Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva escreveu:Opção 1: Deus os levou para junto de si. Opção 2: Boa coisa eles não estavam fazendo. Deus castigou.
Opção 3: Deus não tem preferidos.
E/ou...
Opção 4: Nascimento e morte não são, necessariamente, castigo ou recompensa, mesmo que, munidos de escassa perspectiva, já tenhamos nos posicionado em relação a cada um desses eventos.
Avatar escreveu: Opção 3: Deus não tem preferidos.
Opção 3.1: Deus julga conforme o merecimento e não conforme a crença.
Opção 3.2: Deus não está nem aí para quem vai sofrer ou para quem vai se beneficiar com suas ações. Ele pouco se importa com o que fazemos ou pensamos.
Avatar escreveu: Opção 4: Nascimento e morte não são, necessariamente, castigo ou recompensa, mesmo que, munidos de escassa perspectiva, já tenhamos nos posicionado em relação a cada um desses eventos.
O que significa que estamos perdendo nosso tempo ao tentar agradar a Deus, já que não temos a mínima idéia do que ele quer de nós. Se é que ele se importa conosco.
Fernando Silva escreveu:Opção 3.1: Deus julga conforme o merecimento e não conforme a crença.
Opção 3.2: Deus não está nem aí para quem vai sofrer ou para quem vai se beneficiar com suas ações. Ele pouco se importa com o que fazemos ou pensamos.
Fico com a 3.1, embora a idéia de julgamento não esteja muito de acordo com o que, daqui de onde estou, palidamente vislumbro. Esse vislumbre pálido não é falsa humildade, acredite. Tenho plena consciência de meus limites.
Fernando Silva escreveu:O que significa que estamos perdendo nosso tempo ao tentar agradar a Deus, já que não temos a mínima idéia do que ele quer de nós. Se é que ele se importa conosco.
Tentativa e erro também é uma forma de aprendizado.
Agora, falando sério, se a idéia for de fato agradar a Deus, você já disse tudo: merecimento! Quantas vezes não tenho dito que não há diferença entre crentes e ateus? Um padre pedófilo ou um pastor do reino do dinheiro estão mais próximos a Deus do que um ateu, trabalhador e honesto?
É claro que não estou sugerindo que todos os crentes que morreram no acidente eram FDPs, até porque isso seria contraditório com tudo o que eu já disse (ou tentei dizer) neste fórum. Estou apenas enfatizando o que você já sabe: o bom e o mau existem em todo lugar.
É estupidez pensar que a simples crença ou ausência dela nos torna especiais e melhores que os outros. Felizmente não é o seu caso, mas é inegável que esse mal acomete alguns ateus, assim como grande parcela de religiosos.
Falando ainda de merecimento, esse não é exatamente o conceito mais adequado para explicar a trágica comédia da vida humana. Tento apenas manter-me próximo à nossa realidade, sem me atrever a experimentar vôos mais altos que, lá na frente, eu mesmo não poderia sustentar. Pé no chão. É melhor. Para quem já entendeu onde quero chegar, peço desculpas pela imprecisão.
No mais, continuamos no mesmo lugar. Discutindo os infinitos elementos que compõem o cenário de nossa existência (terrena). Quase todos criados por nós mesmos. E nossa obstinada insistência em atribuí-los a Deus fará tanta diferença quanto a crença de que Ele existe ou não existe.
Um equívoco muito natural, neste momento, seria supor que eu estou “defendendo” as ações ou omissões divinas. Não. O alvo é outro.
Johnny escreveu:Aliás, além de poder entender (...) literatura da ABL, tantas regras servem para mais o que afinal?
Nossa, mininu!! É mesmo, QUEM é quer "entender literatura da ABL"??? Ler é um saco, literatura é um cu.
Johnny escreveu:Detesto regras de português, porque com acento, sem acento, junto, separado, só mulher e boiola mesmo para ter saco pra estas tantas regras e frescuras.
Essa é a merda de educação do nosso país. Pobre Brasil, até quando?