Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Mensagem por Dante, the Wicked »

salgueiro escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
salgueiro escreveu:Quem sabe se não é um estudante de psicologia ?

Bjs



Oi Sal!

Como assim?

Bjs.


Acho que ele pode estar trabalhando numa tese sobre comportamento humano. Apesar de ter dor-de-cabeça ao ler as postagens dele :emoticon51: ( desculpe pensador, mas é verdade ), a qualidade do português dele é superior, a de muitos debatedores. Entre outras coisitas mais

Bjs



Mesmo que o português dele fosse mais sofisticado (o que não é) talvez isto fosse algo de certa forma reversa ao autismo.
Existem autistas que são incapazes de se comunicar ou formular uma frase com um grau de sofisticação juvenil, mas é capaz de calcular coisas astronômicas como 40! (40 fatorial).
O pensador é um caso oposto. Pode até formular um texto sofisticado, mas não sabe fazer uma análise combinatória ou um cálculo de probabilidades. Ele sequer é capaz de transcender a validade de um argumento da veracidade das premissas. Isto consiste numa deficiência cognitiva muito grave!

E ainda tem a inconsistência de tudo o que ele diz. Uma hora ele fala que pode-se ter uma certeza a priori de tudo o que ele diz. Na outra ele fala que todo conhecimento deriva da experiência. Totalmente inconsistente.

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Uma coisa é ter um português sofisticado, outra é saber escrever.

O pensador, não sabe uma, nem outra, e o motivo é simples: seja em linguagem coloquial ou culta, qualquer escrita tem algum significado, transmite uma menssagem, muitas vezes de forma clara.


Eu seria capaz de jogar meu ateísmo na lata de lixo o dia que eu ver alguém pegar uns 3 posts do pensador e explicar em linguagem humana, que significado eles tem, qual a menssagem transmitida.
Isso seria um puta de um milagre...bem mais importante até do que multiplicar vinho pra deixar a engada chapada...



O que me faz concluir, que vou morrer ateu.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Mensagem por Res Cogitans »

salgueiro escreveu:a qualidade do português dele é superior, a de muitos debatedores. Entre outras coisitas mais

Bjs



Sal, o português dele consiste em encontrar sinônimos exdrúxulos para coisas simples. E muitas vezes usa inadequadamente seu significado.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Res Cogitans »

Eu até consideraria a hipótese dele ser um sacana se ele não tivesse esse comportamento em todos os fóruns de que participa, seria uma perda de tempo absurda. De forma que seria difícil saber o que é mais patológico: ser o pensador ou fingir ser o pensador.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Tranca »

Séreforyon escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Acho que ele tem uma enorme dificuldade em reconhecer um erro ou que não possui conhecimentos suficientes sobre o assunto que esteja debatendo. Incapacidade de dizer um "Ooops, galera, foi mal, errei...", preferindo ir contra todas as razões postas que demonstram o quão enganado está.

Desculpe por confundir força eletromagnética com a natureza das antipartículas.Partículas negativas nada tem mesmo a ver com antipartículas.

Fonte


Inédito! Ele não ousou contrariar a Najma! Mas que cavalheiro ele é.

Se tivesse feito algo semelhante no primeiro problema errado de probabilidade, ou até no caso das moedas, inexistiriam todos estes tópicos em seu desfavor.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Schultz »

Perseus,vou admitir que sua argumentaçâo esteja correta ainda que eu nâo esteja convencido disto para que nâo entremos em um raciocínio circular improdutivo.

Fonte

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Tranca »

Fernando, não observo muito o IJesus.

Mas obrigado pelas observação. Desmistifica um pouco a teimosia do gajo.

Abraço.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por o pensador »

Tranca-Ruas escreveu:
Res Cogitans escreveu:Preferia que ele fosse empalado.



Isso fica ao gosto dos executores... mas se essas execrações públicas continuarem, não vai sobrar muito para um ou outro...


