Espíritos viajam no tempo
Re.: Espíritos viajam no tempo
VM,
Você ao menos leu o que eu escrevi?
Em momento algum eu coloquei em questão se há ou não reeencarnação.
Apenas levantei a possibilidade dos espíritos terem suas próprias linhas do tempo, independentes da linha do tempo geral, podendo reencarnar tanto no futuro quanto no passado, o que explicaria várias coisas, como premonições, desde as mais simples até as mais complexas, PES esporádica, e até inconsistências em memórias de vidas passadas, que na verdade não seriam inconsistências, apenas a memória de algo que é passado apenas para o espírito, mas futuro para o resto do mundo material.
Outra coisa: céticos frequentemente questionam se irmãos gêmeos teriam a mesma alma, um loop temporal fornece o mecanismo para isso, bem como talvez explique aquelas coisas comumente ditas por irmãos gêmeos de um sentir o que o outro sente e etc.
Apenas levantei a possibilidade dos espíritos terem suas próprias linhas do tempo, independentes da linha do tempo geral, podendo reencarnar tanto no futuro quanto no passado, o que explicaria várias coisas, como premonições, desde as mais simples até as mais complexas, PES esporádica, e até inconsistências em memórias de vidas passadas, que na verdade não seriam inconsistências, apenas a memória de algo que é passado apenas para o espírito, mas futuro para o resto do mundo material.
Outra coisa: céticos frequentemente questionam se irmãos gêmeos teriam a mesma alma, um loop temporal fornece o mecanismo para isso, bem como talvez explique aquelas coisas comumente ditas por irmãos gêmeos de um sentir o que o outro sente e etc.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Re: Re.: Espíritos viajam no tempo
o anátema escreveu:VM,
O mais dificil seria explicar a alma em clones, ou em animais simples que a ciência desvendou totalmente.
Para mim é mais dificil explicar como deus existe, ou como alma existe, doque explicar como voltar no tempo.
Os paradoxos à serem resolvidos são piores.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)
Homenagem aos moralistas do fórum.
(Nietzsche)
Um irmão gêmeo é um clone natural. E qual animal simples que a ciência "desvendou totalmente"?
Quais as evidências de que esse animal simples não tivesse alma? E se esse animal simples não tivesse alma, implicaria que nenhum outro ser vivo teria?
Quais as evidências de que esse animal simples não tivesse alma? E se esse animal simples não tivesse alma, implicaria que nenhum outro ser vivo teria?
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- videomaker
o anátema escreveu:VM,
Qualquer teoria que tente explicar certas coisas com volta ao passado ou ida ao futuro me parece pouco provavel, pois esses eventos mexe com todo mundo, isso apenas mudando um minuto de quem quer que seja!
E gemeos não tem o mesmo espirito, são apenas afins, digo extremamente afins...

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
o anátema escreveu:Um irmão gêmeo é um clone natural. E qual animal simples que a ciência "desvendou totalmente"?
Para não me arriscar vou dizer apenas uma "ameba". Uma ameba já foi criada computacionalmente.
Se o animal foi desvendado completamente pela ciência, ou ele não tem alma, ou a alma não faz diferença nenhuma. Oque implicaria em perguntar: Qual a diferença de existir e não existir alma?
Dizer que uma coisa existe, mas ela não faz diferença é um tanto quanto complicado, é o caso do dragão invisivel, ou em outras palavras: a arte de mentir.
Partindo do ponto em que a teoria da evolução é verdadeira, não teria sentido nenhum um animal ter alma e o outro não. Já que eles deviram da mesma evolução. E essa evolução não conta com coisas sobrenaturais, que implicariam em uma "criação" de alma.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)
(Nietzsche)
Uma das minhas maiores vontades alias é terminar computação e fazer biologia, estudar diversos organimos e teorias computacionalmente, acredito, que um humano possa ser criado computacionalmente...
Apesar que em realidade ainda estamos na ameba.
Apesar que em realidade ainda estamos na ameba.

(Nietzsche)
(Nietzsche)
v3n0w escreveu:o anátema escreveu:Um irmão gêmeo é um clone natural. E qual animal simples que a ciência "desvendou totalmente"?
Para não me arriscar vou dizer apenas uma "ameba". Uma ameba já foi criada computacionalmente.
Toda, com todos seus componentes, RNAi, microRNA, etc, todos com cadeias causais iguais as verdadeiras, ou apenas uma simulação superficial, "arredondada", com variáveis ajustadas para coincidir com as observações?
Se o animal foi desvendado completamente pela ciência, ou ele não tem alma, ou a alma não faz diferença nenhuma. Oque implicaria em perguntar: Qual a diferença de existir e não existir alma?
Por essa lógica, a experiência subjetiva também não precisaria existir, poderia ser descartada, e todos seriam só zumbis filosóficos numa boa.
Dizer que uma coisa existe, mas ela não faz diferença é um tanto quanto complicado, é o caso do dragão invisivel, ou em outras palavras: a arte de mentir.
Bem, para a maior parte das coisas do dia-a-dia, a física subatômica é irrelevante. Tanto faz se existem bósons, spins, quarks; no entanto, você não vai defender que eles não existem, ou vai?
Partindo do ponto em que a teoria da evolução é verdadeira, não teria sentido nenhum um animal ter alma e o outro não. Já que eles deviram da mesma evolução. E essa evolução não conta com coisas sobrenaturais, que implicariam em uma "criação" de alma.
A evolução não prevê que todos os organismos continuarão sempre iguais, é justamente o contrário, modificação. Fora isso, e se a alma for como um vírus, relativamente independente dos indivíduos? Vírus existem, mas não são todos os organismos que estão contaminados, apesar da evolução.
E eu não estou falando de nada necessariamente "sobrenatural".
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
o anátema escreveu:Toda, com todos seus componentes, RNAi, microRNA, etc, todos com cadeias causais iguais as verdadeiras, ou apenas uma simulação superficial, "arredondada", com variáveis ajustadas para coincidir com as observações?
Na verdade era um robo, e não uma simulação. Não tenho informação para te responder isso, só sei que era uma ameba completa.
Posso procurar na net mais sobre isso.
o anátema escreveu:Por essa lógica, a experiência subjetiva também não precisaria existir, poderia ser descartada, e todos seriam só zumbis filosóficos numa boa.
Daria para você ser mais especifico? Não entendi oque você quis dizer.
o anátema escreveu:Bem, para a maior parte das coisas do dia-a-dia, a física subatômica é irrelevante. Tanto faz se existem bósons, spins, quarks; no entanto, você não vai defender que eles não existem, ou vai?
Os quarks fazem a diferença dentro do atomo, assim como a alma faria a diferença dentro do nosso cerebro.
Pois então, qual seria o ponto?
o anátema escreveu:A evolução não prevê que todos os organismos continuarão sempre iguais, é justamente o contrário, modificação. Fora isso, e se a alma for como um vírus, relativamente independente dos indivíduos? Vírus existem, mas não são todos os organismos que estão contaminados, apesar da evolução.
A alma seria algo necessariamente sobrenatural. Já que ela transcende o plano fisico, um virus não transcende.
(Nietzsche)
(Nietzsche)
v3n0w escreveu:o anátema escreveu:Toda, com todos seus componentes, RNAi, microRNA, etc, todos com cadeias causais iguais as verdadeiras, ou apenas uma simulação superficial, "arredondada", com variáveis ajustadas para coincidir com as observações?
Na verdade era um robo, e não uma simulação. Não tenho informação para te responder isso, só sei que era uma ameba completa.
Posso procurar na net mais sobre isso.
Bem, eu tenho certeza que não criaram vida artificial, muito menos em forma de robô.
o anátema escreveu:Por essa lógica, a experiência subjetiva também não precisaria existir, poderia ser descartada, e todos seriam só zumbis filosóficos numa boa.
Daria para você ser mais especifico? Não entendi oque você quis dizer.
Imagine um robô, que tivesse um braço humanóide que fosse programado para explorar o ambiente com seus sensores táteis. Ele seria capaz de reagir de acordo com as informações transmitidas pelos sensores, talvez até reagir de forma análoga à dor se estiver programado para reconhecer uma potencial ameaça à sua integridade física. Mas seria esse robo, como uma pessoa cega, sentiria o calor e a pressão em sua mente como nós dizemos que sentimos, ou seria meio como uma ratoeira, que "sente" o rato comer o queijo, e o mata, mas de forma totalmente mecânica, inconsciente?
Bem, um robô é uma cadeia de mecanismos mais complexos que uma ratoeira, mas ainda assim é uma coisa mecânica. E da mesma forma, o nosso cérebro e aparelhos sensoriais seriam só como um robô feito de carne.
Se melhorassemso o robô, colocando sensores visuais e auditivos, teriamos o mesmo problema... uma câmera de vídeo capta a luz como os nossos olhos e passa para os circuitos, como o nosso cérebro, mas terá ela mesma a sensação de ver?
E daí concluímos que as sensações subjetivas não seriam necessárias para os comportamentos humanos ou animais, poderiam todos ser "robôs de carne" que simplesmente agem de acordo com esses estímulos ambientais e memória armazenada, mas sem a experiência subjetiva.
o anátema escreveu:Bem, para a maior parte das coisas do dia-a-dia, a física subatômica é irrelevante. Tanto faz se existem bósons, spins, quarks; no entanto, você não vai defender que eles não existem, ou vai?
Os quarks fazem a diferença dentro do atomo, assim como a alma faria a diferença dentro do nosso cerebro.
