zumbi filosófico escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:dreaming escreveu: se vc acredita em neutralidade, é sem dúvida muito ingênuo.
Deixa eu te explicar rapidamente como sao as minhas aulas de matematica.
De manha: Vou a um anfiteatro onde um professor passa a aula enunciando e demonstrando teoremas matematicos.
De tarde: Vou a uma sala de aula onde um professor resolve exercicios relacionados ao conteudo tratado no aula da manha, e tambem chama alguns alunos para resolver exercicios no quadro negro.
De noite: Devo fazer o resto dos exercicios das folhas que foram dadas em sala.
Agora fica por sua conta descobrir onde a neutralidade ideologica foi quebrada nesse modelo pedagogico.
A ideologia está aí não numa forma ativa, mas sim passiva, mais pernciosa por ser difícil de ser detectada.
Enquanto as pessoas lidam diariamente com essas abstrações como apenas números, vão gradual mas inexoravelmente se condicionando a não ver o que está por trás desses números. Enquanto na realidade, os números na maior parte do tempo, uma hora ou outra dizem respeito a seres humanos, ao meio social.
Ocorre assim a banalização da própria humanidade, que deveria ser o principal, e a sociedade fica psicologicamente amortecida ao ver os meros "números" das vítimas do capitalismo ao redor do mundo, nos noticiários, todos os dias.
Nada mais adequado ao capitalismo do que deixar que os números sejam apenas números, sem se importar com o lado social por trás deles, facilitando assim que essa habilidade seja útil no setor financeiro, para cuidar de um tipo de número que só serve ao capitalismo, enquanto outros números são negligenciados, porque o indivíduo se torna insensível, incapaz de distinguir, de diferenciar, que de um lado, os números se referem a tiras de papel pintadas ou peças de metal, e do outro, são vidas humanas.
Nao duvido nada que eles pensem uma variante disso, ou seja, que e ideologico nao ser ideologico durante a aula.
Isso seria uma forma extremada de reacionarismo: professores fazendo exatamente aquilo que se espera deles, ou seja, ensinar uma materia, em vez de usar o seu tempo para divulgar a Revolucao.