Fides et Ratio

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Re: Re.: Fides et Ratio

Mensagem por zencem »

DarkWings escreveu:Fé é uma coisa inutil e ultrapassada. Aliás, a única verdadeira utilidade da fé é servir de cabestro para que os padres/pastores/sacerdotes comandem o povo. Não à toda forma de fé!

Eu acho que nós devíamos definir melhor esta questão de fé, até porque, ela existe de qualquer forma, seja na forma irracional, ou na forma racional.

Aliás, ela se manifestou primeiro, na forma racional, e é um dos elementos importantes que contribuiu para o surgimento da razão.
Só depois, se deformou e acabou gerando a fé irracional.

É por isso que, para não prejudicar a razão, usamos a fé, apenas depois de nos certificar de uma verdade.

Como a irracionalidade representa o modo de pensar de quem tem apenas fé, como uma caixa vazia que não pode comprovar ter conteúdo, por extensão, somos levados a pensar que a fé não pode fazer parte da razão; o que é um erro.

[]s.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Sr. Incógnito

Re.: Fides et Ratio

Mensagem por Sr. Incógnito »

O intuito da encíclica é apresentar, dentro do catolicismo, a relação entre fé e razão (ps: Não psotei nem metade dela...). Assim, é natural que ela se refira ao catolicismo! Mesmo assim, ela pode ser lida, como um texto que analisa a fé em relação à razão. Basta que se leia o texto com o mínimo de imparcialidade... Digo isso pq tem gente que não pode ver um trecho da bíblia sendo citado que já descarta todo o valor de um texto... Isso sim é pré-conceito.

Quem acha que o texto pretende "provar que a verdade está com a ICAR" não captou o espírito e objetivo dele. Como eu disse, o texto "faz menos do que isso", pois apenas analisa e relação fé-razão. Por exemplo (como já vi alguém dizendo aqui): Um católico deve ser, de algum modo, contra o conhecimento? Afinal, tem espaço para a razão no catoliciosmo? Ela não acaba com a fé?
Estes são alguns exemplo de questões que o texto colcoa.

Dick

Mensagem por Dick »

Sr. Incógnito escreveu:...tem gente que não pode ver um trecho da bíblia sendo citado que já descarta todo o valor de um texto... Isso sim é pré-conceito.

Pré-conceito de grande valia para quem não quer perder tempo com abobrinhas que já ficaram para trás em sua vida intelectual, que não fazem mais parte de suas convicções. Tenho o pré-conceito de não esperar uma resposta quando digo "você não faz nada que presta, seu celeron vagabundo superaquecido", ou de não passar perto de um cachorro grande solto pela rua. Nunca vi o cachorro, não sei qual é a dele, mas sei que o pré-conceito de que ele pode ser perigoso é algo prudente. Ainda, temos a ciência que tem o pré-conceito de que a energia total em um sistema isolado é sempre a mesma. Não há provas de que isto é uma verdade universal, mas isto sempre (mas sempre mesmo!) é observado em todos os fenômenos e processos conhecidos. Ou seja, o pré-conceito é uma ferramenta epistemológica de excelentes resultados para o ser humano. Cuidado para não cultivar um preconceito em relação ao pré-conceito. Quando se tem uma postura já bem fundamentada (e isto é muito importante) sobre as abobrinhas bíblicas, não se vai querer voltar a estas querelas. E tudo o que cita a bíblia com o intuito de justificar a fidedignidade de alguma idéia religiosa pode ser descartado antes mesmo de ser conhecido, assim como podemos descartar qualquer evidência da existência do super-homem que parta da revista em quadrinhos como fonte primordial. Isto é uma tautologia explícita. Qualquer documento sério sobre uma pretensa argumentação religiosa não pode fundamentar-se em documentos COMPROVADAMENTE adulterados e de origem tosca (que é exatamente o caso da bíblia).
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

Let me think for a while escreveu:
Sr. Incógnito escreveu:...tem gente que não pode ver um trecho da bíblia sendo citado que já descarta todo o valor de um texto... Isso sim é pré-conceito.

Pré-conceito de grande valia para quem não quer perder tempo com abobrinhas que já ficaram para trás em sua vida intelectual, que não fazem mais parte de suas convicções. Tenho o pré-conceito de não esperar uma resposta quando digo "você não faz nada que presta, seu celeron vagabundo superaquecido", ou de não passar perto de um cachorro grande solto pela rua. Nunca vi o cachorro, não sei qual é a dele, mas sei que o pré-conceito de que ele pode ser perigoso é algo prudente. Ainda, temos a ciência que tem o pré-conceito de que a energia total em um sistema isolado é sempre a mesma. Não há provas de que isto é uma verdade universal, mas isto sempre (mas sempre mesmo!) é observado em todos os fenômenos e processos conhecidos. Ou seja, o pré-conceito é uma ferramenta epistemológica de excelentes resultados para o ser humano. Cuidado para não cultivar um preconceito em relação ao pré-conceito. Quando se tem uma postura já bem fundamentada (e isto é muito importante) sobre as abobrinhas bíblicas, não se vai querer voltar a estas querelas. E tudo o que cita a bíblia com o intuito de justificar a fidedignidade de alguma idéia religiosa pode ser descartado antes mesmo de ser conhecido, assim como podemos descartar qualquer evidência da existência do super-homem que parta da revista em quadrinhos como fonte primordial. Isto é uma tautologia explícita. Qualquer documento sério sobre uma pretensa argumentação religiosa não pode fundamentar-se em documentos COMPROVADAMENTE adulterados e de origem tosca (que é exatamente o caso da bíblia).

"Pré-conceito de grande valia para quem não quer etc..."
Isso, no contexto das idéias, é um suicídio intelectual!

Trancado