Festival de besteiras crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Alcioneijr escreveu:Mas só por curiosidade, "Hitler nunca foi ateu" ou ele provavelmente não era ateu?

Se ele era ateu, disfarçou muito bem.
Sempre que pôde, defendeu o cristianismo. Dirão os católicos que ele atacou a ICAR. Sim, mas os protestantes vivem fazendo isto.

Em resumo, o que importa não é o que você pensa, é o que você faz.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo, antes de começarmos:

1 – Perdoe-me pela demora em responder. Isso irá acontecer de vez em quando, principalmente à noite e finais de semana. Quando li sua resposta, já estava em casa e levei mais de meia hora para conseguir ler. O problema de conexão que existe na região onde moro é algo que não seria compreensível para vocês, acostumados à banda larga. Minha melhor (praticamente única) opção é acessar do trabalho, onde permaneço até altas horas. Por isso desisti de responder, não estou tão zen assim.

2 – Você voltou a ligar o Tradutor Instantâneo de Besteiras Crentes Super Translator Mega-Plus Tabajara. Pode parecer que ele facilita mas, acredite, meu esforço em manter uma conversação saudável se torna absolutamente ineficaz.

3 – Pelamordedeus mantenha o deus judaíco-cristão, ou qualquer outra personificação de Deus, fora de nossas conversas. Prometa-me que vai tentar. Beijos.

Vamos lá.

Vamos lá, para onde? Nem sei por onde começar. O problema é o mesmo de sempre, a quantidade de coisas que são acrescentadas desvirtuam sobremaneira o que deveria ser uma simples observação.

Bom, como eu já cansei de dizer, eu não tenho todas as respostas, eu não sei tudo, nunca tive tal pretensão, e o livre arbítrio está entre as coisas que ainda preciso compreender. Houve uma época em que as explicações mais corriqueiras, envolvendo karma em associação ao livre arbítrio me pareceram coerentes, e eu cheguei mesmo a reproduzir tais falas. Mas o crivo da razão a que submeto tudo o que me é apresentado derrubou essas explicações simplistas e abandonei-as de imediato. Prefiro reconhecer que não sei, a acomodar uma resposta errada, que preencha uma lacuna.

Minha compreensão do karma, hoje, é algo muito superior ao que possuía naquela ocasião. Mas ainda está longe de uma conclusão. Percebo que existe consistência no que eu aprendi, mas não o suficiente para que eu me candidate a responder qualquer questionamento de vocês. Dou um passo de cada vez. A única defesa que fiz (e isso ainda me parece coerente), é que não saber tudo não desqualifica o pouco que já andei.

Há explicações para todas as perguntas que você fez. Algumas eu conheço, outras não. Isoladas, nenhuma te servirá. Coisas mais simples já esbarraram em nossa imensa dificuldade de comunicação. Um exercício bom, para que, um dia quem sabe?, possamos nos comunicar melhor, é você desligar o Translator Tabajara. O arsenal crente não deve ser subentendido em minhas respostas. Alguns exemplos:

1 – Não defendo nenhuma personalização de Deus. Aí incluído o seu amado judaico-cristão.

2 – Nunca apresentei defesa para os atos divinos (isso também constou de suas respostas). Minha vontade de entender o que acontece e porque acontece, não carrega expectativas de encontrar uma resposta que me agrade. Interessa-me a resposta, seja boa ou não. Não tenho dúvidas da existência de Deus, pois essa é uma etapa superada (para mim!), mas não sei quem é esse Deus, nunca atribui a Ele minhas próprias características, como fazem 99% dos religiosos. Defendo que Ele não tem preferências, porque esse foi um dos poucos atributos que consegui desvendar. Um crente fervoroso ou um ateu dos mais renitentes, são iguais perante Deus. Essa é uma das únicas vezes em que me atrevo a fazer afirmações, ou expor o que seria um atributo divino. Além disso, não costumo ir.

3 – Jamais, em minha curta permanência neste fórum, falei em pecado. Pecado, diabo e inferno são conceitos cristãos, e não me dizem nada. Não se trata de aceitar um conceito e rejeitar outro. Eu seria apenas mais um religioso iludido. Trata-se, como já disse zilhões de vezes, de buscar respostas. Continuo buscando. Continuo aprendendo. Tais coisas, como pecado e fogo infernal, não existem. É o que descobri.

4 – Não há nada em minhas palavras que te levem a concluir que meu aprendizado tem origem em meus próprios valores e julgamentos. Você continua a estabelecer um padrão para todo aquele que pensa diferente de um ateu. Ou é ateu, ou é do outro lado. E esse outro lado é exatamente igual. Isso não existe. Tal padrão é impossível. Nós vamos ficar a vida inteira replicando as mesmas coisas, sem sair do lugar. Eu digo que não alimento anseios e esperanças e você diz que minhas convicções nasceram nos anseios e esperanças que eu acabei de negar que possuo.

Nós nunca sairemos do lugar, Apo. Ninguém começa uma jornada a partir do segundo passo. Pode ser curto ou longo, pode lento ou rápido, mas o primeiro passo tem que ser dado. Nós nunca fizemos isso. Sempre que tentamos discutir alguma coisa, por menor que seja, uma quantidade impressionante de considerações surgem do nada. Eu não posso responder por todos os religiosos do planeta. Sei apenas de mim e do que já fiz. Nossos debates são recheados por declarações, afirmações, dogmas e provas de fé que eu nunca fiz. Você trouxe tudo isso dos seus anos de batalhas com as diversas designações religiosas que te cercam. Você as carrega vida afora, com um misto de raiva e indignação. Sem o Translator, haveria uma possibilidade de que minhas palavras chegassem até você intactas. Daríamos o primeiro passo.

Não estou te fazendo nenhuma proposta indecente. Por primeiro passo, não entenda o começo do fim do seu ateísmo. Seria mais como a surrada idéia de baixar o escudo, e não ver ameaça onde não existe. A defesa pressupõe um ataque e, com a blindagem ativa, estamos jogando conversa fora.

Jesus e eu te amamos. Beijos.

Editado pela última vez por Ayyavazhi em 13 Ago 2009, 13:42, em um total de 1 vez.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:Antes de começarmos:

1 – Perdoe-me pela demora em responder. Isso irá acontecer de vez em quando, principalmente à noite e finais de semana. Quando li sua resposta, já estava em casa e levei mais de meia hora para conseguir ler. O problema de conexão que existe na região onde moro é algo que não seria compreensível para vocês, acostumados à banda larga. Minha melhor (praticamente única) opção é acessar do trabalho, onde permaneço até altas horas. Por isso desisti de responder, não estou tão zen assim.

Imagina, querido. Não levo as coisas aqui assim a sério.

2 – Você voltou a ligar o Tradutor Instantâneo de Besteiras Crentes Super Translator Mega-Plus Tabajara. Pode parecer que ele facilita mas, acredite, meu esforço em manter uma conversação saudável se torna absolutamente ineficaz.

Liguei? Mas estamos falando de fé em geral. Não especificamente da sua. Embora eu ainda não tenha etendido qual é a sua ( se é adepto de alguma, visto que se disse cético ).

3 – Pelamordedeus mantenha o deus judaíco-cristão, ou qualquer outra personificação de Deus, fora de nossas conversas. Prometa-me que vai tentar. Beijos.

Mas estamos a falar de fé e crenças teístas também, não?

Vamos lá, para onde? Nem sei por onde começar. O problema é o mesmo de sempre, a quantidade de coisas que são acrescentadas desvirtuam sobremaneira o que deveria ser uma simples observação.

Well, ainda não devo ter percebido qual o vetor por você pretendido. Será que é o mesmo meu?

Bom, como eu já cansei de dizer, eu não tenho todas as respostas, eu não sei tudo, nunca tive tal pretensão, e o livre arbítrio está entre as coisas que ainda preciso compreender.

Sim, pode ser para você. Mas eu já passei por este ponto e considero tais respostas desnecessárias para mim. É isto que estou dizendo. É meu contra-ponto crítico aos repetem sem pensar que o tal livre arbítrio ( justificativa inventada ) seja algo que justifique os "pecados". Pra mim é assim: errou, teria que responder pelos erros e só. Não quero saber ( até porque é inutil) se deus tá fiscalizando. Só isto.

Houve uma época em que as explicações mais corriqueiras, envolvendo karma em associação ao livre arbítrio me pareceram coerentes, e eu cheguei mesmo a reproduzir tais falas. Mas o crivo da razão a que submeto tudo o que me é apresentado derrubou essas explicações simplistas e abandonei-as de imediato. Prefiro reconhecer que não sei, a acomodar uma resposta errada, que preencha uma lacuna.

Pois é.É que você parte da premissa que estas figuras - como o livre arbítrio - tenham que fazer algum sentido dentro de um panorama de karma, destino ou coisa assim. E eu não. Pra mim, não vem ao caso o que move nossas ações em vida. Assim como não me pergunto que forças movem meu cachorro a fazer xixi em cima do tapete. Cachorro e humanos não condicionados ( ou educados ) fazem as necessidades quando precisam e onde acham que devem. Por que tenho que ter respostas não biológicas para tudo?

Minha compreensão do karma, hoje, é algo muito superior ao que possuía naquela ocasião. Mas ainda está longe de uma conclusão. Percebo que existe consistência no que eu aprendi, mas não o suficiente para que eu me candidate a responder qualquer questionamento de vocês. Dou um passo de cada vez. A única defesa que fiz (e isso ainda me parece coerente), é que não saber tudo não desqualifica o pouco que já andei.

Imagino que está a falar de coisas que têm relação com o seu nick. Se eu estiver enganada, me corrija. Você fala em karma, e isto não me diz nada. Já li muito sobre, mas não me faz falta alguma e nem responde a dúvidas existenciais que eu, por ventura, possa ter.

Há explicações para todas as perguntas que você fez.

Quem disse? Eu não busco respostas para estas coisas. Eu questiono a fé e respostas falaciosas ou discursos sem sentido ( do tipo que é recebido e repetido por quem crê e engole respostas prontas).

Algumas eu conheço, outras não. Isoladas, nenhuma te servirá. Coisas mais simples já esbarraram em nossa imensa dificuldade de comunicação. Um exercício bom, para que, um dia quem sabe?, possamos nos comunicar melhor, é você desligar o Translator Tabajara.

Respostas metafísicas não me dizem nada. Isoladas ou arranjadas em grupos. Não há translator algum aqui. Sou eu mesma falando.

O arsenal crente não deve ser subentendido em minhas respostas. Alguns exemplos:

1 – Não defendo nenhuma personalização de Deus. Aí incluído o seu amado judaico-cristão.

Meu amado? Mas Deus ( com D maiúsculo ) é só um. Quando falo de outros falo "deuses".
Não disse que você defende um deus personalizado. Deuses se forma provavelmente sejam nossa imaginação também.

2 – Nunca apresentei defesa para os atos divinos (isso também constou de suas respostas).

Defesa seria o quê? Não sei se você pretende defender. Mas em geral, quem aceita um deus bom, também o defende. Pra você deus não é bom nem mau? É como? Um força apenas? Não entendo qual a sua posição teológica. Fala em Deus ( o com inical maiúscula), mas diz que ele deve ficar fora da conversa...Não seria mais fácil que me desse algum parâmetro para esta discussão, então? Eu sou cética generalista. E atéia.

Minha vontade de entender o que acontece e porque acontece, não carrega expectativas de encontrar uma resposta que me agrade. Interessa-me a resposta, seja boa ou não.

Como assim? Qualquer resposta serve? Até aquelas das quais muitos discordem entre si? Se não há consenso, ela não é a resposta, e sim uma tentativa de explicação. Acredita que quiser ou precisar.

Não tenho dúvidas da existência de Deus, pois essa é uma etapa superada (para mim!), mas não sei quem é esse Deus, nunca atribui a Ele minhas próprias características, como fazem 99% dos religiosos. Defendo que Ele não tem preferências, porque esse foi um dos poucos atributos que consegui desvendar.

Não entendi mais nada agora.
É pra ter Deus ( o tido como único e poderoso) ou não? SE não sabe quem é este ser, apenas acredita na existência dele? Baseado em quê? Existem, em tese e hipóteses, outros deuses.

Um crente fervoroso ou um ateu dos mais renitentes, não iguais perante Deus.

Não sei que relevância tem isto e nem no que se baseia. Se existisse este Deus aí, por que seres humanos seriam diferentes para ele?
Essa é uma das únicas vezes em que me atrevo a fazer afirmações, ou expor o que seria um atributo divino. Além disso, não costumo ir.

O único atributo que você consegue imputar a este seu Deus, é a certeza de que ele julga como um ser humano julga? Então você o personificou, sim. E deve falar com ele também, já que sabe o que ele pensa.

3 – Jamais, em minha curta permanência neste fórum, falei em pecado. Pecado, diabo e inferno são conceitos cristãos, e não me dizem nada. Não se trata de aceitar um conceito e rejeitar outro. Eu seria apenas mais um religioso iludido. Trata-se, como já disse zilhões de vezes, de buscar respostas. Continuo buscando. Continuo aprendendo. Tais coisas, como pecado e fogo infernal, não existem. É o que descobri.

Estranho, porque outras pessoas no mundo descobriram justamente o contrário....

4 – Não há nada em minhas palavras que te levem a concluir que meu aprendizado tem origem em meus próprios valores e julgamentos. Você continua a estabelecer um padrão para todo aquele que pensa diferente de um ateu. Ou é ateu, ou é do outro lado. E esse outro lado é exatamente igual. Isso não existe. Tal padrão é impossível. Nós vamos ficar a vida inteira replicando as mesmas coisas, sem sair do lugar. Eu digo que não alimento anseios e esperanças e você diz que minhas convicções nasceram nos anseios e esperanças que eu acabei de negar que possuo.

Eu nunca disse ue seus anseios e esperanças é que alimenta suas convicções. Mas o que alimentaria a sua busca por respostas ( que você acha que pode obter, mas serão sempre certezas só suas)?
E você chegou à conclusão da existência deste Deus e sua distinção entre teistas e ateus baseado em quê? Ele lhe contou das preferências dele?

Nós nunca sairemos do lugar, Apo. Ninguém começa uma jornada a partir do segundo passo.

O meu primeiro passo é este, e não o inverso ( que submete a verdade à existência de deuses). Fazer o quê? Pra mim, discutir deuses é que é o passo seguinte. Mas teístas costumam já ter atalhado tudo e querem extrair respostas baseando-se em algo que afirmam que pré-exista.
Pode ser curto ou longo, pode lento ou rápido, mas o primeiro passo tem que ser dado. Nós nunca fizemos isso. Sempre que tentamos discutir alguma coisa, por menor que seja, uma quantidade impressionante de considerações surgem do nada.

Veja: o seu primeiro passo é a afirmação da existência. Logo, eu posso questionar já esta afirmação.
Mas você disse que é pra deixar deuses ou Deus fora da conversa. Assim, fica mesmo impossível.
As considerações que faço dizem respeito não apenas a sua fé. Mas à premissa da existência de deuses em geral e seus poderes ou atributos ( ou um Deus , o que acho um absurdo). Analiso tudo o que o ser humano costuma imputar a seus deuses particulares e questiono. É só isto que discuto. Não sei se esta discussão lhe agrada, mas é a que eu me referia o tempo todo.

Eu não posso responder por todos os religiosos do planeta. Sei apenas de mim e do que já fiz. Nossos debates são recheados por declarações, afirmações, dogmas e provas de fé que eu nunca fiz. Você trouxe tudo isso dos seus anos de batalhas com as diversas designações religiosas que te cercam. Você as carrega vida afora, com um misto de raiva e indignação. Sem o Translator, haveria uma possibilidade de que minhas palavras chegassem até você intactas. Daríamos o primeiro passo.

Não sei de que passo se trata. Mas deve ser algo pertinente somente à sua fé. É isto?

Não estou te fazendo nenhuma proposta indecente. Por primeiro passo, não entenda o começo do fim do seu ateísmo.

:emoticon12: Ein? E lá isto é opção? :emoticon12:

Seria mais como a surrada idéia de baixar o escudo, e não ver ameaça onde não existe. A defesa pressupõe um ataque e, com a blindagem ativa, estamos jogando conversa fora.

Você tá imaginando coisas. Não percebe, mas este posiconamento é típico de quem tem convicções religiosas.
Não sei que conversa seria esta. Se não é específica da sua fé, então podemo botar deuses, duendes e Ets no meio.

Jesus e eu te amamos. Beijos.

Uia, agora entrou Jesus na conversa e seu amor miguxo fraternal.

Avatar...você tem o chip. Beijo!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

[In Off]SOCOOOORRROOOOO!!! ALGUÉM ME EXPLIQUE A CARTILHA DO AVATAR/AYYAVAZHY!!![/In Off]

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:[In Off]SOCOOOORRROOOOO!!! ALGUÉM ME EXPLIQUE A CARTILHA DO AVATAR/AYYAVAZHY!!![/In Off]

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ô mulher difícil.
Liguei? Mas estamos falando de fé em geral. Não especificamente da sua. Embora eu ainda não tenha etendido qual é a sua ( se é adepto de alguma, visto que se disse cético ).

Se falarmos de fé em geral, temos que pôr na mesa todas as religiões, todos os deuses, todas as crenças. Não há como manter um diálogo profícuo. Quando estiver falando comigo, fale apenas comigo. Esqueça o que outros já disseram. Não estou avalizando ninguém.
Mas estamos a falar de fé e crenças teístas também, não?

Não, você está.
Well, ainda não devo ter percebido qual o vetor por você pretendido. Será que é o mesmo meu?

Foi isso que eu chamei de primeiro passo. Entender minha proposta (que não é indecente).
Sim, pode ser para você. Mas eu já passei por este ponto e considero tais respostas desnecessárias para mim. É isto que estou dizendo. É meu contra-ponto crítico aos repetem sem pensar que o tal livre arbítrio ( justificativa inventada ) seja algo que justifique os "pecados". Pra mim é assim: errou, teria que responder pelos erros e só. Não quero saber ( até porque é inutil) se deus tá fiscalizando. Só isto.

Foi exatamente isso que eu não disse. E quanto a você não querer saber, não tenho nenhum problema com isso. Acho que é uma decisão sua e deve ser respeitada. Eu costumo repetir que tenho essa ânsia por respostas, por compreender a verdade e, talvez, isso dê uma idéia de que esteja estendendo essa necessidade aos demais. Outra coisa, necessidade de conhecer as respostas é algo muito diferente de necessidade de criar respostas.
Pois é.É que você parte da premissa que estas figuras - como o livre arbítrio - tenham que fazer algum sentido dentro de um panorama de karma, destino ou coisa assim. E eu não. Pra mim, não vem ao caso o que move nossas ações em vida. Assim como não me pergunto que forças movem meu cachorro a fazer xixi em cima do tapete. Cachorro e humanos não condicionados ( ou educados ) fazem as necessidades quando precisam e onde acham que devem. Por que tenho que ter respostas não biológicas para tudo?

Não, Apo, eu não acho que o livre arbítrio ou o karma ou qualquer outra coisa tenha que fazer algum sentido. Isso seria buscar uma lógica para o que existe e em nada seria diferente de qualquer outra religião inventada pelos homens. A lógica é uma ferramenta da mente humana. Um dos pontos que defendi longamente neste fórum (em tempos idos) é que a lógica humana não necessariamente teria o poder de abarcar o Absoluto. Basicamente, o ateu nega ou não aceita alguns conceitos em função de seu pensamento lógico. “Se não faz sentido, então deve ser irreal”. E eu digo, se não faz sentido, apenas não faz sentido. Minha mente não encontra esse sentido, e isso nunca irá significar que ele não existe. Todo o Universo não pode ser medido pela lógica humana.
Imagino que está a falar de coisas que têm relação com o seu nick. Se eu estiver enganada, me corrija. Você fala em karma, e isto não me diz nada. Já li muito sobre, mas não me faz falta alguma e nem responde a dúvidas existenciais que eu, por ventura, possa ter.