E eu?Nâo posso opinar :emoticon5: ?Por mim ele sai ileso :emoticon16: .Mas vcs podem ser empalados que eu nâo me importo :emoticon12:

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Tranca »

o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Res Cogitans escreveu:Preferia que ele fosse empalado.



Isso fica ao gosto dos executores... mas se essas execrações públicas continuarem, não vai sobrar muito para um ou outro...


E eu?Nâo posso opinar :emoticon5: ?Por mim ele sai ileso :emoticon16: .Mas vcs podem ser empalados que eu nâo me importo :emoticon12:



Já eu não curto muito ver alguém ser linchado em praça pública, sabe... ainda mais a pedido. Mas se curte, vá fundo.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

Dante, the Wicked escreveu:
o pensador escreveu:Nâo haveria nenhuma Lei do raciocínio se nâo houvesse percepçâo sensorial antecedente.


OK. Então você é um empirista radical segundo o qual as próprias leis do raciocínio derivam da experiência. Ex:

Sabemos que a menor distância entre dois pontos é uma linha reta porque, sempre que são encontrados dois pontos na natureza, a menor distância entre eles é uma linha reta.

Sabemos que 2+2=4 porque sempre que encontrados dois conjuntos binários de qualquer coisa na natureza, a junção destes resulta num conjunto quaternário.

Por que não posso dizer o mesmo sobre os princípios lógicos?
Veja o seguinte silogismo categórico:

Todo A é B.
Todo B é C.
Logo, todo A é C.

Segundo seu próprio posicionamento (o qual eu não concordo, o que não me impede de analisá-lo) não podemos dizer que ele é válido pois consiste na transcendência formal de infinitos casos válidos na natureza?
Dados 3 elementos presentes no mundo real:
A, B e C.
se posso formular os seguintes juízos sobre eles:
"Todo A é B".
"Todo B é C".
não poderia dizer, segundo sua própria teoria epistemica, que, caso os juízos sejam verdadeiros, é necessário que o juízo "todo A é C" é necessáriamente verdadeiro, e podemos ter certeza disto pois todos conjuntos de 3 elementos na natureza sobre os quais pode-se formular os dois primeiros juízos, também pode-se formular o terceiro?

Para ilustrar, digamos que conhecemos inumeráveis casos do tipo:

Todo cão é mamífero.
Todo mamífero é animal.
Todo cão é animal.

Todo homem é mortal.
Fulano é um homem.
Fulano é mortal.

Todo triângulo é polígono.
Todo polígono é plano.
Todo triângulo é plano.

Segundo sua própria posição, é possível, a partir destes casos particulares que vieram ao nosso conhecimento pela experiência, formular uma regra universal de raciocínio válida para todos os casos, que poderia ser formulada assim:

Dados 3 elementos (A, B e C). Se os seguintes juízos acerca deles são verdadeiros:
"Todo A é B"
"Todo B é C"
é necessáriamente verdadeiro o seguinte juízo:
"Todo A é C".

Dado isto, se eu posso usar princípios universais derivados da experiência para fazer cálculos aritméticos sobre coisas fictícias, fazer cálculos geométricos sobre coisas fictícias, e prever a trajetória (por meio das leis da mecânica) de corpos fictícios; por que eu não poderia fazer raciocínios lógicamente válidos acerca de premissas fictícias?

Entendeu que ponto eu cheguei, pensador?
Levando em conta a fundamentação empirista do conhecimento, se é lícito usar o conhecimento formal para lidar com ficções, a validade do argumento independe da verdade das premissas.


Dante,

Silogismos podem ser formados a partir de premissas falsas.No entanto a conclusâo de tais silogismos também será sempre falsa.

Ora, se A é B e B é C entâo certamente estamos lidando com um mesmo fator ou com uma mesma premissa,pois os signos B e C sâo essencialmente redutíveis ao fator inicial A e portanto eles nada acrescentam em natureza e propriedade ao mesmo fator A.

Teu erro crucial é inverter erradamente conclusôes lógicas partindo de casos particulares específicos para classes gerais mais abrangentes.Ou seja,vc basicamente emprega uma premissa invertendo seus fatores por associar uma classe geral de eventos à categoria particular de eventos isolados em vez de classificar eventos particulares e específicos dentro de classes amplamente generalizadas.

Em outras palavras este erro conceitual e lógico consiste em equivocadamente tomar conclusôes como postulados e postulados como conclusôes dentro de uma mesma premissa.
Por exemplo,a mortalidade é um conceito geral que se aplica à várias categorias de seres e só podemos conhecer conceitos gerais a partir dos casos particulares que o compôem.Logo é errado presumir que todo homem,animal,etc é mortal porque jamais teríamos consciência da mortalidade se nâo vissemos exemplos específicos nos quais classificar estes casos.

Conclusâo:Todo silogismo verdadeiro é construído sobre premissas verídicas e vc peca por erro conceitual,invertendo a definiçâo de proposiçâo e conclusâo e consequentemente aplicando sua conceituaçâo errada na soluçâo dos problemas lógicos dados.

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Vito Álvaro »

Off-Topic!
Esse tópico está maior a história Religião é Veneno! :emoticon24:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por o pensador »

Tranca-Ruas escreveu:
o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Res Cogitans escreveu:Preferia que ele fosse empalado.



Isso fica ao gosto dos executores... mas se essas execrações públicas continuarem, não vai sobrar muito para um ou outro...


E eu?Nâo posso opinar :emoticon5: ?Por mim ele sai ileso :emoticon16: .Mas vcs podem ser empalados que eu nâo me importo :emoticon12:



Já eu não curto muito ver alguém ser linchado em praça pública, sabe... ainda mais a pedido. Mas se curte, vá fundo.


ô meu..Nâo se compromete nâo aí..Este negócio de ir fundo pegou mal pacas :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por o pensador »

Res Cogitans escreveu:Eu até consideraria a hipótese dele ser um sacana se ele não tivesse esse comportamento em todos os fóruns de que participa, seria uma perda de tempo absurda. De forma que seria difícil saber o que é mais patológico: ser o pensador ou fingir ser o pensador.


Res,

Vc é o cheer laeader do meu fâ clube.Obrigado pelo marketing :emoticon12:

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Tranca »

o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Res Cogitans escreveu:Preferia que ele fosse empalado.



Isso fica ao gosto dos executores... mas se essas execrações públicas continuarem, não vai sobrar muito para um ou outro...


E eu?Nâo posso opinar :emoticon5: ?Por mim ele sai ileso :emoticon16: .Mas vcs podem ser empalados que eu nâo me importo :emoticon12:



Já eu não curto muito ver alguém ser linchado em praça pública, sabe... ainda mais a pedido. Mas se curte, vá fundo.


ô meu..Nâo se compromete nâo aí..Este negócio de ir fundo pegou mal pacas :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


??? :emoticon5:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por o pensador »

Tranca-Ruas escreveu:
o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
o pensador escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Res Cogitans escreveu:Preferia que ele fosse empalado.



Isso fica ao gosto dos executores... mas se essas execrações públicas continuarem, não vai sobrar muito para um ou outro...


E eu?Nâo posso opinar :emoticon5: ?Por mim ele sai ileso :emoticon16: .Mas vcs podem ser empalados que eu nâo me importo :emoticon12:



Já eu não curto muito ver alguém ser linchado em praça pública, sabe... ainda mais a pedido. Mas se curte, vá fundo.


ô meu..Nâo se compromete nâo aí..Este negócio de ir fundo pegou mal pacas :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


??? :emoticon5:


Tranca,

disfarça nâo que já é tarde;o que foi dito foi dito :emoticon16:

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Tranca »

Disse o quê? Que você curte ser linchado em público e gosta disso?

Não afirmei, insinuei, e parece que acertei.

Anyway...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Séreforyon escreveu:Perseus,vou admitir que sua argumentaçâo esteja correta ainda que eu nâo esteja convencido disto para que nâo entremos em um raciocínio circular improdutivo.

Fonte

Se você se refere ao modo com que utilizei o principio fundamental da contagem e a regra dos produtos para resolver os problemas propostos, qualquer dúvida basta perguntar :emoticon4:

Se for em relação ao link que você deu acima, sequer me lembro do tema que estava em pauta, mas sei que o resultado foi idêntico ao que ocorreu neste tópico.
Seja qual for o tema, é fácil, extremamente fácil mandar para o limbo as ""idéias"" do pensador (estão mais para alucinações pós heroína intra-venosa mas dexa pra la..)

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Mas é uma pena o pensador de araque não ter tido colhões o suficiente para empregar sua "Revolucionária Matemática" no último probleminha proposto.

Me refiro a este:

- Na primeira fase de um jogo de bocha, todos os jogadores jogam uma vez contra todos, resultando em 78 partidas. Qual é o número de jogadores?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por o pensador »

Perseus escreveu:- Na primeira fase de um jogo de bocha, ...


Brocha?Prometeu,eu bem que sabia que vc só fica na promessa e nunca cumpre o que promete :emoticon12: ..Coitada da sua namorada... :emoticon12:

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Antes isso do que não saber fazer continha pré-primário para resolver o problema não é msm?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Mensagem por Dante, the Wicked »

o pensador escreveu:Dante,

Silogismos podem ser formados a partir de premissas falsas.No entanto a conclusâo de tais silogismos também será sempre falsa.

Ora, se A é B e B é C entâo certamente estamos lidando com um mesmo fator ou com uma mesma premissa,pois os signos B e C sâo essencialmente redutíveis ao fator inicial A e portanto eles nada acrescentam em natureza e propriedade ao mesmo fator A.

Teu erro crucial é inverter erradamente conclusôes lógicas partindo de casos particulares específicos para classes gerais mais abrangentes.Ou seja,vc basicamente emprega uma premissa invertendo seus fatores por associar uma classe geral de eventos à categoria particular de eventos isolados em vez de classificar eventos particulares e específicos dentro de classes amplamente generalizadas.

Em outras palavras este erro conceitual e lógico consiste em equivocadamente tomar conclusôes como postulados e postulados como conclusôes dentro de uma mesma premissa.
Por exemplo,a mortalidade é um conceito geral que se aplica à várias categorias de seres e só podemos conhecer conceitos gerais a partir dos casos particulares que o compôem.Logo é errado presumir que todo homem,animal,etc é mortal porque jamais teríamos consciência da mortalidade se nâo vissemos exemplos específicos nos quais classificar estes casos.

Conclusâo:Todo silogismo verdadeiro é construído sobre premissas verídicas e vc peca por erro conceitual,invertendo a definiçâo de proposiçâo e conclusâo e consequentemente aplicando sua conceituaçâo errada na soluçâo dos problemas lógicos dados.


Quanto à sua primeira afirmação, "Silogismos podem ser formados a partir de premissas falsas.No entanto a conclusâo de tais silogismos também será sempre falsa.", eu já demonstrei que você está errado! Faze-lo-ei novamente:

Todo gato é jacaré.
Todo jacaré é mamífero.
Todo gato é mamífero.

Duas premissas falsas resultando numa conclusão verdadeira.

Quanto ao resto, quantas vezes tenho que dizer?
Ciências formais lidam com a forma! Não com o conteúdo
Se João da Silva tinha 4 pêssegos e comeu 2, então restou-lhe 2 pêssegos.
Para chegar à conclusão destacada em vermelho, fiz uso da aritmética.
Não cabe à aritmética provar que existe um João da Silva, nem que ele tinha 4 pêssegos e nem que ele comeu 2 destes. A aritmética apenas garante as relações numéricas, tais como a usada neste raciocínio: 2+2=4
Da mesma forma, a lógica garante a relação necessária e formal entre premissas e conclusões, mas não a verdade das premissas.
A ciência a qual cabe garantir a verdade ou falsidade da premissa do argumento acima, "Todo jacaré é mamífero", é a taxonomia. Você não precisa de ciências para fazer lógica, mas precisa de lógica para fazer ciências.

Eu já falei e vou repetir, nosso conhecimento de mundo é apenas um dos sistema que a lógica da conta. Eu posso ter um sistema de informações contraditórias com o nosso conhecimento de mundo, e ainda lidar lógicamente com ele. Por exemplo, Aristóteles acreditava que a Terra era o centro do universo e que toda a matéria se resumia em 5 elementos. Eles construiu uma física e uma cosmologia com estas informações - falsas dado nosso conhecimento científico atual - e fazendo uso de uma lógica impecável. Eu posso escrever uma obra de ficção com elementos totalmente contráditórios com os do nosso mundo, e ainda assim haver uma concatenação lógica entre eles.
Editado pela última vez por Dante, the Wicked em 09 Nov 2005, 12:53, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Dante, the Wicked escreveu:
Ben Carson escreveu: Mais algum? Tem algum ótimo livro (em português) sobre os fundamentos dessa disciplina que você recomendaria? De preferência um que fosse acessível a um leigo.


Você pode baixar livros gratuitamente aqui:
http://www.cle.unicamp.br/paginaeducacional.htm

No primeiro tem até um trecho que recomenda outros livros:

Para estudantes de exatas: Castrucci 1975, Alencar Filho 1986 e Daghlian 1988
Para estudantes de filosofia ou humanidades: Nolt 1991 e Salmon 1984
Textos mais aprofundados: Kleene 1952, Mendelson 1964, Shoenfield 1967 e Bell & Machover 1977.

Muitíssimo obrigado, Dante!
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Ben Carson »

Tranca-Ruas escreveu:Ah Sal...

Ele já isse que faz um outro curso naquele tópico em que o Videomaker pergunta a graduação do pessoal... e a embromação dele só serve para dar um falso ar de filósofo. Geralmente, quando se quer tergiversar fatos e idéias, sem saber ou poder adentrar a profundidade do seu conteúdo, faz-se uma argumentação rebuscada, utilizando-se de sofismas, abordagens tangenciais, idas e vindas argumentativas sem nunca bater de frente com a problematica atacada e concluindo tal abordagem como se tivesse se utilizado de um raciocínio inédito, revolucionário, irreparável.

Vejo isso constantemente na minha profissão.

Aliás, acho que isso é normal até em curso de desossar frango.

Bjs.

Videomaker? Que eu me lembre quem abriu o tópico fui eu.

Vou dar minha opinião sobre a linguagem do pensador. Em primeiro lugar preciso ressalvar que muitos dos posts dele eu não leio. Isso acontece sempre que estou apenas passando o olho por tópicos com debates e posts muito extensos para o meu tempo curto. Mas já li posts suficientes para dar uma opinião.

Minha opinião é de que ele enrola menos do que se alardeia. Tá certo que a linguagem que ele usa é sempre rebuscada, e recheada de termos técnicos. Convém, porém, considerar que os temas que ele debate geralmente também são técnicos. É meio impossível proceder uma discussão altamente técnica sem usar o jargão da área. Pela maneira como o Perseus fala a impressão que se tem é que ele considera que o pensador é uma fraude completa, no sentido que ele está sempre enrolando, enfileirando palavras com o único objetivo de simular erudição. Não é como vejo. O pensador efetivamente se esforça em argumentar. Se os pensamentos dele são confusos, isso é outra história.

Notem que em geral um discurso embromativo se caracteriza mais pela obscuridade das construções gramaticais que pelo preciosismo do vocabulário. É possível usar um vocabulário altamente rebuscado e mesmo assim estar dizendo coisa com coisa. Por outro lado, muitas pessoas incapazes, que nem ao menos possuem um vocabulário muito extenso, conseguem dar uma bela enrolada usando apenas os poucos termos técnicos que dominam, mas abusando de orações subordinadas, orações reduzidas, e, principalmente, substantivando a linguagem. Essa é a maneira mais infalível de complicar desnecessariamente a compreensão de um texto. Quase sempre usar formas verbais facilita a compreensão. [Exemplo: usar "esforços para buscar compreender o texto", em vez de "esforços em busca da compreensão do texto".]

Tem horas que o que o pensador diz é bastante incompreensível. Ao menos imediatamente, numa primeira leitura. E fica a impressão de que ele não está realmente dizendo algo. Mas essa incompreensão também pode ser efeito de desconhecer o significado das palavras que ele usa. Tenho a impressão de que em alguns dos casos em que o Perseus não compreendeu o que ele diz o mesmo se deveu pela falta de uma consulta ao dicionário. De qualquer forma, em muitos outros momentos há de fato uma estrutura sintática clara em seu discurso. Dá para acompanhar o raciocínio dele. Que pode muitas vezes estar errado, mas é compreensível, na maioria das vezes.

Já em outros casos em fico sem entender o que ele disse, mas sempre considero a possibilidade disso ter acontecido por eu ter lido apressadamente, ou por desconhecer ou não estar muito familiarizado com o significado de certas palavras que ele usa, ou ainda por ele ter usado construções gramaticais menos preferíveis, tornando o texto mais díficil. Mesmo assim, tem horas que é inevitável a sensação de que ele está "lulando/malufando", isto é, apenas mantendo a pose, tentando uma saída honrosa.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Séreforyon escreveu:E, se você observar alguns posts dele, pode detectar alguns erros de português, o que não é tão incomum no fórum. Como no caso recente dele ter dito que bebês nascem como uma tábula raza. Portanto, o potuguês dele não é superior ao de ninguém.

De fato não é incomum. Mesmo pessoas que se expressam muito bem, tanto em termos de raciocínio quanto em termos gramaticais, cometem erros com alguma freqüência. Não estou falando de erros de regência, de concordância, ou algum outro erro gramatical mais fortuito. Tem erros que são quase plenamente desconsideráveis, como, por exemplo, misturar pessoas gramaticais num mesmo texto. (Misturar "te" com "seu" e "você", por exemplo.) Esse é um erro que cometo com freqüência, mesmo quando o percebo previamente. Os erros mais evidentes e mais fáceis de notar, e por isso mesmo os que mais devem ser combatidos, são os erros de digitação e os erros de ortografia. Erros de pontuação também são bastante comuns, mas pontuação é um campo em que todo mundo tem dificuldade, pela falta de regras.

Só a título de curiosidade, já notei erros em mais de uma oportunidade em posts do Cabeção e de outros. (Do Perseus, nem se fala!) Por algum motivo o nick dele ficou memorizado na minha memória. Deve ser porque ele se expressa bem, isso faz os erros se tornarem mais notáveis. O Acauan também não está imune (assim como ninguém). Tenho uma vaga lembrança de que também já flagrei algum erro dele. E sei que já foram cometidos por aqui alguns erros de colocação pronominal. (Geralmente se esquecem que preposições, conjunções e advérbios atraem obrigatoriamente o pronome, impossibilitando a ênclise.) Não me recordo de ter notado nenhum erro em seus posts, Séreforyon. (Mas vou ficar atento daqui pra frente! :emoticon16: )
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Ben Carson »

Perseus escreveu:Uma coisa é ter um português sofisticado, outra é saber escrever.

O pensador, não sabe uma, nem outra, e o motivo é simples: seja em linguagem coloquial ou culta, qualquer escrita tem algum significado, transmite uma menssagem, muitas vezes de forma clara.


Eu seria capaz de jogar meu ateísmo na lata de lixo o dia que eu ver alguém pegar uns 3 posts do pensador e explicar em linguagem humana, que significado eles tem, qual a menssagem transmitida.
Isso seria um puta de um milagre...bem mais importante até do que multiplicar vinho pra deixar a engada chapada...



O que me faz concluir, que vou morrer ateu.

Hahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!

Esse é o Perseus que eu conheço! :emoticon16:
Sempre disposto a gestos e frases dramáticas! Tsc, tsc, tsc!


Exagerado como sempre.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Trancado