O movimento é relativo, mas a aceleração pode ser percebida em si! Assim, entre dois referencias inerciais que possuam alguma forma de comunicação entre si (é o caso do ônibus espacial e a estação de controle na Terra, por exemplo), sempre saberemos quem é que foi viajar, de fato. Colocar um outro referencial, como o Sol, ou o próprio Universo, é só uma questão de se alterar as coordenas inerciais. Uma vez definido o referencial, a Terra, por exemplo, não faz sentido dizer que eu estou parado enquanto a Terra se move sobre meus pés: é matematicamente idêntico, por isso irrelevante. Mas não é o caso do paradoxo dos gêmeos.
Em tempo: a dilatação temporal é fato verificado experimentalmente, mesmo para velocidades reduzidas (como o avião que citei)! Só precisamos de relógios atômicos de ultra-precisão (redundância, sei) que possibilitem tal medida. Repito, isto já foi feito, com concordância teórico-prática:
FORMAS ATUAIS DE VIAGENS NO TEMPO
SISTEMA
Vôo de avião comercial ESPECIFICAÇÕES
920 km/h durante 8 horas DIFERENÇA NO TEMPO
10 nanossegundos (com relação à estrutura de referência)
Viagem em submarino atômico Profundidade de 300 metros durante 6 meses 500 nanossegundos (com relação ao nível do mar)
Nêutrons de raios cósmicos potência elétron-volts Vida média ampliada de 15 minutos para 30 mil anos
Estrela de nêutrons Desvio para o vermelho 0,2 Intervalos de tempo têm ampliação de 20% (com relação ao espaço profundo)
fonte:
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_6.html
Quem aqui considera o TEMPO como algo inexistente de fato?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?