Vida Inorgânica...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Estou de saco cheio mas não abro mão de carregá-lo, gosto deste fardo e minhas dores de cabeça são a essencia do perfume que falaste acima...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Não uso o nome Deus pra não causar confusão.
Numa definição para leigos, sou ateu.
Posso dizer que sou monista-panteísta: existe algo que permeia o todo e este todo, em cada uma das suas facetas, é a própria manifestação desse algo.
A vida humana por exemplo, ela depende totalmente do corpo físico pra se manifestar mas possui características que transcendem um simples corpo físico (consciência, vontade, direção, auto-reflexão)... mas tudo isso não existe sem um corpo. Estude o conceito de 5 agregados, é do que estou falando.
Agnóstico nem de perto, não acredito em nenhuma realidade que ultrapasse o universo mesmo, o que é bem diferente do "se existe, não interfere".
E mesmo a forma não manifesta está imanente, não é transcendente... uma das maneiras de se entender a forma não manifesta é potencialidade... um potencial está presente na realidade manifesta, não transcende a ela. O potencial da árvore está presente na semente, não transcende a mesma.

Putz, que estranho...
Tipo, eu basicamente poderia me definir como monista-panenteísta. :emoticon16:
Mesmo que no fundo, a transcendência seja apenas uma forma mais simplista de compreender algo um tanto indecifrável.

Digo isso por enxergar a transcendência mais como uma analogia que facilite nossa compreensão.
Por exemplo, podemos imaginar um mundo virtual em um computador.
Aquele mundo criado é o universo, já o computador e o processador que criam aquele mundo, transcendem o mundo em si.
Se você for olhar bem isso... as duas coisas são inseparáveis e o que se chama de "dentro" ou "fora", são na realidade parte da mesma unidade e não ficam de fato "dentro" ou "fora" de nada... isso é uma linguagem relativa.

A transcendência de fato, apenas diz que Deus não é apenas o que é manifesto, no que pode ser visto e percebido. A "origem" do que se manifesta, está no "não-manifesto" (o processador).
Outra coisa que esse conceito diz, é que o manifesto não reina sobre o não-manifesto, mas é o contrario que acontece.
O mundo virtual não tem poder sobre o processador que o cria, nada nesse mundo virtual vai influenciar ou comandar o processador. É o processador que comanda tudo no mundo virtual.
Não sei se fui claro com essa analogia...

Você acha que alguma coisa feita em nosso universo influi no "todo"?
Essa "potencialidade" ocorre ao acaso e é afetada pela universo manifesto?

Conheci uma vez um ateu com uma visão semelhante a sua, mas ele tinha uma idéia tão diferente do materialismo, que no fim resultava na mesma metafísica de que estou falando.
Como ele reconhecia a matéria como energia, o materialismo dele pouco se diferenciava dessa metafísica.


Interessante essa analogia do processador e do mundo virtual. Vc foi bem claro sim, pois essa analogia consegue demonstrar claramente qual a sua visão. Ela pode ser tanto teísta mesmo ou ficar no agnóstica, mas definitivamente exige um Deus como base da realidade e coloca esse deus extrapolando os limites do mundo.
A minha visão é mais sistêmica, ela não coloca ordem em nada, nada é mais fundamental que nada, tudo é o todo e tudo é interativo.
Quanto a pergunta "Você acha que alguma coisa feita em nosso universo influi no "todo"?", sim, tenho certeza que influi. A única ferramenta que temos é nossa manifestação física e ela definitivamente influi no todo. Quando vc altera parte de algo, muda a configuração do todo. Realidade nada mais é do que "configuração de relações", o que importa não são os objetos, são as relações entre eles. Quando vc altera uma destas relações, altera muita coisa.
Quanto a potencialidade, potencialidade é o que não é manifesto. Potencialidade é o infinito... e ela não ocorre ao acaso, ela é característica deste universo. Por exemplo, todo governante tem o potencial para ser um grande líder ou um grande ditador, ou ainda ambos... qual realidade vai se manifestar? Veja que potencialidade é diferente de energia potencial... a melhor analogia mesmo é a da semente. Uma simples semente de maça tem a potencialidade de 1000 maças... quando for estabelecida a relação adequada (solo, água., nutrientes, tempo) ela vai se tornar estas 1000 maças. A semente são 1000 maças potenciais e os frutos da árvore são as 1000 maças manifestas. Neste exemplo, fica claro que a origem do que é manifesto (1000 maças) está no não-manifesto (semente), mas um não é superior ao outro, nem transcendente ao outro.
E só pra finalizar, materia e energia é a mesma coisa... não posso dizer que 1 semente tem a energia de 1000 maças, seria um erro de linguagem. Tem o potencial de 1000 maças, apenas isso.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Alimente os jacarés de sua própria piscina...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:


Pelo Mr. Metáfora... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:


Pelo Mr. Metáfora... :emoticon16:


Nossa Manoel... repare nos posts anteriores que tanto eu, quanto Bellé, quanto NadaSei nos servimos fartamente deste recurso linguístico.
Vou considerar psicotrópicos naturalmente produzidos pelos três, e estamos sossegados.. tranquilo??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Seria um tipo diferente de sofrimento, uma sobrecarga emocional/cultural que produz bons frutos!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:


Pelo Mr. Metáfora... :emoticon16:


Nossa Manoel... repare nos posts anteriores que tanto eu, quanto Bellé, quanto NadaSei nos servimos fartamente deste recurso linguístico.
Vou considerar psicotrópicos naturalmente produzidos pelos três, e estamos sossegados.. tranquilo??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


As do Bellé são as melhores! São curtinhas... :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Ou...

.
.
.

... é o que acontece quando você lê poesia demais!!!

.
.
.

Sai por ai falando estranho!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

Bellé escreveu:Ou...

.
.
.

... é o que acontece quando você lê poesia demais!!!

.
.
.

Sai por ai falando estranho!!!


:emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por docdeoz »

aknatom escreveu:
NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Não acredito no transcendente. Acredito que a forma manifesta é o próprio.

Se for inconsciente então estás apenas dando outro nome ao universo.
Eu sempre pensei que você fosse ateu, ou agnóstico ateu...


Não uso o nome Deus pra não causar confusão.
Numa definição para leigos, sou ateu.
Posso dizer que sou monista-panteísta: existe algo que permeia o todo e este todo, em cada uma das suas facetas, é a própria manifestação desse algo.
A vida humana por exemplo, ela depende totalmente do corpo físico pra se manifestar mas possui características que transcendem um simples corpo físico (consciência, vontade, direção, auto-reflexão)... mas tudo isso não existe sem um corpo. Estude o conceito de 5 agregados, é do que estou falando.
Agnóstico nem de perto, não acredito em nenhuma realidade que ultrapasse o universo mesmo, o que é bem diferente do "se existe, não interfere".
E mesmo a forma não manifesta está imanente, não é transcendente... uma das maneiras de se entender a forma não manifesta é potencialidade... um potencial está presente na realidade manifesta, não transcende a ela. O potencial da árvore está presente na semente, não transcende a mesma.


Se você é panteísta é teísta...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por docdeoz »

manoelmac escreveu:
docdeoz escreveu:Nesta aí também não encontrei uma fonte de energia. Já postei sobre isso na hipótese do metabolismo primordial... De qualquer maneira alguém já está admitindo: Matéria que se auto-organiza versus Deus. Como pestou prevendo logo vai sair algum conceito abstrato matemático tipo matéria escura ou o que valha dando a propriedade alfa da matéria em se auto-organizar... :emoticon12:


fo Deus que cria vida...

Isso todo mundo sabe... :emoticon13:


Um cientista sério não descarta todas as possibilidades...

Quanto ao esforço dos cientistas para manter a pesquisa dentro de um paradigma conceitual, isso vai ser postado oportunamente... Não vou postar novamente sobre a teoria do metabolismo, oportunamente....
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:


Pelo Mr. Metáfora... :emoticon16:


Nossa Manoel... repare nos posts anteriores que tanto eu, quanto Bellé, quanto NadaSei nos servimos fartamente deste recurso linguístico.
Vou considerar psicotrópicos naturalmente produzidos pelos três, e estamos sossegados.. tranquilo??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Realmente ficou difícil saber de quem ele está falando.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:Interessante essa analogia do processador e do mundo virtual. Vc foi bem claro sim, pois essa analogia consegue demonstrar claramente qual a sua visão. Ela pode ser tanto teísta mesmo ou ficar no agnóstica, mas definitivamente exige um Deus como base da realidade e coloca esse deus extrapolando os limites do mundo.
A minha visão é mais sistêmica, ela não coloca ordem em nada, nada é mais fundamental que nada, tudo é o todo e tudo é interativo.
Quanto a pergunta "Você acha que alguma coisa feita em nosso universo influi no "todo"?", sim, tenho certeza que influi. A única ferramenta que temos é nossa manifestação física e ela definitivamente influi no todo. Quando vc altera parte de algo, muda a configuração do todo. Realidade nada mais é do que "configuração de relações", o que importa não são os objetos, são as relações entre eles. Quando vc altera uma destas relações, altera muita coisa.
Quanto a potencialidade, potencialidade é o que não é manifesto. Potencialidade é o infinito... e ela não ocorre ao acaso, ela é característica deste universo. Por exemplo, todo governante tem o potencial para ser um grande líder ou um grande ditador, ou ainda ambos... qual realidade vai se manifestar? Veja que potencialidade é diferente de energia potencial... a melhor analogia mesmo é a da semente. Uma simples semente de maça tem a potencialidade de 1000 maças... quando for estabelecida a relação adequada (solo, água., nutrientes, tempo) ela vai se tornar estas 1000 maças. A semente são 1000 maças potenciais e os frutos da árvore são as 1000 maças manifestas. Neste exemplo, fica claro que a origem do que é manifesto (1000 maças) está no não-manifesto (semente), mas um não é superior ao outro, nem transcendente ao outro.
E só pra finalizar, materia e energia é a mesma coisa... não posso dizer que 1 semente tem a energia de 1000 maças, seria um erro de linguagem. Tem o potencial de 1000 maças, apenas isso.

