Bebê anencéfalo tem febre no 10° dia, mas passa bem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Lamento dizer que quem criou, criou errado e nada fará pela criatura.
A propósito, o criador é anencéfalo?

:emoticon5:

Apocaliptica

Re: Bebê anencéfalo tem febre no 10° dia, mas passa bem

Mensagem por Apocaliptica »

marta escreveu:
Alter-ego escreveu:Bebê anencéfalo tem febre no 10º dia, mas passa bem
Agencia Estado

Marcela de Jesus Ferreira, o bebê que nasceu com anencefalia em Patrocínio Paulista (SP), teve um dia mais tranqüilo hoje, quando completou dez dias de vida. A criança, que tem apenas parte do cérebro, voltou a mamar e passou o maior período do dia respirando normalmente, sem o auxílio de aparelhos. "Ela só teve um pouco de febre, mas está estável", disse o provedor da Santa Casa, Emílio Bertoni. Na madrugada de ontem, Marcela teve algumas convulsões e por isso precisou de equipamentos para respirar.

Segundo Bertoni, a mãe da criança, Cacilda Galante Ferreira, de 36 anos, continua irredutível. Desde o nascimento da menina, em 20 de novembro, Cacilda não desgruda dela. Dedica-se apenas a Marcela e repete uma frase: "Agora é com Deus!" A mãe, católica, diz que o bebê é uma "jóia de Deus".

Marcela raramente chora e só ficou mais agitada durante o banho de hoje. O pai, o agricultor Dioniso Ferreira, de 46 anos, visita diariamente a filha, mas pernoita em casa para cuidar do próprio pai, de 87 anos. Marcela recebe visitas também das irmãs Débora, de 18 anos, e Dirlene, de 14.

Gente, ceis tem de ser mais observadores.
Essa criança só está viva ainda por causa do Patrocínio.

PAItrocínio...diriam os teístas.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Re.: Bebê anencéfalo tem febre no 10° dia, mas passa bem

Mensagem por Deise Garcia »

Alter-ego escreveu:
Res Cogitans escreveu:Essa idiota espera que Deus crie um cérebro para a aberração do filho dela??

Pelo que eu entendi, ao dizer "agora é com Deus", ela estaria dizendo que deus é quem sabe até quando a criança deve ou não viver... E não que espera que deus crie um cérebro para ela.
E aberração é um termo bastante pesado.
Poderia acontecer com você...

Pois é, Alter! Essa criatura faz tanta propaganda dos livros que lê e quando se depara com uma matéria como essa, conclui dessa forma! O que se pode fazer?

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:A maioria dos anencéfalos morre logo, mas acho que não há um motivo para isto. Um anencéfalo tem o cérebro réptil, que controla suas funções vitais básicas.
Em princípio, poderia viver indefinidamente, com um nível de inteligência de um réptil.
Acho que tudo vai depender do que restou dos instintos básicos. Se ela viver por vários anos, será interessante ver como se comporta.

Colegas da AME-Brasil (Associação Médico-espírita do Brasil) tem se surpreendido, tanto quanto eu mesma, com as colocações de confrades, em conversas nas Casas Espíritas, em artigos na internet, ou mesmo em cartas, a favor do aborto do anencéfalo.
Muitos alegam que o feto nessas condições não possui cérebro, sendo óbvio, portanto, que não tenham nenhum espírito ligado a ele. Este argumento, porém, não tem respaldo da embriologia. Durante a sua formação, o feto anencéfalo pode ter, por distúrbios ou falhas do sistema vascular, a paralisação do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central em pontos distintos. Assim, pode ter um único hemisfério cerebral, não ter nenhum, mas, sem dúvida, terão o diencéfalo ou as estruturas reptilianas responsáveis pelas funções primitivas e inconscientes. Tanto é verdade que o anencéfalo tem todas as atividades instintivas básicas preservadas, como o pulsar do coração e a possibilidade de expandir os pulmões, nos movimentos respiratórios normais. Não se pode dizer, portanto, que ele não tem cérebro, nem tampouco morre ou pára de respirar ao nascer. Há inúmeros anencéfalos que persistem vivos por horas ou dias, após o nascimento, mesmo desconectados do cordão umbilical justamente porque possuem o cérebro primitivo, responsável pelas funções básicas instintivas.
Perante o anencéfalo é como se estivéssemos diante de uma pessoa adulta em estado de coma profundo: o coração bombeia, os pulmões recebem a carga necessária, os órgãos trabalham, mas ele não tem consciência.
Com o espiritismo aprendemos que a alma secreta os pensamentos de maneira extrafísica e é muito mais importante que o próprio cérebro orgânico, porque o comanda, ainda que precariamente nos casos de lesões graves, sobrevivendo a sua morte. É o que acontece nos vários graus do estado de coma.
Se somos espíritas, a explicação para os fetos anencéfalos é muito mais lógica e racional. Não podemos nos esquecer de que só o espírito tem capacidade de agregar matéria. Se não tivéssemos um espírito no comando, o anencéfalo não poderia formar os seus próprios órgãos – e o fazem a tal ponto que eles são cogitados para transplante -, não cumpriria o seu metabolismo basal, e não teriam preservadas as suas funções vitais.
O espírito expressa-se através do perispírito ou do corpo espiritual e este, por sua vez, modela o corpo físico. Se há erros ou deficiências na modelagem, isto significa que o espírito deformou o seu perispírito por problemas cármicos ou faltas cometidas em outras vidas. Assim como podem ocorrer deficiências nos mais variados órgãos, a questão não é diferente em relação ao cérebro.
No caso do anencéfalo, o perispírito está lesado, principalmente, em seu chacra ou centro de força cerebral que é responsável pela percepção (visão, audição, tato, etc), pela inteligência (palavra, cultura, arte, saber) e atuando no córtex. O espírito com este tipo de má formação errou, portanto, na aplicação da inteligência e da percepção.
Os confrades favoráveis ao aborto do anencéfalo alegam que nele não há espírito destinado a reencarnação conforme explica O Livro dos Espíritos. Aqui, detectamos um erro clássico, não se pode basear unicamente em uma resposta dos instrutores espirituais. Levantemos todas as respostas que eles não dão acerca da formação dos seres humanos e destaquemos as mais importantes para a elucidação desse assunto.
Na questão 344, eles afirmam que a união da alma com o corpo dá-se no momento da concepção, um pouco mais adiante, na de número 356, advertem que há corpos para os quais nenhum espírito está destinado, explicando que isto acontece como prova para os pais. E ainda no desdobramento desta questão enfatizam que a criança somente será um ser humano se tiver um espírito encarnado.
Se juntarmos todas essas respostas, concluiremos que os corpos para os quais poderíamos afirmar que nenhum espírito estaria destinado seriam os dos fetos teratológicos, monstruosos, que não têm nenhuma aparência humana, nem órgãos em funcionamento. Como vimos, nada disto se aplica ao anencéfalo, porque o espírito comanda, ainda que precariamente, um organismo vivo.
Carma
Há ainda outros equívocos no raciocínio dos que são favoráveis ao aborto. Alguns ponderam que, tendo a mãe ou o casal nascido numa época em que a ciência já pode detectar prematuramente o problema, eles teriam o direito de evitar esse carma, promovendo o aborto. Aqui, a pergunta é inevitável: desde quando se evita o carma ou o sofrimento, provocando a morte de um ser indefeso?
Jamais o aborto aliviará o carma de alguém, muito pelo contrário, somente o agravará. Só haveria um meio de adiar esse carma, seria pelo impedimento da concepção, porque, quando a vida se manifesta no zigoto, entra em jogo um Poder Superior, que é responsável por ela, e ao qual devemos obediência e respeito.
O raciocínio, portanto, deve ser outro: diante do feto deficiente, é preciso que os pais pensem no grau de comprometimento que tem com esta alma doente, e nos esforços que devem empreender para ajuda-la a recuperar-se. Também não há nenhuma razão para se invocar direitos que não existem, como o da mãe, o do pai, o da equipe médica ou o do Estado, de provocar o aborto, porque o anencéfalo constitui-se em organismo humano vivo. Elimina-lo, portanto, é crime.
A consciência responde, portanto, que a única atitude compatível com a lei do amor é a da misericórdia, a da compaixão, para com o feto anencéfalo.

o anátema

Re.: Bebê anencéfalo tem febre no 10° dia, mas passa bem

Mensagem por o anátema »

Supondo a crença da pessoa na hipótese de milagres, o que a impede que esperasse que deus desse um cérebro para o bebê após o nascimento? Não há os que defendem que outros órgãos tenham sido dados ou recuperados por milagre? Ou dentes de ouro? Por que não cérebros?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:A maioria dos anencéfalos morre logo, mas acho que não há um motivo para isto. Um anencéfalo tem o cérebro réptil, que controla suas funções vitais básicas.
Em princípio, poderia viver indefinidamente, com um nível de inteligência de um réptil.
Acho que tudo vai depender do que restou dos instintos básicos. Se ela viver por vários anos, será interessante ver como se comporta.

Muitos alegam que o feto nessas condições não possui cérebro, sendo óbvio, portanto, que não tenham nenhum espírito ligado a ele. Este argumento, porém, não tem respaldo da embriologia.

:emoticon266:

...realmente, é controverso... há os espíritas que defendem almas nos óvulos, e os que defendem almas que cavalgam espermatozóides... :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

ímpio escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Muitos alegam que o feto nessas condições não possui cérebro, sendo óbvio, portanto, que não tenham nenhum espírito ligado a ele. Este argumento, porém, não tem respaldo da embriologia.

...realmente, é controverso... há os espíritas que defendem almas nos óvulos, e os que defendem almas que cavalgam espermatozóides... :emoticon12:

Dissecando algum embrião, já descobriu um "espírito?

O espírito dos embriões é embrionário também?

Qual é a diferença espiritual entre a blástula do anfioxo e a do cerumano?

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Res Cogitans escreveu:
Alter-ego escreveu:
Res Cogitans escreveu:Essa idiota espera que Deus crie um cérebro para a aberração do filho dela??

Pelo que eu entendi, ao dizer "agora é com Deus", ela estaria dizendo que deus é quem sabe até quando a criança deve ou não viver... E não que espera que deus crie um cérebro para ela.
E aberração é um termo bastante pesado.
Poderia acontecer com você...

Aberração é um termo pesado porém aplicável. Se fosse "no meu caso" eu optaria pelo aborto sem um pingo de remorso.

Não acho aberração um termo aplicável, a menos que vc considere um panda marrom uma aberração também. Por aberração, sugiro trocar por anomalia.

Mucuna
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Ateu Tímido escreveu:
ímpio escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Concordo, esta foi ótima! É um samba do crioulo doido.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Vitor Moura escreveu:Não acho aberração um termo aplicável, a menos que vc considere um panda marrom uma aberração também. Por aberração, sugiro trocar por anomalia.

aberração
do Lat. aberratione
s. f.,
acto de aberrar;
movimento aparente das estrelas fixas;
difusão dos raios luminosos que atravessam corpos diáfanos;
desarranjo na situação ou no exercício dos órgãos do corpo;
perversão do raciocínio ou dos sentimentos;
absurdo, erro, anomalia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Fernando, nosso cérebro evoluiu a partir de cérebros menos complexos e algumas estruturas desses cérebros menos complexos permanecem. Mas o cérebro réptil não é um sistema estanque que alguém que tenha possa "ter a inteligência de um réptil", isso está fora da realidade.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Res Cogitans escreveu:

Fernando, nosso cérebro evoluiu a partir de cérebros menos complexos e algumas estruturas desses cérebros menos complexos permanecem. Mas o cérebro réptil não é um sistema estanque que alguém que tenha possa "ter a inteligência de um réptil", isso está fora da realidade.

O que eu quis dizer é que, sem a parte do cérebro que nos faz humanos, uma criança dessas que sobreviva terá o nível de inteligência de um animal que só tem esse tipo de cérebro.
Se tudo der certo, vai andar, vai se alimentar, vai tentar se reproduzir, mas não vai ter muita coisa além dos instintos.

Também suponho que anencefalia não seja sempre a mesma coisa. É possível que o cérebro seja maior em alguns casos, o que daria uma capacidade maior aos possíveis sobreviventes.

Seja lá como for, como a maior parte morre, que eu saiba, não deve haver muitas estatísticas a respeito.

Res Cogitans

Re.: Bebê anencéfalo tem febre no 10° dia, mas passa bem

Fernando Silva escreveu:Se tudo der certo, vai andar, vai se alimentar, vai tentar se reproduzir, mas não vai ter muita coisa além dos instintos.

Mas é exatamente isso que critiquei no post anterior. O 'cérebro reptil' humano não é equivalente a um cérebro de reptil. Uma pessoa que só possui cérebro reptil não teria a 'autonomia reptil' que vc supõe.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Res Cogitans escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se tudo der certo, vai andar, vai se alimentar, vai tentar se reproduzir, mas não vai ter muita coisa além dos instintos.

Mas é exatamente isso que critiquei no post anterior. O 'cérebro reptil' humano não é equivalente a um cérebro de reptil. Uma pessoa que só possui cérebro reptil não teria a 'autonomia reptil' que vc supõe.

Na verdade, acho que não dá para afirmar nada, já que não há nenhum caso até hoje, que eu saiba.
Se esta criança sobreviver, talvez cheguemos a alguma conclusão.

Mas sim, suponho que não haja nenhum instinto "réptil" no cérebro "réptil" humano. Suas funções devem ter mudado quando as outras camadas se desenvolveram.

Talvez ele só sirva mesmo para manter a "máquina" funcionando, mais nada.

Trancado