Correto. Tem tudo a ver com o meu nick. (Descobri por acaso no Wikipédia).

E sobre karma, eu talvez tenha lido alguma coisa, mas já não lembro. Faz muito tempo. E li por mera curiosidade, nunca esperando encontrar respostas mágicas. Volto a insistir, não procuro Deus em templos, seitas ou escritos humanos.

Quem disse? Eu não busco respostas para estas coisas. Eu questiono a fé e respostas falaciosas ou discursos sem sentido ( do tipo que é recebido e repetido por quem crê e engole respostas prontas).

Eu não disse que você busca respostas, Apo. Disse apenas que as respostas existem. E quanto ao seu comentário sobre crer e engolir respostas prontas, não sei se você está, de alguma forma, se referindo a mim. Se estiver, será realmente espantoso. É só o que posso dizer.
Respostas metafísicas não me dizem nada. Isoladas ou arranjadas em grupos. Não há translator algum aqui. Sou eu mesma falando.

Acho que você não entendeu onde o translator atua. Eu sei que é você mesma falando, mas, quando fala, suas palavras presumem coisas que eu não disse.
Defesa seria o quê? Não sei se você pretende defender. Mas em geral, quem aceita um deus bom, também o defende. Pra você deus não é bom nem mau? É como? Um força apenas? Não entendo qual a sua posição teológica. Fala em Deus ( o com inical maiúscula), mas diz que ele deve ficar fora da conversa...Não seria mais fácil que me desse algum parâmetro para esta discussão, então? Eu sou cética generalista. E atéia.

Se eu não fosse cético, eu seria católico, a religião dos meus pais. Nasci e me criei em uma cultura cristã e abandonei muito cedo (provavelmente mais cedo do que muitos dos ateus que conheço) idéias e conceitos prontos. Nunca tive medo de questionar, mesmo quando minha mente infantil ainda acreditava em inferno. Esses questionamentos me conduziram a este ponto, onde hoje me encontro, e sei que há ainda muito chão pela frente.

Sim, eu diria que Deus não é bom e nem mau, mas isso não é uma afirmação sobre Seus atributos. É o reconhecimento de que bom e mau são conceitos humanos, tanto quanto a lógica o é. Já discutimos isso também, em alguns tópicos interessantes. Acho que no antigo RV.

Como assim? Qualquer resposta serve? Até aquelas das quais muitos discordem entre si? Se não há consenso, ela não é a resposta, e sim uma tentativa de explicação. Acredita que quiser ou precisar.

Não, linda, você não entendeu. Não é que qualquer resposta sirva. Eu disse que procuro entender o que é real, sem procurar por respostas agradáveis. O lugar-comum, seja no crente ou no ateu, é apegar-se à resposta mais próxima à sua própria consciência, ao seu senso crítico. Uma mente lógica, como a do ateu, aceitará respostas lógicas. A mente crédula, por outro lado, se satisfará com respostas místicas, enigmáticas, que ele não compreende e nem precisa compreender, porque a fé lhe basta. Eu me distancio dessas duas vertentes. Não me tranquilizo pensando que já sei, preciso saber de verdade.

Outra coisa, consenso não tem nada a ver com isso. Consenso não tem nenhum valor. Lembrando o outro tópico, se consenso tivesse alguma importância, a Terra haveria de ser o centro do Universo, nos tempos de Galileu. Maiorias não referendam a verdade. (por favor, não diga que eu me acho o dono da verdade).

Não entendi mais nada agora.
É pra ter Deus ( o tido como único e poderoso) ou não? SE não sabe quem é este ser, apenas acredita na existência dele? Baseado em quê? Existem, em tese e hipóteses, outros deuses.

Eu não preciso acreditar. Eu não preciso escalar o Everest para saber que ele existe. Não desmonte essa analogia, é só um exemplo. Eu não preciso ser um oceanógrafo para saber que o mar existe, ou conhecer um pouco de suas características. Eu sei, por exemplo, que ele é salgado.
Não sei que relevância tem isto e nem no que se baseia. Se existisse este Deus aí, por que seres humanos seriam diferentes para ele?

Desculpe, escrevi errado. Onde se lê “não iguais perante Deus”, leia-se “são iguais perante Deus”.
O único atributo que você consegue imputar a este seu Deus, é a certeza de que ele julga como um ser humano julga? Então você o personificou, sim. E deve falar com ele também, já que sabe o que ele pensa.

Exatamente o oposto disso. Creio que esse equívoco é consequência do erro anterior, quando disse que somos diferentes para Deus.
Estranho, porque outras pessoas no mundo descobriram justamente o contrário...

Por que seria estranho? Você acha estranho que os ateus tenham descoberto que as religiões são um mito, quando bilhões de pessoas acreditam o contrário?
Eu nunca disse ue seus anseios e esperanças é que alimenta suas convicções. Mas o que alimentaria a sua busca por respostas ( que você acha que pode obter, mas serão sempre certezas só suas)?
E você chegou à conclusão da existência deste Deus e sua distinção entre teistas e ateus baseado em quê? Ele lhe contou das preferências dele?

Sim, essas respostas serão sempre só minhas. Deus não pode ser demonstrado. Isso faz parte das coisas que aprendi. O desafio que vocês lançam aos religiosos nunca, jamais, terá um resultado satisfatório. Não há nada no mundo humano que possa demonstrar a existência de Deus. E, no entanto, qualquer pessoa, qualquer uma sem exceção, pode encontrá-lO.

(Deus não me contou suas preferências, acredito que Ele não as tenha. Preferências, como todo o resto, são características humanas).

O meu primeiro passo é este, e não o inverso ( que submete a verdade à existência de deuses). Fazer o quê? Pra mim, discutir deuses é que é o passo seguinte. Mas teístas costumam já ter atalhado tudo e querem extrair respostas baseando-se em algo que afirmam que pré-exista.

Discutir deuses só seria possível se nós conseguíssemos nos comunicar. Esse é o primeiro passo. Comunicação.
Veja: o seu primeiro passo é a afirmação da existência. Logo, eu posso questionar já esta afirmação.

Não faz isso comigo, Apo.
Mas você disse que é pra deixar deuses ou Deus fora da conversa. Assim, fica mesmo impossível.

Você escorraça com o deus judaico-cristão, e escorraça comigo por causa dele. Eu nem conheço esse cara.
As considerações que faço dizem respeito não apenas a sua fé. Mas à premissa da existência de deuses em geral e seus poderes ou atributos ( ou um Deus , o que acho um absurdo).

Por que a existência de um único Deus é um absurdo? Não que seja esse o meu motivo, mas imagine um universo repleto de deuses, todos onipotentes, todos reivindicando a autoria da criação, como seria? Teríamos uma guerra entre deuses? O que restaria ao ser humano? Repito, NÃO é esse o meu motivo, mas um mundo com muitos deuses é pra lá de absurdo.
Analiso tudo o que o ser humano costuma imputar a seus deuses particulares e questiono. É só isto que discuto. Não sei se esta discussão lhe agrada, mas é a que eu me referia o tempo todo.

É disso que eu falava. Você traz para o nosso singelo debate todas as alegações e justificativas humanas, e a coisa vira um verdadeiro carnaval.
Não sei de que passo se trata. Mas deve ser algo pertinente somente à sua fé. É isto?

Qual fé, minha linda? Temos só que parar de enxergar entrelinhas em alegações simples.
Ein? E lá isto é opção?

Eu quis afastar qualquer possibilidade de que minha “proposta” fosse mal compreendida. É claro que abandonar o ateísmo não é opção para você, mas eu poderia estar sorrateiramente almejando isso.
Você tá imaginando coisas. Não percebe, mas este posiconamento é típico de quem tem convicções religiosas.
Não sei que conversa seria esta. Se não é específica da sua fé, então podemo botar deuses, duendes e Ets no meio.

Não consigo ver um posicionamento religioso em minhas ponderações. Em algum momento eu sou obrigado a falar em Deus, dentro do que o debate me pede, e somente aí se verifica algum traço de religiosidade. Sou muito religioso, no sentido do religare, mas essa religiosidade não é a marca registrada dos meus argumentos.
Uia, agora entrou Jesus na conversa e seu amor miguxo fraternal.

Eu estava brincando. Então, tá, somente eu te amo.
Avatar...você tem o chip. Beijo!

Apo, você tem o translator tabajara. Outro!

Apo

Mensagem por Apo »

E agora, José??? E agora ???

Discutir só com ele, só ouvir a proposta dele, com o Deus irrefutável dele nos olhando?

Acho que ele quer ir pra um cantinho dentro do RV onde o resto será apenas o resto...

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ai ai...cada coisa que me aparece. Vou ouvir Iron Maiden.

PS: o mais incrível é que eles admitem uma possibilidade sorrateira de aliciamento da mente atéia. :emoticon12:
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:E agora, José??? E agora ???

Discutir só com ele, só ouvir a proposta dele, com o Deus irrefutável dele nos olhando?

Acho que ele quer ir pra um cantinho dentro do RV onde o resto será apenas o resto...

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ai ai...cada coisa que me aparece. Vou ouvir Iron Maiden.

PS: o mais incrível é que eles admitem uma possibilidade sorrateira de aliciamento da mente atéia. :emoticon12:

Não, eu não admiti isso. Busquei exatamente o contrário, preocupei-me em desfazer qualquer mal entendido quanto a essa possibilidade. E nem isso adiantou.

Sabe, Apo, você sempre fala em uma fé que eu insisto em dizer que não tenho, mas, talvez, você esteja certa e eu errado. Eu devo ser uma pessoa de muita fé. Tenho fé no ser humano. Essa é a única explicação para eu continuar esses debates. Não existe absolutamente nada que eu diga que você não distorça. Não sei como manter um diálogo nessas condições.

