Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pode ser espiritos Pode ser gnomos invisiveis Pode ser a força da mente Pode ser ETs Pode ser o DIABO Pode ser Deus Pode ser um truque Pode ser ilusão Pode ser que o observador seja louco
Agora, escolha a que mais lhe agrada.
Hiiii , faltou o NDA ![/quote]
Resumindo:
É tão tapado que só considera possivel a hipotese espirita.
DarkWings escreveu:Tá chega de brincadeira! Essas fotos são um monte de bosta! Todo mundo aqui sabe disso!
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
salgueiro escreveu: Ezinho, não corre nem o risco, de sem conhecer as pessoas, eu taxá-las de birutas. E também não tenho a menor pretensão de defender a minha sanidade, seria evidência anedota
Não é somente sua família que vive rodeada de espíritos, somos todos. A diferença, é vc se dar conta ou não
Bjs
Mas e ai?
Os espiritos tem medo de mim?
Eu preciso ser paranormal para ver panelas voadoras?
Ezinho, acho que o fato de vc nem ao menos querer se informar sobre o PSI, já demonstra que vc parte do princípio, que todo evento anômalo, é decorrente de algum tipo de birutice. Muito do que acontece, não é tão dramático como a tampa do bule, mas para vc saber se algo acontece com vc, teria ao menos que descobrir, que tipos de eventos seriam esses. Repetindo o que falei ontem para um espiritualista, conhecimento não tira pedaço, agrega
salgueiro escreveu:Ezinho, acho que o fato de vc nem ao menos querer se informar sobre o PSI, já demonstra que vc parte do princípio, que todo evento anômalo, é decorrente de algum tipo de birutice.
Entenda uma coisa: As pessoas dizem que ocorrem "eventos anomalos" com elas. Só que só ocorrem com elas e nunca comigo, ou quando estou junto delas.
Entendeu?
E eu tenho motivos para achar que essas pessoas são loucas. Na verdade, até mesmo religiosos da minha familia pensam o mesmo.
Muito do que acontece, não é tão dramático como a tampa do bule, mas para vc saber se algo acontece com vc, teria ao menos que descobrir, que tipos de eventos seriam esses.
Cite um evento ao menos.
Repetindo o que falei ontem para um espiritualista, conhecimento não tira pedaço, agrega
Bjs
Me indique então alguns textos. Servem os do Zangari ou precisa ser algum da FEB ou escrito por algum espirita?
Esse papo de "deram um tapa na minha mão" e a xícara parece que voou é ótimo. Minha avó sempre diz isso. Não me surpreende afinal ela é semi-analfabeta e tem quase 90 anos de idade. O que me surpreende é que gente que estudou, que tem acesso à informação acredite nessa sandice.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween. Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
salgueiro escreveu:Ezinho, acho que o fato de vc nem ao menos querer se informar sobre o PSI, já demonstra que vc parte do princípio, que todo evento anômalo, é decorrente de algum tipo de birutice.
Entenda uma coisa: As pessoas dizem que ocorrem "eventos anomalos" com elas. Só que só ocorrem com elas e nunca comigo, ou quando estou junto delas.
Entendeu?
E eu tenho motivos para achar que essas pessoas são loucas. Na verdade, até mesmo religiosos da minha familia pensam o mesmo.
Se vc não conhece os fenômenos como pode afirmar que ocorrem ou não ?
Não vou emitir julgamentos sobre a sanidade de quem não conheço
Muito do que acontece, não é tão dramático como a tampa do bule, mas para vc saber se algo acontece com vc, teria ao menos que descobrir, que tipos de eventos seriam esses.
Cite um evento ao menos.
Pesquise
Repetindo o que falei ontem para um espiritualista, conhecimento não tira pedaço, agrega
Bjs
Me indique então alguns textos. Servem os do Zangari ou precisa ser algum da FEB ou escrito por algum espirita?
Indicaria o Portal Psi, onde já li tudo que há em português, e tem o suficiente para vc começar
DarkWings escreveu:Esse papo de "deram um tapa na minha mão" e a xícara parece que voou é ótimo. Minha avó sempre diz isso. Não me surpreende afinal ela é semi-analfabeta e tem quase 90 anos de idade. O que me surpreende é que gente que estudou, que tem acesso à informação acredite nessa sandice.
Prá vc ver Dark, diploma e cultura não adiantam prá nada mesmo. Formada em Arquitetura e rata de biblioteca, e não é que, putz, senti de forma clara a xícara sendo impulsionada pela parte debaixo, onde minha mão não estava e a vibração que provocou no meu braço sem ele se mexer. Ô loco !!
Sabe que o ultimo que me mandou fazer isso teve que correr com o rabo entre as pernas.
Certo, dona Turatti?
Fui boazinha e dei o " caminho das pedras ". Não resmungue.
Bjs
O site indicado por você, além de conter o blog do Niels, deixa bem claro que PSI pode não existir e que o kardecismo está longe de ser a unica explicação para a existencia de fenomenos (se eles existirem, pois o site não fala que eles existem).
DarkWings escreveu:Esse papo de "deram um tapa na minha mão" e a xícara parece que voou é ótimo. Minha avó sempre diz isso. Não me surpreende afinal ela é semi-analfabeta e tem quase 90 anos de idade. O que me surpreende é que gente que estudou, que tem acesso à informação acredite nessa sandice.
Prá vc ver Dark, diploma e cultura não adiantam prá nada mesmo. Formada em Arquitetura e rata de biblioteca, e não é que, putz, senti de forma clara a xícara sendo impulsionada pela parte debaixo, onde minha mão não estava e a vibração que provocou no meu braço sem ele se mexer. Ô loco !!
Sabe que o ultimo que me mandou fazer isso teve que correr com o rabo entre as pernas.
Certo, dona Turatti?
Fui boazinha e dei o " caminho das pedras ". Não resmungue.
Bjs
O site indicado por você, além de conter o blog do Niels, deixa bem claro que PSI pode não existir e que o kardecismo está longe de ser a unica explicação para a existencia de fenomenos (se eles existirem, pois o site não fala que eles existem).
Leitura dinâmica
A idéia de pesquisar no PortalPsi, é para vc aprender, quais os fenômenos anômalos, só isso.
Exato , Encosto. Psi pode não existir. Já os espíritas como religiosos e seguidores de algo não - científico nunca admitem que o espiritismo possa estar remotamente errado.
Manda um beijão meu, prá sua vó Bjs
Voa xícara !
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween. Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Dei uma passada pelo RV e vi que estão comentando uma experiência minha. Bom, relatei o que experienciei e da dificuldade que tive em interpretar tal experiência. Em nenhum momento afirmei, nem poderia fazê-lo, que se tratou de um "fenômeno psi"! Afirmei que, mesmo sendo mágico, não consigo explicar por meio de procedimentos usados por mágicos, mas sempre afirmei QUE PODE TER SIDO FRAUDE OU ALUCINAÇÃO!!! O fato de eu ser mágico NÃO me "obriga" a saber como realizar TODOS os truques possíveis. Quando freqüentei, por anos, reuniões de mágicos, SEMPRE havia novos procedimentos que praticamente nenhum dos presentes sabia como explicar. Posso ter alucinado? Posso!
Mas... o que tiro dessa experiência? Se eu fosse espírita, provavelmente explicaria de modo espírita! Se eu fosse evangélico: diabo! E assim por diante... Não posso negar que a experiência me impactou! Mas dela apenas retiro o fato de compreender as razões de as pessoas se valerem, equivocadamente, a essa ou àquela interpretação SEM AVALIAÇÃO RACIONAL.
Por fim: essa e outras experiências que tive são suficientes para que eu sugira a existência de fenômenos psi? NÃO! NÃO! NÃO! Por que? Porque do ponto de vista científicos elas têm tanta validade quanto o têm as palavras do Videomaker para os ateus!!! Minha ÚNICA E SUFICIENTE fonte de informações a respeito da possibilidade de existência de psi são as evidências retiradas de estudos experimentais controlados. Se eu acredito em psi: NÃO! Eu estudo as evidências! E qual minha conclusão: ainda NÃO sabemos cientificamente sequer se PSI existe! Evidências empíricas? Sim, evidências existem! Mas essas ainda não são conclusivas!
Se eu gosto de psi? NÃO, da mesma que o Encosto não gosta! Para mim, se psi existir será um problema, e grave, para muito do que conhecemos sobre a realidade! Nossas teorias teriam que estar erradas ou, ao menos, incompletas... Mas... por que continuo a estudar tais possíveis evidências? O fato é que estudo ALEGAÇÕES PARANORMAIS e, a melhor forma de estudar alegações é usando o método científico! Os experimentos são a melhor forma de estudá-las segundo meu ponto de vista! E... ocorre que ao estudar tais alegações (transformadas em hipóteses) de modo controlado, aparecem anomalias estatísticas! E, novamente, o problema aparece! Como explicar tais anomalias? Enquanto eu não souber como interpretá-las de modo racional (SEJA OU NÃO A TAL PSI) não vou sossegar!
Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.
Para mim, se psi existir será um problema, e grave, para muito do que conhecemos sobre a realidade! Nossas teorias teriam que estar erradas ou, ao menos, incompletas... Mas... por que continuo a estudar tais possíveis evidências? O fato é que estudo ALEGAÇÕES PARANORMAIS e, a melhor forma de estudar alegações é usando o método científico! Os experimentos são a melhor forma de estudá-las segundo meu ponto de vista! E... ocorre que ao estudar tais alegações (transformadas em hipóteses) de modo controlado, aparecem anomalias estatísticas! E, novamente, o problema aparece! Como explicar tais anomalias? Enquanto eu não souber como interpretá-las de modo racional (SEJA OU NÃO A TAL PSI) não vou sossegar!
Para mim, se psi existir será um problema, e grave, para muito do que conhecemos sobre a realidade! Nossas teorias teriam que estar erradas ou, ao menos, incompletas... Mas... por que continuo a estudar tais possíveis evidências? O fato é que estudo ALEGAÇÕES PARANORMAIS e, a melhor forma de estudar alegações é usando o método científico! Os experimentos são a melhor forma de estudá-las segundo meu ponto de vista! E... ocorre que ao estudar tais alegações (transformadas em hipóteses) de modo controlado, aparecem anomalias estatísticas! E, novamente, o problema aparece! Como explicar tais anomalias? Enquanto eu não souber como interpretá-las de modo racional (SEJA OU NÃO A TAL PSI) não vou sossegar!
Perfeito, Zangari. Abraços
Olá Zangari.
Gostei muito da sua resposta. Só citei seu nome porque fui instigado pelo Vitor (que está no direito dele).
Que bom que você considera todas as hipoteses para o seu caso, incluindo alucinações.
E se um dia alguém descobrir que realmente existe PSI, isso irá revolucionar totalmente muitas áreas de nosso conhecimento.
PS: Por favor, diga aos espiritas que mesmo que você consiga provar a existencia desses fenomenos, isso não irá significar que espiritos existem.
O ENCOSTO escreveu:PS: Por favor, diga aos espiritas que mesmo que você consiga provar a existencia desses fenomenos, isso não irá significar que espiritos existem.
MAS... EU TÔ CANSADO DE DIZER ISSO! E mais: por enquanto, enquanto nem psi está demosntrada... aqueles que mantêm (!?!?!) uma postura cética dentro do espiritismo... NÃO PODEM/DEVEM falar que "espíritos existem"!
Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.
Perfeito, Zangari. Abraços
Olá Zangari.
Gostei muito da sua resposta. Só citei seu nome porque fui instigado pelo Vitor (que está no direito dele).
Que bom que você considera todas as hipoteses para o seu caso, incluindo alucinações.
E se um dia alguém descobrir que realmente existe PSI, isso irá revolucionar totalmente muitas áreas de nosso conhecimento.
PS: Por favor, diga aos espiritas que mesmo que você consiga provar a existencia desses fenomenos, isso não irá significar que espiritos existem.
Espero não ter pedido de mais.
Qualquer espírita que tenha um conhecimento mínimo de psi, sabe disso
Minha opinião, é que esses fenômenos devem ser analisados, porque só assim, começam os tabus a serem desmistificados
Sei perfeitamente que esse é um longo processo, e o próprio Zangari colocou muito bem, que seria uma revolução sobre nossa realidade
Como indivíduo, tenho todo o direito de tirar minhas próprias conclusões, mas como sempre afirmei, é pessoal, pois cada um tem o seu próprio caminho, e o que acho mais importante é a honestidade pessoal e não posso fingir prá mim mesma, que tudo que ocorreu, não aconteceu
[Referindo-me às fotos la do link da 1a pagina do topico] Cara... ja disse isto, mas estas fotos só convencem quem é altamente, extremamente impressionável. Só faltou os dois furos para ficar o tradicional lençol branco com dois furos para os olhos.
