Miguel hoje está enigmático

Bjs
francioalmeida escreveu:M i g escreveu:francioalmeida escreveu:M i g escreveu:Por exemplo, os dogmas no Catolicismo sao equivalentes a marcos numa estrada que indicam para onde ir e nao o destino a atingir. Eu próprio criado nessa cultura... nao percebo bem como funcionam os dogmas. Só sei que nao sao factos brutos acerca da realidade.
Com o pecado acontece o mesmo. Muita gente (eu incluido) nao percebe nada do conceito. Entao criticam com base num espantalho.
Acreditas que uma virgem pariu?
Acreditas que um homem de tanguinha que morreu pregado num pau resuscitou?
Se acreditas, acreditas com base em que?
sim, e até acredito em fadas e duendes...
Você pode acreditar que existe um ser superior que faz regras, que coloca marcos na estrada que você deve seguir, alguns marcos fazem sentido seguir, parecem bons, outros não fazem "tanto" sentido assim; porém você decide seguí-los, pois quem os fez é um ser superior.
Ora, o "conhecimento" de Deus é loucura para o homem!
Conhece esse ditado?
Edson Jr escreveu:M i g escreveu:E um muro de estabilidade nao? Enquanto estao na cena da fé... os poderes seculares podem ter descanso. Sobretudo se parte da fé for sobre a legitimidade divina do poder secular.
Cara, é bastante difícil de entender você. Isso me lembra o '"Pensador".
Mas pelo tanto que entendi, quando a pessoa se apega a fé, inicialmente os poderes seculares (estou entendendo isso como realidade objetiva) não o abalam tanto, pois a pessoa o interpreta de forma totalmente distinta daquilo que ele realmente é.
O problema é que sua fé sempre estará em confronto com a realidade objetiva e, mais e mais estruturas irreais precisam se formar, acabando por deturpar a verdade quase que por completo. A pessoa vive num mundo de fantasia, de faz e contas. E não consigo imaginar nada, simplesmente nada de estável que possa surgir dessa atitude, especialmente se grandes massas compartilharem da mesma ilusão (neste caso a inflexibilidade, a cruedade e o autoritarismo eatariam bem evidenciados).
Bom, espero que tenha dado uma boa resposta, se é que te entendi direito!