Botanico escreveu:Bem, apesar da dona Coruja Falante aí ter me esfregado tanto na minha cara a expressão mágica "evidência anedota", pela sua colocação parece não ter lido nada a respeito do assunto. Então se você quer ter dados, ai vão eles:
Numa sala reúnem-se os médiuns e os convidados. A sala não tem janelas e só tem uma porta de entrada, que é trancada e lacrada. Cada um coloca a sua assinatura nos lacres. Num dos cantos dessa sala há um varal com cortina presa, que é fechada ao início da sessão. O médium fica ali, sentado numa cadeira, e como disse só cabe ele e a cadeira naquele canto cortinado. A luz é apagada e permanece acesa apenas uma luz vermelha, de intensidade suficiente para que seja vista a sala e as pessoas. Minutos depois sai uma forma materializada dali, distinta do médium, etc e tal.
É permitido ao pesquisador:
0) revistar o médium e fazê-lo vestir uma roupa sem bolsos sob fiscalização.
1) puxar de leve a cortina e examinar se o médium continua ali.
2) fazer uso de câmaras infravermelhas para fotos e filmagens.
3) fazer fotos com flash.
4) fazer uso de tiras fosforescentes se achar necessário.
5) pesar e medir a forma materializada.
6) tocar e examinar a forma materializada, desde que esta permita.
7) fazer moldes de parafina, desde que:
a) seja parafina de ponto de fusão alto.
b) esteja derretida em temperatura por volta de 110 graus centígrados.
c) que lhe tenham sido adicionados específicos que lhe permitam verificar se o molde produzido foi proveniente desta parafina.
d) que o molde seja esfriado em água e que esta seja pesada posteriormente.
Não é permitido ao pesquisador:
1) Tocar a forma materializada sem a permissão desta.
2) Acender a luz sem a permissão da forma materializada.
Pois bem, Dona Coruja Falante, já é o suficiente para você ter idéia do que fazer ou precisa de mais detalhes?
Ué, mas foi vc que montou o protocolo!
Sua descrição define exatamente o que o pesquisador pode, o que mais sobra pro coitado fazer? Olhar?
Como é que monto um protocolo emcima de um "ritual" já pré-fixado e com regras já estabelecidas?
Sei, muito honesto isso...
Suyndara escreveu:Até onde eu saiba esse centro de materializações aí do RJ não permite a visita de céticos, muito menos filmagens...
Daí fica realmente difícil fazer qualquer avaliação, mesmo que seja preliminar.[]s
Botanico escreveu: Bem, a madame vai ter de fazer um trabalho de convencimento, demonstrar que está bem intencionada, etc e tal, para fazer amizade com o pessoal. Ou acaso quando vai fazer os seus experimentos psi já começa avacalhando com o analisado?
Ficar "amiguinha" dos médiuns?
Está insinuando que terei que mentir e tentar "engabelar" os médiuns para conseguir uma sessão?
Negativo, prefiro ser imparcial.
Eles precisam saber desde o início que a minha hipótese a ser testada é "não existe fenômeno de materialização", isso não é avacalhar, é ser imparcial
[]s