Ayyavazhi escreveu:Antes de começarmos:
1 – Perdoe-me pela demora em responder. Isso irá acontecer de vez em quando, principalmente à noite e finais de semana. Quando li sua resposta, já estava em casa e levei mais de meia hora para conseguir ler. O problema de conexão que existe na região onde moro é algo que não seria compreensível para vocês, acostumados à banda larga. Minha melhor (praticamente única) opção é acessar do trabalho, onde permaneço até altas horas. Por isso desisti de responder, não estou tão zen assim.
Imagina, querido. Não levo as coisas aqui assim a sério.
2 – Você voltou a ligar o Tradutor Instantâneo de Besteiras Crentes Super Translator Mega-Plus Tabajara. Pode parecer que ele facilita mas, acredite, meu esforço em manter uma conversação saudável se torna absolutamente ineficaz.
Liguei? Mas estamos falando de fé em geral. Não especificamente da sua. Embora eu ainda não tenha etendido qual é a sua ( se é adepto de alguma, visto que se disse cético ).
3 – Pelamordedeus mantenha o deus judaíco-cristão, ou qualquer outra personificação de Deus, fora de nossas conversas. Prometa-me que vai tentar. Beijos.
Mas estamos a falar de fé e crenças teístas também, não?
Vamos lá, para onde? Nem sei por onde começar. O problema é o mesmo de sempre, a quantidade de coisas que são acrescentadas desvirtuam sobremaneira o que deveria ser uma simples observação.
Well, ainda não devo ter percebido qual o vetor por você pretendido. Será que é o mesmo meu?
Bom, como eu já cansei de dizer, eu não tenho todas as respostas, eu não sei tudo, nunca tive tal pretensão, e o livre arbítrio está entre as coisas que ainda preciso compreender.
Sim, pode ser para você. Mas eu já passei por este ponto e considero tais respostas desnecessárias para mim. É isto que estou dizendo. É meu contra-ponto crítico aos repetem sem pensar que o tal livre arbítrio ( justificativa inventada ) seja algo que justifique os "pecados". Pra mim é assim: errou, teria que responder pelos erros e só. Não quero saber ( até porque é inutil) se deus tá fiscalizando. Só isto.
Houve uma época em que as explicações mais corriqueiras, envolvendo karma em associação ao livre arbítrio me pareceram coerentes, e eu cheguei mesmo a reproduzir tais falas. Mas o crivo da razão a que submeto tudo o que me é apresentado derrubou essas explicações simplistas e abandonei-as de imediato. Prefiro reconhecer que não sei, a acomodar uma resposta errada, que preencha uma lacuna.
Pois é.É que você parte da premissa que estas figuras - como o livre arbítrio - tenham que fazer algum sentido dentro de um panorama de karma, destino ou coisa assim. E eu não. Pra mim, não vem ao caso o que move nossas ações em vida. Assim como não me pergunto que forças movem meu cachorro a fazer xixi em cima do tapete. Cachorro e humanos não condicionados ( ou educados ) fazem as necessidades quando precisam e onde acham que devem. Por que tenho que ter respostas não biológicas para tudo?
Minha compreensão do karma, hoje, é algo muito superior ao que possuía naquela ocasião. Mas ainda está longe de uma conclusão. Percebo que existe consistência no que eu aprendi, mas não o suficiente para que eu me candidate a responder qualquer questionamento de vocês. Dou um passo de cada vez. A única defesa que fiz (e isso ainda me parece coerente), é que não saber tudo não desqualifica o pouco que já andei.
Imagino que está a falar de coisas que têm relação com o seu nick. Se eu estiver enganada, me corrija. Você fala em karma, e isto não me diz nada. Já li muito sobre, mas não me faz falta alguma e nem responde a dúvidas existenciais que eu, por ventura, possa ter.
Há explicações para todas as perguntas que você fez.
Quem disse? Eu não busco respostas para estas coisas. Eu questiono a fé e respostas falaciosas ou discursos sem sentido ( do tipo que é recebido e repetido por quem crê e engole respostas prontas).
Algumas eu conheço, outras não. Isoladas, nenhuma te servirá. Coisas mais simples já esbarraram em nossa imensa dificuldade de comunicação. Um exercício bom, para que, um dia quem sabe?, possamos nos comunicar melhor, é você desligar o Translator Tabajara.
Respostas metafísicas não me dizem nada. Isoladas ou arranjadas em grupos. Não há translator algum aqui. Sou eu mesma falando.
O arsenal crente não deve ser subentendido em minhas respostas. Alguns exemplos:
1 – Não defendo nenhuma personalização de Deus. Aí incluído o seu amado judaico-cristão.
Meu amado? Mas Deus ( com D maiúsculo ) é só um. Quando falo de outros falo "deuses".
Não disse que você defende um deus personalizado. Deuses se forma provavelmente sejam nossa imaginação também.
2 – Nunca apresentei defesa para os atos divinos (isso também constou de suas respostas).
Defesa seria o quê? Não sei se você pretende defender. Mas em geral, quem aceita um deus bom, também o defende. Pra você deus não é bom nem mau? É como? Um força apenas? Não entendo qual a sua posição teológica. Fala em Deus ( o com inical maiúscula), mas diz que ele deve ficar fora da conversa...Não seria mais fácil que me desse algum parâmetro para esta discussão, então? Eu sou cética generalista. E atéia.
Minha vontade de entender o que acontece e porque acontece, não carrega expectativas de encontrar uma resposta que me agrade. Interessa-me a resposta, seja boa ou não.
Como assim? Qualquer resposta serve? Até aquelas das quais muitos discordem entre si? Se não há consenso, ela não é a resposta, e sim uma tentativa de explicação. Acredita que quiser ou precisar.
Não tenho dúvidas da existência de Deus, pois essa é uma etapa superada (para mim!), mas não sei quem é esse Deus, nunca atribui a Ele minhas próprias características, como fazem 99% dos religiosos. Defendo que Ele não tem preferências, porque esse foi um dos poucos atributos que consegui desvendar.
Não entendi mais nada agora.
É pra ter Deus ( o tido como único e poderoso) ou não? SE não sabe quem é este ser, apenas acredita na existência dele? Baseado em quê? Existem, em tese e hipóteses, outros deuses.
Um crente fervoroso ou um ateu dos mais renitentes, não iguais perante Deus.
Não sei que relevância tem isto e nem no que se baseia. Se existisse este Deus aí, por que seres humanos seriam diferentes para ele?
Essa é uma das únicas vezes em que me atrevo a fazer afirmações, ou expor o que seria um atributo divino. Além disso, não costumo ir.
O único atributo que você consegue imputar a este seu Deus, é a certeza de que ele julga como um ser humano julga? Então você o personificou, sim. E deve falar com ele também, já que sabe o que ele pensa.
3 – Jamais, em minha curta permanência neste fórum, falei em pecado. Pecado, diabo e inferno são conceitos cristãos, e não me dizem nada. Não se trata de aceitar um conceito e rejeitar outro. Eu seria apenas mais um religioso iludido. Trata-se, como já disse zilhões de vezes, de buscar respostas. Continuo buscando. Continuo aprendendo. Tais coisas, como pecado e fogo infernal, não existem. É o que descobri.
Estranho, porque outras pessoas no mundo descobriram justamente o contrário....
4 – Não há nada em minhas palavras que te levem a concluir que meu aprendizado tem origem em meus próprios valores e julgamentos. Você continua a estabelecer um padrão para todo aquele que pensa diferente de um ateu. Ou é ateu, ou é do outro lado. E esse outro lado é exatamente igual. Isso não existe. Tal padrão é impossível. Nós vamos ficar a vida inteira replicando as mesmas coisas, sem sair do lugar. Eu digo que não alimento anseios e esperanças e você diz que minhas convicções nasceram nos anseios e esperanças que eu acabei de negar que possuo.
Eu nunca disse ue seus anseios e esperanças é que alimenta suas convicções. Mas o que alimentaria a sua busca por respostas ( que você acha que pode obter, mas serão sempre certezas só suas)?
E você chegou à conclusão da existência deste Deus e sua distinção entre teistas e ateus baseado em quê? Ele lhe contou das preferências dele?
Nós nunca sairemos do lugar, Apo. Ninguém começa uma jornada a partir do segundo passo.
O meu primeiro passo é este, e não o inverso ( que submete a verdade à existência de deuses). Fazer o quê? Pra mim, discutir deuses é que é o passo seguinte. Mas teístas costumam já ter atalhado tudo e querem extrair respostas baseando-se em algo que afirmam que pré-exista.
Pode ser curto ou longo, pode lento ou rápido, mas o primeiro passo tem que ser dado. Nós nunca fizemos isso. Sempre que tentamos discutir alguma coisa, por menor que seja, uma quantidade impressionante de considerações surgem do nada.
Veja: o seu primeiro passo é a afirmação da existência. Logo, eu posso questionar já esta afirmação.
Mas você disse que é pra deixar deuses ou Deus fora da conversa. Assim, fica mesmo impossível.
As considerações que faço dizem respeito não apenas a sua fé. Mas à premissa da existência de deuses em geral e seus poderes ou atributos ( ou um Deus , o que acho um absurdo). Analiso tudo o que o ser humano costuma imputar a seus deuses particulares e questiono. É só isto que discuto. Não sei se esta discussão lhe agrada, mas é a que eu me referia o tempo todo.
Eu não posso responder por todos os religiosos do planeta. Sei apenas de mim e do que já fiz. Nossos debates são recheados por declarações, afirmações, dogmas e provas de fé que eu nunca fiz. Você trouxe tudo isso dos seus anos de batalhas com as diversas designações religiosas que te cercam. Você as carrega vida afora, com um misto de raiva e indignação. Sem o Translator, haveria uma possibilidade de que minhas palavras chegassem até você intactas. Daríamos o primeiro passo.
Não sei de que passo se trata. Mas deve ser algo pertinente somente à sua fé. É isto?
Não estou te fazendo nenhuma proposta indecente. Por primeiro passo, não entenda o começo do fim do seu ateísmo.

Ein? E lá isto é opção?
Seria mais como a surrada idéia de baixar o escudo, e não ver ameaça onde não existe. A defesa pressupõe um ataque e, com a blindagem ativa, estamos jogando conversa fora.
Você tá imaginando coisas. Não percebe, mas este posiconamento é típico de quem tem convicções religiosas.
Não sei que conversa seria esta. Se não é específica da sua fé, então podemo botar deuses, duendes e Ets no meio.
Jesus e eu te amamos. Beijos.
Uia, agora entrou Jesus na conversa e seu amor miguxo fraternal.
Avatar...você tem o chip. Beijo!