Pois então, qual seria o ponto?
Bem, anteriormente você tinha dado a entender que a alma não faria diferença.
o anátema escreveu:A evolução não prevê que todos os organismos continuarão sempre iguais, é justamente o contrário, modificação. Fora isso, e se a alma for como um vírus, relativamente independente dos indivíduos? Vírus existem, mas não são todos os organismos que estão contaminados, apesar da evolução.
A alma seria algo necessariamente sobrenatural. Já que ela transcende o plano fisico, um virus não transcende.
Você tem alguma amostra de alma por aí, de algo qualquer "transcendendo o plano físico"? Eu não sei o que seria exatamente isso, e não sei porque a alma teria que ter tal "transcendência".
Talvez antes de inventarem o rádio, alguém pudesse estar tendo uma conversa possível e um deles dizendo que o rádio teria que ser necessariamente sobrenatural.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
o anátema escreveu:Bem, eu tenho certeza que não criaram vida artificial, muito menos em forma de robô.
Não to achando na net, li na super, vamo ve se acho depois.
o anátema escreveu:Imagine um robô, que tivesse um braço humanóide que fosse programado para explorar o ambiente com seus sensores táteis. Ele seria capaz de reagir de acordo com as informações transmitidas pelos sensores, talvez até reagir de forma análoga à dor se estiver programado para reconhecer uma potencial ameaça à sua integridade física. Mas seria esse robo, como uma pessoa cega, sentiria o calor e a pressão em sua mente como nós dizemos que sentimos, ou seria meio como uma ratoeira, que "sente" o rato comer o queijo, e o mata, mas de forma totalmente mecânica, inconsciente?
Bem, um robô é uma cadeia de mecanismos mais complexos que uma ratoeira, mas ainda assim é uma coisa mecânica. E da mesma forma, o nosso cérebro e aparelhos sensoriais seriam só como um robô feito de carne.
Se melhorassemso o robô, colocando sensores visuais e auditivos, teriamos o mesmo problema... uma câmera de vídeo capta a luz como os nossos olhos e passa para os circuitos, como o nosso cérebro, mas terá ela mesma a sensação de ver?
E daí concluímos que as sensações subjetivas não seriam necessárias para os comportamentos humanos ou animais, poderiam todos ser "robôs de carne" que simplesmente agem de acordo com esses estímulos ambientais e memória armazenada, mas sem a experiência subjetiva.
Logicamente não somos mecanicos assim, o problema seria esse mesmo, copiar o pensamento ou experiencias subjetivas como você diz, que seria a parte mais complexa da coisa.
Porém não acho impossivel.
No caso dos animais mais simples, como moscas, os reações são bem mais mecanicas né. Só que para que com toda tecnologia que temos hoje em dia, conseguimos apenas construir uma ameba que ficou do tamanho daqueles aspirador redondo, há de se entender que um mosca não é tão simples assim...
o anátema escreveu:Bem, anteriormente você tinha dado a entender que a alma não faria diferença.
Não faz diferença no cerebro, nas reações cerebrais.
o anátema escreveu:Você tem alguma amostra de alma por aí, de algo qualquer "transcendendo o plano físico"? Eu não sei o que seria exatamente isso, e não sei porque a alma teria que ter tal "transcendência".
Talvez antes de inventarem o rádio, alguém pudesse estar tendo uma conversa possível e um deles dizendo que o rádio teria que ser necessariamente sobrenatural.
Nem eu, você deveria pedir isso aos crentes, eu não acredito que algo do tipo possa existir.
Quem diz que é necessariamente sobrenatural não sou eu..
(Nietzsche)
(Nietzsche)
- zumbi filosófico
- Gênero: Masculino
Re: Espíritos viajam no tempo
Comprovação da minha hipótese:
Ou seja, o Júlio César pode ser/ter sido a reencarnação do Ronaldinho.
"Os Espíritos vivem fora do tempo, tal como o compreendemos. A duração, para eles, deixa, por assim dizer, de existir. Os séculos, para nós tão longos, não passam aos olhos deles de instantes que se movem na eternidade, do mesmo modo que os relevos do solo se apagam e desaparecem para quem se eleva no espaço" (1)
Allan Kardec
(1) KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos. 2ªed. Mem Martins: Livros de Vida, 2005. ISBN 972-760-108-1. p. 143
Ou seja, o Júlio César pode ser/ter sido a reencarnação do Ronaldinho.

- Apo
- Gênero: Feminino
Eu acho a DE muito rasa.
Teríamos certamente outras hipóteses a propor.
Talvez o viajar no tempo seja muito mais do que a nossa noção de passado e futuro. Talvez outra, como a da Teorias das Cordas.
Assim primariamente falando, imaginem que Ronaldinho será ainda César.
Porém, nada impede que a mãe de Ronaldinho venha a ser a filha deste mesmo César.
Imagine-se voltas e reviravoltas no tempo-espaço espiritual e fica mesmo muito mais complexo estabelecer dogmas como os que a lógica da DE consegue estabelecer.
Teríamos certamente outras hipóteses a propor.
Talvez o viajar no tempo seja muito mais do que a nossa noção de passado e futuro. Talvez outra, como a da Teorias das Cordas.
Assim primariamente falando, imaginem que Ronaldinho será ainda César.
Porém, nada impede que a mãe de Ronaldinho venha a ser a filha deste mesmo César.
Imagine-se voltas e reviravoltas no tempo-espaço espiritual e fica mesmo muito mais complexo estabelecer dogmas como os que a lógica da DE consegue estabelecer.

Durma com um barulho desses....
Vivemos realmente numa Matrix...
Vivemos realmente numa Matrix...

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."