Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:Discordar de algo que pode ser demonstrado é burrice... não importa se vai pregar o fim ou não, e é totalmente inválido.

E esse é o caso no teísmo X ateísmo?
Depois, "demonstrar" algo nem sempre é assim tão simples...
Por exemplo, tente demonstrar que a aspirina elimina a dor de cabeça.
Vou pregar o fim da teoria da evolução, afinal, ela não pode ser demonstrada.
Se estiver falando da ciência ser demonstrável, vixi, aja confusão com coisas de difícil demonstração, teorias ou ceticismo dogmático...
É isso que fazem com a religião...

Faça o teste, tudo pode ser negado, esse artifício é muito comum aqui.
aknatom escreveu:Com convicções, poucas coisas podem ser demonstradas... nem que Deus existe pode ser provado e nem que Deus não existe, por exemplo. Ter como convicção que Deus não/existe e declarar que a convicção contrária é errada, é válido.

Sim, opiniões são sempre validas... já proselitismo, preconceito e intolerância só enchem o saco.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Mensagem por aknatom »

NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Discordar de algo que pode ser demonstrado é burrice... não importa se vai pregar o fim ou não, e é totalmente inválido.

E esse é o caso no teísmo X ateísmo?
Depois, "demonstrar" algo nem sempre é assim tão simples...
Por exemplo, tente demonstrar que a aspirina elimina a dor de cabeça.
Vou pregar o fim da teoria da evolução, afinal, ela não pode ser demonstrada.
Se estiver falando da ciência ser demonstrável, vixi, aja confusão com coisas de difícil demonstração, teorias ou ceticismo dogmático...
É isso que fazem com a religião...

Faça o teste, tudo pode ser negado, esse artifício é muito comum aqui.
aknatom escreveu:Com convicções, poucas coisas podem ser demonstradas... nem que Deus existe pode ser provado e nem que Deus não existe, por exemplo. Ter como convicção que Deus não/existe e declarar que a convicção contrária é errada, é válido.

Sim, opiniões são sempre validas... já proselitismo, preconceito e intolerância só enchem o saco.

Ainda bem que vc voltou no ponto. Por que proselitismo é errado? Se eui tenho convicção no Monstro do Espaguetti Voador e que essa crença me traz algo de bom, por que é errado eu compartilhar essa crença com as pessoas. Errado é insistir do jeito que o Sodré ou o Pastro Peixinho fazia, proselitismo agressivo e chato, mas propagação da fé faz parte da estrutura de qualquer tipo de pensamento, e não acho inválido ou errado.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado