emmmcri escreveu:Embora a história de minha vida ter um vínculo muito forte com o ateísmo (já fui ateu e meu irmão ateu "militante"), no REV é que fui ter experiência e convivência mais direta com os ateus.Tive algumas surpresas eis aí algumas:
Pensei que a maioria fosse de esquerda.
Pensei que a maioria fosse contra a pena de morte.
Pensei que fossem mais secos no lado afetivo, mas muito pelo contrário,encotro aqui pessoas extremamentes sensíveis.
Pensei que fossem mais agressivos
Pensei que não teriam padrões morais mais radicais,mas vejo que não há diferença entre ateu e teísta quanto a isso, nas questões mais polêmicas, pelo menos.
Pensei que não queriam saber das verdades, mas muito pelo contrário, buscam por elas.
São mais honestos filosóficamente do que muitos Teístas.
Depois escrevo mais.
A maioria dos Ateus são de esquerda. Obviamente que o conceito de esquerda é muito relativo, e varia a nível de contextos geográficos, sociais, temporais, etc.
Mais propriamente defende a não hierarquização. A maioria pelo de sei. Claro que Ateismo em muito defende o livre pensamento desde que existam bases sólidas que o ateste. O porque sim não é resposta a nada. O radicalismo ateu deriva da intolerância perante a intolerância religiosa. Obviamente que discussões abertas tolerantes (a busca de qualquer ser racional) serão obviamente devidamente tolerantes.
A afectividade é a meu ver muito maior do lado ateista, visto não existirem outros mundos, à que dar o devido valor à unica vida que temos. A melhor vida que conseguirmos para nós próprios e para os outros. A plenitude de um individuo e consequentemente da espécie.
Sou ateu fanático, o que não me impede de me socializar com pessoas religiosas. Não é por ser radicalmente contra um determinado ideal que serei contra uma pessoa, que é um aglomerado complexo de ideais.