A lógica da religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DIG
Gênero: Masculino

Re.: A lógica da religião

Mensagem por DIG »

Vamos lá, não perca tempo aqui, escreva um artigo que mostre a todos que a árvore filogenética universal é apenas uma grande coincidência, que não existe isso de "parentesco" entre os seres, que toda filogenia hipotetizável é igualmente defensável; todo ser vivo é tão defensável como parente de qualquer outro que se escolha ao acaso do que com aquele grupo que os cientistas defendem como sendo o seu galho na árvore evolutiva.

Faça isso, Emmmcri!Seremos os primeiros a ler esse artigo :emoticon12: ...

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: A lógica da religião

Mensagem por clara campos »

docdeoz escreveu:
Cite um artigo filosófico sobre o fazer salsichas... Já, sobre religiosidade e religião há muitos...

Essa fixação em salsicha tá meio estranha companheiro! :emoticon12:

É que eu sou gay ´tas a ver?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

docdeoz

Re: Re.: A lógica da religião

Mensagem por docdeoz »

o anátema escreveu:Ah, mas esses conhecedores da verdade que não publicam em periódicos científicos a verdade sobre a evolução, e perdem tempo em fóruns de discussão em vez disso.

Seria muito melhor para revelar a verdade ao mundo publicar na Nature ou na Science sobre essa sua tal de "memória genética" que impede a evolução.

Vamos lá, não perca tempo aqui, escreva um artigo que mostre a todos que a árvore filogenética universal é apenas uma grande coincidência, que não existe isso de "parentesco" entre os seres, que toda filogenia hipotetizável é igualmente defensável; todo ser vivo é tão defensável como parente de qualquer outro que se escolha ao acaso do que com aquele grupo que os cientistas defendem como sendo o seu galho na árvore evolutiva.

Companheiro,

Tem razão-eu me rendo-vou postar a prova irrefutável da evolução...

Você ganhou, a religião é obra do acaso e do tempo... Nada tem a ver com evolução...

:emoticon11:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Mas já entregou a rapadura, emmmcri?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

é isso...

Tempo e acaso nada tem a ver com evolução...

O que é acaso??

Hugo

Mensagem por Hugo »

clara campos escreveu:
docdeoz escreveu:
Cite um artigo filosófico sobre o fazer salsichas... Já, sobre religiosidade e religião há muitos...

:emoticon12:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

clara campos escreveu:
docdeoz escreveu:

:emoticon12:

Eu também sou , pelo que já pude perceber. :emoticon12:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Pelo jeito, dentro da cultura humana, a religião tem sentido.
O que ocorre é o FANATISMO, pois desconheço uma religião que ensine que os seres humanos devam se matar uns aos outros-estou falando dos grande ísmos como cristianismo, hinduísmo, budismo...

Huxley

Mensagem por Huxley »

docdeoz escreveu:Pelo jeito, dentro da cultura humana, a religião tem sentido.
O que ocorre é o FANATISMO, pois desconheço uma religião que ensine que os seres humanos devam se matar uns aos outros-estou falando dos grande ísmos como cristianismo, hinduísmo, budismo...

(Deuteronômio, 7:1-6): “Quando o senhor teu Deus te introduzir na terra à qual passará a possuir, e tiver lançado muitas nações diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirá; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas... Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura”.

Deuteronômio 7:16: “E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus, te dá. Teu olho não deve ter pena deles...”.

Deuteronômio 13:15-16: “Então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, inclusive os animais domésticos. Ajuntarás os despojos no meio da praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao Senhor, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas, e nunca mais se edificará”.

Claro, são todas alegorias simbólicas, o que neutraliza sua dimensão anti-ética.Ou quem sabe, podemos conciliar tais atitudes com demonstração de uma infinita bondade, misericórdia e justiça.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Apocaliptica

Huxley escreveu:

(Deuteronômio, 7:1-6): “Quando o senhor teu Deus te introduzir na terra à qual passará a possuir, e tiver lançado muitas nações diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirá; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas... Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura”.

Deuteronômio 7:16: “E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus, te dá. Teu olho não deve ter pena deles...”.

Deuteronômio 13:15-16: “Então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, inclusive os animais domésticos. Ajuntarás os despojos no meio da praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao Senhor, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas, e nunca mais se edificará”.

