A Falácia Mente=Cérebro

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: A Falácia Mente=Cérebro

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu: Como alguem pode viver apenas com metade de um hemisferio?
Como um "meio" pode ainda conter um "todo"? :emoticon5:
Se a sede do pensamento é o cerebro, como se explica isso?
:emoticon1:

Não entendi...

Vi na discovery moça! Criança de 5 anos se subemete a retirada de metade do hemisferio cerebral, para resolver um problema semelhante a epelepsia, e vive de forma normal sem problema nenhum, seja de memoria ou de aprendizagem!
Se a sede do pensamento esta no "todo" como ela vive só com a metade e nada mudou?
:emoticon5:

Achoque o Azathoth já respondeu a nós dois. :emoticon4:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não entendi...

Vi na discovery moça! Criança de 5 anos se subemete a retirada de metade do hemisferio cerebral, para resolver um problema semelhante a epelepsia, e vive de forma normal sem problema nenhum, seja de memoria ou de aprendizagem!
Se a sede do pensamento esta no "todo" como ela vive só com a metade e nada mudou?

Achoque o Azathoth já respondeu a nós dois. :emoticon4:

Acho que ele falou em "adaptação" não foi isso? e quem disse que isso basta para explicar? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não entendi...

Retirada de hemisfério? Não seria aquela operação que eles apenas desconectam um hemisfério do outro em um determinado local do cérebro?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apocaliptica

Márcio escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não entendi...

Retirada de hemisfério? Não seria aquela operação que eles apenas desconectam um hemisfério do outro em um determinado local do cérebro?

Aonde você quer chegar?

Azathoth

Re: Re.: A Falácia Mente=Cérebro

Mensagem por Azathoth »

Apocaliptica escreveu:Entendi. Por isso percebemos a capacidade de memória em alguns animais que não está ligado a consciência e o feedback é apenas instintivo.

Exato. Um sapo que armazena no seu cérebro os odores de algum inseto apetitoso diferente não precisa estar consciente para reagir quando um desses insetos se aproximar do mesmo. Como um Bot em um jogo de computador.

Apocaliptica escreveu:Assim como a alguns tipos de lesão cerebral continuam "armazenando" mesmo sem dar feedback externo algum.

Não entendi isso.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Márcio escreveu:Retirada de hemisfério? Não seria aquela operação que eles apenas desconectam um hemisfério do outro em um determinado local do cérebro?

É o VM pode estar falando de cortar o corpo caloso.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Azathoth escreveu:
Márcio escreveu:Retirada de hemisfério? Não seria aquela operação que eles apenas desconectam um hemisfério do outro em um determinado local do cérebro?

É o VM pode estar falando de cortar o corpo caloso.

É que achei estranho, do jeito que ele falou, ficou explícito que eles retiravam um dos hemisférios.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apocaliptica

Azathoth escreveu:
Apocaliptica escreveu:Entendi. Por isso percebemos a capacidade de memória em alguns animais que não está ligado a consciência e o feedback é apenas instintivo.

Exato. Um sapo que armazena no seu cérebro os odores de algum inseto apetitoso diferente não precisa estar consciente para reagir quando um desses insetos se aproximar do mesmo. Como um Bot em um jogo de computador.

Apocaliptica escreveu:Assim como a alguns tipos de lesão cerebral continuam "armazenando" mesmo sem dar feedback externo algum.

Não entendi isso.

Desculpe. Eu me expressei mal. O cérebro de alguém com lesão cerebral continua com a memória intacta até o momento da lesão. Está lá armazenada. Se ela tiver condições de externar isso, veremos que ela se lembra de coisas anteriores.
Mas nunca entendi porque um amigo meu que sofreu um acidente e teve uma lesão que afetou a fala e alguns movimentos do corpo de um lado apenas, tinha lembranças apenas de algumas partes desconexas entre si. Ele lembrava que tinha um negócio com um sócio na área de engenharia, mas não lembrava do nome dele e nem onde era o escritório.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Acho que ele falou em "adaptação" não foi isso? e quem disse que isso basta para explicar? :emoticon5:

Você entenderia melhor se passasse a observar crianças como protótipos de seres adultos.

Quando uma criança nasce, ela não sai do útero com um cérebro pronto e sim com um cérebro ainda bem genérico. Por quê? Por quê ela precisa interagir com o ambiente para desenvolver várias faculdades como as percepções sensoriais, controle dos membros inferiores e superiores e aprender linguagem.

Como sabemos disso? Porque crianças pequenas que foram privadas de diversos tipos de interações ambientais críticas como alguém para conversar e ajudar a andar em pé sozinha quando adultas não conseguiram aprender essas tarefas adequadamente. Existe o tempo certo para aprender essas coisas. Sim, são as "crianças ferais" que você tanto teme.

Como o cérebro infantil é ainda muito indiferenciado em relação ao cérebro adulto, quando pequeno ele pode se dar ao luxo de sofrer neurocirurgias invasivas por ainda estar no tempo crítico do desenvolvimento cerebral. O darwinismo neural no cérebro infantil pode improvisar boas soluções.

Os espíritas são engraçados. Quando uma criança perde um pedaço do cérebro e depois vive direitinho, isso é evidência de que a mente é separada do cérebro. Quando um adulto perde um pedaço do cérebro e fica lesado, isso é evidência de que a antena perdeu a sintonia com a mente. :emoticon12:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Márcio escreveu:É que achei estranho, do jeito que ele falou, ficou explícito que eles retiravam um dos hemisférios.

Mas isso também é possível, existem muitas crianças que foram submetidas à remoção de um dos hemisférios, se recuperaram e passaram a ter vidas normais.

Elas sofriam de ataques epilépticos incapacitantes dezenas de vezes ao dia.

videomaker

Márcio escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não entendi...

Não! retirada TOTAL de um hemisferio mesmo... é .... e ai? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Como o cérebro infantil é ainda muito indiferenciado em relação ao cérebro adulto, quando pequeno ele pode se dar ao luxo de sofrer neurocirurgias invasivas por ainda estar no tempo crítico do desenvolvimento cerebral. O darwinismo neural no cérebro infantil pode improvisar boas soluções.

Um cerebro de uma criança de 5 anos já é complexo ao extremo, todas as funções já estão estrategicamente posicionadas e bem mapeadas no cerebro, Certo? :emoticon5:
Vc esta sugerindo que na falta daquele pedaço, o cerebro se modifica e se ajusta a nova condição? é isso? e assim não perde as habilidades que tinha no hemisferio retirado? Como isso acontece? :emoticon5:

Os espíritas são engraçados. Quando uma criança perde um pedaço do cérebro e depois vive direitinho, isso é evidência de que a mente é separada do cérebro. Quando um adulto perde um pedaço do cérebro e fica lesado, isso é evidência de que a antena perdeu a sintonia com a mente. :emoticon12:

Se tivesse aprendido que tudo é uma questão de merito, não escreveria coisas desse tipo! O mecanismo muda de acordo com o merito! :emoticon4:
Editado pela última vez por videomaker em 28 Jan 2007, 14:28, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Azathoth escreveu:
Márcio escreveu:É que achei estranho, do jeito que ele falou, ficou explícito que eles retiravam um dos hemisférios.

Mas isso também é possível, existem muitas crianças que foram submetidas à remoção de um dos hemisférios, se recuperaram e passaram a ter vidas normais.

Elas sofriam de ataques epilépticos incapacitantes dezenas de vezes ao dia.

Apenas como comentário paralelo....a medicina é uma das ciências mais fantásticas. Ao mesmo tempo que tenho enorme curiosidade em ler esse tipo de artigo e procuro mesmo por eles, ou vejo na tv a cabo programas assim, acho que jamais conseguiria fazer medicina. Isso me estressa e me deixa com a sensação de que somos extremamente frágeis. Deve ser medo da dor e da morte.

:emoticon4:

videomaker

Deve ser medo da dor e da morte.

Mais deixar de existir, que é morrer, é indolor.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Deve ser medo da dor e da morte.

Mais deixar de existir, que é morrer, é indolor.

Mas até chegar lá o processo pode ser muito doloroso. Não me preocupo com depois, e sim com antes. Minha preocupação com o depois é com o que os que ficam aqui vão sofrer com a minha ausência.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 28 Jan 2007, 14:45, em um total de 1 vez.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

A consciência vai emergindo aos poucos de acordo com a formação do cérebro, isso é, no cérebro capacitado para gerar consciência, ou talvez hajam níveis de consciência.
A consciência seria uma propriedade emergente do aprimoramente constante do aparato cerebral?
É que o conceito de consciência fica meio confuso para muitos, temos a tendência de achar que é a mesma coisa que mente, o eu, etc..

videomaker

Minha preocupação com o depois é com o que os que ficam aqui vão sofrer com a minha ausência.

Se isso realmente te preocupa, diz pra eles que "talvez" vcs ainda se rencontrem! te garanto que vai diminuir a dor de quem fica...já a tua verdade...

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Minha preocupação com o depois é com o que os que ficam aqui vão sofrer com a minha ausência.

Se isso realmente te preocupa, diz pra eles que "talvez" vcs ainda se rencontrem! te garanto que vai diminuir a dor de quem fica...já a tua verdade...

Video, isso são conjecturas ou desejo porque isso realmente consola os que não conseguem suportar a dor da ausência e nem sabem como conviver sem a pessoa amada (dia a dia, sem a presença, sem a voz, o cheiro, o afeto, os sons e todas as manisfestações físicas e terrenas por aaaaaanos a fio) .

Mas isso para mim é muito pouco, já que sinto saudade daqueles que amo e estão vivos, só não os vejo porque há impedimentos de vários tipos.

Já ouviu falar em amor não correspondido? Dói não dói? Mas a pessoa está viva. Você não pode tocá-la e nem receber dela o maor que queria aqui agora nessa existência.

Então, a dor da morte não se acalma com esse tipo se justificativa imaginária. Você mesmo disse: "Talvez".

Não vivemos no talvez. A morte é definitiva.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Video, isso são conjecturas ou desejo porque isso realmente consola os que não conseguem suportar a dor da ausência e nem sabem como conviver sem a pessoa amada (dia a dia, sem a presença, sem a voz, o cheiro, o afeto, os sons e todas as manisfestações físicas e terrenas por aaaaaanos a fio) .

Mas isso para mim é muito pouco, já que sinto saudade daqueles que amo e estão vivos, só não os vejo porque há impedimentos de vários tipos.

Já ouviu falar em amor não correspondido? Dói não dói? Mas a pessoa está viva. Você não pode tocá-la e nem receber dela o maor que queria aqui agora nessa existência.

Então, a dor da morte não se acalma com esse tipo se justificativa imaginária. Você mesmo disse: "Talvez".

Te dei uma dica diante do que vc afirmou! Não entendo como alguem não aceita, que a possibilidade de um rencontro no futuro, não deixe um coração, mas consolado, do que a certeza de que com a morte tudo se acaba! não entendo mesmo!
Se vc acha que dizer: Aceite vc não vai mas me ver! Tem o mesmo efeito do que um Ate logo! mesmo que esse "ate logo" seja apenas um "possibilidade" só tenho a lamentar!
E por favor não venha me dizer que é assim mesmo, pois tenho mas razões para achar que não é do que vc tenha para me mostrar que é! Descupe-me mais ate um "talvez" ainda seja melhor.

Márcio
Contato:

Re.: A Falácia Mente=Cérebro

Mensagem por Márcio »

As ilusões servem para isso mesmo, esconder as verdades dolorosas de quem não as poderia suportar.

Religiões se baseiam muito nisso para seguirem existindo.

videomaker

Márcio escreveu:As ilusões servem para isso mesmo, esconder as verdades dolorosas de quem não as poderia suportar.

Marcio,
Ilusão pra quem? verdade de quem?
E dai se for ilusão! o beneficio da duvida não é melhor?, é duvida sim, ou vc pode me dar a certeza de que com a morte tudo acaba? A qulidade de vida do "iludido" é melhor ou pior? se é melhor que assim seja, e sofra menos!

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Te dei uma dica diante do que vc afirmou! Não entendo como alguem não aceita, que a possibilidade de um rencontro no futuro, não deixe um coração, mas consolado, do que a certeza de que com a morte tudo se acaba! não entendo mesmo!
Se vc acha que dizer: Aceite vc não vai mas me ver! Tem o mesmo efeito do que um Ate logo! mesmo que esse "ate logo" seja apenas um "possibilidade" só tenho a lamentar!
E por favor não venha me dizer que é assim mesmo, pois tenho mas razões para achar que não é do que vc tenha para me mostrar que é! Descupe-me mais ate um "talvez" ainda seja melhor.

Pois é, querido. Cada um com os seus limites de tolerar a dor.
Talvez por isso as pessoas se suicidem. Mas eu quero mesmo é a pessoa do meu lado e não posso tê-la.

Mesmo que eu me desespere com a ausência e dê uma viajada nas coisas imponderáveis ( e eu faço isso, pode ter certeza), a simples sensação de que estou me iludindo me traz de volta à dura realidade.

Apocaliptica

Márcio escreveu:As ilusões servem para isso mesmo, esconder as verdades dolorosas de quem não as poderia suportar.

A fé como premissa. A religião tenta ordenar os individíduos em torno de dogmas e doutrinar a fé.

O que é pior.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

videomaker escreveu:

Marcio,
Ilusão pra quem? verdade de quem?
E dai se for ilusão! o beneficio da duvida não é melhor?, é duvida sim, ou vc pode me dar a certeza de que com a morte tudo acaba? A qulidade de vida do "iludido" é melhor ou pior? se é melhor que assim seja, e sofra menos!

A verdade da cada um, a ilusão de cada um, a despeito do que seja real mesmo.

Aceite apenas que muitos de nós temos modos diferentes de encarar aquilo que vemos e sentimos e que se tornam ''verdades'' para nós.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

rapha... escreveu:Manuel já leu Como a Mente Funciona, de Pinker. Seria bom ele dar seu parecer sobre o assunto.

Cogitans provavelmente também leu.

Especificamente este livro eu não li. Do Pinker eu só li o Tábula Rasa inteiro, o Como a Mente Funciona eu só folhei uma coisa ou outra.
Sobre neurologia eu li um pouco de Damásio, Ramachandram, LeDoux (O Cérebro Emocional de LeDoux é primoroso.
) e alguns outros (O Livro de Ouro da Mente, por exemplo tem participações de vários cientistas).
Embora a tese receptora tenha vários problemas, no momento irei apresentar um:
Phineas Cage é um caso clássico... depois um acidente que lhe retirou parte do cérebro, ele teve alterações drásticas no que se refere a moral e personalidade. Segundo a teoria espírita ele danificou o receptor. O espírito de Cage emite a ordem X mas ele recebe a ordem Y.
Só que Cage em nenhum momento deixa de ser um ser consciente de si mesmo, como espírito de Cage também seria consciente de si mesmo, acabamos tendo entes auto-cosncientes demais nesta história.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado