Da série: Por que nós, meu Deus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Re: Re.: Da série: Por quê nós, meu Deus?

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Opção 1: Deus os levou para junto de si.
Opção 2: Boa coisa eles não estavam fazendo. Deus castigou.

Opção 3: Deus não tem preferidos.

E/ou...

Opção 4: Nascimento e morte não são, necessariamente, castigo ou recompensa, mesmo que, munidos de escassa perspectiva, já tenhamos nos posicionado em relação a cada um desses eventos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Opção 3: Deus não tem preferidos.

Opção 3.1: Deus julga conforme o merecimento e não conforme a crença.

Opção 3.2: Deus não está nem aí para quem vai sofrer ou para quem vai se beneficiar com suas ações. Ele pouco se importa com o que fazemos ou pensamos.
Opção 4: Nascimento e morte não são, necessariamente, castigo ou recompensa, mesmo que, munidos de escassa perspectiva, já tenhamos nos posicionado em relação a cada um desses eventos.

O que significa que estamos perdendo nosso tempo ao tentar agradar a Deus, já que não temos a mínima idéia do que ele quer de nós. Se é que ele se importa conosco.

Suyndara
Gênero: Feminino

Re.: Da série: Por que nós, meu Deus?

Mensagem por Suyndara »

Simples:

Deus é um sádico :emoticon12: :emoticon12:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Jeanioz

Re: Da série: Por quê nós, meu Deus?

Mensagem por Jeanioz »

Lúcifer escreveu:
Tranca escreveu:
Respondam:

1 - o Divino é um sujeito muito ruim de mira ou estava de sacanagem?

Vai ver os irmãos estavam fazendo muito barulho e o Altíssimo confundiu eles com os carnavalescos e mandou a onda neles.

2 - o que os crentes têm a dizer a respeito desta tragédia?

Eles foram abduzidos, ops, quer dizer, arrebatados.

Deise, devolve a conta do Lucifer!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Re.: Da série: Por que nós, meu Deus?

Mensagem por Jeanioz »

Quanto ao caso, creio que seja a represália do Grande Cthulhu contra os adoradores de falsos deuses, como Jeová, Allah, etc.. :emoticon16:

Imagem

Temam o Único e Verdadeiro Deus, o Grande Cthulhu!!!! AHuHAUhauhUAhah
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Opção 3.1: Deus julga conforme o merecimento e não conforme a crença.

Opção 3.2: Deus não está nem aí para quem vai sofrer ou para quem vai se beneficiar com suas ações. Ele pouco se importa com o que fazemos ou pensamos.

Fico com a 3.1, embora a idéia de julgamento não esteja muito de acordo com o que, daqui de onde estou, palidamente vislumbro. Esse vislumbre pálido não é falsa humildade, acredite. Tenho plena consciência de meus limites.

Fernando Silva escreveu:O que significa que estamos perdendo nosso tempo ao tentar agradar a Deus, já que não temos a mínima idéia do que ele quer de nós. Se é que ele se importa conosco.

Tentativa e erro também é uma forma de aprendizado.

Agora, falando sério, se a idéia for de fato agradar a Deus, você já disse tudo: merecimento! Quantas vezes não tenho dito que não há diferença entre crentes e ateus? Um padre pedófilo ou um pastor do reino do dinheiro estão mais próximos a Deus do que um ateu, trabalhador e honesto?

É claro que não estou sugerindo que todos os crentes que morreram no acidente eram FDPs, até porque isso seria contraditório com tudo o que eu já disse (ou tentei dizer) neste fórum. Estou apenas enfatizando o que você já sabe: o bom e o mau existem em todo lugar.

É estupidez pensar que a simples crença ou ausência dela nos torna especiais e melhores que os outros. Felizmente não é o seu caso, mas é inegável que esse mal acomete alguns ateus, assim como grande parcela de religiosos.

Falando ainda de merecimento, esse não é exatamente o conceito mais adequado para explicar a trágica comédia da vida humana. Tento apenas manter-me próximo à nossa realidade, sem me atrever a experimentar vôos mais altos que, lá na frente, eu mesmo não poderia sustentar. Pé no chão. É melhor. Para quem já entendeu onde quero chegar, peço desculpas pela imprecisão.

No mais, continuamos no mesmo lugar. Discutindo os infinitos elementos que compõem o cenário de nossa existência (terrena). Quase todos criados por nós mesmos. E nossa obstinada insistência em atribuí-los a Deus fará tanta diferença quanto a crença de que Ele existe ou não existe.

Um equívoco muito natural, neste momento, seria supor que eu estou “defendendo” as ações ou omissões divinas. Não. O alvo é outro.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Johnny escreveu:Aliás, além de poder entender (...) literatura da ABL, tantas regras servem para mais o que afinal?

Nossa, mininu!! É mesmo, QUEM é quer "entender literatura da ABL"??? Ler é um saco, literatura é um cu.

Johnny escreveu:Detesto regras de português, porque com acento, sem acento, junto, separado, só mulher e boiola mesmo para ter saco pra estas tantas regras e frescuras.

Essa é a merda de educação do nosso país. Pobre Brasil, até quando?

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado