Cientistas afirmam terem decifrado "saída do corpo"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: Cientistas afirmam terem decifrado "saída do c

Mensagem por videomaker »

ímpio escreveu:
Botanico escreveu:
Apocaliptica escreveu:Por enquanto me mantenho cética a respeito. Já ouvi outras "descobertas" desse tipo antes.
Nem me convenceram as teorias religiosas a respeito e nem essa dos cientistas suíços.

Acho que pode ser uma hipótese. Mas algumas pessoas não descrevem bem assim...Como saber?

Não sei se foi Vitor Moura quem postou ou se está no site Criticando Kardec, mas lembra-me de ter visto o relato de um teste em que o pesquisador colocou um objeto numa pequena plataforma, acima do nível da porta e que não podia ser visto pela pessoa em teste. Durante a sessão em que essa pessoa dizia poder sair do corpo, foi-lhe instruído que deveria então tentar ver e descrever o dito objeto. E ela passou no teste.
Neste caso seria difícil atribuir a causa das supostas viagens astrais apenas a estimulação de uma dada região do cérebro. Só que no caso deste experimento, virão os argumentos céticos habituais: mas o cientista poderia mentir; é só um relato e não prova nada. Já o experimento dos suíços...

Já houveram diversos outros experimentos no sentido desse que descreveu, sem sucesso.

Mesmo que tivessem sido poucos, e os resultados fossem inconclusivos sobre a capacidade das pessoas verem ou saberem o que está em algum local onde não poderiam acessar, as explicações que negam viagem astral e similares são preferíveis por tudo que se sabe dos sentidos e como funcionam.

Para se ver imagens, precisa-se dos olhos, da estrutura de câmera que eles têm, que permite que a luz refletida no ambiente projete uma imagem que envia então sinais ao cérebro, onde é compreendida como imagem, e serve de base para orientação no ambiente.

Como que uma coisa que saísse do corpo, sem ter essa estrutura em câmera, seria capaz de ver qualquer coisa? Não seria, não como conhecemos o sentido da visão. Mesmo que fosse suficientemente constante o sucesso desse tipo de experimento em demonstrar que as pessoas sabiam o que estava em ambientes onde não poderiam acessar, algumas outras hipóteses, são preferíveis a essas, mesmo muitas hipóteses menos ortodoxas já seriam preferíveis levando em conta isso que mencionei. Por exemplo, telepatia e memórias falsas, ou que os objetos em si tem informações "telepatizáveis" que podem ser lidas diretamente, mas sem ser algo fortemente análogo à visão, ainda que possa ser falsamente convertido em visão para uma melhor adequação a um sentido ao qual estamos tão bem acostumados.

Ou seja, dá para inventar à beça quando se aceita os critérios necessários (ou ausência deles, melhor dizendo) para defender viagem astral e etc...

Impio meu caro ! quanto dessas experiencias vc participou ?
Fatos coletados por quem passou pela experiencia não valem ?
Vc já ouviu falar em Waldo Vieira e as experiencias fora do corpo , feitas por ele ?
Escreva um pouco sobre essas OUTRAS POSSIBILIDADES !
Em um programa um representante da projeciologia falou para o Apodman , que havia experiencias , onde o sujeito conseguia ler em outra sala uma sequencia de numeros ! e ai como fica ?
Qual a tua experiencia com isso ?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

o anátema

Re.: Cientistas afirmam terem decifrado "saída do corpo

Mensagem por o anátema »

Relatos podem ou não valer, não se pode acreditar em qualquer coisa só porque se ache interessante a idéia ou não se possa "provar a impossibilidade" de tal exemplo.

A mim as coisas já são suficientemente duvidosas se não for algo bem consensualmente estabelecido como fato e desprovido de qualquer mecanismo plausível, mecanismos que devem incluir também elementos reais, bastante conhecidos, não simplesmente ser uma coisa que qualquer um poderia inventar (como por exemplo, "ectoplasma", perispírito, cordão de prata, "psicossoma", essas coisas todas que não são nada mais que encheção de lingüiça não menos duvidosa do que o fenômeno maior da qual fariam parte, e não ajudam em nada a provar coisa alguma), para fazer parecer mais sofisticado e satisfatoriamente explicado aos que são convencidos bem facilmente das coisas que gostariam que fossem realidade.

Supondo que esses relatos todos sejam mais ou menos verdadeiros, como eu disse antes, não seria prova de que a consciência tenha saído do corpo, feito viagem astral, apenas que teria de alguma forma ficado ciente de coisas que, supondo honestidade e metodologia adequada, não poderia estar ciente pelos sentidos conhecidos.

