Deus sabe felar?
Sabe o que mais me deixa admirado?
É que quem escreveu a refutação no primeiro tópico do post (Michael Martin), é alguém inteligente, que sabe interpretar textos, que sabe o significado de conhecimento proposicional, etc...
Só que não conhece religião, nem conhece as escrituras do cristianismo... foi querer refutar uma idéia, sem conhecer o que o cristianismo fala sobre essa idéia.
Tirou de base apenas o que costuma ouvir saindo da boca dos Cristãos.
Isso é o que eu tenho dito desde o meu primeiro post aqui no fórum.
A maioria pensa que religião é o que os crentes dizem que ela é.
Tiram suas conclusões com base nisso, e nem ao menos se dão ao trabalho de conhecer a religião em si... nesse caso, o cristianismo.
Isso leva muitos a criar uma crença sobre o cristianismo, ou pior, sobre "a religião" (que inclui muitas religiões), que não corresponde com a realidade dos fatos, cegando essas pessoas sobre a realidade da religião.
Culpa principalmente dos crentes e lideres de igrejas ou seitas.
PS. Não ou eu que sei muito sobre religião... são vocês que sabem pouco.
PS2. o PS, foi dirigido apenas aos engraçadinhos...
É que quem escreveu a refutação no primeiro tópico do post (Michael Martin), é alguém inteligente, que sabe interpretar textos, que sabe o significado de conhecimento proposicional, etc...
Só que não conhece religião, nem conhece as escrituras do cristianismo... foi querer refutar uma idéia, sem conhecer o que o cristianismo fala sobre essa idéia.
Tiram suas conclusões com base nisso, e nem ao menos se dão ao trabalho de conhecer a religião em si... nesse caso, o cristianismo.
Isso leva muitos a criar uma crença sobre o cristianismo, ou pior, sobre "a religião" (que inclui muitas religiões), que não corresponde com a realidade dos fatos, cegando essas pessoas sobre a realidade da religião.
Editado pela última vez por NadaSei em 22 Jan 2007, 16:16, em um total de 2 vezes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Re: Re.: Deus sabe felar?
Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
Pode rir... eu não só refutei o tópico, como provei por a+b segundo as escrituras o meu ponto de vista.
Ponto de vista esse, que você não pôde refutar.
Como dizem, quem ri por ultimo ri melhor.

Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Jeanioz escreveu:NadaSei escreveu:É dito que Deus está dentro de nós e, é "um" com todos, pois somos todos Deuses.
Isso não é ensinado apenas em religiões orientais, mas também pelo próprio cristianismo, que é a religião que parece estar em discussão aqui.
???
Somos todos Deuses???
Qual ensinamento cristão diz isso???
Muitas das escrituras ditas "Apócrifas" que, se eu não estiver enganado, os gnósticos usam e que são mal vistas pela ICAR e que as igrejas evangélicas nem sabem, ou temem o que está escrito e, por isso, se mantém a velha bíblia escrita pelos chatólicos.

- Jeanioz
- Gênero: Masculino
NadaSei escreveu:Sabe o que mais me deixa admirado?
Sabe... esse é o problema principal do cristianismo...
A bíblia, livro sagrado dos cristãos, tem muitas contradições em seus textos. E essas contradições acabam por gerar múltiplas interpretações, não raramente contraditórias entre si.
Os católicos tem uma interpretação, os mormons outra, as testemunhas de Jeová outra, todas as religiões cristãs protestantes também tem várias e várias interpretações...
E agora temos a interpretação do NadaSei!!! Que une conceitos cristãos com conceitos de várias outras religiões, inclusive orientais.
E quem tem a interpretação correta? Vai saber...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
- videomaker
Re: Deus sabe felar?
[quote="Res Cogitans"]Deus sabe felar?
É interessante como o ser humano tem certeza de que se Deus existe, tem que ter as mesmas nessecidades e vontades que nós mortais, se não for assim, Deus não pode existir! Se for algo que de prazer então..., como se aqui mesmo entre nós não tivessemos gente achando mas prazer em meditar do que em tranzar! Que fique claro que não é o meu caso!
Mas essa noção de Deus é aceitavel quando se tem como guia as religiões tradicionais, onde Deus se arrepende, se ira e etc. logo ele não pode deixar de ter um orgasmo é claro...
É interessante como o ser humano tem certeza de que se Deus existe, tem que ter as mesmas nessecidades e vontades que nós mortais, se não for assim, Deus não pode existir! Se for algo que de prazer então..., como se aqui mesmo entre nós não tivessemos gente achando mas prazer em meditar do que em tranzar! Que fique claro que não é o meu caso!

Mas essa noção de Deus é aceitavel quando se tem como guia as religiões tradicionais, onde Deus se arrepende, se ira e etc. logo ele não pode deixar de ter um orgasmo é claro...

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
NadaSei, sua concepção acerca de Deus é deveras heterodoxa.
Poderia definir melhor o seu conceito de divino para que possamos ter um debate mais produtivo?
Poderia definir melhor o seu conceito de divino para que possamos ter um debate mais produtivo?
Jeanioz escreveu:Sabe... esse é o problema principal do cristianismo...
A bíblia, livro sagrado dos cristãos, tem muitas contradições em seus textos. E essas contradições acabam por gerar múltiplas interpretações, não raramente contraditórias entre si.
A biblia não é um livro e sim uma coletânea contendo muitos livros de diversos autores.
Nada mais normal que esses autores não concordem entre si, em 100% das ocasiões.
Isso não é nada de mais, tornando essas "contradições", uma forma de nos levar a pensar por nós mesmos.
Jeanioz escreveu:Os católicos tem uma interpretação, os mormons outra, as testemunhas de Jeová outra, todas as religiões cristãs protestantes também tem várias e várias interpretações...
Os evangelicos refutam com sucesso o conceito de trindade Catolica, bem como a visão das testemunhas de Jeová sobre Deus, Cristo e o espirito santo.
Basta ler a biblia e ver se a interpretação está correta, ou se contraria algo que é ensinado.
Basta comparar as interpretações e procurar por uma que estaja mais de acordo com a biblia e não possa ser refutada pelas outras "interpretações", muitas as quais são ridiculamente faceis de refutar.
Interpretar textos é facil para alguns e, dificil para outros.
Você usa essa idéia de "interpretações", como desculpa para dizer que todas elas estão erradas, mas isso não é verdade.
Se uma interpretação pode ser refutada segundo as escrituras, então é uma intepretação errada, se não pode ser refutada e está de acordo com a biblia, então tem mais chances de estar correta.
O mesmo acontece na filosofia, já discuti com pessoas que interpretavam o "Penso, logo existo". como sendo uma afirmação de que existimos por que pensamos. Ou seja que o pensamento precede a existência.
Na realidade o "Penso. logo existo", procura provar que a pessoa existe: "Se eu penso, então eu devo realmente existir".
São duas interpretações diferentes sobre o que Descartes estava dizendo, uma está certa e a outra errada.
Por não existir apenas "uma" interpretação, podemos dizer que a filosofia de Descartes é inutil, pois cada um "interpreta" de uma forma??
Querer invalidar a religião pela existência de muitas "interpretações" é ridiculo, mesmo proquê, muitas dessas "interpretações" são feitas por gente que entra em um site ateu e reclama de usarem linguagem "dificil" e que não entendem o que estão dizendo.
Jeanioz escreveu:E agora temos a interpretação do NadaSei!!! Que une conceitos cristãos com conceitos de várias outras religiões, inclusive orientais.
Lógico, a melhor forma de interpretar corretamente algo para se chegar a verdade, é procurar em outras fontes que discutem exatamente o mesmo tema.
Depois, eu não me vali de nehuma outra religião que não o Cristianismo, para refutar o tópico.
Jeanioz escreveu:E quem tem a interpretação correta? Vai saber...
Pois é... quem tem a interpretação correta sobre o que Descartes diz... vai saber...
Quem tem a interpretação correta sobre qualquer coisa?
Vai saber...
Devo concluir então que é inutil estudar qualquer coisa... afinal, se eu der pro pedreiro da esquina um livro de Platão, ele vai "interpretar" de uma forma diferente da minha... Como toda "interpretação" tem o mesmo valor, é inutil estudar qualquer coisa.
