A BÍBLIA DO ATEU

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: A BÍBLIA DO ATEU

Mensagem por Storydor »

Crer no nada é insanidade, vm.
Refutar artigos ilusórios é, no mínimo, o dever de alguém com o mínimo de sensatez.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Azathoth

Re: A BÍBLIA DO ATEU

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:E Ateismo é quase uma religião, sem ritos, rezas, mas muita crença! :emoticon4:

Quais são as crenças do ateísmo?

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:E Ateismo é quase uma religião, sem ritos, rezas, mas muita crença! :emoticon4:

Errado.

Ateísmo é quem NÃO tem religião E duvida da existência de deuses (se tivesse dúvidas, seria agnóstico. Se não tivesse religião MAS acreditasse que existe um deus - ou uma força criadora - , seria um deísta).

Não sei se existem ateus que tratam o ateísmo como religião, mas isso seria um caso á parte (que não me inclui, aliás), logo dizer que todo o ateísmo do mundo inteiro é uma crença é generalização.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Jeanioz escreveu:Ateísmo é quem NÃO tem religião E duvida da existência de deuses (se tivesse dúvidas, seria agnóstico).

O agnóstico não é quem possui dúvidas da existência de deus, existem muito agnósticos, chamados de fideístas, que estão certos da existência de deus. O agnóstico considera a existência de deuses inatingível pela razão.

Alfredo B
Contato:

Re: Re.: A BÍBLIA DO ATEU

Mensagem por Alfredo B »

Alfredo B escreveu:
É claro que você não me conhece... Deixou isso muito claro... Acho que a precipitação em emitir uma opinião, sem conhecer do que se fala, só denigre a cultura do crítico e até a sua personalidade!

Se você não for o forista que se registrou, certa vez, com o nick de Alfredo que não consegue, peço mil perdões. Tudo leva a crer que sim, por isso cometi esse engano. Se for, mantenho cada palavra que disse, e sinta-se à vontade para externar sua opinião, assim como externei a minha.

Cordiais saudações.

Claro que sou eu! O Alfredo Bernacchi. O ateu mais polêmico do pedaço. O cara mais xingado do Brasil, pelos religiosos de todas as nações, principalmente as islâmicas. Só que agora eu botei a minha cara aí, para não deixar mais dúvidas. Qualquer dia ponho o meu endereço, mas terei que fazer uma barricada em frente a minha porta, com duas .50 instaladas e algumas granadas de mão. Ainda não deu.
Eu era registrado aqui com o meu nome Alfredo Bernacchi, porque nunca usei nick. Sou o que sou e assumo até as ameaças de morte que são uma constante, vindo de "evangélicos", pasmem! (ou que se dizem como tal). Morrem de ódio de graça!

Quando o RV mudou seus sistemas, perdi o contato e não consegui entrar mais. O sistema diz que eu, Alfredo Bernacchi, existe, mas não me dão acesso. Por isso criei sob protesto, o "Alfredo que não conseguiu entrar"

Agora fui obrigado a mutilar o meu único "nick" da minha vida, para Alfredo B. e me confundir no Google com milhares de Alfredos Bs.

Mas o que você tem contra o "Alfredo que não conseguiu entrar"?
Diz aí!...
.... Alfredo Bernacchi ....
O exorcista das mentiras

videomaker

Mensagem por videomaker »

Azathoth escreveu:

- Quando morremos ali acaba a existencia!
-Quando morremos toda nossa cultura se perde e não fara diferença!
-Quando morremos todo mal que fizermos não tera punição!
-Quando morremos todo bem que fizermos não sera recompensado!

Aponte uma crença dessas que não faça parte do que acredita o ateu?
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Alfredo B escreveu:Claro que sou eu! O Alfredo Bernacchi. O ateu mais polêmico do pedaço. O cara mais xingado do Brasil, pelos religiosos de todas as nações, principalmente as islâmicas. Só que agora eu botei a minha cara aí, para não deixar mais dúvidas. Qualquer dia ponho o meu endereço, mas terei que fazer uma barricada em frente a minha porta, com duas .50 instaladas e algumas granadas de mão. Ainda não deu.
Eu era registrado aqui com o meu nome Alfredo Bernacchi, porque nunca usei nick. Sou o que sou e assumo até as ameaças de morte que são uma constante, vindo de "evangélicos", pasmem! (ou que se dizem como tal). Morrem de ódio de graça!