Qualquer argumento, por mais simples que seja, transforma-se em uma aberração que, depois, é atribuída a mim. Não posso ficar o tempo todo consertando idéias que não são minhas. Para quem critica tanto a desonestidade dos religiosos, acho que uma atitude em outra direção seria mais apreciável.

Na certeza de estar, mais uma vez, falando sozinho, despeço-me...

(Se quiser dizer alguma coisa, fique à vontade, prometo que a última palavra será sua)

Apo

Mensagem por Apo »

Fé no ser humano? Agora sim, Ayy...o ser humano inventou deuses e alguns acreditam apenas no seu deus. E têm certeza de que ele é único e existe.
Como vou acreditar numa criatura destas? O ser humano é um embuste e presa de sua própria evolução neuronal complicada e desconexa.
Você nada tem de cético. Tá longe disto.

Chega disto que não vamos a lugar algum. :emoticon45:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Nóis crenti somus .... crenti :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Do Orkut:

Um aluno de um profeçor que enssinou tudo pra ele:

|Werison Gomes-22:21-
deixou um recado:

Oi professor, te agradeço pelos os anos que estudei com você, sempre querendo mim ajudar e eu quase não dava valor a isso, agora entendo a sua preocupação hoje tenho experiência no erem graças a Deus e a você, obrigado professor um dia você se orgulhará de falar que eu fui seu aluno e eu mim orgulharei por disser tive como professor Jobson estou fazendo de tudo para que isso aconteça, e vai acontecer . Obg por tudo
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:Fé no ser humano? Agora sim, Ayy...o ser humano inventou deuses e alguns acreditam apenas no seu deus. E têm certeza de que ele é único e existe.
Como vou acreditar numa criatura destas? O ser humano é um embuste e presa de sua própria evolução neuronal complicada e desconexa.
Você nada tem de cético. Tá longe disto.

Chega disto que não vamos a lugar algum. :emoticon45:

umas das coisas q eu sempre digo, o cerebro n eh perfeito e nem tudo ligado a nossos "sistemas sensoriais"...
ai qlquer coisa "estranha" para as pessoas eh a "VERDADE ABSOLUTA e PERFEITA"... :emoticon5:

pastorgentil
Contato:

Mensagem por pastorgentil »

Apo escreveu: O ser humano é um embuste e presa de sua própria evolução neuronal complicada e desconexa.

:emoticon26:

As vezes fazemos afirmações sem sabermos ao menos o que significa. :emoticon44:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Reid

Mensagem por Reid »

pastorgentil escreveu:
Apo escreveu: O ser humano é um embuste e presa de sua própria evolução neuronal complicada e desconexa.

pastorgentil escreveu:As vezes fazem afirmações sem eu saber oq significam. :emoticon44:

:emoticon5:

:emoticon12: :emoticon12:

Apo

Mensagem por Apo »

hahahaha!

Tenho observado que o pastor é bem assim. Por ingenuidade, se expõe.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

pastorgentil escreveu:

Traz conforto.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:Do Orkut:

deixou um recado:

Oi professor, te agradeço pelos os anos que estudei com você, sempre querendo mim ajudar e eu quase não dava valor a isso, agora entendo a sua preocupação hoje tenho experiência no erem graças a Deus e a você, obrigado professor um dia você se orgulhará de falar que eu fui seu aluno e eu mim orgulharei por disser tive como professor Jobson estou fazendo de tudo para que isso aconteça, e vai acontecer . Obg por tudo

Se eu fosse professor desse jumento, eu mandava matar, pra não humilhar a minha imagem.
:emoticon258: :emoticon252: :emoticon255: :emoticon256: :emoticon259: :emoticon260: :emoticon261:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:

deixou um recado:

Se eu fosse professor desse jumento, eu mandava matar, pra não humilhar a minha imagem.
:emoticon258: :emoticon252: :emoticon255: :emoticon256: :emoticon259: :emoticon260: :emoticon261:

Se tu visse a cara do "professor" ia entender o porquê desta sapiência toda. Professor evangélico é uma coisa muito séria.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:
Lúcifer escreveu:

deixou um recado:

Se tu visse a cara do "professor" ia entender o porquê desta sapiência toda. Professor evangélico é uma coisa muito séria.

Entonces se lascou-se tudo memo. :emoticon33: :emoticon33:
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:
Lúcifer escreveu:

deixou um recado:

Entonces se lascou-se tudo memo. :emoticon33: :emoticon33:

podia ser pior...

pelo menos nao deve ser professor de portugues ou sera q eh? :emoticon27:

:emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

O cara ainda diz "interessante como isso funciona".
Fico ofendido quando alguém me manda um lixo destes achando que eu vou ficar impressionado.

É interessante como isso funciona.
Mesmo que você não seja religioso, você deve ler isso.

P: Qual é o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117

P: Qual é o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119

P: Qual é o capítulo que está no centro da Bíblia?
R: Salmo 118

Fato: Há 594 capítulos antes do Salmo 118
Fato: Há 594 capítulos depois do Salmo 118
Some esses números e teremos 1188.

P: Qual é o verso central da Bíblia?
R:Salmo 118:8

Esse verso fala algo significante acerca da perfeita vontade de Deus para as nossas vidas?

A próxima vez que alguém disser que gostaria de descobrir a perfeita Vontade de Deus para a sua vida, e que quer estar no centro da Sua vontade, envie a essa pessoa o centro da Palavra de Deus!

Salmo 118:8 (NVI)
"É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens”.

Agora, não é estranho como isso funcionou (ou Deus está no centro disso?)

Antes de continuar e enviar essa mensagem para alguém, você tem um minuto? 60 segundos para Deus?
Tudo o que peço é que você faça essa pequena oração pela pessoa que enviou isso para você!

“Deus Eterno, Pai querido, abençoe essa pessoa que me enviou essa mensagem, em tudo o que o Senhor sabe que ele ou ela necessita hoje!
Que a sua vida seja repleta de paz, prosperidade e poder para que possa ter um íntimo relacionamento contigo.

Eu oro assim, em nome de Jesus,
Amém”

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

É interessante como isso funciona.
Mesmo que você não seja religioso, você deve ler isso.

Funciona o que?

Esse verso fala algo significante acerca da perfeita vontade de Deus para as nossas vidas?

E a sua vontade? Não conta?

A próxima vez que alguém disser que gostaria de descobrir a perfeita Vontade de Deus para a sua vida, e que quer estar no centro da Sua vontade, envie a essa pessoa o centro da Palavra de Deus!

Deus tem quatro letras. Portanto o centro da pavra Deus, tem que ser formado por duas letras: EU.
Quando alguém lhe perguntar a perfeita vontade de Deus, diga-lhe EU.

É impressionante como funciona!

Salmo 118:8 (NVI)
"É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens”.

Prefiro buscar refúgio nas mulheres.

Agora, não é estranho como isso funcionou (ou Deus está no centro disso?)

Isso o que?
Até agora não entendi o que é ISSO.

Antes de continuar e enviar essa mensagem para alguém, você tem um minuto? 60 segundos para Deus?

Não vou estar tendo.

Tudo o que peço é que você faça essa pequena oração pela pessoa que enviou isso para você!

Peça uma coisa mais fácil, por favor.

Eu oro assim, em nome de Jesus,
Amém”

Azar o seu.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Apo

Mensagem por Apo »

QI em torno de 50 é foda.
Imagem

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:Na verdade Hitler foi batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, e católica era sua formação e a de toda a sua família.
Já Herman Goering, Heinrich Himmler, Reinhard Heydrich eram todos alemães de igrejas protestantes. Se não me engano Goebbels era de família católica...

Toda a base militar da Alemanha era formada por membros das igrejas Luteranas e Calvinistas. E a base do exercito austriaco era Católica Romana, pelo que me lembro. Eu sou péssima no assunto. Mas outros aqui podem dar a ficha completa das figuras.

Enfim, uma estirpe teísta.

Não sei por que os católicos insistem em dizer que Hitler era ateu. Um dia pegaram ele como exemplo équivocado, e agora ficam repetindo esta bobagem ad infinitum.

Um pouco mais pode ser encontrado aqui:

Sol Negro: Cultos Arianos, Nazismo Esotérico e Políticas de Identidade

http://www.submarino.com.br/produto/1/2 ... enuId=1272
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

:emoticon16:

Líder ateísta 'desbatiza' seguidores com secador de cabelo

Um líder ateísta "desbatizou" dezenas de seguidores não crentes usando no ritual um secador de cabelo. Com o aparelho, simbolicamente, ele retirou toda a água lançada na cabeça durante o batismo tradicional. A cerimônia "desreligiosa" foi exibida no popular programa "Nightline", da rede ABC, nos EUA.

Edwin Kagin, responsável pelo "desbatismo", disse acreditar que os pais cometem um grande erro ao deixar as crianças serem batizadas sem que elas tenham idade para entender o que está se passando. O líder ateísta, criado em família presbiteriana, chega a afirmar que alguns casos de educação religiosa deveriam ser punidos por "abuso infantil". Ele classifica a sua "anticruzada" como uma "guerra civil religiosa americana". Formado em Direito, ele percorre os EUA defendendo suas ideias.

"Fui batizada como católica, mas não me lembro de nada. Minha mãe diz que eu gritava muito. Então você pode perceber que mesmo bem nova eu não queria ser batizada. Não é justo. Eu nasci ateia e me forçaram a ser católica", afirmou Cambridge Boxterman, de 24 anos, que ganhou de Kagin uma "certidão de desbatismo" em Newark.

Ironicamente, um dos filhos de Kagin se tornou um sacerdote cristão fundamentalista depois de ter tido, segundo ele, uma "revelação de Jesus Cristo".

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/p ... 309082.asp

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Dizer que uma criança é <nome da religião aqui> é o mesmo que dizer que ela é neoliberal ou lacaniana.

Trancado