Por que eu questiono o Evolucionismo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Por que eu questiono o Evolucionismo!

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Segundo o Docdeoz, se algumas pessoas usaram o evolucionismo como pretexto para fazer coisas erradas, então o evolucionismo é falso.

Se algumas pessoas usaram bisturis para matar, vamos acabar com os bisturis.
Se a teoria da relatividade resultou na bomba atômica, então a teoria da relatividade é falsa.

Essa é a mesma lógica usada por alguns ateus ao desconsiderar a religião... Estão ambos errados.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

docdeoz escreveu:Mas é a :emoticon19: MESMA ARGUMENTAÇÃO USADA CONTRA A RELIGIÃO...

Exato... só que um erro não justifica o outros.
Se alguns pensam que isso é argumento, mas estão errados, e, você usa a mesma argumentação... então está errado também.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu:Mas é a :emoticon19: MESMA ARGUMENTAÇÃO USADA CONTRA A RELIGIÃO...

Se a religião se proclama a defensora da virtude e da moralidade, seus seguidores deveriam ser exemplos.
A ciência é amoral. Descreve os fatos sem tomar partido.

Se os religiosos pregam uma coisa mas fazem outra, o que podemos concluir?

A religião também é amoral, descreve os fatos sem tomar partido, além de explicar os resultados das duas escolhas possíveis... a de ignorar o que dizem e a de seguir e praticar.

Se alguns religiosos pregam uma coisa e fazem outra, podemos concluir o mesmo que Cristo concluiu... Que são hipócritas, cegos guiando cegos que pregam preceitos humanos como se fossem de Deus.

Não adianta ficar bravo com a argumentação dele, e fazer a mesma argumentação ao contrario... continua sendo o mesmo erro, só que no outro extremo.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Se a religião se proclama a defensora da virtude e da moralidade, seus seguidores deveriam ser exemplos.
A ciência é amoral. Descreve os fatos sem tomar partido.

Se os religiosos pregam uma coisa mas fazem outra, o que podemos concluir?

A religião também é amoral, descreve os fatos sem tomar partido, além de explicar os resultados das duas escolhas possíveis... a de ignorar o que dizem e a de seguir e praticar.

Se alguns religiosos pregam uma coisa e fazem outra, podemos concluir o mesmo que Cristo concluiu... Que são hipócritas, cegos guiando cegos que pregam preceitos humanos como se fossem de Deus.

Não adianta ficar bravo com a argumentação dele, e fazer a mesma argumentação ao contrario... continua sendo o mesmo erro, só que no outro extremo.
Não é a mesma coisa.
A ciência não possui regras de conduta, a religião sim.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

A religião é amoral?? Desde quando?
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:A religião também é amoral, descreve os fatos sem tomar partido, além de explicar os resultados das duas escolhas possíveis... a de ignorar o que dizem e a de seguir e praticar.

A religião impõe uma moral sob ameaças e sem dar justificativas que não sejam "Deus mandou, aceite!".

A religião é perigosa justamente por causa disto, por desestimular o questionamento e pregar a obediência cega.

Se o argumento para adotarmos uma religião é nos tornarmos morais, deveríamos ver isto acontecendo, mas o que temos é a moralidade dependendo da pessoa e não de sua religião ou da ausência dela.

Sim, eu entendo que criticar os religiosos não implica (necessariamente) em criticar a religião, mas um religioso imoral é muito mais grave que um cientista imoral, já que a ciência não impõe regras de moral. Estas cabem aos indivíduos.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Anna escreveu:A religião é amoral?? Desde quando?

Pois é... o nadasei patinou legal na maionese! :emoticon16:

Desde quando religiões são amorais a partir do momento que se "obriga" a seguir uma monte de regras comportamentais?
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Johnny

Re.: Por que eu questiono o Evolucionismo!

Mensagem por Johnny »

Homens são homens e instituições são instituições. Nunca coloquei aqui que uma instituição seja responsável por isso ou aquilo porque quem cria e administra uma instituição são pessoas e portanto TODAS falíveis e CHEIAS de vícios e defeitos. A culpada pela morte de milhares em Hiroshima não foi a bomba e sim que a jogou. Idem para outras atrocidades bélicas. O mesmo ocorre com pessoas que usam textos religiosos que já foram usados para controlar outras pessoas ainda para controle. Isso sim é que é prejudicial. Remar contra a maré dos FATOS é ilógico.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Anna escreveu:A religião é amoral?? Desde quando?

Depende da religião.

A maioria possui "mandamentos", ou seja, pregam um tipo específico de moralidade. Logo, não são amorais.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

Por que uma simples foto antiga colocaria em jogo toda evolução? :emoticon5:

Atitudes racistas de alguns evolucionistas da época não implicam em confirmação científica do fato.

Bom, se bem que já disseram que o autor do tópico é adventista... :emoticon19:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Johnny escreveu:Homens são homens e instituições são instituições. Nunca coloquei aqui que uma instituição seja responsável por isso ou aquilo porque quem cria e administra uma instituição são pessoas e portanto TODAS falíveis e CHEIAS de vícios e defeitos. A culpada pela morte de milhares em Hiroshima não foi a bomba e sim que a jogou. Idem para outras atrocidades bélicas. O mesmo ocorre com pessoas que usam textos religiosos que já foram usados para controlar outras pessoas ainda para controle. Isso sim é que é prejudicial. Remar contra a maré dos FATOS é ilógico.
As pessoas não obedecem as suas religiões?

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Ilovefoxes escreveu:
Johnny escreveu:Homens são homens e instituições são instituições. Nunca coloquei aqui que uma instituição seja responsável por isso ou aquilo porque quem cria e administra uma instituição são pessoas e portanto TODAS falíveis e CHEIAS de vícios e defeitos. A culpada pela morte de milhares em Hiroshima não foi a bomba e sim que a jogou. Idem para outras atrocidades bélicas. O mesmo ocorre com pessoas que usam textos religiosos que já foram usados para controlar outras pessoas ainda para controle. Isso sim é que é prejudicial. Remar contra a maré dos FATOS é ilógico.
As pessoas não obedecem as suas religiões?

O ser humano, como ser gregário, abriu mão de sua vontade para ser submisso ao estado e sobreviver... Não é tão fácil analisar esta tua colocação pois apresenta várias conotações e matizes filosóficos que vem desde o tempo dos gregos...

Por que o homem tem medo da liberdade??? :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Jeanioz escreveu:
docdeoz escreveu:
Jeanioz escreveu:Novamente criacionistas tentando resolver questões científicas com ideologia política... :emoticon8:

Número 4-

Do que você acha que trata o livro CONTRA O MÉTODO, de Paul Feyerabend...?

Cientista como Dawkins não são pagos com o dinheiro do povo para dizerem no que o povo deve acreditar...

De qualquer maneira Dawkins aprendeu que o nome Deus vende... :emoticon19:

Minha afirmação continua verdadeira.

Por que ideologia política não é uma questão científica? Quem resolveu que seria assim??? :emoticon19:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Mucuna escreveu:
docdeoz escreveu:
SickBoy escreveu:praticamente tudo na época possuia um viés racista. era o pensamento dominante. a ICAR também estava nessa :emoticon19:

Número 3- OS afro-americanos APENAS CONSEGUIRAM SEUS DIREITOS CIVIS EM 1960 NOS usa E AINDA ESTÃO LUTANDO PARA TEREM UM TRATAMENTO IGUALITÁRIO- passou um documentário no GNT- BLUE EYES...que submetia os blue eyes às mesmas humilhções que um afro-amerciano passa nos USA...

Outrossim, do que vocês acham que trata o livro GERMES, ARMAS E AÇO de Jared Diamond? Do preconceito que os europeus e americano tem de outros povos, aborígenes, por exemplo, em relação a "cultura primitiva"... :emoticon19:

Leu o livro?

Li o livro e mais COLAPSO. No Armas Jared chama a religião de cleptocracia. No Colapso, ao analisar os Vikings da Groenlândia, ele acha que a relgião tem algum significado quanto a sobrevivência, pois 400 anos é um bom tempo-a civilização capitalista atual tem menos tempo... :emoticon19:

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

Doc...

é serio, apenas utilize seu intelecto q sei q deve ser maior q o meu inclusive...

Adão ??? costela ??? Cobra falante e com pernas ??? Diluvio ????
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

DIG

Mensagem por DIG »

AzraelOldschool escreveu:Doc...

é serio, apenas utilize seu intelecto q sei q deve ser maior q o meu inclusive...

Ta tudim na bríbria, incréw :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: !

AzraelOldschool

DIG escreveu:
AzraelOldschool escreveu:Doc...

Ta tudim na bríbria, incréw :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: !

o fato das cobras perderem as pernas ñ seria uma forma de evolução ???? :emoticon12:

Ubuntu então...

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

desonestidade é uma merda

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

Eu questiono o Evolucionismo por outros motivos..
:emoticon5:

Um deles é que tem evolucionistas tentanto a todo custo provar a evolução com fraudes pra lá de bestas! :emoticon22: .. vez em quando aparece um...
Fora os absurdos de algumas pesquisas sérias na área. Algumas até tem um certo sentido, confesso! .. mas outras ... :emoticon5:

Caro C :emoticon16: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Os emoticons do Caro Colégua são inversamente proporcionais aos seus argumentos... :emoticon131:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Usuário deletado escreveu:
Caro Colega escreveu:Eu questiono o Evolucionismo por outros motivos..

Um deles é que tem evolucionistas tentanto a todo custo provar a evolução com fraudes pra lá de bestas! :emoticon22: .. vez em quando aparece um...
Fora os absurdos de algumas pesquisas sérias na área. Algumas até tem um certo sentido, confesso! .. mas outras ... :emoticon5:

Poste os tais absurdos.

- Espere sentado...
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

DIG

Mensagem por DIG »

Ateu Tímido escreveu:Os emoticons do Caro Colégua são inversamente proporcionais aos seus argumentos... :emoticon131:

Deve ser pra equilibrar bem :emoticon19:

DIG

Mensagem por DIG »

Usuário deletado escreveu:
Caro Colega escreveu:Eu questiono o Evolucionismo por outros motivos..

Poste os tais absurdos.

Caro colégua...?
:emoticon30:

AzraelOldschool

pois eh ñ é nenhum absurdo dizer q do barro e de uma costela a raça humana surgiu, mto menos absurdo é acreditar na cobra falando

imagina... ta la o Grand Canion pra provar o diluvio e td mais vcs incredulos são phoda

Ubuntu então...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz escreveu:
Jeanioz escreveu:
docdeoz escreveu:
Jeanioz escreveu:Novamente criacionistas tentando resolver questões científicas com ideologia política... :emoticon8:

Número 4-

Do que você acha que trata o livro CONTRA O MÉTODO, de Paul Feyerabend...?

Cientista como Dawkins não são pagos com o dinheiro do povo para dizerem no que o povo deve acreditar...

De qualquer maneira Dawkins aprendeu que o nome Deus vende... :emoticon19:

Minha afirmação continua verdadeira.

Por que ideologia política não é uma questão científica? Quem resolveu que seria assim??? :emoticon19:

Simples: Ideologias políticas não são capazes de mudar as leis da física, da química, etc.! Óbvio, não? :emoticon16:

Ou a Terra se achataria e se tornaria plana somente por um causa de um movimento político católico da idade média??? :emoticon12:

Ou pior: uma ideologia seria capaz de distorcer todas as leis do universo a ponto de fazer um monte de barro e uma costela se transformarem em gente??????? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

(Claro, há as chamadas "ciências políticas", o que não entra no mérito da questão.)
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado