Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
Meu computador fala e obedece a comandos de voz... nem por isso é consciente.

Ele é uma maquina programada para isso, essa tua comparação beira ao ridiculo

Sim, ridícula.
Usei uma comparação ridícula, justamente para demonstrar o quanto foi ridícula sua idéia de que já que cachorros não podem falar, então não são conscientes, mas humanos podem falar, então são conscientes.
Realmente uma idéia ridícula.

Você é uma maquina biológica instintiva e programada para isso. como posso saber se você é realmente consciente? Só porque fala? Meu computador também fala... você mesmo achou a idéia ridícula...
videomaker escreveu:O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...
Se vc trata bem o cão essa relação vai dá a ele uma reação institiva!
[color=#ffff00]
Instinto e treino! mais uma fez nada haver com ser consciente!
[/color]

Só que o instinto não explica o porque ele tem reações diferentes, mesmo quando tratado com o mesmo carinho e, em situações que não envolvem dor, como um banho morno, onde além de tudo, ele recebe carinho (coisa que ele adora).

Se em diferente situações, ele reage de diferentes formas, é sinal de que tem "preferências". Algumas coisa ele gosta, outras não.
Uma maquina não tem preferências, apenas seres conscientes podem gostar ou desgostar e, ainda demonstrar isso.

Eles são capazez inclusive de "brincar" e, durante a brincadeira, "simular" braveza, rosnar, latir.
Quando brigamos com eles, pedem desculpas.
videomaker escreveu: Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....

Ué meu caro... Foi você quem falo que só porque meu cachorro não pode ganhar dinheiro nem ler, não é consciente.
Você esta confundindo capacidade racional com consciência.
Dei exemplos de pessoas que não fazem isso (como crianças de 5 anos), mas ainda assim são conscientes.
Uma pessoa com dislexia muito grave, não pode aprender a ler. Ainda assim é consciente.
Sou obrigado a comparar ANIMAIS não humanos, com ANIMAIS humanos, porque é você quem insiste em confundir capacidades RACIONAIS humanas, com consciência.
Sem contar, que somos humanos e, a melhor forma de perceber a consciência nos outros animais, é por comparação com o que conhecemos, nós mesmos.
videomaker escreveu:Um cão com sentimentos? deixa pra lá...

Sim, ele tem.
Ele chora quando batemos nele ou mesmo quando apenas brigamos... fica pulando, abanando o rabo e correndo de um lado por outro, quando falo em passear, etc...
Eu nunca ensinei ele a fazer isso.
Porque a sua reação demonstra extrema alegria quando falo em passear?
Porque ele não corre pra um canto e fica tremendo?

Engraçado que sempre que ele gosta de algo, sua reação é semelhante... E sempre que desgosta, não faz isso.
Isso não foi ensinado, ele faz isso sozinho.
Instinto? hahahahha conta outra... Isso é demonstração clara de alegria.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Ser racional torna o homem diferente? e esta razão nos torna seres especias?

Algumas coisas que tornam seres humanos diferentes e especiais: linguagem, arte, religião, arquitetura, matemática e a capacidade preciosa de conservar, acumular e refinar informação extra-genética com a escrita. E todas essas competências possuem precursores em animais não-humanos.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Azathoth escreveu:Razão e sentimento são inseparáveis; pessoas que sofrem lesões no sistema límbico ao invés de se tornarem supra-sumos da análise fria e calculista mal conseguem tomar decisões apropriadas em situações difíceis. As emoções servem para nos guiar à solução óptima de problemas que passamos, e elas costumam funcionar. Outras vezes não, como nos crimes passionais.

Razão e sentimento estão "interligados", mas não são a mesma coisa, nem um cria o outro.
Se você pensa racionalmente em algo, pode acionar um sentimento.
Se você está sentindo algo (como tristeza), tende a pensar racionalmente de forma pessimista ou em coisas tristes.
Razão e pensamento estão ligados, mas a qualquer momento, podemos dizer. sai pensamento pessimista. Pensamos em coisas boas e mudamos nosso humor.

Depois, alguns animais tem sim razão. Ela só não é tão poderosa quanto a humana.
Razão, sentimento e consciência, são coisas distintas, mas que estão ligadas e interagem uma com a outra.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

videomaker

Mensagem por videomaker »

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

Sim, ridícula.
Usei uma comparação ridícula, justamente para demonstrar o quanto foi ridícula sua idéia de que já que cachorros não podem falar, então não são conscientes, mas humanos podem falar, então são conscientes.
Realmente uma idéia ridícula.

Você é uma maquina biológica instintiva e programada para isso. como posso saber se você é realmente consciente? Só porque fala? Meu computador também fala... você mesmo achou a idéia ridícula...
videomaker escreveu:O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...
[color=#ffff00]
[/color]

Só que o instinto não explica o porque ele tem reações diferentes, mesmo quando tratado com o mesmo carinho e, em situações que não envolvem dor, como um banho morno, onde além de tudo, ele recebe carinho (coisa que ele adora).

Se em diferente situações, ele reage de diferentes formas, é sinal de que tem "preferências". Algumas coisa ele gosta, outras não.
Uma maquina não tem preferências, apenas seres conscientes podem gostar ou desgostar e, ainda demonstrar isso.

Eles são capazez inclusive de "brincar" e, durante a brincadeira, "simular" braveza, rosnar, latir.
Quando brigamos com eles, pedem desculpas.
videomaker escreveu: Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....

Ué meu caro... Foi você quem falo que só porque meu cachorro não pode ganhar dinheiro nem ler, não é consciente.
Você esta confundindo capacidade racional com consciência.
Dei exemplos de pessoas que não fazem isso (como crianças de 5 anos), mas ainda assim são conscientes.
Uma pessoa com dislexia muito grave, não pode aprender a ler. Ainda assim é consciente.
Sou obrigado a comparar ANIMAIS não humanos, com ANIMAIS humanos, porque é você quem insiste em confundir capacidades RACIONAIS humanas, com consciência.
Sem contar, que somos humanos e, a melhor forma de perceber a consciência nos outros animais, é por comparação com o que conhecemos, nós mesmos.
videomaker escreveu:Um cão com sentimentos? deixa pra lá...

Sim, ele tem.
Ele chora quando batemos nele ou mesmo quando apenas brigamos... fica pulando, abanando o rabo e correndo de um lado por outro, quando falo em passear, etc...
Eu nunca ensinei ele a fazer isso.
Porque a sua reação demonstra extrema alegria quando falo em passear?
Porque ele não corre pra um canto e fica tremendo?

Engraçado que sempre que ele gosta de algo, sua reação é semelhante... E sempre que desgosta, não faz isso.
Isso não foi ensinado, ele faz isso sozinho.
Instinto? hahahahha conta outra... Isso é demonstração clara de alegria.

Bom se vc quer crêr que teu cachorro sabe que ele é um cachorro, sendo assim "consciente" não temos mais o que discutir!
É por essas e por outras que temos gente na tv perdendo tempo em cuidar de cachorrinhos "solitarios" em vez de cuidar do seu semelhante! e isso realmente me irrita...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Ser racional torna o homem diferente? e esta razão nos torna seres especias?

Algumas coisas que tornam seres humanos diferentes e especiais: linguagem, arte, religião, arquitetura, matemática e a capacidade preciosa de conservar, acumular e refinar informação extra-genética com a escrita. E todas essas competências possuem precursores em animais não-humanos.

E todas essas competências possuem precursores em animais não-humanos.

Poderia citar alguns e suas semelhanças!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:De novo? animais reagem de acordo com o que lhe foi ensinado!

Ou seja, tem capacidade de aprendizado.
Pode inclusive aprender sozinho.
videomaker escreveu: ele relaciona as coisas, se for prazerosa ele reage de uma forma, se for algo que lhe incomode ele reage de forma contraria.

Exatamente.
Ele SENTE prazer e GOSTA disso, então fica feliz quando vai ganhar algo lhe da prazer. Ele se SENTE incomodado com algo, e passa a evita-lo.
videomaker escreveu:Acho que isso já esta bem explicado! se vc quer achar que ele "sabe" o que é passeio problema seu!

Ele GOSTA de sair na rua e, aprendeu que quando eu falo: "vamos passear" é isso que vai acontecer, ou seja, ele SABE o que é passear.
Sabe também que tem que colocar a coleira e, sabe onde eu guardo ela. Ou seja, ele associa essas coisas umas com as outras, ele tem CIÊNCIA disso tudo.
Como ele gosta de passear, fica FELIZ em saber que vai passear, então late, abana o rabo, corre pra onde ficam as coleiras e pula, late, e demonstra essa felicidade de forma inequívoca.
Eu nunca ensinei ele a fazer nada disso... e, essa reação é unica ao passear. Quando ele fica feliz com outras coisas, se comporta de forma um diferente.
videomaker escreveu:Sorriso no rosto é de lascar...

Muitos animais se COMUNICAM através da linguagem corporal, o rabo abanando é uma forma de comunicação, mostrar os dentes e rosnar é outra.
Sorrir é uma dessas formas de comunicação e, sim, cachorros são capazes disso. Se nem isso você sabe... fica difícil discutir.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:[color=#ffff00]Bom se vc quer crêr que teu cachorro sabe que ele é um cachorro, sendo assim "consciente" não temos mais o que discutir!

Ué, e com base em que você afirma que ele não sabe? em achismos?
Ter consciência é justamente estar consciente de si e, do mundo ao seu redor.
O comportamento do cachorro demonstra essa consciência de si e do mundo.

Chimpanzés são inclusive capazes de se colocar na pele do outro.
Isso é cientificamente comprovado.
Um chimpanzé foi ensinado a pegar determinado objeto, depois, ensinado a "guiar" humanos para ajuda-los a pegar esse mesmo objeto.
Foi então colocado um balde na cabeça desse humano, obstruindo sua visão.
O chimpanzé foi capaz de perceber que ele não podia enxergar e, guiou-o com sucesso até o objeto.

DIG

Mensagem por DIG »

Jeanioz escreveu:PUTA QUE PARIU!!!!!!!!! :emoticon132:

NadaSei contra videomaker!!!!!!!! :emoticon169: :emoticon212:

Vai ser um massacre que vou ver de camarote... :emoticon258: :emoticon12:

Eu estava esperando por esse confronto a algum tempo :emoticon16: ...
Como eu previa, o Nadasei triunfou :emoticon14: :emoticon19: :emoticon19:

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

DIG escreveu:
Jeanioz escreveu:PUTA QUE PARIU!!!!!!!!! :emoticon132:

NadaSei contra videomaker!!!!!!!! :emoticon169: :emoticon212:

Vai ser um massacre que vou ver de camarote... :emoticon258: :emoticon12:

Eu estava esperando por esse confronto a algum tempo :emoticon16: ...
Como eu previa, o Nadasei triunfou :emoticon14: :emoticon19: :emoticon19:

E quem consegue perder pro videomaker?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

NadaSei escreveu:
Azathoth escreveu:Razão e sentimento são inseparáveis; pessoas que sofrem lesões no sistema límbico ao invés de se tornarem supra-sumos da análise fria e calculista mal conseguem tomar decisões apropriadas em situações difíceis. As emoções servem para nos guiar à solução óptima de problemas que passamos, e elas costumam funcionar. Outras vezes não, como nos crimes passionais.

Razão e sentimento estão "interligados", mas não são a mesma coisa, nem um cria o outro.
Se você pensa racionalmente em algo, pode acionar um sentimento.
Se você está sentindo algo (como tristeza), tende a pensar racionalmente de forma pessimista ou em coisas tristes.
Razão e pensamento estão ligados, mas a qualquer momento, podemos dizer. sai pensamento pessimista. Pensamos em coisas boas e mudamos nosso humor.

Depois, alguns animais tem sim razão. Ela só não é tão poderosa quanto a humana.
Razão, sentimento e consciência, são coisas distintas, mas que estão ligadas e interagem uma com a outra.

O Azathot, tente ler O Erro de Descartes do neurologista Antonio Damásio, é uma bela refutação da idéia vulgar de racionalidade.
Ele pode ser baixado no http://www.4shared.com
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Re.: Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Aliás, alguns livros do Searle em inglês tb podem ser baixados no mesmo site.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

Res Cogitans escreveu:E quem consegue perder pro videomaker?

A pergunta certa é: Quem tem paciência pra discutir com o videomaker?
Ele acredita em espiritismo, que animais não tem conciencia (a ciencia já provou que tem), ele usa como referencia livros psicografados e as viagens alucinantes de Allan Kardec. Aí não dá. :emoticon18:

videomaker

Fabi escreveu:

Ele acredita em espiritismo, que animais não tem conciencia (a ciencia já provou que tem), ele usa como referencia livros psicografados e as viagens alucinantes de Allan Kardec. Aí não dá. :emoticon18:

Então a ciência provou que animais pensam e raciocinam, por isso ficam tristes, alegres e etc....? qual ciência chegou a essa conclusão? :emoticon5:
Agora tenho que admitir que aqui mesmo no Rev tem uma Ameba magricela que sabe usar a NET! mas vc não sabe quem é não Fabi! :emoticon1:

Najma

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu:

Ok, isso é uma possibilidade, só que como eu sou o dono, sei que ele suporta sons mais altos, sem "dor" nos ouvidos.
Sem falar que não é só disso que ele tem medo, ele tem medo de varias outras coisas, como de tomar banho e coisas onde a "reação a dor", não são explicações possíveis, mas o comportamento é o mesmo.
Corre pro mesmo canto e fica tremendo.
Sem falar nos outros sentimentos, como o ciúmes, a alegria em me ver, a tristeza quando minha mãe sai, etc...

O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...

Como eu disse, a capacidade "racional" dele, é menor que a minha. Razão e consciência são duas coisas distintas.
Ganhar dinheiro ele não sabe fazer, mas eu posso pedir pra ele buscar a bolinha dele que ele entende e obedece.

Nada do que você citou é relacionado a sentimentos... você só citou características e capacidade da RAZÂO.
Ler o termômetro, está além de sua capacidade, mas posso pedir pra ele buscar coisas, dar a pata se quiser comer algo, e muitas outras coisas.
Porque você não pede pra uma criança de cinco anos fazer o mesmo? Ou para um analfabeto olhar o computador e ver que mensagem chegou pra você?
Porque não podem fazer isso, não são conscientes?

Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....

Um cão com sentimentos? deixa pra lá...

Video... :emoticon1:

Você nunca se deu conta de que cada espécie de animal tem seu próprio meio de demonstrar inteligência? Por que você tenta comparar todos com os seres humanos? Nós temos um tipo de inteligência que permite certas atividades e impossibilita outras.

Você pode voar? Pode se localizar a partir de eco-sinais? Pode nadar até 800 m abaixo d'água? OK, nós criamos meios tecnológicos de imitar os animais que fazem isso naturalmente mas nem por isso podemos nos achar superiores. Estamos sim dominando os demais animais mas às custas de destruirmos o planeta. Isso é sinal de inteligência superior, ou só de incapacidade de conciliar desenvolvimento tecnológico e manutenção da vida em todas as suas ramificações evolutivas?

De mais a mais, nós, em toda nossa pretensa superioridade não seríamos nada sem bactérias que nos ajudam a digerir alimentos e fazem este mundo habitável eliminando e digerindo os detritos de todos os seres vivos. Tudo em seu devido lugar, tem sua importância dentro do contexto, Video. A vida manifesta-se de forma inteligente quando faz o que tem que ser feito para perpetuar-se.
Imagem

videomaker

Najma escreveu:
videomaker escreveu:

Ok, isso é uma possibilidade, só que como eu sou o dono, sei que ele suporta sons mais altos, sem "dor" nos ouvidos.
Sem falar que não é só disso que ele tem medo, ele tem medo de varias outras coisas, como de tomar banho e coisas onde a "reação a dor", não são explicações possíveis, mas o comportamento é o mesmo.
Corre pro mesmo canto e fica tremendo.
Sem falar nos outros sentimentos, como o ciúmes, a alegria em me ver, a tristeza quando minha mãe sai, etc...

O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...

Como eu disse, a capacidade "racional" dele, é menor que a minha. Razão e consciência são duas coisas distintas.
Ganhar dinheiro ele não sabe fazer, mas eu posso pedir pra ele buscar a bolinha dele que ele entende e obedece.

Nada do que você citou é relacionado a sentimentos... você só citou características e capacidade da RAZÂO.
Ler o termômetro, está além de sua capacidade, mas posso pedir pra ele buscar coisas, dar a pata se quiser comer algo, e muitas outras coisas.
Porque você não pede pra uma criança de cinco anos fazer o mesmo? Ou para um analfabeto olhar o computador e ver que mensagem chegou pra você?
Porque não podem fazer isso, não são conscientes?

Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....

Um cão com sentimentos? deixa pra lá...

Você nunca se deu conta de que cada espécie de animal tem seu próprio meio de demonstrar inteligência? Por que você tenta comparar todos com os seres humanos? Nós temos um tipo de inteligência que permite certas atividades e impossibilita outras.

Você pode voar? Pode se localizar a partir de eco-sinais? Pode nadar até 800 m abaixo d'água? OK, nós criamos meios tecnológicos de imitar os animais que fazem isso naturalmente mas nem por isso podemos nos achar superiores. Estamos sim dominando os demais animais mas às custas de destruirmos o planeta. Isso é sinal de inteligência superior, ou só de incapacidade de conciliar desenvolvimento tecnológico e manutenção da vida em todas as suas ramificações evolutivas?

De mais a mais, nós, em toda nossa pretensa superioridade não seríamos nada sem bactérias que nos ajudam a digerir alimentos e fazem este mundo habitável eliminando e digerindo os detritos de todos os seres vivos. Tudo em seu devido lugar, tem sua importância dentro do contexto, Video. A vida manifesta-se de forma inteligente quando faz o que tem que ser feito para perpetuar-se.

Minha linda pedagoga! se apenas nós e mais nenhum animal pode decidir pra onde vamos e como vamos, tratar de nosso planeta, pra mim já é um abismo de superioridade entre qualquer outra especie animal! é evidente que tudo na criação tem a sua função, mais é evidente tambem que estão á seviço daqueles que determinam as coisas no planeta! é evidente tambem que esse mesmo homem destroi e se perde com tanta "superioridade", porem outros não! e acredito que ainda há tempo dos ditos "inteligentes" mudem esse quadro!
Somos os protagonistas e o resto meros figurantes! é duro mais acredite, eles nem sabem disso!
:emoticon1:

Res Cogitans

videomaker escreveu:
Fabi escreveu:

Então a ciência provou que animais pensam e raciocinam, por isso ficam tristes, alegres e etc....? qual ciência chegou a essa conclusão? :emoticon5:
Agora tenho que admitir que aqui mesmo no Rev tem uma Ameba magricela que sabe usar a NET! mas vc não sabe quem é não Fabi! :emoticon1:

Fica difícil falar sobre inteligência com quem tem tão pouco da mesma.

Fabi

Mensagem por Fabi »

videomaker escreveu:
Fabi escreveu:

Eu não vou nem perder meu tempo procurando pra você pesquisas que comprovam que animais são conscientes, e cuidado com o que você diz, senão te dou um cartão azul e você vai ficar mais um mês de castigo. :emoticon1:

videomaker

Fabi escreveu:
videomaker escreveu:
Fabi escreveu:

Eu não vou nem perder meu tempo procurando pra você pesquisas que comprovam que animais são conscientes, e cuidado com o que você diz, senão te dou um cartão azul e você vai ficar mais um mês de castigo. :emoticon1:

Vc esta me ameçando Por que? vou reclamar ao sindico!!!!! :emoticon2:

videomaker

Res Cogitans escreveu:
videomaker escreveu:
Fabi escreveu:

Fica difícil falar sobre inteligência com quem tem tão pouco da mesma.

Vamos falar de filosofia? caro Res.

1- HUMANISMO. O humanismo é uma designação que assume segundo o biógrafo de Calvino, Bernard Cottret, o seu atual significado apenas em 1877. Significa segundo este autor o interesse dos sábios do Renascimento pelos textos da antiguidade clássica (em Latim e Grego) em detrimento da escolástica medieval. Autores clássicos como Cícero ou Séneca voltam a ser lidos com um interesse acrescido na Europa do século 16. Humanistas famosos são entre outros Erasmo de Roterdão, François Rabelais e João Calvino.

2- PRAGMATISMO. O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo, e a certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às conseqüências, utilidade e sentido prático como componentes vitais da verdade. O pragmatismo refuta a perspectiva de que o intelecto e os conceitos humanos podem, só por si, representar adequadamente a realidade. Desta forma, opõe-se tanto às correntes formalistas como às correntes racionalistas da filosofia. O pragmatismo defende, pelo contrário, que as teorias e o conhecimento só adquirem significado através da luta de organismos inteligentes com o seu meio. Não defende, no entanto, que é verdade meramente aquilo que é prático ou útil ou que nos ajude a sobreviver a curto prazo. Os pragmatistas argumentam que se deve considerar como verdadeiro aquilo que mais contribui para o bem estar da humanidade em geral, tomando como referência o mais longo prazo possível.

3- FENOMENOLOGIA. A Fenomenologia, nascida na Segunda metade do século passado, a partir das análises de Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana, trata de descrever, compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção.
O método fenomenológico se define como uma volta as coisas mesmas, isto é, aos fenômenos, aquilo que aparece à consciência, que se dá como objeto intencional.
Seu objetivo é chegar a intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos, captado de forma imediata.
Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, volição, paixão, etc.), com os quais visa algo.
As essências ou significações (noema) são objetos visados de certa maneira pelos atos intencionais da consciência (noesis). Afim de que a investigação se ocupe apenas das operações realizadas pela consciência, é necessário que se faça uma redução fenomenológica ou Epoché, isto é, coloque-se entre parênteses toda a existência efetiva do mundo exterior.
As coisas, segundo Husserl, caracterizam-se pelo seu inacabamento, pela possibilidade de sempre serem visadas por noesis novas que as enriquecem e as modificam.

4- EXISTENCIALISMO. O existencialismo é um movimento filosófico unilateral, que coloca o ênfase no individual, no próprio, a experiência do indivíduo e na singularidade dele como a única realidade. Os existencialistas acreditam na liberdade absoluta e aceitam as consequências e ramificações de suas acções no seu todo. Os existencialistas preferem a subjectividade e acham a existência em geral como um mistério, e que eles são cada um uma entidade isolada, num universo indiferente e por vezes ambíguo.
Antropologia filosófica A antropologia filosófica coloca no centro de sua reflexão a questão: que é o ser humano? Como problema, ela tem seus primórdios mais fecundos nos debates de Sócrates e dos Sofistas.
Immanuel Kant definiu a antropologia como ‘a’ questão filosófica por excelência, uma vez que a filosofia enquanto tal tomaria ao seu encargo quatro grandes problemáticas: a metafísica, a ética, a religião e a antropologia, considerando que todas a três primeiras não seriam senão partes da última, pois todas elas remetem, em última análise, ao problema do humano.

5- RACIONALISMO. O racionalismo é corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica, este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável, essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

6- FILOSOFIA ANALÍTICA. Filosofia analítica era, inicialmente, a filosofia que tomou como hipótese que a lógica criada por Gottlob Frege e Bertrand Russell entre o final do século 19 e o início do século 20 poderia ter conseqüências filosóficas gerais e ajudar na análise de conceitos e no esclarecimento das idéias. Como corrente filosófica, opunha-se às escolas procedentes do idealismo alemão, principalmente o hegelianismo.
Os primeiros filósofos analíticos foram Frege, Russell, George Edward Moore e Ludwig Wittgenstein.
Atualmente a filosofia analítica é a filosofia dominante nos departamentos universitáris de filosofia nos países de língua inglesa, além dos países escandinavos, certos países do Leste Europeu, como a Polônia, e Israel. Opõe-se à filosofia continental.
Além da referência original à lógica contemporânea, não há idéia unificadora ou dogma característico da filosofia analítica:
A epistemologia e a lógica de Frege opunham-se sobretudo ao empirismo. Todavia, muitos filósofos analíticos posteriores, notadamente os positivistas lógicos e Quine, defenderam posições empiristas, e rejeitaram o racionalismo de Frege. Filósofos analíticos mais recentes, como Tyler Burge, rejeitam o empirismo, e defendem o racionalismo.
Em lógica, Frege se opôs ao psicologismo de John Stuart Mill. Mas as idéias de Mill voltaram a circular entre os filósofos analíticos. Saul Kripke defende uma teoria dos nomes próprios milliana, contra a teoria fregeana.
Russell e vários outros defenderam posições realistas. Já seu primeiro aluno e depois colega Wittgenstein parece ter sido, ao menos por algum tempo, um anti-realista.
O Círculo de Viena e a filosofia da linguagem ordinária se opunham a toda e qualquer metafísica. Hoje a metafísica floresce na filosofia analítica.
Até o início dos anos 1950, o positivismo lógico era o principal movimento dentro da filosofia analítica. No entanto, o movimento sofreu um golpe mortal em 1951, quando Quine publicou "Dois Dogmas do Empirismo". Foi o fim do positivismo lógico. Depois disso a filosofia analítica desenvolveu-se em diversas direções:
· A ciência cognitiva e a filosofia da mente tomaram o lugar da lógica e da filosofia da linguagem.
· Há uma metafísica e mesmo uma teologia analítica.
· Há uma filosofia política (John Rawls).
· Há diversos estudos sobre ética.

Najma

Mensagem por Najma »

O que você entende? Você só entende que nós somos superiores... mas nós estamos vendo o mundo a partir de nossa visão de mundo. Cada espécie tem sua visão própria de mundo, Video. Essa forma de enxergar a existência humana como algo especial só tem lugar em mentes que não se dispõem a observar a natureza com mais atenção. É uma pena... você não sabe o que está perdendo.
Imagem

videomaker

Re: Re.: Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Najma escreveu:Video... :emoticon1:

O que você entende? Você só entende que nós somos superiores... mas nós estamos vendo o mundo a partir de nossa visão de mundo. Cada espécie tem sua visão própria de mundo, Video. Essa forma de enxergar a existência humana como algo especial só tem lugar em mentes que não se dispõem a observar a natureza com mais atenção. É uma pena... você não sabe o que está perdendo.

Ligia, ver o mundo com o olhar de submissão? acho que não se perde nada minha amiga! :emoticon1:

Najma

Re: Re.: Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu:
Najma escreveu:Video... :emoticon1:

Ligia, ver o mundo com o olhar de submissão? acho que não se perde nada minha amiga! :emoticon1:

Submissão? Nós também nos submetemos mais do que você imagina... estamos sobrevivendo junto com os outros seres vivos. E quando morremos, somos pasto dos vermes e bactérias.

Imagino que seja difícil pra você enxergar a vida de outra forma. Mas ela é muito mais bonita e com um sentido real quando usamos nossa inteligência para contemplarmos o que somos de fato. Somos parte da vida, Video. Os animais e nós, assim como as demais espécies, integramos partes diferenciadas dentro de um sistema dinâmico. Saber atribuir importância a todas as formas de vida, não só à nossa, é o que vai permitir que sobrevivamos ao impacto de nossas ações sobre o mundo. A teia da vida equilibra-se sobre pilares fágeis que nós, na nossa total estupidês quando se trata de atribuição de valores devidos, estamos destruindo pouco a pouco...

Você já viu isso?

http://www.youtube.com/watch?v=3wskk3U1k-w
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Ah... e já que você gosta de videos, compre a coleção Planeta Terra. Uma superprodução da BBC, que está sendo lançada no Brasil pela Super Interessante. Já tem 4 DVDs... :emoticon1:
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:[color=#ffff00]Minha linda pedagoga! se apenas nós e mais nenhum animal pode decidir pra onde vamos e como vamos, tratar de nosso planeta, pra mim já é um abismo de superioridade entre qualquer outra especie animal!

Meu caro, temos um maior poder racional, apenas isso.
Não decidimos para onde vamos e como vamos, melhor que nenhum outro animal.
Não sabemos de onde viemos, nem para onde vamos, nem ao menos sabemos se temos que ir a qualquer lugar.
Já pensou na possibilidade do animal, por ter menor capacidade racional, acabar não "confundindo" as coisas e criando falsos "devemos ir" como nós humanos?
Outros animais tomam suas decisões segundo seus limites e seu meio, como um bando que decide ficar em um pasto, ou procurar por mais verde.
Nós fazemos o mesmo, bem como estamos sujeitos a todo tipo de limite em nossas decisões, nem ao menos somos livres realmente, somos muito mais movidos por crenças impostas, medos, ignorância, fraquezas e preconceitos, limites e cobranças sociais, etc... que pela nossa própria vontade.

Porque acha que Cristo dizia que o homem é escravo do pecado?
Se nós estamos em nosso aprendizado, os outros animais estão no deles.
videomaker escreveu: é evidente que tudo na criação tem a sua função, mais é evidente tambem que estão á seviço daqueles que determinam as coisas no planeta!

E quem é que determina qualquer coisa no planeta?
O homem como todo animal, apenas responde ao que é determinado pelo seu meio, pela natureza e pela nossa própria biologia.
Estamos todos a serviço uns dos outros, o problema surge justamente do desequilíbrio disso, pois alguns pensam que devem ser servidos, mas não precisam servir.

Já que você é espírita...
Você acha mesmo que determinamos as coisas no planeta?
E porque não Deus? ou os espíritos evoluídos?
Porque eles deixariam qualquer humano ignorante determinar qualquer coisa?
Estaríamos aqui para servi-los?
Não existe entre nós e esses espíritos evoluídos a mesma diferença que existe entre nós e outros animais?
E entre nós e Deus?

Você parte do pressuposto de que animais não são conscientes, mesmo sem razões para isso.
Desculpe, mas a mente humana é muito complicada de se compreender e, possui muitas capacidades.
Uma pessoa que confunde consciência com razão, não deveria afirmar que animais não são conscientes, sem base pra isso.
Nem argumentos para sustentar essa afirmação você tem...

Trancado