Esse é o motivo de se estudar religião, principalmente não se atendo apenas a uma (como estudar apenas o cristianismo), procurar as interpretações e refuta-las, questionar a própria idéia que está sendo transmitida e compara-la com as idéias de outras pessoas que falam sobre o mesmo tema, etc...
Estudar é isso.
Nunca sabemos qual interpretação está realmente correta, mas muitas vezes sabemos quais estão erradas e tiramos nossas próprias conclusões sobre o assunto.
NadaSei escreveu:Apocaliptica escreveu::emoticon266:![]()
Pode rir... eu não só refutei o tópico, como provei por a+b segundo as escrituras o meu ponto de vista.
Ponto de vista esse, que você não pôde refutar.
Como dizem, quem ri por ultimo ri melhor.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sinto muito dizer-lhe que provar pelas escrituras é o mesmo que não provar. Isso não é prova de nada. Apenas que você se baseia nelas. Apenas isso.
-
Re.: Deus sabe felar?
"ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 09 Abr 2007, 00:17, em um total de 1 vez.
Deus criou o Universo num orgasmo.
Isso daria um Prêmio Nobel em quê?

Isso daria um Prêmio Nobel em quê?

-
ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 09 Abr 2007, 00:17, em um total de 1 vez.
Hugo escreveu:NadaSei, sua concepção acerca de Deus é deveras heterodoxa.
Orá, não se pode conceituar o que está além dos conceitos.
Deus é mistério desconhecido e indefinivel, existente e ao mesmo tempo inexistente.
Aqui não estamos discutindo o conceito Deus, eu apenas refutei a argumentação que pretendia provar a impossibilidade deste, ser onisciente.
Não usei nenhum conceito oriental, me limitei ao cristianismo.
A questão não é o que é Deus, mas Deus caso exista, poderia ser onisciente segundo o que ensina o Cristianismo?
Nesse caso não é o meu conceito de Deus que está em discussão, mas o atributo onisciência sengundo os padrões do cristianismo.
Dessa forma, eu não ter "definido" Deus, não torna o debate menos produtivo.
NadaSei,
Você é um teísta jurista? Essa duplicidade gera uma prosopopéia retórica infindável.
PS:PROSOPOPÉIA = (personificar = personificação).
Quando se atribui vida, ação, voz a seres mortos, inanimados ou ausentes. É uma personificação (=antropomorfismo) de animais e coisas.
Você é um teísta jurista? Essa duplicidade gera uma prosopopéia retórica infindável.
PS:PROSOPOPÉIA = (personificar = personificação).
Quando se atribui vida, ação, voz a seres mortos, inanimados ou ausentes. É uma personificação (=antropomorfismo) de animais e coisas.
-
[ed
Apocaliptica escreveu:Sinto muito dizer-lhe que provar pelas escrituras é o mesmo que não provar. Isso não é prova de nada. Apenas que você se baseia nelas. Apenas isso.
hauhauhauhua huahuahuahuah uahua huahauhauhauah
hauhauahuah

Eu não estou provando Deus ou o fato dele ser onisciente meu caro.
Eu apenas provei que a argumentação que tentava demonstrar a impossibilidade de Deus ser onisciente, está errada.
Eu apenas refutei o texto e, quando minha idéia de que "somos Deuses e morada de Deus" foi questionada, eu provei que é uma idéia judaico-cristã encontrada na biblia.
Desculpe meu caro, mas sua capacidade de acompanhar a discussão deixa muito a desejar.
Essa de: "Sinto muito dizer-lhe que provar pelas escrituras é o mesmo que não provar. Isso não é prova de nada. Apenas que você se baseia nelas. Apenas isso."
Foi realmente hilária...

Acho que você nem ao menos entendeu o que está sendo discutido no tópico...
É gente como você que cria "interpretações" biblicas faceis de refutar. Pessoas que não conseguem nem acompanhar o assunto em questão.

- RicardoVitor
NadaSei escreveu:VELHO TESTAMENTO
SALMOS 82:6
Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós.
Se você tivesse lido a Bíblia, saberia que a expressão "deuses" se refere, em muitas passagens, aos governantes da época.
Se não tirasse a frase acima fora do contexto, saberia que o Deus cristão está falando em uma reunião com os governantes:
1 - Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença:
2 - "Vocês precisam parar de julgar injustamente e de estar do lado dos maus.
3 - Defendam os direitos dos pobres e dos órfãos; sejam justos com os aflitos e os necessitados.
4 - Socorram os humildes e os pobres e os salvem do poder dos maus.
5 - "Vocês são ignorantes, não entendem nada; vocês vivem na escuridão. As bases da lei e da ordem na terra estão abaladas.
6 - Eu disse: Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Deus Altíssimo.
7 - Porém morrerão como os homens comuns morrem; a vida de vocês acabará como a de qualquer príncipe. "
8 - Vem, ó Deus, e governa o mundo, pois todas as nações são tuas!
(Salmos 82)

NadaSei escreveu:NOVO TESTAMENTO
JOÃO 10:32-36
32- Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?
33- Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.
34- Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
35- Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36- àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Hum? Aqui fica evidente que entre os judeus era uma blasfêmia ser chamado de deus, e Jesus se coloca como "deus" pois se considerava um líder. É o que ele questiona dos judeus. Queria mostrar alguma coisa aqui?
NadaSei escreveu:O pai faz morada em nós, é um dos ensinamentos basicos do Cristianismo, somos edificio dele, pois ele "vive" em nós.
Em nenhum lugar dos ditames cristãos se afirma isso.
NadaSei escreveu:O mais interessantes dos que eu citei, é João 10, pois Cristo está discutindo com os judeus que querem apredeja-lo, Cristo então diz:
32- Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?
33- Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.
É nessa hora que Cristo mostra que não existe nada de mais nisso, que ele é um "homem" e um "Deus", como qualque um de nós.
Errado, ele se coloca como um líder enviado pelo Deus cristão, questionando os judeus da dita blasfêmia, argumentando que o Deus cristão tinha chamado as lideranças de "deuses" previamente, e por isso não havia o porquê de ser apedrejado.
NadaSei escreveu:Basta ler o novo testamento, nesse caso, João 10.
Está lá, provado por A+B, não é mera "interpretação" minha.
Não é interpretação, é distorção barata para tentar encaixar a sua crença maluca...
NadaSei escreveu:Se quiserem posso citar mais passagens...
Ah, nem ferrando... chega de Bíblia. Cansei de perder meu tempo com esse monte de asneira arcaica.
Editado pela última vez por RicardoVitor em 22 Jan 2007, 18:12, em um total de 1 vez.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
NadaSei escreveu:Hugo escreveu:NadaSei, sua concepção acerca de Deus é deveras heterodoxa.
Orá, não se pode conceituar o que está além dos conceitos.
Deus é mistério desconhecido e indefinivel, existente e ao mesmo tempo inexistente.
Aqui não estamos discutindo o conceito Deus, eu apenas refutei a argumentação que pretendia provar a impossibilidade deste, ser onisciente.
Não usei nenhum conceito oriental, me limitei ao cristianismo.
A questão não é o que é Deus, mas Deus caso exista, poderia ser onisciente segundo o que ensina o Cristianismo?
Nesse caso não é o meu conceito de Deus que está em discussão, mas o atributo onisciência sengundo os padrões do cristianismo.
Dessa forma, eu não ter "definido" Deus, não torna o debate menos produtivo.
Vou reformular minha pergunta, então.
Como você definiria o conceito cristão de Deus?
- RicardoVitor
Para acabar com toda essa citação de Bíblia, mais uma:
"Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus." Exodo 3:14-16
Esses são os "deuses" da Bíblia...
Agora chega
"Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus." Exodo 3:14-16
Esses são os "deuses" da Bíblia...
Agora chega

Logical, responsible, practical.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
NadaSei.
"Vós sois deuses" não me parece de todo uma frase para levar à letra (ah... as as velhas ambinguidades...à la biblia...).
Ña verdade, como bem sabes, o cristianismos aqui parace-me claro.
Dizer que nós fazemos parte de deus ou deus é parte de nós, é reafirmar a frase Deus é Tudo, mas um homem não é deus, antes faz parte dele. (assim como por fazermos parte da natureza, não faz de nós a natureza)
Assim, o homem não é deus, e homens não são deuses, mas fazem parte de Deus.
Continuando com a analogia deus/natureza, por eu fazer parte da natureza e beber, não posso afirmar que a natureza bebe (de forma literal), da mesma forma que não se pode afirmar que, por o homem fazer parte de deus - e felar - deus fela.
E se deus não fela, então ele pode saber o que é felar, mas não é certo que saiba felar.
E se não souber felar, então não é omnisciente.
"Vós sois deuses" não me parece de todo uma frase para levar à letra (ah... as as velhas ambinguidades...à la biblia...).
Ña verdade, como bem sabes, o cristianismos aqui parace-me claro.
Dizer que nós fazemos parte de deus ou deus é parte de nós, é reafirmar a frase Deus é Tudo, mas um homem não é deus, antes faz parte dele. (assim como por fazermos parte da natureza, não faz de nós a natureza)
Assim, o homem não é deus, e homens não são deuses, mas fazem parte de Deus.
Continuando com a analogia deus/natureza, por eu fazer parte da natureza e beber, não posso afirmar que a natureza bebe (de forma literal), da mesma forma que não se pode afirmar que, por o homem fazer parte de deus - e felar - deus fela.
E se deus não fela, então ele pode saber o que é felar, mas não é certo que saiba felar.
E se não souber felar, então não é omnisciente.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
RicardoVitor escreveu:NadaSei escreveu:VELHO TESTAMENTO
SALMOS 82:6
Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós.
Se você tivesse lido a Bíblia, saberia que a expressão "deuses" se refere, em muitas passagens, aos governantes da época.
Se não tirasse a frase acima fora do contexto, saberia que o Deus cristão está falando em uma reunião com os governantes:
1 - Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença:
2 - "Vocês precisam parar de julgar injustamente e de estar do lado dos maus.
3 - Defendam os direitos dos pobres e dos órfãos; sejam justos com os aflitos e os necessitados.
4 - Socorram os humildes e os pobres e os salvem do poder dos maus.
5 - "Vocês são ignorantes, não entendem nada; vocês vivem na escuridão. As bases da lei e da ordem na terra estão abaladas.
6 - Eu disse: Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Deus Altíssimo.
7 - Porém morrerão como os homens comuns morrem; a vida de vocês acabará como a de qualquer príncipe. "
8 - Vem, ó Deus, e governa o mundo, pois todas as nações são tuas!
(Salmos 82)
NadaSei escreveu:NOVO TESTAMENTO
JOÃO 10:32-36
34- Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
35- Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36- àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Hum? Aqui fica evidente que entre os judeus era uma blasfêmia ser chamado de deus, e Jesus se coloca como "deus" pois se considerava um líder. É o que ele questiona dos judeus. Queria mostrar alguma coisa aqui?NadaSei escreveu:O pai faz morada em nós, é um dos ensinamentos basicos do Cristianismo, somos edificio dele, pois ele "vive" em nós.
Em nenhum lugar dos ditames cristãos se afirma isso.NadaSei escreveu:O mais interessantes dos que eu citei, é João 10, pois Cristo está discutindo com os judeus que querem apredeja-lo, Cristo então diz:
É nessa hora que Cristo mostra que não existe nada de mais nisso, que ele é um "homem" e um "Deus", como qualque um de nós.
Errado, ele se coloca como um líder enviado pelo Deus cristão, questionando os judeus da dita blasfêmia, argumentando que o Deus cristão tinha chamado as lideranças de "deuses" previamente, e por isso não havia o porquê de ser apedrejado.NadaSei escreveu:Basta ler o novo testamento, nesse caso, João 10.
Está lá, provado por A+B, não é mera "interpretação" minha.
Não é interpretação, é distorção barata para tentar encaixar a sua crença maluca...NadaSei escreveu:Se quiserem posso citar mais passagens...
Ah, nem ferrando... chega de Bíblia. Cansei de perder meu tempo com esse monte de asneira arcaica.
PUTA-QUE-PARIU!
Depois dessa, só posso ter ainda mais certeza sobre seus conhecimentos de religiões abraâmicas. Este explanação que você deu sobre o "vós sois deuses" é idêntica à que qualquer católico tradicionalistas ou judeu ortodoxo daria (apesar da imensa distância entre esses dois grupos). Todos os demais (protestantes, pentencostais, cristãos orientais) quase que por certo esbarrariam nesta questão e chegariam perto de teses heterodoxas sobre o assunto (gnósticas). Isso porque a maioria desses grupos sequer se propõe a conhecer a cultura e simbologia ligadas à doutrina por eles abraçada.
Parabéns!
Você teve formação católica ou judaica?
"Noite escura agora é manhã..."
Quanto à proposição inicial, advogando para o Diabo darei uma explicação mais ortodoxa que a do nadaSei e menos iletrada que a do Videomaker.
Considere que eu sei quais são os efeitos provocados pelo LSD no cérebro humano, embora jamais tenha experimentado.
Continuando, eu sei como se dá um coito entre homossexuais. Embora nunca tenha praticado tal ato. Logo, eu tenho ciência do homossexualismo e do uso de drogas.
Deus (se existe) possui o atributo da onisciência. A onisciência consiste na completa ciência, ou seja, conhecimento de tudo o que virtualmente existe.
Podemos dizer então, que Deus tem ciência do que é felar, logo Deus mantém sua onisciência e sua moral perfeito.
Ok?
Considere que eu sei quais são os efeitos provocados pelo LSD no cérebro humano, embora jamais tenha experimentado.
Continuando, eu sei como se dá um coito entre homossexuais. Embora nunca tenha praticado tal ato. Logo, eu tenho ciência do homossexualismo e do uso de drogas.
Deus (se existe) possui o atributo da onisciência. A onisciência consiste na completa ciência, ou seja, conhecimento de tudo o que virtualmente existe.
Podemos dizer então, que Deus tem ciência do que é felar, logo Deus mantém sua onisciência e sua moral perfeito.
Ok?
"Noite escura agora é manhã..."
RicardoVitor escreveu:Se você tivesse lido a Bíblia, saberia que a expressão "deuses" se refere, em muitas passagens, aos governantes da época.
Em primeiro lugar, em nenhum momento é dito que "apenas" os lideres são Deuses. Segundo a biblia, Deuses são aqueles a quem a palavra de Deus é dirigida, ou seja, todos nós.
Segundo, que Cristo usa o argumento contra os Judeus que queriam apredeja-lo. Em nenhum momente é dito que esses eram "lideris".
Nem Cristo se diz "líder" como você propõe.
ELE AFIRMA: "EU E O PAI SOMOS UM" "Quem vê a mim, vê o pai que está dentro de mim."
E é por esse motivo que tentam apredeja-lo, então ele diz que nada de mais há nisso, pois isso vale pra todos, somos todos deuses.
Ele diz isso para os judeus e não para "líderes" judeus.
Depois sou eu que estou tirando as coisas do contexto...
Jõao 10
24 Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.
31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me?
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus.
34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Isaias 41
Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo.
Como pode ver:
1- Deuses são aqueles a quem a palavra de Deus é dirigida. (todos nós)
2 - Cristo diz ser "um" com Deus.
"joão10:30 Eu e o Pai somos um."
3 - Os judeus ficam bravos e Cristo diz que não há nada de mais nisso, pois somo TODOS Deuses.
4 - Ele está dizendo isso para os judeus, em nenhum momento é dito que ele se dirige a "lideres".
5 - Isso está de acordo com o que ele ensina sobre nos tornamos "um" com ele e com Deus.
Jõao 14
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
João 17
20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
RicardoVitor escreveu:Hum? Aqui fica evidente que entre os judeus era uma blasfêmia ser chamado de deus, e Jesus se coloca como "deus" pois se considerava um líder. É o que ele questiona dos judeus. Queria mostrar alguma coisa aqui?
Sim, é aqui que ele diz que isso não é nada ne mais, porque somos TODOS Deuses.
E ele não quer se dizer um "líder".
Suas palavras exatas são "Eu e o pai somos UM".
Ele deixa explicito que Deus fala e age através dele, porque ele está em Deus e Deus está nele, dessa forma eles são "um".
O que ele ensina nessas passagem que citei acima, é o conceito da "trindade", mas uma "trindade" que inclui ele, Deus, o espirito santo e TODOS nós, pois somos todos Deuses.
O engano foi seu, em querer entender "Deuses" como "líderes".
RicardoVitor escreveu:NadaSei escreveu:O pai faz morada em nós, é um dos ensinamentos basicos do Cristianismo, somos edificio dele, pois ele "vive" em nós.
Em nenhum lugar dos ditames cristãos se afirma isso.
Eu acabei de citar mais uma passagem onde isso é dito e, já havia citado outras três no post anterior que você ignorou.
RicardoVitor escreveu:Não é interpretação, é distorção barata para tentar encaixar a sua crença maluca...
Demonstrei mais uma vez que é isso que a biblia ensina, distorção barata foi a sua de tentar dizer que Cristo se dizia "lider", quando ele diz claramente que ele e Deus são "um", e diz que nada de mais há nisso, pois isso vale pra todos, afinal, somos todos Deuses.
Depois, só o fato de segundo a biblia Deus conhecer cada infimo pensamento e sentimento humanos, já acaba com a idéia discutida no tópico.
Apartir do momento em que ele conhece tudo o que o homem pensa e sente, ele vivência tudo junto com o homem.
NadaSei escreveu:Apocaliptica escreveu:Sinto muito dizer-lhe que provar pelas escrituras é o mesmo que não provar. Isso não é prova de nada. Apenas que você se baseia nelas. Apenas isso.
hauhauhauhua huahuahuahuah uahua huahauhauhauah
hauhauahuah![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu não estou provando Deus ou o fato dele ser onisciente meu caro.
Eu apenas provei que a argumentação que tentava demonstrar a impossibilidade de Deus ser onisciente, está errada.
Eu apenas refutei o texto e, quando minha idéia de que "somos Deuses e morada de Deus" foi questionada, eu provei que é uma idéia judaico-cristã encontrada na biblia.
Desculpe meu caro, mas sua capacidade de acompanhar a discussão deixa muito a desejar.
Essa de: "Sinto muito dizer-lhe que provar pelas escrituras é o mesmo que não provar. Isso não é prova de nada. Apenas que você se baseia nelas. Apenas isso."
Foi realmente hilária...![]()
Acho que você nem ao menos entendeu o que está sendo discutido no tópico...
É gente como você que cria "interpretações" biblicas faceis de refutar. Pessoas que não conseguem nem acompanhar o assunto em questão.
Mas ein? Você é tão prepotente que afirmou algo que eu nunca disse no meu post. Nem sabe a que "prova" me refiro e foi a essa mesmo que você está querendo defender.
Mas tirou conclusões precipitadas e grosseiras , como tem feito por aqui contumazmente.
E você presta tanta atenção ao que falam e com quem fala que nem percebeu que sou mulher, portanto o "caro" não é adequado.
Você é o tipo de pessoa que usa retórica como se fosse uma arma.
O problema é que lança a pergunta, argumenta com falácias e desfazendo da resposta dos outros, refuta da mesma forma e, por fim, invalida todo o processo quando apela para falácias uma atrás da outra.
De novo, você não prova coisa alguma e não demonstra absolutamente nada. Mas pensa que faz.
Quanto desespero. Abraços.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 22 Jan 2007, 19:44, em um total de 1 vez.
Hugo escreveu:Vou reformular minha pergunta, então.
Como você definiria o conceito cristão de Deus?
Eu diria que eles falam sobre dois conceitos de Deus, o Deus pessoal e o Deus interior, aquele do qual todos fazemos parte.
O Deus pessoal é descrito como perfeito, imutavél, onisciênte, onipresente e onipotente.
É demonstrado também um Panenteismo, quando se fala sobre o "reino dos céus" estar dentro de nós e espalhado por todos os lados, bem como quando se fala sobre "estarmos em Deus" e Deus em nós, em sermos todos "um".
Mas isso já é mais controvero...