Quando o RV mudou seus sistemas, perdi o contato e não consegui entrar mais. O sistema diz que eu, Alfredo Bernacchi, existe, mas não me dão acesso. Por isso criei sob protesto, o "Alfredo que não conseguiu entrar"

Agora fui obrigado a mutilar o meu único "nick" da minha vida, para Alfredo B. e me confundir no Google com milhares de Alfredos Bs.

Mas o que você tem contra o "Alfredo que não conseguiu entrar"?
Diz aí!...

Não tenho absolutamente nada contra você. Até lamento, acredite, os ataques e ofensas que você vem sofrendo por parte de religiosos. Mas não concordo com sua forma de divulgar seu ateísmo, tratando todos os que pensam diferente como iludidos. Antes que você queira refutar essa última frase, releia suas próprias palavras.

No exercício do meu direito de opinar, eu não concordo, assim como outros acham que seus livros são fantásticos. É o risco que você corre ao escolher se tornar uma pessoa pública, um escritor. Minha crítica pode ter sido um pouco irônica, jamais ofensiva, como seu desabafo acima parece sugerir. Não fiz, por exemplo, nenhuma referência à sua cultura e à sua personalidade. Oponho-me às suas idéias, apenas.

A alusão ao Alfredo que não consegue deve-se ao primeiro tópico com esse nick. Respondi sua postagem com educação e sincera admiração, pois gostei muito das informações que você nos apresentou. Sua resposta foi que o tópico não estava aberto ao debate. Preciso dizer mais?

Se você não está disposto a discutir suas idéias, não se aborreça com críticas.

Tentei resumir ao máximo, mas creio ter respondido sua pergunta. No mais, adianto que você não terá nenhum problema comigo neste fórum, pois é evidente que não existe possibilidade de debate profícuo entre nós. E esse, também, não é um julgamento precipitado.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Alfredo, comporte-se. "Linkei" este tópico ao anuncio do seu mais recente lançamento lá no site.

:emoticon16:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:

Já que você gosta de falar sobre crianças, o ateu também não pode acreditar que seu filho irá crescer, terá sucesso e morrerá só de velho?

Todo mundo tem crenças. O ateu limita-se a não acreditar na existencia de deuses.

Você pode pedir ajuda ao seu filho para abrir o dicionário, já que não sabe utiliza-lo. Lá tem a definição correta do termo "ateu".
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Dick

Mensagem por Dick »

videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:

Video, confundes "crença" religiosa, cujo objeto acreditado carece de evidências, com "não temos motivo para acreditar", que é o caso quando dizemos que nossos atos não serão alvo de castigo divino. Veja bem, quando dizemos que não seremos castigados, isto pode, sim, ser encarado como uma crença, mas esta crença está no mesmo nível da crença que temos de que não há um bule de chá orbitando vênus.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

videomaker

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:

Já que você gosta de falar sobre crianças, o ateu também não pode acreditar que seu filho irá crescer, terá sucesso e morrerá só de velho?

Todo mundo tem crenças. O ateu limita-se a não acreditar na existencia de deuses.

Você pode pedir ajuda ao seu filho para abrir o dicionário, já que não sabe utiliza-lo. Lá tem a definição correta do termo "ateu".

Só falo sobre criança com aqueles que tem a capacidade de ama-las, com dementes que jogam elas em vasos, nem perco meu tempo!!!!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Cabula

Mensagem por Cabula »

Alfredo B escreveu:Olá.
Acabei de lançar o meu terceiro livro sobre ateísmo. Chama-se: A BÍBLIA DO ATEU.
O mesmo está disponível para qualquer fim, como sempre, e o e-book, inteiramente grátis . :emoticon16:
Se você quiser uma cópia é só me fornecer um e-mail (1,7 Mb) e aguardar o envio:
Escreva para:

alf_bern@yahoo.com.br

Nota: no e-mail existe uma underline que não aparece direito.

Abraços a todos.

Li Ateu, graças a Deus e Sinto muito Jesus nunca existiu e com certeza vou querer este :emoticon16:

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Alfredo B
Contato:

Mensagem por Alfredo B »

Não tenho absolutamente nada contra você. Até lamento, acredite, os ataques e ofensas que você vem sofrendo por parte de religiosos. Mas não concordo com sua forma de divulgar seu ateísmo, tratando todos os que pensam diferente como iludidos. Antes que você queira refutar essa última frase, releia suas próprias palavras.

No exercício do meu direito de opinar, eu não concordo, assim como outros acham que seus livros são fantásticos. É o risco que você corre ao escolher se tornar uma pessoa pública, um escritor. Minha crítica pode ter sido um pouco irônica, jamais ofensiva, como seu desabafo acima parece sugerir. Não fiz, por exemplo, nenhuma referência à sua cultura e à sua personalidade. Oponho-me às suas idéias, apenas.

A alusão ao Alfredo que não consegue deve-se ao primeiro tópico com esse nick. Respondi sua postagem com educação e sincera admiração, pois gostei muito das informações que você nos apresentou. Sua resposta foi que o tópico não estava aberto ao debate. Preciso dizer mais?

Se você não está disposto a discutir suas idéias, não se aborreça com críticas.

Tentei resumir ao máximo, mas creio ter respondido sua pergunta. No mais, adianto que você não terá nenhum problema comigo neste fórum, pois é evidente que não existe possibilidade de debate profícuo entre nós. E esse, também, não é um julgamento precipitado.

Oi Avatar. Já entendi, mas não sei o que houve. Tem certeza de que fui eu quem escreveu isso "tópico não estava aberto ao debate" ? Se foi, naturalmente devo ter tido uma razão, que não foi a esquiva ao debate. Estava havendo problemas com o nick e eu naturalmente não queria desenvolver um debate no qual não me identifico corretamente. Estou lembrando vagamente e acho que foi isso. Certo?
Mas aqui estou, pronto para conversar sobre qualquer assunto. Assim como você, naturalmente, gosto de trocar idéias, e às vezes pego um pouco pesado. Mas é natural. É o que eu sinto.
Vou te dar um exemplo:
Estávamos discutindo sobre razões e verdades, quando o colega entrou com essa: - Ah!... mas o poder de Deus... - etc, isso e aquilo. Ora, se estávamos justamente discutindo sobre a existência ou não, do dito cujo, como ele pode fazer essa referência? Aí, eu perco a cabeça!... Não xingo, mas... incomodo também.
É o mesmo que estarmos discutindo sobre a formação do Universo e você me dizer que um ET criou tudo. Pronto! Acabou a discução, não é?!... rsrsrs.
Abraços.
O exorcista das mentiras

Alfredo B
Contato:

Videomaker escreveu:

Mensagem por Alfredo B »

E Ateismo é quase uma religião, sem ritos, rezas, mas muita crença!

Acho estranha essa colocação. Chamar de "crença" você acreditar no mar e nos animais. Se for assim todos são crentes. Esse crença sua, tem o ar de crendice, que é diferente de crença-verdade.

Repare:

Essas coisas não são crenças. São evidências. São inegáveis a qualquer um. Dizer diferente disso é crendice. Misticismo. Aí sim, cabe bem a alcunha de crença.
Porque...
"Quando morremos, ali acaba a existência". Isso é o que todos nós estamos VENDO! Está na cara!... Ninguém está inventando!... Agora, se há vida após a morte, aí já é uma crendice, porque ninguém prova isso!
"Quando morremos toda nossa cultura se perde e não fara diferença!" Você conhece algo diferente disso? Alguém morreu e sua alma ficou por aí perambulando ensinando os outros? Alguém pode provar que voltou de uma vida anterior? Nunca!... Jamais!... Quando nascemos, sabemos nada! Nem dizer mamãe! Tudo se apende desde o zero. Tem nada de evolução de vidas anteriores.
Importante é saber: O que você vê?! O que você tem certeza?!... É que quando morremos, acabamos e apodrecemos, com tudo aquilo que aprendemos e estava guardado no nosso cérebro. Isso é o que o ateu acredita, porque é o evidente. O resto é misticismo. Ninguém provou, então é crendice, misticismo, coisas imaginárias, suposições. Então se pode ser ou pode não ser, depende de crer ou não crer. Mas uma árvore????? Não depende de crer ou não crer!... Depende de bater com a cabeça nela!...
Abraços.
O exorcista das mentiras

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

:emoticon45:
Imagem

videomaker

Re: Videomaker escreveu:

Agora, se há vida após a morte, aí já é uma crendice, porque ninguém prova isso!

