Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?
Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?
Calma Azathot... isso é só para mais tarde.. 

"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
- O ENCOSTO
- Contato:
Re: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?
o pensador escreveu:O ENCOSTO escreveu:
Com a palavra final, o Sagrado Alcorão Sagrado:
‘’São blasfemos aqueles que dizem: Deus é uma Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único.’’ Sagrado Alcorão Sagrado 5:73)
O Alcorâo tem como provar esta assertiva filosoficamente?
Não precisa provar nada. Falou tá falado.
Ou você pode provar a "assertiva" "aquele que crê será salvo e aquele que não crê será condenado, conforme ensina a Biblia?
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
-
Abmael:
Princípios da identidade e da nâo contradiçâo.
Distinçâo de ser,de existência ou substânca.
Eu quiz dizer que se eles forem diferentes mas tiverem uma base comum,base na qual nâo há pluralidade mas unicidade absoluta,logo eles sâo um só.
Prove que é só jogo de palavras.
Exato.E em que o meu argumento está errado?Eles nâo sâo um no mesmo sentido em que sâo três.
Nâo.O Deus unipessoal (nâo o Pai) seria o tronco e sua manifestaçâo triúna(pai,filho e espírito santo) seriam os galhos.
Com a expressâo"Deus em Si" eu quiz dizer que Deus nâo pode ser totalmente unipessoal,mas tem de ser tripessoal em algum sentido.
- Diga quais enunciados da lógica formal q são condizentes com a doutrina triúnica.
Princípios da identidade e da nâo contradiçâo.
- O que é "disjunção essencial"?
Distinçâo de ser,de existência ou substânca.
- Quando vc diz "se houver uma base unificadora o dilema desaparece", está querendo dizer q se eles forem diferentes, mas tiverem algo em comum, seriam um só? - Argumento ridículo carlus!!! - Volte à prancheta.....
Eu quiz dizer que se eles forem diferentes mas tiverem uma base comum,base na qual nâo há pluralidade mas unicidade absoluta,logo eles sâo um só.
- Ou seja, seu argumento não tem nada de novo, justifica a trindade com jogos de palavras onde tudo é contestável, me diga a diferençã entre: "subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade" e "unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade", sua resposta denunciará q isto é só jogo de palavras.
Prove que é só jogo de palavras.
- O de sempre, nenhuma novidade, resumindo: três são um e um é três...
Exato.E em que o meu argumento está errado?Eles nâo sâo um no mesmo sentido em que sâo três.
- Então sua analogia é inválida, já q as personalidades emanam de Deus, ele seria o tronco e JC e ES seriam os galhos, logo o galho seria bifurcado e não trifurcado.
Nâo.O Deus unipessoal (nâo o Pai) seria o tronco e sua manifestaçâo triúna(pai,filho e espírito santo) seriam os galhos.
- Logo, dentro de um vaso sanitário caberão 3 melancias uma vez que cabem 67 jacas no box e 30 laranjas na pia, considerando é claro q galinha não tem dente e urubu não voa de costas.....![]()
![]()

- Voce tem q comprovar cada um dos sofismas meu caro, começe com este:"Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial".
Com a expressâo"Deus em Si" eu quiz dizer que Deus nâo pode ser totalmente unipessoal,mas tem de ser tripessoal em algum sentido.
-
Cavaleiro do Ébano escreveu:Uma coisa que fiquei pensando:
Se ele se ramificou em três, o que impediu que ele se ramificasse em 30, 40, 60 ... 1.000.000.000 de pessoas???
Deste ponta de vista, podemos ser todos ramificações deste deus, e portanto todos somos Deus!!!!!
Mas se não pode ser assim, por que, então que se divivdiu em três e não mais???
Isto aponta somente para mais uma especulação se sentido. aliás como todo o cristianismo.
Porém a pensar mais profundamente, este deus cristão não é tão grande assim. O próprio Jesus disse:
"... farão coisas maiores que as que fiz..."
Isto significa fazer coisas maiores do que as que deus já fez!!!!!
Imagina, um ser humano que tenha fé, poderá fazer algo bem maior, melhor e mais complexo que o Universo!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
Isto é papo de doido.
Nada impediria de Deus se ramificar em três milhôes de pessoas,por exemplo.Pela fé acreditamos que ele nâo fez isso.
-
videomaker escreveu: Bom pensador eu prefiro ficar com essa :
Jesus NUNCA disse QUE ERA DEUS !
Serve ?
um abraço.
Jesus disse várias vezes que era Deus.(Joâo cap.10:30;um exemplo).
-
Re: Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?
Perseus escreveu:o pensador escreveu:Nâo abandonou porque Jesus é parte integrante deste plano secundário e ele nâo pode abandonar a Si mesmo.
Além disso,Jesus e o pai nâo ocupam o mesmo lugar no espaço e nem se identificam plenamente, pois como eu disse antes mesmo o aspecto secundário de Deus é múltiplo.
Ótimo, ele não pode abandonar a si mesmo.
Então porque diabos quando ele estava na cruz ele perguntou para ele mesmo porque ele havia sido abandonado por ele mesmo?
Em suma, ele abandonou sim, a si mesmo.
Quer que eu argumente com versículos ou você prefere dessa maneira mais direta mesmo?
E além do mais, se Jesus e o pai não ocupam o mesmo lugar no espaço, eles não são um só, são dois. Então Jesus além de ter sérios problemas com sua personalidade, é mentiroso, pois disse que ele e o pai eram um só.
... ou talvez, não seja ele o mentiroso. Inventar qualquer bobagem para tentar justificar um problema insolúvel, tem seus preços pensador.
Se quiser continuar falando abóboras, continue. Mas não reclame.
Isso está se tornando raciocínio circular Perseus.Enquanto vc nâo compreender que o plano secundário da existência de Deus é múltiplo e capaz de interaçâo,vc nâo compreenderá a lógica do argumento.
Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?
Não há contradição nenhuma... porque a trindade foi criada para ser contraditória e assim mostrar que o mistério de Deus não pode ser alcançado recorrendo á nossa lógica. A crença, que vêm dos profetas é que Deus é insondável. É o mistério tremendo que sempre assustou e seduziu os Profetas. Um deles, Ezequiel, até enlouqueceu (e até comia merda
). Eu já disse aqui que o recurso á contradição é típico de certas teologias para mostrar o quanto Deus é incompreensível. O Alcorão também recorre á contradição ao falar de Deus.

-
Azathoth escreveu:Como algo onipresente não ocupa o mesmo lugar no espaço que qualquer outra coisa?
Deus nâo é uma substância indefinidamente extendida pelo espaço.Onipresença nâo deve ser definida assim,mas como o poder de projetar seu poder e consciência instântaneamente em todos os lugares do espaço.
-
L O S T escreveu:Não há contradição nenhuma... porque a trindade foi criada para ser contraditória e assim mostrar que o mistério de Deus não pode ser alcançado recorrendo á nossa lógica. A crença, que vêm dos profetas é que Deus é insondável. É o mistério tremendo que sempre assustou e seduziu os Profetas. Um deles, Ezequiel, até enlouqueceu (e até comia merda). Eu já disse aqui que o recurso á contradição é típico de certas teologias para mostrar o quanto Deus é incompreensível. O Alcorão também recorre á contradição ao falar de Deus.
Miguell,esta é uma teoria materialista para explicar a criaçâo e o desenvolvimento da Trindade,mas nâo se pronuncia sobre a coerência interna de sua lógica.
Cavaleiro do Ébano escreveu:Uma coisa que fiquei pensando:
Se ele se ramificou em três, o que impediu que ele se ramificasse em 30, 40, 60 ... 1.000.000.000 de pessoas???
Deste ponta de vista, podemos ser todos ramificações deste deus, e portanto todos somos Deus!!!!!
Isto aponta somente para mais uma especulação se sentido. aliás como todo o cristianismo.
Porém a pensar mais profundamente, este deus cristão não é tão grande assim. O próprio Jesus disse:
Imagina, um ser humano que tenha fé, poderá fazer algo bem maior, melhor e mais complexo que o Universo!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
Isto é papo de doido.
Sim exatamente, segundo a lógica do Pensador, sendo o universo eterno e infinito, tal qual seu criador, pois o criador não pode ser menor que sua criação... Daí seria lógico que deus seria multipersonalistico e multipessoal, concluido que ele seria eternamento fluidico em sua vontade, e assim conceber que tudo no Universo seria deus, inclusive eu e você, logo somos todos nós deuses ....
Refutem-me se puderes !!!!
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado
"Eu quero a Najma como Moderadora..."
-----------------------
O Enviado
-
O Enviado escreveu:Cavaleiro do Ébano escreveu:Uma coisa que fiquei pensando:
![]()
![]()
![]()
![]()
Isto é papo de doido.
Sim exatamente, segundo a lógica do Pensador, sendo o universo eterno e infinito, tal qual seu criador, pois o criador não pode ser menor que sua criação... Daí seria lógico que deus seria multipersonalistico e multipessoal, concluido que ele seria eternamento fluidico em sua vontade, e assim conceber que tudo no Universo seria deus, inclusive eu e você, logo somos todos nós deuses ....
Refutem-me se puderes !!!!
Nâo é necessário que Deus tenha milhôes de personalidades para fluir(

Editado pela última vez por o pensador em 27 Dez 2005, 14:17, em um total de 1 vez.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
carlo escreveu:Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!
Neste caso, só tive o trabalho de traduzir um texto, que alguém copiou para uma página de adventistas com o título:
CRISTIANISMO É RIDICULARIZADO PELOS ATEUS POR CAUSA DA CRENÇA NA TRINDADE
Eles criticam os que acreditam na Trindade e no inferno e dizem que isto torna os cristãos alvo de chacota.
Endereço do site:
http://www.arquivoxiasd.com.br/ateu.htm
Se alguém tiver saco, há mais tópicos sobre o tema nesta outra página do site:
http://www.arquivoxiasd.com.br/novidade.htm
Entretanto, adianto alguns itens do texto:
"Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus” (Lucas 18:19)
“Porque meu Pai é maior do que eu” (João 14:28)
“Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (João 7:16)
“Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39)
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46)
“Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, somente o Pai” (Marcos 13:32)
“Que, tendo subido aos céus, está à direita de Deus” (Pedro 3:22)
Como é possível Deus abandonar a Jesus? Como é possível haver coisas que Deus sabe mas Jesus não?
Editado pela última vez por Fernando Silva em 27 Dez 2005, 14:19, em um total de 1 vez.
-
Fernando Silva escreveu:carlo escreveu:Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!
Neste caso, só tive o trabalho de traduzir um texto, que alguém copiou para uma página de adventistas com o título:
CRISTIANISMO É RIDICULARIZADO PELOS ATEUS POR CAUSA DA CRENÇA NA TRINDADE
Eles criticam os que acreditam na Trindade e no inferno e dizem que isto torna os cristãos alvo de chacota.
Endereço do site:
http://www.arquivoxiasd.com.br/ateu.htm
Se alguém tiver saco, há mais tópicos sobre o tema nesta outra página do site:
http://www.arquivoxiasd.com.br/novidade.htm
Entretanto, adianto alguns itens do texto:
Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão só Deus” (Lucas 18:19)
“Porque meu Pai é maior do que eu” (João 14:28)
“Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (João 7:16)
“Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39)
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46)
“Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, somente o Pai” (Marcos 13:32)
“Que, tendo subido aos céus, está à direita de Deus” (Pedro 3:22)
Como é possível Deus abandonar a Jesus? Como é possível haver coisas que Deus sabe mas Jesus não?
Fernando,é porque vc nâo entendeu que há planos distintos e justapostos na existência de Deus,e que o aspecto secundário de sua existência é múltiplo e interativo.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
o pensador escreveu:Fernando,é porque vc nâo entendeu que há planos distintos e justapostos na existência de Deus,e que o aspecto secundário de sua existência é múltiplo e interativo.
Na verdade, eu não entendi nada da sua teoria. E é apenas isto que ela é: sua teoria.
No catecismo, me ensinaram que a Trindade é um mistério. É para aceitar e não para entender.
Mas você acha que entende. Descreve e explica os atributos de Deus como se estivesse provando um teorema matemático...
o pensador escreveu:L O S T escreveu:Não há contradição nenhuma... porque a trindade foi criada para ser contraditória e assim mostrar que o mistério de Deus não pode ser alcançado recorrendo á nossa lógica. A crença, que vêm dos profetas é que Deus é insondável. É o mistério tremendo que sempre assustou e seduziu os Profetas. Um deles, Ezequiel, até enlouqueceu (e até comia merda). Eu já disse aqui que o recurso á contradição é típico de certas teologias para mostrar o quanto Deus é incompreensível. O Alcorão também recorre á contradição ao falar de Deus.
Miguell,esta é uma teoria materialista para explicar a criaçâo e o desenvolvimento da Trindade,mas nâo se pronuncia sobre a coerência interna de sua lógica.
Não sei se há lógica. A ideia é que há uma essência chamada Deus que é impenetrável (algo como a coisa em si de Kant), e que Pai, Filho e Espírito Santo são as 3 actividade ou hypostases dessa essência a que não temos acesso pela razão.
A trindade surge como necessidade para explicar como pode Deus agir. O Deus de Aristóteles era definido como sendo imóvel (uma das caracteristicas da perfeição da essência). E a criação brotava desse Deus, sem que ele tivesse grande consciência desse fato. Mas Javé não é um Deus imóvel e por isso era necessário fugir um pouco da ideia de essência de Aristoteles. Daí a trindade... que são as actividades de Deus. Só que eu não sei como pode uma essência perfeita se desmultiplicar. Se é perfeita deveria existir em autocontemplação passiva de si mesmo, como Aristoteles dizia...
Editado pela última vez por L O S T em 27 Dez 2005, 14:29, em um total de 2 vezes.
o pensador escreveu:
Nâo é necessário que Deus tenha milhôes de personalidades para fluir() sua natureza de forma infinita.
Então com seria deus sem a criatura preferida dele ??? Aqueles que ele levaria para ir morar com ele.
o pensador escreveu: Só é necessário que haja duas pessoas para haver intercâmbio de energia e ser.A terceira pessoa é a própria energia e ser que é transferido.
Bom... Aqui vc me superou ....

Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado
-----------------------
O Enviado
-
Fernando Silva escreveu:o pensador escreveu:Fernando,é porque vc nâo entendeu que há planos distintos e justapostos na existência de Deus,e que o aspecto secundário de sua existência é múltiplo e interativo.
Na verdade, eu não entendi nada da sua teoria. E é apenas isto que ela é: sua teoria.
No catecismo, me ensinaram que a Trindade é um mistério. É para aceitar e não para entender.
Mas você acha que entende. Descreve e explica os atributos de Deus como se estivesse provando um teorema matemático...
Fernando,o catecismo ensina fé enquanto meu interesse no tópico é filosófico.Pena nâo ter entendido a minha teoria..
-
L O S T escreveu:o pensador escreveu:L O S T escreveu:Não há contradição nenhuma... porque a trindade foi criada para ser contraditória e assim mostrar que o mistério de Deus não pode ser alcançado recorrendo á nossa lógica. A crença, que vêm dos profetas é que Deus é insondável. É o mistério tremendo que sempre assustou e seduziu os Profetas. Um deles, Ezequiel, até enlouqueceu (e até comia merda). Eu já disse aqui que o recurso á contradição é típico de certas teologias para mostrar o quanto Deus é incompreensível. O Alcorão também recorre á contradição ao falar de Deus.
Não sei se há lógica. A ideia que há uma essência chamada Deus que é impenetrável (algo como a coisa em si de Kant), e que Pai, Filho e Espírito Santo são as 3 actividade ou hypostases dessa essência a que não temos acesso pela razão.
A trindade surge como necessidade para explicar como pode Deus agir. O Deus de Aristóteles era definido como sendo imóvel (uma das caracteristicas da perfeição da essência). E a criação brotava desse Deus, sem que ele tivesse grande consciência desse fato. Mas Javé não é um Deus imóvel e por isso era necessário fugir um pouco da ideia de essência de Aristoteles. Daí a trindade... que são as actividades de Deus. Só que eu não sei como pode uma essência perfeita se desmultiplicar. Se é perfeita deveria existir em autocontemplação passiva de si mesmo, como Aristoteles dizia...
Por que nâo haveria lógica nesta ídéia?Vc nâo colocou a razâo.
E a explicaçâo baseada em Aristóteles nâo é um argumento filosófico contra a Trindade,mas um postulado cultural sobre sua origem.
-
o pensador escreveu:O Enviado:Então com seria deus sem a criatura preferida dele ??? Aqueles que ele levaria para ir morar com ele.
Os seres humanos nâo sâo extensôes de Deus,apenas suas criaturas especiais.Bom... Aqui vc me superou ....![]()
![]()
[/color][/b]
Duvido![]()
Não foi isso que perguntei !!!! Eu perguntei como seria deus sem sua criatura pensante...
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado
-----------------------
O Enviado
o pensador escreveu:L O S T escreveu:o pensador escreveu:L O S T escreveu:Não há contradição nenhuma... porque a trindade foi criada para ser contraditória e assim mostrar que o mistério de Deus não pode ser alcançado recorrendo á nossa lógica. A crença, que vêm dos profetas é que Deus é insondável. É o mistério tremendo que sempre assustou e seduziu os Profetas. Um deles, Ezequiel, até enlouqueceu (e até comia merda). Eu já disse aqui que o recurso á contradição é típico de certas teologias para mostrar o quanto Deus é incompreensível. O Alcorão também recorre á contradição ao falar de Deus.
Não sei se há lógica. A ideia que há uma essência chamada Deus que é impenetrável (algo como a coisa em si de Kant), e que Pai, Filho e Espírito Santo são as 3 actividade ou hypostases dessa essência a que não temos acesso pela razão.
Por que nâo haveria lógica nesta ídéia?Vc nâo colocou a razâo.
E a explicaçâo baseada em Aristóteles nâo é um argumento filosófico contra a Trindade,mas um postulado cultural sobre sua origem.
A ideia parece coerente, mas eu não percebo porque uma essência perfeita, que não precisa de nada, tem de ter hypostases ou atividades. Para quê? Seria mais simples encarar javé tal como ele é na Biblia em vez de recorrer á filosofia Grega para tentar demosntrar que o Deus Grego de Platão e Aristoteles é na verdade Javé. E na Biblia, Javé é aquilo que faz. De acordo com alguns eruditos, o nome javé não quer dizer aquele que é, mas aquele que faz. esta confusão, de dizer que eele é aquilo que é pode ter iniciado a maluquice toda de tentar identificar Javé com o Deus metafísico dos Gregos...
- Flavio Costa
- Contato:
o pensador escreveu:Flavio Costa escreveu:Só tenho como concordar...
E compartilhar da insanidade deste louco esquizofrênico que nunca transmitiu uma idéia coerente desde quando entrou no fórum?Bem,vc é quem sabe..
O que eu iria falar ele mesmo já falou: ele está de sacanagem, está se divertindo. Você parece que leva mesmo a sério essa coisa de ser um grande físico, filósofo, matemático, escritor e teólogo, aí a coisa fica preocupante...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- videomaker
o pensador escreveu:videomaker escreveu: Bom pensador eu prefiro ficar com essa :
Jesus NUNCA disse QUE ERA DEUS !
Serve ?
um abraço.
Jesus disse várias vezes que era Deus.(Joâo cap.10:30;um exemplo).
Negativo , não disse !
E nenhum lugar da biblia Jesus diz EU SOU DEUS.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Carlos Castelo
Na verdade o que o pensador quer é tirar água de pedra, uma pessoa de sã consciência não chegaria ao ridículo que ele chegou!
Deus ao mesmo tempo que é um é três, ou pode ser dois em um, ou pode ser apenas um...
Por que não admitir que a igreja católica se apossou, copiou a trindade das religões pagãs para agradar aos futuros convertidos?
Essa historinha só funciona mesmo para as aulas de catecismo, e olhe lá1

Deus ao mesmo tempo que é um é três, ou pode ser dois em um, ou pode ser apenas um...
Por que não admitir que a igreja católica se apossou, copiou a trindade das religões pagãs para agradar aos futuros convertidos?

Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Carlos Castelo escreveu:Na verdade o que o pensador quer é tirar água de pedra, uma pessoa de sã consciência não chegaria ao ridículo que ele chegou!![]()
Começo acreditar que o Pensador é realmente doente... Não possível uma pessoa normal, fazer questão de pagar tantos King-Kongs... Não é possível !!!!
E ainda se acha o bom !!!
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado
-----------------------
O Enviado