André escreveu:Apocaliptica escreveu:André escreveu:Apocaliptica escreveu:Devo me amar menos do que a Deus?
O que acham?
Minha auto-estima deve ser norteada pelo que faço de bom a Deus? Por quê?
Se eu desobedecer e me amar mais do que a ele, a lei divina me pega? Ficarei condenada sem indulto...nem no Natal, Páscoa, Corpus Christi...nada?
Devo amar a Deus mais do que a minha filha e marido, por exemplo?
Devo me sacrificar e sacrificar as pessoas que amo se Deus assim exigir?
Qual o sentido disto?
Por que Deus é dependente de nosso amor assim?
O cara deveria se tratar, sinceramente.
Apo não sou religioso, mas vou dar pitaco.
O que vc está falando é da tradição judaico-cristã. Pois bem. Nessa existe o que vou chamar de esquema da salvação, vc sabe o que é. Ir pro inferno, ou pro céu e afins.
Nessa, amar Deus, está acima de amar vc mesmo, pq ele te gerou, e ao ama-lo, vc refaz sua ligação espiritual com ele. Amar vc mesmo mais afastaria dessa ligação que é entendida como a principal para salvação, acima de tudo mais. É por isso o primeiro mandamento.
A idéia é que somente amando deus dessa forma, vc se salva, ele teria oferecido assim sua chance, que depende primeiro dessa. Logo ele não depende de vc, mas vc depende dele para existir e amar ele para se salvar. Se vc não amar, teria ignorado os sinais, os avisos, e por isso sua condenação ao inferno seria inteiramente sua responsabilidade.
Obvio que isso é de um autoritarismo craso, que busca castrar as pessoas de pensamento divergente e direcionar não somente a Deus, mas a uma serie de conseqüências conectadas religião enquanto instituição.
Não...na verdade, aparentemente pode parecer que seja uma alusão ao mandamento, mas eu me referia ao amor absoluto por deus o criador mesmo, inclusive Alah, pelo qual se mata e se morre e matar e morrer, no meu juízo não é amor.
É um tópico irônico apenas, mas com questões acerca do egoísmo e da hipocrisia humanos, negando que querem mais é obter alguma coisa em troca, mesmo que seja estupidamente um lugar no céu.
AHHHH.
A exigencia, tipica desse tipo de formulação, tem dois problemas. Um como já apontado depois de colocar isso na cabeça das pessoas, convencer ele a se explodir é um passo, assim como variações, dois demonstra o pensamento utilitarista e egocentrico do homem, que prefere o conforto de acreditar em algo que lhe garante um "lugar no ceu". Pois ao depositar em Deus, ele faz isso tendo um objetivo pessoal.
Pois é...mas há saídas, desde que se assuma que são escolhas pessoais calcadas na fé e na entrega à vontade de outrem.
Admitir é que é!