Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cris
Contato:

Re: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Cris »

videomaker escreveu:Mas é assim mesmo amiguinho , o mundo espiritual tem um planejamento , somos uma familia unida por afinidade.

video, o que tem haver família unida por afinidade haver com o mundo espiritual? Existem várias pessoas unidas por afinidades , mas não tem nada haver com o mundo espiritual. Haja visto que o que leva à afinidade é o que compartilhamos em diversas áreas de nossas vidas. O universo conspira para que encontremos amigos do coração que são budistas, ateus e agnósticos, porque compartilhamos dos mesmos sentimentos e temperamentos.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Tchobi
Contato:

Re.: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Tchobi »

Luis Dantas escreveu:O que você propõe como alternativa ao "ponto de vista limitado do humano" que não seja de alguma forma alegação sobrenatural?

Por enquanto não há nada que possa ser feito. Como disse eu não os julgo, pois como céticos estão seguindo a ciência. É um direito de vocês se limitarem a ela. Preferem o absolutismo ilusório da ciência ao razoável provável do metafísico.

Luis Dantas escreveu:Pelo contrário, Tchobi. A única verdade que a ciência consegue descrever é exatamente a que não é relativa, que não depende das características do sujeito e sim das do objeto estudado.

Quando me refiro a uma verdade relativa, digo que é baseada nas premissas científicas, na física e química, por exemplo. Postulou-se que elas condizem com a verdade. Daí o relativismo. Por outro lado, não deixo de ver o ponto positivo disso. Graças à ciência hoje se pode resolver inúmeros problemas que no passado eram visto como fatais. A ciência tem uma enorme importância para o mundo e eu não sou contra a mesma. Apenas não deixo de abrir minha mente para o espiritual. Por que? Porque existem lacunas ainda no que hoje sabemos do Universo. O espiritual preenche algumas delas, com razoabilidade. É por isso que eu não posso impor a todos que sejam espiritualistas. Vai de cada um. Mas àqueles interessados, não tenho dúvida que encontrarão algumas respostas. Basta conferirem.

Luis Dantas escreveu:A psicologia tem se diversificado muito em décadas recentes, e se é verdade que há linhas que se voltaram para assuntos mais abstratos e subjetivos, de uma forma geral parece que pelo contrário ela tem se tornado mais materialista, mais interessada em bioquímica e neurologia do que em "fatores espirituais". Até a psicanálise, provavelmente a linha mais espiritual da psicologia, tem enfrentado muitos questionamentos e atuado em par com a psiquiatria.

Um dia descobrirão que não faz sentido neurônios feitos de matéria englobarem todo o conteúdo da psique humana. Novamente, não posso cobrar que acreditem nisso ainda.

Luis Dantas escreveu:Sim. Uma das mais toscas, confusas e materialistas. E também das mais obsoletas. Mas não deixa de ser uma tentativa de retratar parte da verdade, de acordo.

A DE original, codificada por volta de 1850, assim foi feita de acordo com o conhecimento da época. O que a mantém ainda viva são as obras complementares, psicografadas. Esta é a diferença da DE para as outras. A DE está em constante atualização. O primeiro estágio começou com Alan Kardec. O segundo com Chico Xavier. O terceiro agora, nesta Nova Era, com obras de Ermance e Joana de Angelis, tratando sobre psicologia espiritual. Ou seja, maneiras de aplicar o conhecimento espírita na reforma íntima de cada um. Motivo pelo qual todos nós estamos encarnados. Mesmo que você não acredite nisso, não vai perder nada em buscar seu crescimento pessoal a cada dia.

Luis Dantas escreveu:Você critica o reducionismo da ciência, mas quer nos impor o da DE, que é muito mais grotesco? Não, obrigado, prefiro passar sem.

Não distorça minhas palavras. Eu não tenho a pretensão de converte-los a espíritas. Isto não condiz com esta doutrina. Não acreditamos que apenas os espíritas têm salvação, mas sim todos aqueles que se esforçam em seu aperfeiçoamento moral. Sejam eles crentes, sejam céticos.

Luis Dantas escreveu: Se é verdade absoluta desconhecida, não faz sentido falar dela... aliás, como você sabe que é desconhecida? Pode ser que acredite firmemente que assim seja, mas não há como saber se é verdade.

Eu sei que é desconhecida porque sei me colocar em meu lugar. Não tenho a pretensão de afirmar que a DE, ou qualquer outra doutrina contenham a verdade absoluta, isto não condiz com a limitação humana. Perante a verdade absoluta, somos como crianças tentando compreender o seu meio, mas estamos nos esforçando para isso.

Luis Dantas escreveu: Você está alegando que a verdade é sempre desconhecida, mas ao mesmo tempo reserva para si o direito de ter essa certeza e nos cobra que a imitemos. Não acho essa postura muito honesta, desculpe a franqueza.

A verdade absoluta é desconhecida, mas a parcial relativa não. Eu acredito na DE, parcial relativa. Você na ciência, igualmente parcial relativa. Não estou cobrando de vocês, apenas explicitando que quando nos criticam esquecem de se enxergar dentro de um contexto maior. Esquecem-se de enxergar que toda a verdade científica é baseada em premissas descobertas ou adotadas como reais ao longo da história. Não confunda minha postura de defesa da DE com imposição.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

tchobi, Qualquer que seja o argumento que usares para convence-los de seu ponto de vista, serao logo rebatidos
com a velha máxima : "Quero provas" ou "a ciencia nao explica"
Bem, falando em ciencia, ainda nao sabemos porque temos um cérebro tao grande onde somente usamos 1 terço dele, apesar de haver PROVAS CIENTIFICAS que existe atividade na parte que achávamos que éra inútil.
O que me fez procurar a DE foi o sentido de lógica único de kardec.
Como médico vejo constantemente a pior face do sofrimento humano como poucos e sempre me perguntei o porque de uma criança de 5 anos desenvolver um câncer terrivel sem qualquer explicaçao ao passo que meus filhos da mesma idade sao saudáveis. Sorte? Seleçao natural? Agentes externos?
Mil vezes nao!
Se pensarmos que somos seres eternos e que passamos por várias experiencias e adquirimos débitos com o passado acho que as coisas começam a se esclarecer.
Mas é muito difícil explicar algo assim a que nao acredita na justiça de Deus. Tampouco para quem nao acredita em Deus.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

rcadebh escreveu:tchobi, Qualquer que seja o argumento que usares para convence-los de seu ponto de vista, serao logo rebatidos com a velha máxima : "Quero provas" ou "a ciencia nao explica"
...
O que me fez procurar a DE foi o sentido de lógica único de kardec.

Mais uma vez a confirmação de que o grande trunfo do Espiritismo é justamente esse: respostas para dúvidas existenciais, ainda que não se tenha provas da veracidade dessas respostas.

Por acaso seria errado questionar aquilo que se acredita? Então porque colocar a busca por provas como se fosse uma limitação e a crença sem provas como se fosse uma virtude? Por crenças sem provas, as pessoas acreditam nas mais diversas doutrinas, religiões e ideologias, de acordo com o que lhe for mais simpático. Isso não é busca da verdade.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Uma pessoa pode ter provas concretas sobre determinada coisa e mesmo assim nao querer acreditar nela!
Usa-se muito a palavra "acreditar" aqui no fórum, mas "raciocinar" seria a açao mais prudente para determinados assuntos.
Nao comungo com as idéias dos crentes (apesar de minha esposa ser) pois já "raciociei" dentro da religiao dela e CONSTATEI que existem vários absurdos.
Se voçe estiver pré-determinado em nao querer "raciocinar" fica difícil.
Explique Chico Xavier.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

rcadebh escreveu:Uma pessoa pode ter provas concretas sobre determinada coisa e mesmo assim nao querer acreditar nela!
Usa-se muito a palavra "acreditar" aqui no fórum, mas "raciocinar" seria a açao mais prudente para determinados assuntos.

A palavra "acreditar" é interessante porque ela revela uma realidade epistemológica muito importante: a de que o nosso conhecimento das coisas é sempre limitado à nossa experiência e nossa capacidade de abstrair-lhe a essência.

Pensando assim, tudo é crença e usar o termo "raciocinar" não muda isso. O problema é o quão bem fundamentada essa crença é, quantas evidências existem da veracidade de algo. Aí, quando se entra no campo da religião, existem muitas teorias e evidências insuficientes e as pessoas começam a defender que acreditar com poucas evidências é uma virtude. Ou então, que as evidências que têm são suficientes para afirmar sua doutrina como a verdadeira e as demais como falsas. "Donos da verdade" estão por toda parte...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Fabricio Fleck
Contato:

Re: Re.: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Fabricio Fleck »

APODman escreveu:
Tchobi escreveu: A diferença é que eu acredito na ciência espiritual, metafísica. Vocês acreditam na ciência humana.