Ter ficado ciente de objetos por meios supostamente incomuns, não implica que a sua consciência saiu do cérebro, ficou flutuando e com olhos invisíveis e intangíveis, viu o ambiente ou algo nele. Como eu disse antes, isso é fisicamente impossível.

Mesmo que por exemplo, um cientista conseguisse fazer seu corpo todo ficar completamente invisível como no filme, ficaria também completamente cego, porque a luz do ambiente atravessaria direto seus olhos, sem nunca entrar pela pequena fenda pupila projetando uma imagem na retina.

Aí teria que se inventar outras coisas, como a que eu inclusive mencionei: alguma espécie de telelapatia, talvez inconsciente, mais memórias falsas; ou uma espécie de "radar" de percepção extra-sensorial, em que consciência da pessoa continua funcionando no cérebro, sem nunca sair de lá, apenas criando lá mesmo uma "falsa visão" de um ambiente a partir da percepção por sentidos desconhecidos. A pessoa teria a impressão de ter saído do corpo porque esse sentido desconhecido usaria os mesmos qualias da visão, converteria um tipo de informação ambiental que nem sabemos qual é, para o padrão visual, ao qual estamos mais familiarizados.

Essas explicações são perfeitamente compatíveis com os relatos desse tipo de coisa, ao mesmo tempo em que nem são "explicações céticas", "chatas", que dizem que é tudo apenas uma ilusão ou trapaça, são só outras explicações alternativas que tanto quanto essas de viagem espiritual clássica não se prendem a critérios de comprovação alguma.

A diferença essencial é que na minha explicação a consciência não sai do cérebro, apenas simula a saída com informação que chega a ele por algum sentido ou sentidos desconhecidos, e que não foi inventada por algum guru influente dos alternativos new-agers, logo não teve um monte de babadores de ovo para simplesmente acreditar sem nunca pensar, "como é que sabem desse tal cordão de prata? E se a consciência fica no corpo, mas de alguma forma se torna consciente de outros locais?".

E provavelmente, mesmo que ofereçam essa "teoria alternativa", ela teria bastante rejeição só porque corta um pouco o barato de imaginar que de fato a consciência sai do corpo, que possivelmente acham mais legal, mais fantasioso que uma expansão da consciência que continuaria ocorrendo no cérebro. Mas nada a ver com evidências, porque tem tantas evidências para essa forma hipotetica de cognição quanto para psicossoma e cordão de prata.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Dick

Mensagem por Dick »

Será que o Caro Colega está realmente falando sério? Não pode ser... provavelmente sou eu que estou facilmente me convencendo com suas ironias, de tão bem feitas. Obrigado ciência? Muito boa! É sério mesmo? Acho que não. Será? :emoticon19:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

..vou deixar que a ciência responda por mim, como respondeu no texto que dá título ao presente tópico. Ciência concordando com a Bíblia mais uma vez.

.. tá virando rotina isso :emoticon10:

Obrigado!
Caro C :emoticon13: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Re.: Cientistas afirmam terem decifrado "saída do c

Mensagem por Jeanioz »

Caro Colega escreveu:..vou deixar que a ciência responda por mim, como respondeu no texto que dá título ao presente tópico. Ciência concordando com a Bíblia mais uma vez.

.. tá virando rotina isso :emoticon10:

Obrigado!
Caro C :emoticon13: lega

Claro, isso sempre acontece!

Religião e ciência são praticamente iguais! E sempre chegam ás mesmas descobertas, mas por caminhos diferentes.

Justamente por isso cientistas ao longo da história nunca sofreram opressão de religiosos, pois as descobertas, pela fé e pela razão, eram absolutamente iguais!!!

Aliás, é assim até hoje!!!

Mas claro, isso só acontece nas religiões cristãs, pois o cristianismo é a única religião verdadeira do Universo. Todas as outras são falsas, e os cientistas já provaram isso também!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Senhores, aqui está a prova de que religião e ciência finalmente se uniram (claro, quando digo "religião" me refiro somente aos cristãos):

Washington, Capital – Em uma entrevista coletiva na sede da Academia Nacional de Ciências, eminentes cientistas do mundo todo fizeram uma afirmação surpreendente: “foi Deus”.

A declaração histórica foi feita pelo destacado biólogo Stephen J. Gould, autor de diversos livros sobre evolução. “Por várias gerações, nós cientistas dedicamos nossas vidas a encontrar respostas aos enigmas do universo”, disse Gould. “Agora nós finalmente compreendemos!”

A afirmação aconteceu depois de um mês de moratória na ciência que resultou de uma carta que líderes religiosos de todo o mundo mandaram a todos os cientistas conhecidos pedindo-lhes que considerassem seriamente a “hipótese divina”.

“Quando vi, joguei a carta no lixo”, disse Richard Dawkins , renomado evolucionista e autor de O Relojoeiro Cego, que estava ao lado de Gould na coletiva. “Mas depois, embora já tivesse ouvido aquelas alegações, desta vez achei que deveria levar a sério”.

A carta, assinada pelos mais diferentes líderes religiosos, como o papa João Paulo II e John Travolta, ultimava os cientistas a “parar essa atroz deidicotomia e pesar as conseqüências de seus atos”.

Depois de duas semanas, um grupo secreto de cientistas de todas as áreas reuniu-se na ANS para discutir “a hipótese divina”.

“A princípio não sabíamos por onde começar”, disse o cosmólogo Timothy Ferris. “Afinal, era radicalmente diferente de tudo que já havíamos pensado”.

“Houve muitas discussões e até alguns socos”, disse a psicóloga Susan Blackmore. “Mas o debate só começou a sério mesmo quando alguém apontou os buracos no nosso conhecimento”.

O biólogo Edward O. Wilson, ganhador de dois prêmios Pullitzer, tinha um olho roxo e explicou o que viria a seguir: “Todos já sabiam que não conhecíamos todas as respostas, então começamos a fazer a pergunta mais difícil: se não sabemos, como explicamos? No fim, ‘foi Deus’ se tornou a frase ressonante”.

De acordo com alguns relatos, o mundialmente famoso cosmólogo Stephen Hawking, preso a uma cadeira de rodas, era a única voz ecoando quando o encontro chegava ao fim no domingo. No entanto, depois de muitos telefonemas de repórteres sobre sua posição, Dawkins o conduziu para fora, com o braço esquerdo estendido, dizendo “Louvemos a Ele, louvemos a Ele, louvemos a Ele!” através de seu sintetizador de voz.

E agora que a ciência acabou, o que acontece? “A Teoria de Deus finalmente conseguiu o que os cientistas sempre buscaram: fechamento”, disse Gould. “Agora podemos prosseguir nossas vidas confiantes que todos os mistérios do universo foram resolvidos. Meus planos são cuidar do meu jardim e abrir uma loja de alimentos naturais”.

Mas nem todos os cientistas estão desistindo. “A Teoria de Deus pode ter resolvido muitos problemas, mas o próximo passo é encontrar uma Lei de Deus”, disse Ferris.

“Não há nada para se encontrar”, afirmou Wilson. “A Lei de Deus pode ser resumida em dez equações simples e todas elas estão em Êxodo 20”.

Embora os cientistas de todo mundo estejam satisfeitos, ainda não está claro como o resto do mundo vai reagir.

“Mas que não-diabos eles pensam que são, esses supostos cientistas?!?”, dizia uma carta enviada à ANS pouco antes da coletiva. Assinada pelo “Exército dos Ímpios”, um conhecido grupo de militantes ateus, a carta ameaçava “esmagar as não-almas desses cientistas por todo mundo não-criado”.

Outros, no entanto, estão bastante satisfeitos com a mudança de espírito dos cientistas. “Finalmente, depois de todo o tempo e energia que gastamos tentando derrubar o materialismo naturalista, os cientistas nos ouviram”, disse o professor de direito em Berkeley Phillip Johnson, autor de Derrotando o Darwinismo Ao Abrir Mentes.

“Estamos muito entusiasmados com as possibilidades”, disse Michael Shermer, que publica a Skeptic Magazine . “Se os cientistas podem usar a Hipótese Divina para tecer explicações, então nós também podemos: OVNIs, combustão humana espontânea, o pé-grande, abduções alienígenas... finalmente todas essas coisas que nós céticos desafiamos por anos têm agora uma explicação prática e coerente: foi Deus”.

“O relojoeiro estava cego, mas agora Ele enxerga!”, acrescentou Dawkins.

E agora, ateus? A ciência provou que o cristianismo é a verdade!!!

Vão se converter agora????????

Prostem-se agora e clamem pelo perdão do Senhor!!!!!!!!!!
Editado pela última vez por Jeanioz em 29 Nov 2006, 15:28, em um total de 1 vez.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado