Religião é Veneno? Cadê a prova cientifica?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
joaomichelazzo
Gênero: Masculino

Re: Religião é Veneno? Cadê a prova cientifica?

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:Mais um detalhe. Procurei neste Censo de 2000 alguma tabela sobre graduação, especializações, mestrado e doutorado, estudo fora do país,por exemplo. Evidente que nada consta. O Censo Demográfico do paizinho de merda não cita esta população. Elite não interessa em pesquisa alguma, porque não rende votos. Ateu também não é cidadão. E o pessoalzinho de pesquisa do IBGE não teria petulância de perguntar se algum pesquisado é ateu, cético ou coisa que o valha. Além de ser constrangedor, o zé povinho nem faz idéia do que seja isto.

Mais um detalhe: posso falar de cadeira porque já fiz treinamento para o Censo. Aquilo é o ó do borogodó!
Uma das conversas com o instrutor deixou bem claro os seguinte: se descobrirem que você não perguntou exatamente aquelas perguntinhas ou interpretou alguma resposta de forma diferente, ou ainda não conseguiu arrancar uma resposta que se enquadrasse nelas do entrevistado, pode-se ir em cana. E fez o gesto com as mãos ( aquele quadradinho de jogo da velha com 2 dedos de cada mão).
O IBGE é um lixo.

Apo,

eu trabalhei no senso em 2000,
O formulário completo era feito por amostragem. Somente 5% dos domicilios recenseados respondiam à este questionário. A pergunta sobre escolaridade dos membros da familia terminava no superior completo.
A fiscalização era a boa índole do resceador. O mesmo ganhava por ficha (R$0,25 a comum e R$0,50 a completa) preenchida e ninguém conferia se o cara tinha visitado mesmo a residência.
Não generalizo o IBGE como lixo, mas o censo era bem vulnerável a fraudes ou ao mau trabalho prestado pelo rescenceador.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:Ele ACHA que ateus e sem-religião têm menos estudo do que gente do Candomblé, por exemplo, que tem estupendos 9,6 anos de estudo!
Corrobora esta idéia o que ele te disse: que tu e ele são exceções porque têm nível superior. :emoticon23:
Mas ele não é exceção no quesito "todo religioso tem mais estudo do que todo não-religioso". Só tu és exceção porque não tens religião mas estudou como os religiosos.

Um censo que não diferencia ateus de crentes envergonhados ou teístas indefinidos e os joga todos no mesmo saco dos sem-religião não pode ser usado para provar que "os ateus têm menos estudo".

Até o último censo, pelo menos, não havia a categoria "ateu".

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

joaomichelazzo escreveu:
Apo escreveu:Mais um detalhe. Procurei neste Censo de 2000 alguma tabela sobre graduação, especializações, mestrado e doutorado, estudo fora do país,por exemplo. Evidente que nada consta. O Censo Demográfico do paizinho de merda não cita esta população. Elite não interessa em pesquisa alguma, porque não rende votos. Ateu também não é cidadão. E o pessoalzinho de pesquisa do IBGE não teria petulância de perguntar se algum pesquisado é ateu, cético ou coisa que o valha. Além de ser constrangedor, o zé povinho nem faz idéia do que seja isto.

Mais um detalhe: posso falar de cadeira porque já fiz treinamento para o Censo. Aquilo é o ó do borogodó!
Uma das conversas com o instrutor deixou bem claro os seguinte: se descobrirem que você não perguntou exatamente aquelas perguntinhas ou interpretou alguma resposta de forma diferente, ou ainda não conseguiu arrancar uma resposta que se enquadrasse nelas do entrevistado, pode-se ir em cana. E fez o gesto com as mãos ( aquele quadradinho de jogo da velha com 2 dedos de cada mão).
O IBGE é um lixo.

Apo,

eu trabalhei no senso em 2000,
O formulário completo era feito por amostragem. Somente 5% dos domicilios recenseados respondiam à este questionário. A pergunta sobre escolaridade dos membros da familia terminava no superior completo.
A fiscalização era a boa índole do resceador. O mesmo ganhava por ficha (R$0,25 a comum e R$0,50 a completa) preenchida e ninguém conferia se o cara tinha visitado mesmo a residência.
Não generalizo o IBGE como lixo, mas o censo era bem vulnerável a fraudes ou ao mau trabalho prestado pelo rescenceador.

Piorou, então. No meu tempo ( censo de 80, eu creio...) amostras das amostras eram refeitas por "feitores" contratados pelo IBGE. E achei tudo tão grotesco que desisti no meio do processo.
Também lembro que terminava em superior completo. Ninguém levantava a hipótese de brasileiro estudar mais do que isto.
Mas o pior é que o Alco nem viu os questionários, desconhece os métodos usados e pegou no site aquele resumão ridículo e incompleto.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Olha isto aqui!

As estatísticas de cor ou raça sobre as religiosidades da população brasileira mostram que as religiões com a maior proporção de pessoas que se declararam brancas são as seguintes: judaica (96,4%), evangélica de missão luterana (95,8%) e islamismo (88%).

Alguém bebeu.

Bebeu mesmo ou isso não é braziu
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

O IBGE é um lixo.

Sem falar que eles determinam a classe econômica do cidadão pelo número de banheiros que ele tem em casa. É de lascar!
marta

marta

Mensagem por marta »

Eu presto um verdadeiro desserviço ao censo. Só respondo o que me interessa e minto pra caralho. Um governo para EXIGIR que os cidadãos respondam tudo aquilo que eles dejesam saber deve ter, acima de tudo, credibilidade. Para esse tipo de quadrilha que se instalou no poder, eu não respondo bosta nenhuma. Primeiro eu dou um olé no recensiador até dizer chega. Só atendo se ele me pegar saindo da garagem e, caso isso aconteça, respondo o que interessa e minto em 99% das questões. é isso. Bandido não tem que ter informações da minha vida pessoal. Ponto
marta

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O único dado que não revelo ao IBGE é renda familiar, o resto sem problemas.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Eu presto um verdadeiro desserviço ao censo. Só respondo o que me interessa e minto pra caralho. Um governo para EXIGIR que os cidadãos respondam tudo aquilo que eles dejesam saber deve ter, acima de tudo, credibilidade. Para esse tipo de quadrilha que se instalou no poder, eu não respondo bosta nenhuma. Primeiro eu dou um olé no recensiador até dizer chega. Só atendo se ele me pegar saindo da garagem e, caso isso aconteça, respondo o que interessa e minto em 99% das questões. é isso. Bandido não tem que ter informações da minha vida pessoal. Ponto

A única vez que bateram na casa da minha mãe, foi um saco! Mandei ela dar um rolé também, mas ela tem medo até da sombra dela.

Eu também mentiria pra caráleo. Não devo nada pra esta gente, muito pelo contrário. Falar do que tenho em casa, pra manipularem e tabelarem quem eu sou ou deixo de ser...tô fora! Não curto brincar de cidadão. :emoticon21:

Fiquei revoltada no fim do ano passado com aquela PALHAÇADA do ENEM. Ainda mais com a obrigatoriedade de entregar um "questionário" sobre a vida da minha família, usando a minha filha que é menor de idade! :emoticon2: Querendo saber dela até se ela teria "problemas" se tivesse que estudar com pobres ou negros na mesma classe! E se ela sabia se na escola que ela estudava ou em outros lugares que frequentava havia preconceito contra determinados grupos sociais! O GRANDE IRMÃO AGINDO! Patrulha ideológica da porra! :emoticon21:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:O único dado que não revelo ao IBGE é renda familiar, o resto sem problemas.

Pra que eles querem saber a renda? Eles não tem o controle do IR? Quando perguntam a minha, renda eu mando verificar no meu IR
marta

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:

Fiquei revoltada no fim do ano passado com aquela PALHAÇADA do ENEM. Ainda mais com a obrigatoriedade de entregar um "questionário" sobre a vida da minha família, usando a minha filha que é menor de idade! :emoticon2: Querendo saber dela até se ela teria "problemas" se tivesse que estudar com pobres ou negros na mesma classe! E se ela sabia se na escola que ela estudava ou em outros lugares que frequentava havia preconceito contra determinados grupos sociais! O GRANDE IRMÃO AGINDO! Patrulha ideológica da porra! :emoticon21:

Agora, veja a estrada que estamos trilhando a passos largos.
marta

Trancado