Posso apostar o que vc quiser que apenas conseguiu postar esta mensagem pq usou um computador que funciona por eletricidade e possui chips programados com algoritmos matemáticos[/url].

:emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239: :emoticon239:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Mais uma:

Quem faz implante de silicone por motivos estéticos ou qualquer outra cirurgia do genero sem "necessidade" pagará por isso em outra reencarnação de uma forma ou outra.

Quem faz Tatoo, nascerá com a pele assim;

Imagem
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Deise Garcia »

O ENCOSTO escreveu:Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Como evidenciei em outro tópico, o carma é relativo. Vamos analisar alguns casos (doenças e deformações físicas) do ponto de vista de alguém que não tenha nenhuma relação afetiva com as vitimas.

Todo mundo sabe que espirita nenhum diria que o seu filho retardado foi um suicida ou seu filho internado no hospital do cancer infantil tenha sido Hitler. Para a familia, pessoas com problemas físicos são apenas espiritos evoluidos que estão auxiliando na sua evolução espiritual.

Feito isso, vou escrever aqui oque eu ouvi da boca de um velho babaca, apresentador do programa "Momentos de Sabedoria" que passa na TV aberta:

Pessoas sem os Braços:

O mais provável é que alguém que nasce sem os braços tenha tentado se suicidar na sua vida passada com algum tipo de arma. O espirito resolveu reencarnar nessa forma para que ele consiga passar por esse novo estágio de maneira mais segura. Assim ele não teria condições de pegar alguma arma de fogo ou uma faca para cometer o suicídio e, lógicamente, elimina a possibilidade de nascer retardado na próxima reencarnação.

Pessoas sem os braços ou pernas:

Pessoas que nascem sem os braços e pernas, ou perdem esses membros durante a sua vida, também são espiritos que tentam evitar o suicídio. Há casos registrados pela Ciência do Espirito mostrando que algumas pessoas sem os braços teriam tentado caminhar até um rio ou ponte para morrer por afogamento.
O espirito então resolve reencarnar de uma forma que elimine qualquer possibilidade de locomoção. Por isso, acabam perdendo as pernas.

:emoticon12: :emoticon12:

Deise Garcia

Res Cogitans escreveu:
Pessoas sem os Braços:

O mais provável é que alguém que nasce sem os braços tenha tentado se suicidar na sua vida passada com algum tipo de arma. O espirito resolveu reencarnar nessa forma para que ele consiga passar por esse novo estágio de maneira mais segura. Assim ele não teria condições de pegar alguma arma de fogo ou uma faca para cometer o suicídio e, lógicamente, elimina a possibilidade de nascer retardado na próxima reencarnação.

Pessoas que nascem sem os braços e pernas, ou perdem esses membros durante a sua vida, também são espiritos que tentam evitar o suicídio. Há casos registrados pela Ciência do Espirito mostrando que algumas pessoas sem os braços teriam tentado caminhar até um rio ou ponte para morrer por afogamento.
O espirito então resolve reencarnar de uma forma que elimine qualquer possibilidade de locomoção. Por isso, acabam perdendo as pernas.

Ele realmente falou isso?

:emoticon22: :emoticon22:

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Pessoas sem os Braços:

Ele realmente falou isso?

Ele só não disse que era babaca e que o carma é relativo.

Deise Garcia

Tranca-Ruas escreveu:Credo.

Deise Garcia

Luis Dantas escreveu:Os extremos a que certas pessoas chegam para conseguir respostas...

Deise Garcia

Res Cogitans escreveu:Video, vc é retardado pra pagar karma ou para ajudar os outros a evoluir? A mesma pergunta pode ser extendida a Deise.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:

Exatamente tranca , para mim não existe azar , isso para mim.
Agora para aquele amigão que vive sobre vivencias casuais ,
é claro que só pode contar com a sorte ou azar.
Sua familia vive assim , otimo , prova que são pessoas que
que estão a um passo na frente.
Desculpe amigo , mais ou se tem razão um sofrimento , ou
não tem , e se não tem , ou foi azar ou sorte , e não é
por que quero .

na paz.

Que cara burro.

_ Exames no casal podem verificar as chances de uma gravidez apresentar problemas.

_ O comportamento da mãe também pode causar problemas.

_ Acidentes ocorrem e são comuns.

Ou seja: A causa existe e pode ser natural. Não é azar mesmo.

MAS, claro que pode haver a possibilidade de os espiritos se combinarem lá no além:

Um espirito muito evoluido pode topar reencarnar em forma de mulher que usa drogas, para que assim esse espirito tenha condições de gerar uma criança com problemas de saúde (que nada mais é que um espirito que estava querendo reencarnar com problemas de saude e não sabia como).

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
Tchobi escreveu:Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

E o quê isso tem a ver com doenças fisicas e mentais?

Outra coisa: Deus fez alguma coisa para merecer ser deus? O quê ele era antes de ser deus? Um deus menor?

:emoticon54: :emoticon55: :emoticon60: :emoticon4: :emoticon66: :emoticon25: :emoticon69: :emoticon51:

Deise Garcia

Leo Vieira escreveu:Argumento espírita...

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:Mais uma:

Quem faz implante de silicone por motivos estéticos ou qualquer outra cirurgia do genero sem "necessidade" pagará por isso em outra reencarnação de uma forma ou outra.

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Ei deise!

Você não viu nada. Espere só até eu contar oque o cara fala sobre os cegos, surdos, pessoas sem dentes, etc.

Esteja perto de um banheiro, por favor. :emoticon16:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

videomaker

Mensagem por videomaker »

O ENCOSTO escreveu:Mais uma:

Imagem

Pqp . :emoticon9:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:Tenho que começar dizendo que tenho que discordar , quanto ao que creio , não tenho provas.
Talvez não tenha as que vc quer , apenas isso.

Você não tem provas de que todos os fatos da vida necessariamente provém de uma causa moral bem determinada. Entenda que, mesmo que existam espíritos, essa sua visão não é automaticamente verdadeira.

videomaker escreveu:A diferença e que o teista ve um sentido e uma explicação para a vida e suas consequencias.

Não, as pessoas, independente de opção religiosa, vêm um sentido nas coisas que lhe acontecem na vida. A única diferença é que o espírita busca dar uma explicação moral a praticamente todos os aspectos relevantes. Em outras palavras, achar que tudo é justo. Essas explicações, para alguns, dão ânsia de vômito.

videomaker escreveu:é só uma escolha.

Mas você não parece muito resignado com as escolhas discordantes da sua...

Flavio , estamos falando DE QUE ?
De ateus e teistas ?
Teistas vem um PROPOSITO na vida !
Ateus não !
Para o teista acontecimentos NÃO SÃO CASUAIS !
Para o ATEU sim !
Estou falando de fatos relevantes para vida , amigos , parentes
trabalho e etc.
Se não tivermos CAUSAS , o efeito pode ser despresado.
Lembre-se a evolução faz parte do que acredito , logo o que
pensares hoje pode ser mudado e para mim isso é suficiente.

um abraço.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Najma

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu:Teistas vem um PROPOSITO na vida !
Ateus não !

Querido...

Não existe maior nem melhor propósito para viver que a sobrevivência. Sobreviver é a única meta da vida num mundo que não foi feito para ela. E se estamos vivos como organismos de uma espécie animal, temos essa meta como a única responsável por nossos atos, sejam eles quais forem. Estamos apenas sobrevivendo quando trabalhamos para ganhar dinheiro e comprar alimento que de outra forma teria que ser caçado. Estamos sobrevivendo quando perpetuamos nossa espécie ao gerarmos descendência.

Pare de pensar um pouco apenas em si mesmo e olhe ao redor. Em escala microbiana fica ainda mais evidente isso. Tudo o que a vida vem fazendo ao aprimorar formas e testar dispositivos é agarrar-se à existência que de outra forma seria impossível. Enxergar a existência e a vida assim assusta e é por isso que pessoas preferem acreditar que fazemos parte de um plano qualquer com metas específicas emprestando alguma razão para nossa razão humana mas tudo leva a crer que não há razão para termos desenvolvido capacidade de raciocínio e autoconsciência além da nossa sobrevivência como espécie...

Por que é tão difícil entender isso, moço? :emoticon5: Um ateu conforma-se à razão de ser de sua espécie... e sobrevive, quando não desiste de simplesmente viver. E isso é "burrice"? Não... isso é ver a vida sem bugigangas...

Beijos
Imagem

videomaker

Najma escreveu:
videomaker escreveu:Teistas vem um PROPOSITO na vida !
Ateus não !

Querido...

Não existe maior nem melhor propósito para viver que a sobrevivência. Sobreviver é a única meta da vida num mundo que não foi feito para ela. E se estamos vivos como organismos de uma espécie animal, temos essa meta como a única responsável por nossos atos, sejam eles quais forem. Estamos apenas sobrevivendo quando trabalhamos para ganhar dinheiro e comprar alimento que de outra forma teria que ser caçado. Estamos sobrevivendo quando perpetuamos nossa espécie ao gerarmos descendência.

Pare de pensar um pouco apenas em si mesmo e olhe ao redor. Em escala microbiana fica ainda mais evidente isso. Tudo o que a vida vem fazendo ao aprimorar formas e testar dispositivos é agarrar-se à existência que de outra forma seria impossível. Enxergar a existência e a vida assim assusta e é por isso que pessoas preferem acreditar que fazemos parte de um plano qualquer com metas específicas emprestando alguma razão para nossa razão humana mas tudo leva a crer que não há razão para termos desenvolvido capacidade de raciocínio e autoconsciência além da nossa sobrevivência como espécie...

Por que é tão difícil entender isso, moço? :emoticon5: Um ateu conforma-se à razão de ser de sua espécie... e sobrevive, quando não desiste de simplesmente viver. E isso é "burrice"? Não... isso é ver a vida sem bugigangas...

Beijos

Moça bonita !

Se assim fosse tão simples , o sujeito que vive as custas de
algo ruim , tambem estaria sobrevivendo.
E para ele isso era o suficiente!
E o pior não, faria diferença alguma , se vivesemos apenas para
sobreviver.
O produto final VIDA , sem um proposito , pode ser vivido de
qualquer forma , fazia ou util , amando ou odiando.
Não faz diferença , isso seria então APENAS SOBREVIVER!
Enquanto nós , gente que ama , decide e muda quando quisermos o nosso mundo , e APENAS nós , temos tal previlegio
continuarei a pensar que a casualidade como principio da vida,
não me convence , e não responde o que temos!

um cheiro.

Najma

ão

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu: Moça bonita !

E está... :emoticon4:

videomaker escreveu: E para ele isso era o suficiente!

E é, na maioria das vezes. Gente que age sem escrúpulos está dando vazão ao instinto animal desprovido de ética calcada na moral humana e só. E isso garante a sobrevivência pura e simples, a partir do momento em que não se esteja falando de um morto...

videomaker escreveu:E o pior não, faria diferença alguma , se vivesemos apenas para
sobreviver.

Não faz mesmo a menor diferença a não ser em âmbito pessoal. Quem gosta de ficar em paz com sua consciência porque agrega em si conceitos de certo e errado já depositados anteriormente por pais e educadores, irá nortear-se por tais conceitos e encontrará paz apenas quando estiver em conformidade com os mesmos. Para todos os efeitos não há razão para estar em paz consigo mesmo além do conforto pessoal que isso proporciona... e a "harmonia" com os demais condicionados dentro de um mesmo sistema.

videomaker escreveu:O produto final VIDA , sem um proposito , pode ser vivido de

Seria e é... acredite. Tudo vira adubo para as próximas gerações de vida. A diferença quem faz é quem está vivo e busca realizar seus feitos em conformidade com a própria consciência, uma vez que esta já tenha sido moldada por conceitos e preceitos que visam o bem viver em sociedade... Mas estes, como tudo o mais em termos de moral e bons costumes, foram criados por seres humanos visando o bem da comunidade da qual se faz parte. E só... Para a sobrevivência, tanto faz se você come carne humana, bovina ou simplesmente frutas... viver gera morte em algum âmbito. Para que você sobreviva neste exato instante, milhões de microrganismos estão sendo dizimados por seu sistema imunológico sem que você se dê conta disso... :emoticon4:

videomaker escreveu:Enquanto nós , gente que ama , decide e muda quando quisermos o nosso mundo , e APENAS nós , temos tal previlegio.

Amamos por reações químicas, da mesma forma que odiamos, moço. Está "escrito" no sistema límbico de nossos cérebros a forma que reagimos a determinados estímulos deflagrados por outros seres vivos e esses dispositivos fazem parte de um complexo sistema de "sobrevivência" que nos ajuda simplesmente a isso: a sobreviver da melhor forma possível em um ambiente que escolhemos por habitat. E isso é um privilégio sim... mas não no âmbito estritamente pessoal como você encara. É um privilégio de nossa espécie, uma vez que viabiliza a nossa perpetuação... e a não sucumbirmos a nós mesmos. Só...

videomaker escreveu:continuarei a pensar que a casualidade como principio da vida,

É uma escolha sua, Video. Mas nem de longe representa a verdade...

Como já diziam: conhecereis a verdade e ela vos libertará... :emoticon4: Se não fizer questão alguma de conhecê-la, o problema é só de quem não estiver disposto a vê-la e isso é tudo. Você é bom ou mau perante a sociedade e perante si mesmo, apenas isso. Não há mérito algum além de seguir em conformidade com as regras pré-estabelecidas ou em violá-las e arcar com as consequências dos próprios atos, aqui, nesta casquinha de mundo. O conhecimento disso em nada perturba minha existência, acredite. Aliás, empresta ainda mais valor para cada instante que pode ser o último.

Beijos
Imagem

videomaker

Re: ão

Najma escreveu:
videomaker escreveu: Moça bonita !

E está... :emoticon4:

videomaker escreveu: E para ele isso era o suficiente!

E é, na maioria das vezes. Gente que age sem escrúpulos está dando vazão ao instinto animal desprovido de ética calcada na moral humana e só. E isso garante a sobrevivência pura e simples, a partir do momento em que não se esteja falando de um morto...

videomaker escreveu:E o pior não, faria diferença alguma , se vivesemos apenas para
sobreviver.

Não faz mesmo a menor diferença a não ser em âmbito pessoal. Quem gosta de ficar em paz com sua consciência porque agrega em si conceitos de certo e errado já depositados anteriormente por pais e educadores, irá nortear-se por tais conceitos e encontrará paz apenas quando estiver em conformidade com os mesmos. Para todos os efeitos não há razão para estar em paz consigo mesmo além do conforto pessoal que isso proporciona... e a "harmonia" com os demais condicionados dentro de um mesmo sistema.

videomaker escreveu:O produto final VIDA , sem um proposito , pode ser vivido de

Seria e é... acredite. Tudo vira adubo para as próximas gerações de vida. A diferença quem faz é quem está vivo e busca realizar seus feitos em conformidade com a própria consciência, uma vez que esta já tenha sido moldada por conceitos e preceitos que visam o bem viver em sociedade... Mas estes, como tudo o mais em termos de moral e bons costumes, foram criados por seres humanos visando o bem da comunidade da qual se faz parte. E só... Para a sobrevivência, tanto faz se você come carne humana, bovina ou simplesmente frutas... viver gera morte em algum âmbito. Para que você sobreviva neste exato instante, milhões de microrganismos estão sendo dizimados por seu sistema imunológico sem que você se dê conta disso... :emoticon4:

videomaker escreveu:Enquanto nós , gente que ama , decide e muda quando quisermos o nosso mundo , e APENAS nós , temos tal previlegio.

Amamos por reações químicas, da mesma forma que odiamos, moço. Está "escrito" no sistema límbico de nossos cérebros a forma que reagimos a determinados estímulos deflagrados por outros seres vivos e esses dispositivos fazem parte de um complexo sistema de "sobrevivência" que nos ajuda simplesmente a isso: a sobreviver da melhor forma possível em um ambiente que escolhemos por habitat. E isso é um privilégio sim... mas não no âmbito estritamente pessoal como você encara. É um privilégio de nossa espécie, uma vez que viabiliza a nossa perpetuação... e a não sucumbirmos a nós mesmos. Só...

videomaker escreveu:continuarei a pensar que a casualidade como principio da vida,

É uma escolha sua, Video. Mas nem de longe representa a verdade...

Como já diziam: conhecereis a verdade e ela vos libertará... :emoticon4: Se não fizer questão alguma de conhecê-la, o problema é só de quem não estiver disposto a vê-la e isso é tudo. Você é bom ou mau perante a sociedade e perante si mesmo, apenas isso. Não há mérito algum além de seguir em conformidade com as regras pré-estabelecidas ou em violá-las e arcar com as consequências dos próprios atos, aqui, nesta casquinha de mundo. O conhecimento disso em nada perturba minha existência, acredite. Aliás, empresta ainda mais valor para cada instante que pode ser o último.

Beijos

Tudo bem , Ligia desculpe por achar que somos um pouco mais
que quimica e hormonios , assim como animais , que não pensam , não amam , e não mudam suas vidas com escolhas!

um cheiro no coração.

Ps . bateu em vc , bateu em mim. :emoticon1:

Trancado