Dragão Invisível escreveu:Ou seja, qualquer dedo sujo serve? Qualquer meia-explicação é válida? Qualquer invençãozinha de um deusinho ou filosofiazinhas meia-boca é um aspecto da verdade? Qual verdade?
Quem está dizendo isso é você...
O problema é sempre a postura de quem lê.
É o leitor e só o leitor quem pode engolir o que lê como "a verdade absoluta".
A religião é como todo e qualquer meio, tem textos escritos por pessoas, umas sabias falando sobre fatos e dando opiniões ponderadas, e outras nem tanto. Não é diferente nesse quesito da filosofia ou de outros meios.
Cabe ao leitor analisar e procurar no mundo real o objeto analisado e relatado pelo autor de um texto, cabe ao leitor transformar a leitura em conhecimento.
Dragão Invisível escreveu:Até onde se sabe a consciência morre com o corpo. Afirmar outra coisa qualquer carece de evidências!
Não existem evidencias de que a consciência morre com o corpo. Segundo seus próprios critérios não pode afirmar isso.
Quanto a questão de evidências em contrario, não existem evidências conhecidas/analisadas/apoiadas pela comunidade científica, o que não significa que não existam evidencias e que pessoas não possam estar falando com base no conhecimento delas.
Dragão Invisível escreveu:Ateu é antes de tudo um cético.
Bobagem, grande parte dos ateus é composta por crentes.
Ser ateu não significa ser cético, nem ser teísta impede o ceticismo.
Eu mesmo sou um teísta cético.
Dragão Invisível escreveu:Se um religioso afirma algo que traga as evidências necessárias. Para afirmações extraordinárias exige-se evidências extraordinárias.
Sei, evidências que se encaixem no padrão que você determina do nada como aceitável?
Já se apresentam os meios de verificação, meios verificaveis por qualquer um e que muitos torcem o nariz sem investigar por não se encaixarem em suas exigências irreais, idealizadas segundo a metodologia científica, metodologia que não é a única forma de adquirir conhecimento da realidade e que ela própria usa de um conjunto de meios...
Até que se demonstre por esses meios tal coisa é falsa? Sei...
Uma descoberta de um cientista solitário não deixa de ser o que é, só porque não foi reproduzida por outros em quem um grupo X acredita nos relatos de que a descoberta é real.
Dragão Invisível escreveu:Rótulo... quem rotula o descrente de ateu são os religiosos. Sou tão ateu quanto sou a-fadista, mas você não me verá discutindo com fadistas!
Posso inverter o argumento.
São os ateus que me rotulam de teísta.
Não discuto com aluistas que não acreditam na existência da lua, ela simplesmente está lá e as pessoas falam sobre ela sem serem chamadas de luistas por isso... e sem ter um monte de aluistas chatos pedindo por provas.
Dragão Invisível escreveu:As religiões são mistificações, pura e simplesmente. São mistificações do que desconhecem, algumas, por exemplo, dizem existir um ser criador de todo o Universo... nada mais que a mistificação da origem do Universo, puro achismo dos religiosos.
É você quem está fazendo afirmações...
Religiões são pura e simplesmente mistificações? Achismo seu... e está errado pode apostar, as religiões não se limitam a isso, nem os religiosos se limitam a seus achismos sobre eles.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.