Mucuna escreveu:[Referindo-me às fotos la do link da 1a pagina do topico] Cara... ja disse isto, mas estas fotos só convencem quem é altamente, extremamente impressionável. Só faltou os dois furos para ficar o tradicional lençol branco com dois furos para os olhos.
Este aqui convence bem mais:
Pois é, Mucuna. Este é um problema sério, que até agora cético algum trouxe qualquer solução. Só críticas. Se a forma materializada são de pessoas inteiras, como neste caso, mesmo havendo fotos do início do processo, virão críticas como as suas. Eu apenas fico na dúvida é de como a coisa aconteceu, pois os céticos também não me dizem. Alegam fraude, mas não demonstram como a fraude seria feita naquelas condições.
O Zangari postou uma foto da Eva Carriére com uma imagem grosseira sobre a cabeça. Ela produzia formas assim, que lembravam papel amarrotado. E os céticos não têm dúvidas em concluir que ERA papel amarrotado. Numa das imagens apareceu a palavra "miror" e logo se saiu falando que ela pegava fotos de um jornal que tinha a palavra miror em seu título e fazia fraudes com elas. Bem, o lance é que o estilo da letra na forma materializada NÃO COMBINAVA com o título dos dois jornais que traziam o "miror" no cabeçalho. E além disso, nenhum cético jamais mostrou: aqui está a forma materializada e aqui está o retrato no jornal, vejam só a semelhança, etc, etc. Nada disso foi apresentado até hoje.
Fica para mim uma pergunta que os céticos também jamais responderam: será que o cientista envolvido nesta pesquisa jamais pensou que aquilo podia ser papel amarrotado? Ele que estava ali, ao vivo e a cores, não prestou atenção na coisa. Diz o Zangari que os métodos eram inadequados, mas eu ainda não entendi como é que uma dona, que foi submetida até a exame gino-retal e ainda teve de tomar vomitivo (porque alguém sugeriu que ela podia engolir e regurgitar coisas voluntariamente...) e ainda teve de vestir um corpete justo, que foi costurado depois de vestido para evitar que ela pegasse qualquer coisa que estivesse eventualmente escondida sabe-se lá em que lugar do corpo. Continuo na mesma: nenhum cético me apresentou qualquer argumento plausível para explicar isso.
E lá com a Kate King e Florence Cook, a mesma coisa. Quando falei de fotografias, o Leo Vines disse que NADA PROVAVAM... Seria a mesma coisa que mostrar uma foto do Elvis Presley fazendo compras num supermercado em Pindamonhangaba e tirada em 1995. Ficaria provado com isso que o Elvis estava vivo e morando em Pinda? Mas um dia perceberam que nas fotos a médium e a fantasma eram um pouco parecidas. Aí então as fotos, que antes não valiam nada e não provavam nada, passaram a provar uma coisa: suposta fraude. Que mudança de opinião! Agora sim a comunidade cética considera que as fotos têm valor. E a isso e a outras objeções, Crookes argumentou: _ Por que será que esta gente pensa que essas objeções jamais me teriam ocorrido?
Botanico escreveu: Pois é, Mucuna. Este é um problema sério, que até agora cético algum trouxe qualquer solução. Só críticas. Se a forma materializada são de pessoas inteiras, como neste caso, mesmo havendo fotos do início do processo, virão críticas como as suas. Eu apenas fico na dúvida é de como a coisa aconteceu, pois os céticos também não me dizem. Alegam fraude, mas não demonstram como a fraude seria feita naquelas condições.
Céticos, no geral, e até mesmo religiosos de outras denominação tem sérios problemas para enfiar na cabeça de Mormons que não havia cavalos na america ha 1500 anos. Muito menos que Jesus andou passeando por essas terras. Também encontram dificuldades para convencer católicos de que não existia dragão. Como tem santo que virou santo após matar dragão, fica complicado convence-los.
E Kardecistas tem sérios problemas para entender como a Otilia Diogo perdeu seus "poderes" logo após Chico e ela serem desmascarados: