Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Você nega que a inquisição dava um veredicto de quem era pecador ou não, e que para livrar-lhes a alma do inferno, queimavam afim de purificar os pecados ?

-

Derrepente ninguém sabe nada, e tudo é subjetivo ahhhhhhhhhhh.... com todo respeito... é foda...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Fedidovisk escreveu:Você nega que a inquisição dava um veredicto de quem era pecador ou não, e que para livrar-lhes a alma do inferno, queimavam afim de purificar os pecados ?

-

Derrepente ninguém sabe nada, e tudo é subjetivo ahhhhhhhhhhh.... com todo respeito... é foda...

Mais uma demonstração explícita de ignorância histórica...
A Inquisição não dava veredicto sobre quem era pecador ou não, já que para a Igreja todos somos pecadores. Se fosse queimar quem pecasse, iria extinguir a raça humana.
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Então ela era corrupta ?

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Fedidovisk escreveu:Então ela era corrupta ?

Why?
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Política.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Eu jamais poderia dizer isso, mas por um motivo bem simples: eu não tenho qualquer poder de dizer que alguém esteja no inferno. :emoticon4:


Não se trata de poder, apenas de coerência para com a crença que professa, que dita clara, explícita e doutrinariamente que quem morre em pecado mortal vai para o Inferno.

O único modo de você conciliar dúvidas a este respeito com a consistência de sua crença é não tendo certeza se alguém já morreu em pecado mortal, conforme as definições católicas, coisa difícil de se crer.

É possível plenamente ter dúvidas, segundo a doutrina católica, se alguém morreu em pecado mortal ou não. O pecado para ser mortal, não resume-se apenas à gravidade da matéria, mas à combinação de pleno conhecimento e pleno consentimento. Por isso, a questão da salvação está mais ligada à questão da Graça, que à questão do pecado.


A questão do Inferno parece um tanto incômoda para a maioria dos cristãos, uma vez que quando colocada uma reação comum entre eles é tentar sair pela tangente.

Como no caso acima, em que a dúvida, posta nos termos da doutrina católica, sobre se há ou não alguém no inferno é atrelada a uma alegada incerteza sobre se algum homem em toda a História teria faltado com a fé e cometido más obras de pleno conhecimento e consentimento.

Não apenas vemos isto todos os dias, como diante da longa lista de personagens cujas obras incluem assassinato, tortura, escravização e opressão de povos inteiros, supor que tais agiam por desconhecimento ou inconscientemente, ou mesmo, que possuíam fé verdadeira oculta por seus atos monstruosos é de uma ingenuidade risível.

Ou de um escapismo idem.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Fedidovisk escreveu:Política.

Why?
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
AzraelOldschool
Mensagens: 221
Registrado em: 10 Jul 2007, 22:43
Localização: São Paulo - int.

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por AzraelOldschool »

Alter-ego escreveu:1. Sim, a Bíblia fala de pessoas que foram ao céu. A Igreja também. A Igreja não afirma "fulano está no inferno";
2. Contar uma história para passar uma mensagem (dizendo claramento que o está fazendo) é mentir? Nem omissão poderia ser...


gosto muito de ler seus posts (msm ñ acreditando na mesma coisa q vc) porem...

1- ok nem eu e nem vc estamos falando sobre a mesma coisa (na vdd usei de ironia qnto seu argumento de ter ou ñ poder de dizer algo, uma brincadeira que tlvz vc ñ tenha interpretado da maneira correta)

enfim

2- aham


Definição de Parábola:

- Narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca outra realidade de ordem superior ( Dicionário Aurélio p 513)


Definição de Mentira do priberam...

do Lat. mentita, sob o influxo de mentir?

s. f.,
afirmação contrária à verdade;
falsidade;
ficção;
ilusão;
juízo errado;
indução em erro;
persuasão falsa.

observe a 3ª :emoticon4:

Um “mentiroso” é uma pessoa que conta mentiras, independente da mentira vir a ser descoberta ou não. Contudo, é a gravidade das conseqüências geradas pela mentira que diferenciará a tolerância da sociedade ao mentiroso.( fonte wikipédia)

o que nos leva a crer (levando ao pé da letra) que independente dos motivos e ou a forma como se faz... narrar um fato fictício é mentira sim

qual o contrario de "fato fictício" ?

ja que tenho que levar ao pé da letra todos os ensinamentos descritos na biblia (inclusive adão e eva e td mais) deveria levar ao pé da letra este fato tbm concorda ?
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Azrael, cuidado com as conclusões...
Toda mentira é uma ficção. Mas nem toda ficção, a rigor, pode ser entendida por mentira, no sentido de afirmação contrária à verdade ou indução ao erro.
No teatro se faz mentira ou ficção?
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
AzraelOldschool
Mensagens: 221
Registrado em: 10 Jul 2007, 22:43
Localização: São Paulo - int.

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por AzraelOldschool »

Alter-ego escreveu:Azrael, cuidado com as conclusões...
Toda mentira é uma ficção. Mas nem toda ficção, a rigor, pode ser entendida por mentira, no sentido de afirmação contrária à verdade ou indução ao erro.
No teatro se faz mentira ou ficção?



No teatro se interpreta uma estória. (apesar q... as vezes pode ser somente uma leitura de poesias)

Os "atores" no teatro interpretam a narrativa dessas estórias, através de atuações, seja ela uma estória ficticia ou ñ.

cabe bem a citação...
"Um “mentiroso” é uma pessoa que conta mentiras, independente da mentira vir a ser descoberta ou não. Contudo, é a gravidade das conseqüências geradas pela mentira que diferenciará a tolerância da sociedade ao mentiroso."

No caso EU acho q as ficções contadas pelas igrejas trazem conseqüências gravíssimas a sociedade, o que não ocorre com atores representando Romeu e Julieta.
Acredito que não sou apenas eu afinal o nome deste site é Religião é veneno, nisso tens que concordar.

mas volto a dizer gosto de seus posts
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

AzraelOldschool escreveu:
Alter-ego escreveu:Azrael, cuidado com as conclusões...
Toda mentira é uma ficção. Mas nem toda ficção, a rigor, pode ser entendida por mentira, no sentido de afirmação contrária à verdade ou indução ao erro.
No teatro se faz mentira ou ficção?



No teatro se interpreta uma estória. (apesar q... as vezes pode ser somente uma leitura de poesias)

Os "atores" no teatro interpretam a narrativa dessas estórias, através de atuações, seja ela uma estória ficticia ou ñ.

cabe bem a citação...
"Um “mentiroso” é uma pessoa que conta mentiras, independente da mentira vir a ser descoberta ou não. Contudo, é a gravidade das conseqüências geradas pela mentira que diferenciará a tolerância da sociedade ao mentiroso."

No caso EU acho q as ficções contadas pelas igrejas trazem conseqüências gravíssimas a sociedade, o que não ocorre com atores representando Romeu e Julieta.
Acredito que não sou apenas eu afinal o nome deste site é Religião é veneno, nisso tens que concordar.

mas volto a dizer gosto de seus posts

Meu chapa,
se já entrarmos na questão de a Igreja mentir ou não já vamos a outra seara. Na discussão em questão eu dizia que Jesus não estava contando uma mentira, mas fazendo uma alegoria. Algo como Platão narrando o mito da caverna. No texto do Evangelho, fica claro que Jesus estava contando uma parábola. Entenda, eu como católico acredito na existência do Inferno, mas daí a usar esse trecho para dizer que aquele homem está no inferno não dá, visto que o homem é um personagem fictício. Fui claro?

Abraço
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Eu jamais poderia dizer isso, mas por um motivo bem simples: eu não tenho qualquer poder de dizer que alguém esteja no inferno. :emoticon4:


Não se trata de poder, apenas de coerência para com a crença que professa, que dita clara, explícita e doutrinariamente que quem morre em pecado mortal vai para o Inferno.

O único modo de você conciliar dúvidas a este respeito com a consistência de sua crença é não tendo certeza se alguém já morreu em pecado mortal, conforme as definições católicas, coisa difícil de se crer.

É possível plenamente ter dúvidas, segundo a doutrina católica, se alguém morreu em pecado mortal ou não. O pecado para ser mortal, não resume-se apenas à gravidade da matéria, mas à combinação de pleno conhecimento e pleno consentimento. Por isso, a questão da salvação está mais ligada à questão da Graça, que à questão do pecado.


A questão do Inferno parece um tanto incômoda para a maioria dos cristãos, uma vez que quando colocada uma reação comum entre eles é tentar sair pela tangente.

Como no caso acima, em que a dúvida, posta nos termos da doutrina católica, sobre se há ou não alguém no inferno é atrelada a uma alegada incerteza sobre se algum homem em toda a História teria faltado com a fé e cometido más obras de pleno conhecimento e consentimento.

Não apenas vemos isto todos os dias, como diante da longa lista de personagens cujas obras incluem assassinato, tortura, escravização e opressão de povos inteiros, supor que tais agiam por desconhecimento ou inconscientemente, ou mesmo, que possuíam fé verdadeira oculta por seus atos monstruosos é de uma ingenuidade risível.

Ou de um escapismo idem.


É um problema sério...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

Alter-Ego você é ateu ? :emoticon5:

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Fedidovisk escreveu:Alter-Ego você é ateu ? :emoticon5:

Why?
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Sei lá... as vezes você parece uma versão "Video Maker" supostamente católica... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

É? :emoticon5:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Você sabe que o VM é ateu né ?!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Isso porque ele não conheceu o Catholico

:emoticon266:


Bjs


Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

É!... :emoticon13:

Bons tempos...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Eu conheci um finale de "Chatolico".

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Um finale ??


Bjs


Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Ah, tá ! Vc é forista antigo, né ?


Bjs


Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Ehhhh... haeuaehaeuaheaue :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:uma pergunta simples e direta: você seria feliz em um paraíso se sua filha não pudesse estar nele?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu E A TUA CASA.


[filho besta]papai, tu acreditas em jesus e segues o seu caminho de virtude. Não faz mal eu ser um FDP... através de ti já está garantida a minha salvação[/filho besta]

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

NadaSei escreveu: A saída é simples, o ser humano superaria os sentimentos, não sendo mais controlado por eles, ao invés disso, controlaria eles.
O que significa que poderia sentir amor por todos eles, sem sentir a falta dos mesmos.
Só assim funciona uma vida eterna, pois muitas pessoas deixaremos de ver para sempre, mesmo que não pela morte, por irem a outros lugares distantes de nós.
A única forma de superar todos os sofrimento, é estar no controle dos sentimentos e não ser mais levado por eles.



Que coisa mais sem nexo. Primeiro separa o sentimento do homem (um dualismo besta)... Depois uma contradição (ama, mas se o objecto do amor estiver a arder no inferno, não faz diferença nenhuma).

Trancado