Claro, são todas alegorias simbólicas, o que neutraliza sua dimensão anti-ética.Ou quem sabe, podemos conciliar tais atitudes com demonstração de uma infinita bondade, misericórdia e justiça.

O pior cego é ....bom , todo mundo sabe.

:emoticon4:

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Ilovefoxes escreveu:
docdeoz escreveu:2-Deus existe e criou a religião.
Qual delas, considerando que uma se opõe a outra?

Qual deus? "Existem" milhares ... (não vou postar aqui aquela lista a-z que é pra não encher o saco!)
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

o anátema

Mensagem por o anátema »

[crente científico]

Ora, o único Deus que tem comprovação bíblico-empírica, Jeová.

[/crente científico]
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Luci

Mensagem por Luci »

1-A religião foi criada pelo cérebro humano, fruto de milhões de anos de evolução. Se foi criada pelo cérebro humano é porque facilita a sobrevivência da espécie (afinal, a teoria evolutiva, apesar de tautológica-a "sobrevivência dos sobreviventes") afirma que apenas o que facilita a sobrevivência continua "avante". Concluo que o cérebro tem uma parte "religiosa"-que também pode manifestar-se como ateísmo-especulo eu....

Chuchu, a religião, de modo nenhum, corresponde a algum tipo de variação adaptativa da espécie humana. Ela, ao contrário das formas adaptativas que a espécie foi encontrando ao longo do tempo, só se manifesta por meio de estruturas sociais e sistemas culturais, que aliás, há muito tempo é o foco de pesquisa da antropologia.

Foi Malinowski que colocou a religião dentro de um sistema de necessidades e destacou a sua função integradora dentro das sociedades, independente do seu grau de desenvolvimento, na medida em que oferece meios sociais e morais de reintegração do grupo, face às forças do medo, da fome, da doença, etc... Mas isso só reforça o problema colocado por Feuerbach: a religião como projeção e auto-alienação do homem.

2-Deus existe e criou a religião.

Aaaai que fofo! É mesmo? O importante é que você se sinta feliz...

God Bless You

:emoticon105:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Huxley escreveu:

Caros companheiros,

Antes de responder-que vocês entendem por jus naturalis?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

docdeoz escreveu:Antes de responder-que vocês entendem por jus naturalis?

Regra de direito ou de justiça que preexiste ao homem e existe independentemente dele e das normas de direito e do ideal de justiça culturalmente construído. É meio metafísico. Imagino que o Azatoth relacione tranquilamente a idéia jusnaturalista com a nossa evolução e o fato de sermos primatas (animais) sociais.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

betossantana escreveu:
docdeoz escreveu:Antes de responder-que vocês entendem por jus naturalis?

Regra de direito ou de justiça que preexiste ao homem e existe independentemente dele e das normas de direito e do ideal de justiça culturalmente construído. É meio metafísico. Imagino que o Azatoth relacione tranquilamente a idéia jusnaturalista com a nossa evolução e o fato de sermos primatas (animais) sociais.

Bjs.

Pode me explicar melhor isto betinho?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Pode me explicar melhor isto betinho?

Na verdade NÃO SEI SE POSSO... não sou um entendido nisso. Mas BASICAMENTE seriam conceitos de "certo", "errado", "justo" e "injusto" que NÃO teriam sido CONSTRUÍDOS pelo homem, que já existiriam SEM o homem, como se houvesse um ordenamento de regras "natural", pressuposto, dado.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Pode me explicar melhor isto betinho?

Na verdade NÃO SEI SE POSSO... não sou um entendido nisso. Mas BASICAMENTE seriam conceitos de "certo", "errado", "justo" e "injusto" que NÃO teriam sido CONSTRUÍDOS pelo homem, que já existiriam SEM o homem, como se houvesse um ordenamento de regras "natural", pressuposto, dado.

Bjs.

Tá é o que eu imaginei. Mas enfim, é como uma coisa preexistir sem o conceito que a defina.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Companheiros,

Basicamento os hebreus foram votados ao extermínio com a condenação dos filhões varões no Egito! Dentro deste contexto, qualquer ser tem esses direitos:

1-Defender a própria existência,

2-Defender a existência da prole,

3-E um direito mais discutível-o do mais forte...

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

E há quem vote os judeus ao extermínio até hoje...

Trancado