Fernando Silva escreveu:Quais são os mandamentos que, garantidamente, Deus nos mandou?
A FORMA INTEGRAL É:
1- Não terás outros deuses diante de mim
2- Não farás para tí imagens de esculturas, não as adorarás nem te curvarás a elas.
3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4- Lembra-te do dia do Sábado para o santificar...
5- Honra o teu pai e a tua mãe.
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
9- Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
10- Não cobiçarás.
A FORMA RESUMIDA É: 1º ao 4º = Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
5º ao 10º = Amarás ao próximo como a ti mesmo.
Resumir não quer dizer acrescentar ou substituir.
Fernando Silva escreveu:Sim, tem a liberdade de escolher o inferno. Você escolheria?
Costumo dizer que servir a deus é por amor e não por medo. E não importa se Deus está no céu ou no inferno. se Jesus estiver no inferno é pra lá que eu vou.
Fernando Silva escreveu:A ciência não tenta provar que Deus não existe, a ciência ignora Deus.
Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).
Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se o mandamento vem de Deus, você vai dizer que ele está errado?
Não. Errado estão os que manipulam os mandamentos... mas claro que vc já ouviu falar da GRAÇA de DEUS que se interpõe sobre os mandamentos, mas isso é outra história.
Fernando Silva escreveu:As religiões apenas incorporam as regras de moral das sociedades em que surgem, inclusive as regras idiotas.
E quais são as regras idiotas que vc fala? Eu sei da VIRTUDE que de séculos a séculos vem mudando o seu significado. Mas no mais, não sei do que vc está falando, já que regras de moral saõ necessárias a toda a sociedade, indistintamente de suas épocas. Por isso estamos vivos hoje.
Fernando Silva escreveu:E, depois que as incorporam, acham que são eternas. É por isto que ainda seguimos a moral de uma tribo bárbara de 3 mil anos atrás.
Sim. Neste contesto acho necessário reformular os CONCEITOS de moral. Não significa que a abandonaremos de uma hora pra outra, já que demorou anos para construí-la.
Fernando Silva escreveu:Algumas dessas regras são universais, outras só se aplicavam àquela tribo, naquela época.
Do que você está falando? Quais se aplicavam àquela tribo , naquela época. Precisamos nos situar para com isso destruir a regra que devemos abandonar.
Fernando Silva escreveu:Você, talvez não. A maior parte dos evangélicos, sim.
A maior parte sim. Poucos que talvez precisem discutir varios assuntos pendentes, saindo dos seus paradigmas , para melhor arejarem a mente.
Fernando Silva escreveu:O problema é que ele assumia como verdade a existência do Deus da Bíblia e depois procurava confirmação. Se não encontrasse, continuaria acreditando nele.
Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.
Fernando Silva escreveu:Eu tenho a firme opinião de que o Sol vai nascer amanhã no local e na hora prevista.
Eu tenho a convicção de que um terremoto não vai destruir minha cidade nos próximos meses.
Eu tenho a convicção de que vou morrer dentro de no máximo 50 anos.
Mas não são verdades absolutas.
Que bom. Mas muitos são diferentes de você.
Fernando Silva escreveu:Minhas verdades são provisórias, mas eu vivo de acordo com elas. Planejo minhas ações de acordo com o que me parece garantido. A diferença é que mudo de ideia quando descubro que estou errado, enquanto que os religiosos se agarram à crença mesmo diante de evidências em contrário.
Não quero desconstruir seu raciocínio.
Qualquer dia a gente canta Raul Seixas. '"eu prefiro ser essa metamorfose ambulante..."
Fernando Silva escreveu:Errado. Não é preciso entender os mandamentos divinos. Temos que aceitá-los mesmo sem entender..
Tá bom , é o que você acha.Então não discuto mais isso.
Fernando Silva escreveu:Se você questiona a existência de Deus, tudo o que atribuem a ele pode ser questionado, mas, se você acha que Deus disse o que disse, então aceite sem discutir.
Você estaria disposto à ouvir argumentos que provem a existência de Deus?
Eu tenho como convicção, é que Deus só nos encontra, se nós nos deixarmos encontrar, não precisa procurar arduamente em todos os lugares, mas simplesmente manter a menta aberta à possibilidades.
Fernando Silva escreveu:Leia a Bíblia. Compare Êxodo 20 e Êxodo 33.
Êxodo 33:1 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei.
Êxodo 33:2 E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus),
Êxodo 33:3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho.
Êxodo 33:4 E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios.
Êxodo 33:5 Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Êxodo 33:6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante.
Êxodo 33:7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial.
Êxodo 33:8 Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda.
Êxodo 33:9 E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
Êxodo 33:10 Assim via todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda.
Êxodo 33:11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.
Êxodo 33:12 E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos.
Êxodo 33:13 Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
Êxodo 33:14 Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.
Êxodo 33:15 Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Êxodo 33:16 Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra;
Êxodo 33:17 Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome.
Êxodo 33:18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória.
Êxodo 33:19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.
Êxodo 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
Êxodo 33:21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras.
Êxodo 33:22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
Êxodo 33:23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá
Êxodo 20:1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Êxodo 20:2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
Êxodo 20:10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:13 Não matarás.
Êxodo 20:14 Não adulterarás.
Êxodo 20:15 Não furtarás.
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
Êxodo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:18 Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
Êxodo 20:19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
Êxodo 20:20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
Êxodo 20:21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.
Êxodo 20:22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei.
Êxodo 20:23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.
Êxodo 20:24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Êxodo 20:25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Êxodo 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.
ENTENDÍvocê acha que não tem motivo para o mandamento estar no Capitulo 20... deveria estar no trinta... é isso?
Fernando Silva escreveu:Aliás, porque 10 mandamentos se são centenas, inclusive com receitas culinárias e regras sobre vestuário e decoração?
Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou???
Pergunta sem resposta
Vou verificar!!!!!!!
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)