A mediunidade testada por anos não é prova porque? quem fala pelo medium? :emoticon5:

Nunca!... Jamais!... Quando nascemos, sabemos nada! Nem dizer mamãe! Tudo se apende desde o zero. Tem nada de evolução de vidas anteriores.

Vc desconhece os genios? crianças que tocam instrumentos sem ao menos ter uma aula! ou que ate lem se terem sido alfabetizadas! e agora ateu?

Importante é saber: O que você vê?! O que você tem certeza?!

Virus já matavam sem sabermos da existencia deles? ou só começaram a matar depois que foram descobertos? Se eu não acreditar em algo é garantia de que aquilo não vai me atingir? :emoticon5:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

É como eu digo: a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina......

videomaker

Apocaliptica escreveu:É como eu digo: a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina......

Puxa vida! muito esclarecedor, esclarecedor, esclarecedor... :emoticon1:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:É como eu digo: a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina é a doutrina......

Esclareço: Doutrinas não precisam se preocupar com provas, por isso se chamam doutrina. Baseiam-se no "pensamento mágico", primitivos, irracionais e circulares.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Alfredo B escreveu:Oi Avatar. Já entendi, mas não sei o que houve. Tem certeza de que fui eu quem escreveu isso "tópico não estava aberto ao debate" ? Se foi, naturalmente devo ter tido uma razão, que não foi a esquiva ao debate. Estava havendo problemas com o nick e eu naturalmente não queria desenvolver um debate no qual não me identifico corretamente. Estou lembrando vagamente e acho que foi isso. Certo?
Mas aqui estou, pronto para conversar sobre qualquer assunto. Assim como você, naturalmente, gosto de trocar idéias, e às vezes pego um pouco pesado. Mas é natural. É o que eu sinto.
Vou te dar um exemplo:
Estávamos discutindo sobre razões e verdades, quando o colega entrou com essa: - Ah!... mas o poder de Deus... - etc, isso e aquilo. Ora, se estávamos justamente discutindo sobre a existência ou não, do dito cujo, como ele pode fazer essa referência? Aí, eu perco a cabeça!... Não xingo, mas... incomodo também.
É o mesmo que estarmos discutindo sobre a formação do Universo e você me dizer que um ET criou tudo. Pronto! Acabou a discução, não é?!... rsrsrs.
Abraços.

Alfredo,

Não posso afirmar que suas palavras tenham sido literalmente essas, pois citei-as de memória, mas o contexto foi o mesmo, isso eu posso garantir. Outros foristas, na ocasião, também se manifestaram e lembro-me que alguém perguntou: “Se o tópico não é para debates, por que o abriu?” (citado, também, de memória).

Vamos esquecer o ocorrido. Pode não parecer, mas realmente não gosto de julgamentos apressados. Prefiro acolher sua explicação de que houve algum problema que dificultou o desenvolvimento daquele debate.

Sim, eu gosto de trocar idéias. Mas sou muito cético quanto à viabilidade dessa empresa. Os resultados, diz-me a experiência, são contraproducentes. Essa é uma idéia antiga, algo que eu aprendi com a vida, mas andava meio esquecido até conhecer este sítio. O Religião é Veneno tem me ensinado muitas coisas, inclusive que eu não devo ignorar o que já aprendi.

Hoje, quando aceito tais desafios, faço-o movido pela curiosidade, não por apostar no resultado. É uma longa história e não pretendo aborrecê-lo com isso, mas posso te dar alguns exemplos:

Quantas deserções você já conseguiu provocar nas fileiras inimigas (religiosos)? Tenho certeza que, caso tenham ocorrido, foram bem poucas. Digo mais, aqueles que se “convenceram” depois de ler suas obras, já possuíam a semente da dúvida plantadas em seus corações. Quem o aplaude, já é cético ou agnóstico. Nenhuma grande revolução ateísta irá ocorrer no mundo, nem hoje, nem em tempo algum.

Que fique bem claro, não estou duvidando ou denegrindo sua capacidade intelectual. O motivo é bem outro. O ser humano só enxerga aquilo que lhe apraz, que lhe convém. Se eu estiver disposto a enxergar a verdade, seu discurso pode ser eloqüente ou medíocre e não fará a menor diferença: minha predisposição e sinceridade serão, sempre, os únicos fatores capazes de me conectar com o que está sendo dito.

Por isso não acredito na proficiência de um debate entre pessoas tão diferentes como nós. Mas, se você estiver disposto a testar sua paciência, movido pela mesma curiosidade que às vezes me atinge, por que não?

Antes que você tome qualquer decisão, acho conveniente avisar: eu jamais darei qualquer testemunho pessoal do que tenha acontecido ou deixado de acontecer comigo. Essa é uma regra que eu não quebro.

Um abraço.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Esclareço: Doutrinas não precisam se preocupar com provas, por isso se chamam doutrina. Baseiam-se no "pensamento mágico", primitivos, irracionais e circulares.

Quais provas? porque as que estão ai não servem? vc pode questiona-las, começe! :emoticon4:

carlo

Mensagem por carlo »

Uai! O Emmcri não passou por aqui? O Alfredo vai se encantar com ele! :emoticon12: Ele tem tanta fé no sobrenatural que tá acreditando que o Vascão vai ser campeão do brasileirão, Libertadores e vai prá Tóquio em dezembro! :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Quais provas? porque as que estão ai não servem? vc pode questiona-las, começe! :emoticon4:

Que provas estão aí ? E onde é esse "aí"?
Depois que me mostrá-las eu posso questionar.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Que provas estão aí ? E onde é esse "aí"?
Depois que me mostrá-las eu posso questionar.

http://br.geocities.com/existem_espiritos/
E nem é preciso sair de casa... :emoticon1:

rui mig

Re: Videomaker escreveu:

Mensagem por rui mig »

Alfredo B escreveu:E Ateismo é quase uma religião, sem ritos, rezas, mas muita crença!

Acho estranha essa colocação. Chamar de "crença" você acreditar no mar e nos animais. Se for assim todos são crentes. Esse crença sua, tem o ar de crendice, que é diferente de crença-verdade.

Repare:

Essas coisas não são crenças. São evidências. São inegáveis a qualquer um. Dizer diferente disso é crendice. Misticismo. Aí sim, cabe bem a alcunha de crença.
Porque...
"Quando morremos, ali acaba a existência". Isso é o que todos nós estamos VENDO! Está na cara!... Ninguém está inventando!... Agora, se há vida após a morte, aí já é uma crendice, porque ninguém prova isso!
"Quando morremos toda nossa cultura se perde e não fara diferença!" Você conhece algo diferente disso? Alguém morreu e sua alma ficou por aí perambulando ensinando os outros? Alguém pode provar que voltou de uma vida anterior? Nunca!... Jamais!... Quando nascemos, sabemos nada! Nem dizer mamãe! Tudo se apende desde o zero. Tem nada de evolução de vidas anteriores.
Importante é saber: O que você vê?! O que você tem certeza?!... É que quando morremos, acabamos e apodrecemos, com tudo aquilo que aprendemos e estava guardado no nosso cérebro. Isso é o que o ateu acredita, porque é o evidente. O resto é misticismo. Ninguém provou, então é crendice, misticismo, coisas imaginárias, suposições. Então se pode ser ou pode não ser, depende de crer ou não crer. Mas uma árvore????? Não depende de crer ou não crer!... Depende de bater com a cabeça nela!...
Abraços.

Quando se diz que morremos e é o fim... nao há nenhuma evidencia positiva de que assim seja. Nem pode haver.

Trancado