Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Valdisnnei
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Quanto a saber o que é correto, não temos meios de saber senão tantando sintonizar o radio, comparando entre uma sintonia e outra e aprendendo por meio dos conflitos gerados com as pessoas em sintonias diferentes a nossa volta e pela comparação com elas.

Parece-me que 100 mil anos ou mais de história humana já deveriam ter sido suficientes para que alguma coisa de concreto tivesse sido captada.
Tudo o que temos são especulações.

Tudo o que temos hoje é fruto desse processo, inclusive todo o conhecimento científico, filosófico, artístico e religioso.
Vamos tateando e aprendendo com os erros, aprendendo ao comparar nossas próprias idéias, sentimentos e experiências ao longo da vida, bem como nos comparamos com os outros.

Comparamos os sonhos com o nosso agora, com outros estados, comparamos relacionamentos, sentimentos, etc... é a comparação entre uma coisa e outra que nos leva a "diferenciar" as coisas, mesmo que possamos nos equivocar nos julgamentos distorcidos que muitas vezes fazemos dessas comparações, com o tempo aprendemos e vamos "refinando" o processo, tanto o coletivo quanto o individual.
É assim, as duras penas, que vamos formando conhecimento.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:O problema que você sugere não é diferente do problema do solipsismo.
Como você sabe que as pessoas a sua volta são reais?
Como sabe que a ciência funciona de verdade e não está apenas a sonhar que funciona, com um ser o iludindo o tempo todo e se passando por outras pessoas? Talvez um Deus o testando ou um diabo o fazendo correr em busca de ilusões enquanto te faz sofrer até mesmo voluntariamente?
Como você sabe que está acordado agora e não sonhando que entrou no Rev?

Não sabemos. Aceitamos como um axioma.
Os 3 axiomas básicos são: existência, identidade, consciência.
Não temos como demonstrá-los.

É uma escolha tentar dizer o que essas coisas são e como funcionam.
Ter a consciência como axioma não obriga ninguém a concluir e afirmar sem evidências que ela é fruto do corpo, e, ao mesmo tempo, acreditar tão profundamente nisso, que considera qualquer idéia contraria como sendo absurda, risível, maluca...

Uma coisa é nunca ter topado com indicações de que a consciência não depende do corpo, outra é achar que todo mundo tem que ser igual e que ninguém com sanidade mental pode ter se deparado com indicações disto.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Valdisnnei

Reid escreveu:
Dragão Invisível escreveu:
Valdisnnei escreveu:Por exemplo, nos sonhos se vê um exemplo claro onde temos um corpo e uma consciência que independe desse corpo onírico, nada impede que a nossa realidade aqui seja análoga a isso.

Que diabos é um corpo onírico? Imagino que você esteja falando da imagem de um corpo gerada pelo cérebro durante um sonho, estou certo?

:emoticon12: :emoticon12:

o cerebro eh tao misterioso qto qlquer religiao e deus :emoticon16:
e esse povo fica inventando coisas :emoticon5:

Sim, estou falando do corpo que temos em um sonho e que acreditamos ser uma imagem gerada pelo cérebro.
É um exemplo de corpo do qual a nossa consciência não depende, nossa situação aqui com esse corpo pode ser análoga a essa.
Num sonho nos identificamos com aquele corpo tanto quanto aqui, podemos sentir frio, calor, dor e até o protegemos e ficamos com medo de cair e "morrer"... mas a consciência não depende daquele corpo, parece até ocorrer o contrario, o corpo é que depende de algo para existir, talvez ele seja epifenomeno da mente.

Valdisnnei

Reid escreveu:desafia qlquer coisa nesse mundo me provar ou nos provar aki q estamos errados
eu QUERO, e ai alguem disposto?

Eu faço o mesmo desafio... prove que está certo e que a consciência depende do corpo.
Te pago 1 milhão de euros. :emoticon26:

Valdisnnei

Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Ou seja, você ACREDITA que isso é impossível porque ACREDITA, sem nenhuma evidência, que a consciência depende do corpo para existir e acredita nisso porque está condicionada a acreditar nisso por toda uma carga de crenças que já tem formada.

Nós não temos motivos para acreditar em consciências fora do corpo e não serão afirmações sem evidências que nos farão mudar de idéia.

Não é questão de acreditar nisso Fernando, mas sim de não exagerar na crença no oposto e de não esperar que não possam existir quem pense o contrario e com razões para isso... é tão difícil assim entender?

Não pode acreditar nisso sem provas, mas pode acreditar sem provar que a consciência depende do corpo?
Pode acreditar que isso é impossível?
É justamente nesse ponto que o ceticismo se vai e a crença gruda.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:E sim, muita gente se depara com indícios de que a consciência independe do corpo, eu inclusive.

Mas, até que você nos mostre evidências, é apenas a sua experiência pessoal, que eu tenho o direito de achar que é alucinação.

Acreditar que é alucinação sem provas e sem investigar?
Bom, você têm o direito de ACREDITAR... só perceba a diferença entre crença e ceticismo.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Em se tratando de hipóteses não existem o que se poderia chamar de evidência científica para nenhuma das duas opções, de fato o tema consciência permite até mesmo o debate de se ela realmente existe ou não, e se existe, não se sabe onde exatamente no cérebro ela surgiria.

Então vamos aguardar.

Aguardar ou afirmar que tal coisa é real e a outra impossível?
Só não espere também ausência de comprovação científica, seja o mesmo que ninguém nunca ter observado nada.
Eu mesmo não preciso do relato de cientistas para me dizer o que eu mesmo já tenho observado e que o buraco é mais embaixo.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Então tanta crença afirmativa de que ela é um fenômeno bioquímico do cérebro e qualquer outra coisa é impossível, não tem razão de ser.

É impossível dentro do que sabemos. Quando soubermos mais, podemos até mudar de idéia.

Não é impossível dentro do que sabemos, talvez pudesse dizer "improvável", mas isso é area cinza do conhecimento e não cabe aqui cálculos probabilísticos.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:O problema é preencher as lacunas extrapolando conhecimento com cálculos de probabilidade.

Não é probabilidade: ou existe ou não existe.
Valdisnnei escreveu:Por exemplo, nos sonhos se vê um exemplo claro onde temos um corpo e uma consciência que independe desse corpo onírico, nada impede que a nossa realidade aqui seja análoga a isso.

Por que os sonhos independem do corpo? Dependem do cérebro e o cérebro é físico, é parte do corpo.

Não disse isso, disse que a consciência independe daquele corpo que temos no sonho.
Fernando Silva escreveu:Os sonhos são apenas pensamentos sem controle consciente (se bem que eu, às vezes, controlo meus sonhos). São apenas reações eletroquímicas no cérebro, como tudo mais que acontece nele.

Talvez...
Fernando Silva escreveu:No dia em que a ciência mostrar a ação da consciência sem que haja uma atividade neuronal correspondente no cérebro, então teremos detectado evidências de uma consciência imaterial.

Ainda não aconteceu.

Não acho que possa existir nada "imaterial" e não acho que a consciência seja uma exceção. Eu sou materialista, só vejo a matéria de outro modo.
Esse é mais um caso de confusão e de subentender o que o interlocutor está dizendo de fato.
Não falo sobre coisas imateriais, sobre dualidade ou sobrenatural.
Sou monista.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:O fato da mente durante a vigília distorcer a realidade e ignorar coisas gritantes é de amplo conhecimento científico, mais alguns insistem em preencher lacunas extrapolando conhecimento e criando assim crenças pseudo-científicas.

É claro que a mente filtra a informação que recebe, caso contrário ficaríamos loucos com tanto "ruído".

Ela não apenas "filtra", ela escolhe o que ver entre múltiplas opções do que ela pode ver sem filtrar, assim como ela por vezes distorce aquilo que escolhe ver e o faz em parte segundo um condicionamento controlável e removível.

Valdisnnei

Apo escreveu:Tem novela sobre esquizofrenia na Globo.

Sabemos bem como vozes e coisas fora do corpo são...reais.

O pior de tudo é que as pessoas que acreditam, vêem, ouvem... vozes e seres acham mesmo que seja real!
Elas não desconfiam que são um percentual que foge na normalidade da humanidade, que vive na mesma realidade que elas, e nunca viu ou ouviu nada disto.

Ao contrário de se preocupar que podem estar sendo sugestionadas ou tendo algum distúrbio sério, não admitem esta possibilidade. Elas acham que as outras TODAS é que precisam provar que estas coisas da cabeça dela não existem!
E pior: se sentem superiores, sábias, num estágio de auto-conhecimento que ninguém mais alcançou!
O mais triste de algumas disfunções cerebrais é que elas aniquilam a consciência e o senso crítico racional.

Talvez sejam mais felizes do que as que sentem que algo está estranho e procuram tratamento.
Enfim...

:emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

Ou você acha que elas não desconfiam e partem para a investigação da questão. Acha isso porque "acha" que existe uma "normalidade" na qual VOCÊ faz parte mas os outros que você não conhece não podem fazer, do contrario não estariam falando sobre coisas que como você não conhece, não viu ou ouviu, não podem ser reais, só podem ser fantasias de loucos.

Um louco sempre pensa que é normal e que sabe das coisas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Valdisnnei escreveu:Sim, estou falando do corpo que temos em um sonho e que acreditamos ser uma imagem gerada pelo cérebro.
É um exemplo de corpo do qual a nossa consciência não depende, nossa situação aqui com esse corpo pode ser análoga a essa.
Num sonho nos identificamos com aquele corpo tanto quanto aqui, podemos sentir frio, calor, dor e até o protegemos e ficamos com medo de cair e "morrer"... mas a consciência não depende daquele corpo, parece até ocorrer o contrario, o corpo é que depende de algo para existir, talvez ele seja epifenomeno da mente.

Durante o sonho, o corpo fica desativado para que não acompanhemos os movimentos.
Quando não funciona direito, temos o sonambulismo ou a paralisia quando a pessoa acorda e o corpo ainda não foi "ativado".

Por outro lado, tudo acontece em nosso cérebro. O resto do corpo não passa de atuadores e sensores.
Por exemplo, às vezes continuamos a sentir dores num braço que já não temos.

Sim, a consciência depende do corpo durante o sonho. O cérebro faz parte do corpo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Valdisnnei escreveu:Não pode acreditar nisso sem provas, mas pode acreditar sem provar que a consciência depende do corpo?
Pode acreditar que isso é impossível?
É justamente nesse ponto que o ceticismo se vai e a crença gruda.

Quanto mais a medicina mapeia as áreas do cérebro que desempenham esta ou aquela função, inclusive emoções, mais fica difícil acreditar em algo "pairando" fora do cérebro.

Daí, uma pessoa danifica o lobo frontal e sua personalidade muda. Não deveria.
Valdisnnei escreveu:Eu mesmo não preciso do relato de cientistas para me dizer o que eu mesmo já tenho observado e que o buraco é mais embaixo.

Não esquecendo de que "o que você mesmo tem observado" pode não ser real e sim um produto do seu cérebro.
Valdisnnei escreveu:Não disse isso, disse que a consciência independe daquele corpo que temos no sonho.

Depende do cérebro real, material - e o cérebro faz parte do corpo real, de carne e osso.

Reid

Mensagem por Reid »

entra akela questao do "falar eh facil, agora colocar a mão na massa"...

a ciencia ta o tempo todo tentando por a mao na massa
agora e a religiao? :emoticon26:

Valdisnnei

Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Sim, estou falando do corpo que temos em um sonho e que acreditamos ser uma imagem gerada pelo cérebro.

Durante o sonho, o corpo fica desativado para que não acompanhemos os movimentos.
Quando não funciona direito, temos o sonambulismo ou a paralisia quando a pessoa acorda e o corpo ainda não foi "ativado".

Por outro lado, tudo acontece em nosso cérebro. O resto do corpo não passa de atuadores e sensores.

Talvez...
Fernando Silva escreveu:Sim, a consciência depende do corpo durante o sonho. O cérebro faz parte do corpo.

Talvez, mas certamente não depende do corpo que temos durante o sonho.
Em um sonho acreditamos que nossa consciência depende daquele corpo, mas não depende.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Talvez...
Fernando Silva escreveu:Sim, a consciência depende do corpo durante o sonho. O cérebro faz parte do corpo.

Em um sonho acreditamos que nossa consciência depende daquele corpo, mas não depende.

Parece "até" ocorrer o contrário, mas não depende? Depende do quê?
Lesões cerebrais, despersonalização e procedimentos anestésicos atuam onde, que não no cérebro?
Imagem

Valdisnnei

Fernando Silva escreveu:Quanto mais a medicina mapeia as áreas do cérebro que desempenham esta ou aquela função, inclusive emoções, mais fica difícil acreditar em algo "pairando" fora do cérebro.

Já falei que não estou falando sobre coisas não materiais ou que "pairam" fora do cérebro.
Fernando Silva escreveu:Daí, uma pessoa danifica o lobo frontal e sua personalidade muda. Não deveria.

Quem disse que não deveria?
Personalidade não é consciência e eu nunca disse que a mente não seja parte do corpo.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Eu mesmo não preciso do relato de cientistas para me dizer o que eu mesmo já tenho observado e que o buraco é mais embaixo.

Não esquecendo de que "o que você mesmo tem observado" pode não ser real e sim um produto do seu cérebro.

Sim, não esquecendo que isso vale pra tudo o que observamos.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Não disse isso, disse que a consciência independe daquele corpo que temos no sonho.

Depende do cérebro real, material - e o cérebro faz parte do corpo real, de carne e osso.

Não... não depende.
E eu não me referi a esse corpo, mas ao corpo que temos no sonho, claramente um corpo com o qual a consciência se identifica e pode mover, ela pode usa-lo para pegar coisas, sentir frio, calor etc, mas ela não depende dele, pode abandonar aquele corpo onirico e continuar existindo sem ele.
Não existe evidencia alguma de que aqui, com esse corpo, isso seja diferente, apenas temos a crença de que são casos distintos e de que esse corpo aqui é "real" e a consciência depende dele... mas evidência disso mesmo não temos nenhuma, no entanto temos um exemplo claro e inequívoco de um corpo do qual a consciência não depende, questão da qual você está tentando dar voltas para fugir.

Valdisnnei

Apo escreveu:
Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Talvez...

Lesões cerebrais, despersonalização e procedimentos anestésicos atuam onde, que não no cérebro?

E isso prova o que?
Prova que você confunde alhos com bugalhos.
Eu posso tacar uma chave de fenda no processador do meu PC e isso vai atrapalhar o funcionamento dele, o windows vai desaparecer da tela e tudo vai apagar.
Isso não significa que o windows está no processador.

E não foi sobre isso que eu falei, mas sobre como nossa consciência não depende do corpo onírico, mas o corpo onírico é quem parece depender de processos anteriores a ele.

Valdisnnei

Reid escreveu:entra akela questao do "falar eh facil, agora colocar a mão na massa"...

a ciencia ta o tempo todo tentando por a mao na massa
agora e a religiao? :emoticon26:

A religião basicamente já terminou o serviço muitas vezes.
Quando um religioso descobriu que estávamos dormindo, descobriu um meio de acordar, relatou esse meio verificavel e que pode ser repetido por qualquer um, basicamente fez tudo o que se poderia fazer pelo tema e tudo o que cabe a religião fazer.
Explicar qualquer outro detalhe desse processo, explicar os por menores da mente, etc, é papel da ciência, não da religião.

Apo

Mensagem por Apo »

Valdisnnei escreveu:
Apo escreveu:
Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Talvez...

E isso prova o que?
Prova que você confunde alhos com bugalhos.
Eu posso tacar uma chave de fenda no processador do meu PC e isso vai atrapalhar o funcionamento dele, o windows vai desaparecer da tela e tudo vai apagar.

Depois eu é que confundo. Que exemplinho mais safado este...

E não foi sobre isso que eu falei, mas sobre como nossa consciência não depende do corpo onírico, mas o corpo onírico é quem parece depender de processos anteriores a ele.

"Parece" de novo. Muito elucidativo. Principalmente quando se argumenta em cima de coisas como "corpo onírico". Isto é xamanismo junguiano kardecista oshiano? Tá, agora bota deus e jesus no meio que fica tudo explicado!

Putz...
Imagem

Valdisnnei

É tão simples e você complicam tanto. É incrível como invertem as coisas.

Vamos deixar duas coisas bem claras?

1- São vocês quem fazem afirmações sem base em evidências sobre o que é a consciência.
Vocês afirmam que ela é fruto do corpo, uma criação dele que depende dele para existir, uma afirmação que não é baseada em evidências e na qual vocês colocam uma crença ferrenha, têm certeza de que é assim, alguns ao ponto de considerar loucura a possibilidade de se ver evidências do contrario.

2 - Eu não sei o que é a consciência nem faço afirmações sobre isso, nem vi ninguém aqui fazendo.
O que eu sei é que devido a evidências que observei, foi possível falsear uma das hipóteses sobre a consciência, então sei o que a consciência não é. Ela não é fruto do corpo, não depende dele para existir.

Essa afirmação no entanto, não precisa ser "acreditada" como choramingam alguns.
Ninguém aqui pediu para fulano acreditar que a consciência não é fruto do corpo.
Muito pelo contrario, eu recomendo o ceticismo, recomendo que duvidem disso e que duvidem que a consciência é fruto do corpo. Eu recomendo que duvidem das duas coisas até que vocês próprios tenham por meio de observação própria falseado a hipótese epifenomeno do corpo.

O problema é que não é essa a postura de muitos dos que se dizem "céticos".
A maioria não "duvida" de maneira cética e sim acredita tão piamente que a consciência é fruto do corpo, que passa então a acreditar que qualquer outra possibilidade é impossível.
Quando se faz isso, atravessa a linha do ceticismo e cai no emaranhado das crenças.
Dai ao mesmo passo em que se pretendem "céticos", passam a "inventar" do nada hipóteses como "alucinação", e, a chamar quem de fato faz relatos que se baseiam em evidências, de "crente".
Esse comportamento é o que combato e sempre irei combater, pois se baseia em equívocos e crenças.
Não quero que "acreditem" em mim, quero é que sejam céticos de fato e não pessoas crentes que invertem tudo e se comportam dessa maneira descrita.

Esse é o mesmo comportamento dos céticos ao relatos de Galileu, salvo as diferenças pertinentes entre os objetos observados e meios/capacidades de observação.

Valdisnnei

Apo escreveu:"Parece" de novo. Muito elucidativo. Principalmente quando se argumenta em cima de coisas como "corpo onírico". Isto é xamanismo junguiano kardecista oshiano? Tá, agora bota deus e jesus no meio que fica tudo explicado!

Putz...

Vejamos o dicionário:

onírico
adj.
adj.
Relativo a sonhos.

Se onírico se refere a sonhos, corpo onírico deve se referir ao que?
Magia negra? Xamanismo?
Não... ao corpo que temos no sonho.
É corpo de sonho ou corpo onírico.

Difícil? :emoticon25: :emoticon34:
Então não tem misticismo aqui não, vai ter que inventar outra pra fugir do problema.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Interessante. Sem querer criticar ninguém, longe disso. É só uma observação.

Sai Pessoa de Fé e entra Valdisnei no tópico.
Pensei que teríamos 80 páginas com a Pessoa de Fé, mas o Valdisnei tomou conta.
Imagem

Valdisnnei

Alias por falar em onirico, três pessoas cismaram com o termo e demonstraram como a pessoa de fé têm razão quando fala sobre condicionar os questionamentos.

Três pessoas acharam que o termo corpo onírico se referia a algo místico e discutível como o "perispirito" e não algo 100% natural e conhecimento comum.
Só por "interpretarem" erroneamente um termo referente a algo "natural" como sendo referente a algo "místico", não se preocuparam e não observaram ao que o argumento tratava e se limitaram a balbuciar gracejos sobre o termo em si, como se fosse apenas uma baboseira misticuloide... veja só, "corpo onírico", como esses "místicos" são bobos...

Se ao tratar de algo conhecido se comportam assim, que tipo de analise "idônea" e que tipo de questionamento "livre" acham que vão ser capazes ao tratar de assuntos realmente controversos como o perispirito ou coisa do gênero?

Só que os mesmos que confirmam e demonstram que a pessoa de fé está correta nesse ponto, são os mesmos que irão negar isso e contesta-la até a morte.

Valdisnnei

Lúcifer escreveu:Interessante. Sem querer criticar ninguém, longe disso. É só uma observação.

Só não se esqueça que eu sou o NadaSei. :emoticon4:
Eu achei que, apesar de uma certa afobação e dificuldade em se expressar, a pessoa de fé tem razão em certos pontos que toca, pontos onde não há como tentar defender o contrario.
Um ateu não pode, por exemplo, se pretender convicto a ao mesmo tempo cético. Ela também tem razão no que se refere aos rótulos e condicionamentos.
Editado pela última vez por Valdisnnei em 19 Jun 2009, 18:45, em um total de 1 vez.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Valdisnnei escreveu:
Lúcifer escreveu:Interessante. Sem querer criticar ninguém, longe disso. É só uma observação.

Só não se esqueça que eu sou o NadaSei. :emoticon4:

Eu só sei que nada sei. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Valdisnnei escreveu:Eu posso tacar uma chave de fenda no processador do meu PC e isso vai atrapalhar o funcionamento dele, o windows vai desaparecer da tela e tudo vai apagar.

Comparação inválida.
O Windows pode ser desativado sem "morrer" e ser reativado no próximo boot.
O processador é só uma parte do PC. Se você danificar o HD, já era.

Já o cérebro junta processador e HD. Nossa personalidade está espalhada por ele. Dependendo da área danificada, pode haver uma mudança diferente: loucura, esquizofrenia, amoralidade, falta de empatia etc.
Ou podem se perder muitas memórias.

Talvez um dia o cérebro possa ser desligado ou seu conteúdo armazenado em outro lugar ou transferido para outro cérebro, assim como transferimos o Windows, os programas e os dados de um PC para outro.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Valdisnnei escreveu:Se ao tratar de algo conhecido se comportam assim, que tipo de analise "idônea" e que tipo de questionamento "livre" acham que vão ser capazes ao tratar de assuntos realmente controversos como o perispirito ou coisa do gênero?

Só que os mesmos que confirmam e demonstram que a pessoa de fé está correta nesse ponto, são os mesmos que irão negar isso e contesta-la até a morte.

Se ela definir melhor os termos, talvez a gente entenda do que ela está falando.
Até que ela o faça, será apenas mais um(a) maluco(a) que chega aqui nos chamando de intolerantes e cabeças fechadas à "verdade" que o(a) maluco(a) nos traz.

Valdisnnei

Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:Eu posso tacar uma chave de fenda no processador do meu PC e isso vai atrapalhar o funcionamento dele, o windows vai desaparecer da tela e tudo vai apagar.

Comparação inválida.
O Windows pode ser desativado sem "morrer" e ser reativado no próximo boot.
O processador é só uma parte do PC. Se você danificar o HD, já era.

Já o cérebro junta processador e HD. Nossa personalidade está espalhada por ele. Dependendo da área danificada, pode haver uma mudança diferente: loucura, esquizofrenia, amoralidade, falta de empatia etc.
Ou podem se perder muitas memórias.

Talvez um dia o cérebro possa ser desligado ou seu conteúdo armazenado em outro lugar ou transferido para outro cérebro, assim como transferimos o Windows, os programas e os dados de um PC para outro.

Claro que a comparação é valida Fernando. Ela tentou usar sedativos que atuam no cérebro como "evidência" de que a consciência se encontra nele.
O sedativo fazer efeito não prova isso, tanto quanto mexer no monitor ou no processador e fazer o windows aparecer distorcido, com comportamento errático ou mesmo sumir, não prova que o windows se encontra nessas partes.
É você quem está afirmando que o local onde se encontra a consciência é o cérebro. É você quem "acha" que fica tudo junto ali quando na realidade não fica.

Consciência não é personalidade, memória ou razão.

marta

Mensagem por marta »

consciência voadora é muito interessante.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

Valdisnney escreveu:É você quem está afirmando que o local onde se encontra a consciência é o cérebro. É você quem "acha" que fica tudo junto ali quando na realidade não fica.

Até onde a neurologia e as ciências relacionadas ao funcionamento cerebral, com todos os experimentos, medicações e procedimentos cerebrais feitos em seres humanos puderam ir, a consciência e suas manifestações (como dor, memória, prazer, raciocínio, pensamento, lógica, senso crítico, artístico, espacial etc), demonstram que tal consciência acerca do corpo e do mundo externo se processam no cérebro do corpo daquele indivíduo. Não são no coração dele, nem no seu fígado, nem do coração do outro ou em outro órgão alheio. Também não se tem evidência alguma de que a consciência se processe na Lula, numa camada gasosa em Júpiter ou no rabo no cachorro de um extraterrestre.

Se você vem aqui contradizer tudo o que foi desde sempre entendido e percebido como plausível e comprovável na história da Humanidade, diga VOCÊ onde é que se processa a consciência. Onde está a dor, quando estamos anestesiados? Onde está a lógica quando estamos antesiados? Onde estão os sentimentos e a capacidade de aprendizado quando estamos anestesiados? Onde está o senso crítico, o medo e a vergonha, quando anestesiados?
Quando se anestesia, se bloqueia a consciência, portanto os sinais ou sensações deixam de ser processados neuroquimicamente.

Onde está, então, a consciência, que não no cérebro "acordado"?
A Ciência está errada quando diz que alguém está inconsciente? Então, se a consciência não está no corpo ( cérebro), que relevância ele tem de per si? A consciência que nos interessa é a que trazemos no cérebro.
Quem quiser inventar outras e ficar acreditando que estamos em outros lugares ao mesmo tempo ou enquanto mortos, que invente. Que interese pratico tem isto?
Imagem

Trancado