência, irmãos tendem para lados opostos uns com sabedoria e outros não e assim sucessivamente
CAVEIRA escreveu:Veja os negros como fazem sucesso nos esportes... E eu não conheço nenhum judeu pobre... E nenhum asiático burro...
esse tipo de coisa é o que eu estava dizendo... você não pode simplesmente olhar uma coisa e querer concluir algo apressadamente.
Isso pode ser até uma observação inicial que desperte interesse para algo mais aprofundado, mas é só uma pequena sugestão que pode não ter nada a ver com a realidade, ou ser até o inverso.
Para que servisse de algo, você teria que ver se essa observação pode ser considerada estatisticamente satisfatória.
Por exemplo, será que dentro do universo de pessoas que entram em cada tipo de atividade, como num dado esporte, há um número proporcional ou preferencialmente, igual, de pessoas pertencentes aos diversos grupos a serem comparados? E será que há outras causas não raciais que poderiam determinar diferenciais de desempenho, como classe social, metodologia de preparação, etc?
Dizem que a seleção de futebol da Holanda, em mil novescentos e bolinha surpreendeu todos como time devastador simplesmente porque introduziu a técnica de aquecimentos, não utilizada antes, em vez de ter encontrado atletas com uma genética superior.
Colocando esse raciocínio no plano real, se por exemplo, negros tem aparente supremacia em algum esporte, isso pode não ser resultado simples de algum fator biológico de origem racial, inata dos negros, mas simplesmente resultado de haverem mais negros do que indivíduos de outras populações que praticam o esporte para começar, que o têm como uma carreira desejável/acessível.
Assim, mesmo que eventualmente se identificasse alguma diferença biológica inata nesses atletas, não significaria que isso fosse alguma exclusividade racial; um gene ou fenótipo raro, poderia estar mais ou menos na mesma freqüência em outras raças, (ou menos, no caso de fenótipo, tanto quanto a expressão depender de exercício, por exemplo), mas seria apenas mais provavelmente encontrado dentro de uma população maior qualquer. (o que me sugere que mesmo cálculos proporcionais seriam um tanto inadequados, sendo preferencial populações de mesmo tamanho a serem comparadas; por outro lado acho que pode se testar isso, ainda que complicasse mais)
Poderia-se dizer que a própria distribuição populacional/racial de praticantes de dados esportes ou atividades tem fundamento biológico, num gosto inato pelos esportes em que se saem bem, mas isso além de ser um tipo de argumento ad-hoc para se safar de um exame estatístico mais apurado, é bem apelativo, exagera o poder da genética e não leva em consideração a dificuldade disso evoluir.
Por outro lado, diferenças desse tipo, determinando potenciais de diferença de desempenho em atividades esportivas, bem provavelmente existem em algum nível, ainda que aquilo que se veja de mais aparente possa não ser um reflexo correto, não distorcido por outros fatores.
Isso porque diferenças mais físicas desse tipo são mais visíveis à seleção natural do que leves diferenças de uns poucos pontos de QI, e por isso tem mesmo maior probabilidade de evoluir.
As diferenças de QI, inclusive, tem oscilações que não podem de qualquer maneira ser atribuídas a variações genéticas como aumentos de alguns pontos (mais ou menos 5-10 - efeito Flynn) quase que homogeneamente distribuidos por todo um país, a menos que novamente se faça alguma sugestão grotesca de apelação genética e atentado às probabilidades, como que coincidentemente ocorreu um monte de determinação de maior inteligência quase sincronizadamente, por simples recombinação.
Outras coisas a serem consideradas: a riqueza ou não-pobreza dos judeus que conhece, é biologicamente ou financeiramente hereditária? Todos um dia saíram pelados do meio do mato com amnésia, e prosperaram na cidade? Acho que não. Várias dessas coisas podem ser explicadas por tradição, transmissão cultural, que é mais fácil de evoluir do que bases genéticas para essas diferenças, e por isso a explicação preferencial.
Editado pela última vez por o anátema em 10 Nov 2006, 02:05, em um total de 1 vez.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
Corv0 escreveu:Porque será que tanta gente se sente superior (ou acha que é uma coisa importante ou interessante para a sociedade) só porque um estudo quaquer feito não sei aonde diz que os Brancos têm mais alguns pontos de QI? Deve ser falta de sexo, não?
Devem ter um "quociente de auto-estima" baixo, biologicamente herdado, claro, e por isso tendem a exaltar diferenças populacionais no QI, para tentarem compensar.

Mas mais seriamente.... o "narcisismo das pequenas diferenças", apontado pelo Freud... alguém conhece a respeito?
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
Bem, a raça é uma divisão dentro da espécie como nos cães, uma espécie e diversas formas.
Pode sim.
Eu vi em algum programa que os aborigenes australianos tem uma memória mais desenvolvida, podem guardar melhor imagens, isso foi feito num teste com crianças num tipo de jogo da memória.
Algumas raças ou etnias tem mais capacidade em certos aspectos que outras, isso é claro.
Pode sim.
Eu vi em algum programa que os aborigenes australianos tem uma memória mais desenvolvida, podem guardar melhor imagens, isso foi feito num teste com crianças num tipo de jogo da memória.
Algumas raças ou etnias tem mais capacidade em certos aspectos que outras, isso é claro.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Está faltando a opinião dos nazistas.
Poin,poin,poin,poin,

Poin,poin,poin,poin,

"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
- Ai, ai, ai....
1.Negros fazem sucesso na natação, no tênis, no golfe, na equitação, na ginástica olímpica?
2. Lá em Israel todos são ricos?
3. Sua capacidade de observação é deveras limitada héin?
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Led Zeppelin
- Contato:
Por que muita gente imagina que discutir isso é ser racista?
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Led Zeppelin escreveu: Mas os indianos são bons hein? Mesmo em meio a tanta pobreza exportam médicos, economistas, biólogos, químicos, etc para o mundo todo. E os melhores, os judeus também são inteligentes, ao menos existem evidências disso.
existirem alguns judeus famosos pela sua inteligência não é uma evidência de que judeus são inteligentes, apenas de que alguns judeus são inteligentes.
Uma coisa que para mim não ficou ainda clara é a que tipo de "inteligência" te referes.
Se é ao QI, não é apropriado falar de raças, etnias ou outra coisa qualquer, porque os testes de QI têm características profundamente culturais, não podendo ser aplicados, em igualdade de circunstâncias, a pessoas de culturas tremendamente diferentes.
Eu penso que embora exista alguma predisposição genética pra os vários tipos de inteligência, a educação é o factor determinante.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Led Zeppelin
- Contato:
clara campos,
existirem alguns judeus famosos pela sua inteligência não é uma evidência de que judeus são inteligentes, apenas de que alguns judeus são inteligentes.[quote/]
Existem pesquisas a respeito, prefiro não me aprofundar até conhecer os resultados.Uma coisa que para mim não ficou ainda clara é a que tipo de "inteligência" te referes.[quote/]
Cognitiva, lógica, matemática... deixei bem claro no primeiro post.Eu penso que embora exista alguma predisposição genética pra os vários tipos de inteligência, a educação é o factor determinante.[quote/]
Claro, mas é da predisposição que estamos falando.
- Led Zeppelin
- Contato:
Definitivamente não sei usar o quote...
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Led Zeppelin escreveu:Definitivamente não sei usar o quote...
é [/quote] e não [quote/]
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Led, que eu saiba nunca foi descoberto um gene da inteligência, apesar dos tons sensasionalistas de algumas notícias.
Tenho também sérias dúvidas de que exista "o gene" da inteligência. O cérebro é um orgão extremamente complexo e a inteligência de uma pessoa dificilmente será determinada por um gene.
O que pretendo dizer é que a pergunta inicial me parece disparatada, porque predisposição para inteligência (que não se sabe como funciona) não é igual a inteligência e não é possível fazer uma correlação objectiva entre inteligência e gene sem ignorar todas as variáveis ambientais/sociais/educacionais.
Assim sendo, penso que a resposta à tua pergunta é NÃO.
quanto aos judeus, também tenho sérias dúvidas em considerá-los uma etnia, embora compreenda que alguns autores o façam, devido à sua tradicional endogamia.
Tenho também sérias dúvidas de que exista "o gene" da inteligência. O cérebro é um orgão extremamente complexo e a inteligência de uma pessoa dificilmente será determinada por um gene.
O que pretendo dizer é que a pergunta inicial me parece disparatada, porque predisposição para inteligência (que não se sabe como funciona) não é igual a inteligência e não é possível fazer uma correlação objectiva entre inteligência e gene sem ignorar todas as variáveis ambientais/sociais/educacionais.
Assim sendo, penso que a resposta à tua pergunta é NÃO.
quanto aos judeus, também tenho sérias dúvidas em considerá-los uma etnia, embora compreenda que alguns autores o façam, devido à sua tradicional endogamia.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Led Zeppelin
- Contato:
e não [quote/][/quote]Abmael escreveu:Led Zeppelin escreveu:Definitivamente não sei usar o quote...
é
Obrigado. =)
- Led Zeppelin
- Contato:
clara campos,
O gene não foi descoberto, pode existir ou não. Existem evidências.
O gene não foi descoberto, pode existir ou não. Existem evidências.
emmmcri escreveu:Está faltando a opinião dos nazistas.
Poin,poin,poin,poin,![]()
![]()
o Pondexter é nazista? Parafraseando o mesmo: "provas?"
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org