Interessante isso tudo.
Eu sou um tanto agnóstico nesse sentido, acho essa sua visão interessante e semelhante a outras que já conhecia e questiono bastante.
Fica impossível saber o que é realmente nosso universo e o que chamamos de Deus... Atualmente estou mais no aguarde, esperando para ver. Imagino que no fim seja diferente de qualquer coisa pensada, mesmo que guarde alguma semelhança com alguma coisa pensada, não deve passar de uma boa analogia ao real.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Interessante essa analogia do processador e do mundo virtual. Vc foi bem claro sim, pois essa analogia consegue demonstrar claramente qual a sua visão. Ela pode ser tanto teísta mesmo ou ficar no agnóstica, mas definitivamente exige um Deus como base da realidade e coloca esse deus extrapolando os limites do mundo.
A minha visão é mais sistêmica, ela não coloca ordem em nada, nada é mais fundamental que nada, tudo é o todo e tudo é interativo.
Quanto a pergunta "Você acha que alguma coisa feita em nosso universo influi no "todo"?", sim, tenho certeza que influi. A única ferramenta que temos é nossa manifestação física e ela definitivamente influi no todo. Quando vc altera parte de algo, muda a configuração do todo. Realidade nada mais é do que "configuração de relações", o que importa não são os objetos, são as relações entre eles. Quando vc altera uma destas relações, altera muita coisa.
Quanto a potencialidade, potencialidade é o que não é manifesto. Potencialidade é o infinito... e ela não ocorre ao acaso, ela é característica deste universo. Por exemplo, todo governante tem o potencial para ser um grande líder ou um grande ditador, ou ainda ambos... qual realidade vai se manifestar? Veja que potencialidade é diferente de energia potencial... a melhor analogia mesmo é a da semente. Uma simples semente de maça tem a potencialidade de 1000 maças... quando for estabelecida a relação adequada (solo, água., nutrientes, tempo) ela vai se tornar estas 1000 maças. A semente são 1000 maças potenciais e os frutos da árvore são as 1000 maças manifestas. Neste exemplo, fica claro que a origem do que é manifesto (1000 maças) está no não-manifesto (semente), mas um não é superior ao outro, nem transcendente ao outro.
E só pra finalizar, materia e energia é a mesma coisa... não posso dizer que 1 semente tem a energia de 1000 maças, seria um erro de linguagem. Tem o potencial de 1000 maças, apenas isso.

Interessante isso tudo.
Eu sou um tanto agnóstico nesse sentido, acho essa sua visão interessante e semelhante a outras que já conhecia e questiono bastante.
Fica impossível saber o que é realmente nosso universo e o que chamamos de Deus... Atualmente estou mais no aguarde, esperando para ver. Imagino que no fim seja diferente de qualquer coisa pensada, mesmo que guarde alguma semelhança com alguma coisa pensada, não deve passar de uma boa analogia ao real.


" Por enquanto"? " No fim"? Você acredita mesmo que num determinado momento terá a revelação sobre o que seria " Deus"? E se forem várias coisas em forma de nada? E se você esperar até a hora da morte e nada for revelado de fato?
O que seria o " real " ? O real deve ser uma noção mais ou menos palpável por todos aqueles que se assemelham, ou seja, pelo menos dentro da mesma espécie. Por exemplo, se um Deus fosse visível e provável apenas através de algum som não captável pelo aparelho auditivo humano em sua máxima amplitude e freqüência, como alguém desta espécie poderia afirmar que ele existe? É só um exemplo, mas é um caminho...
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:Alimente os jacarés de sua própria piscina...


Cara, definitivamente... tenho dificuldades de entender a sua forma de se expressar. Sucinto ao extremo.


Psicotrópicos? :emoticon5:


Utilizados por quem? :emoticon5:


Pelo Mr. Metáfora... :emoticon16:


Nossa Manoel... repare nos posts anteriores que tanto eu, quanto Bellé, quanto NadaSei nos servimos fartamente deste recurso linguístico.
Vou considerar psicotrópicos naturalmente produzidos pelos três, e estamos sossegados.. tranquilo??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Realmente ficou difícil saber de quem ele está falando.


:emoticon16: ... eu entendi.

Alimente os jacarés de sua própria piscina = alimente suas próprias fobias/medos/neuras/sonhos/catarses/ansiedades/devaneios, considerações... :emoticon19:
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:" Por enquanto"?

Sim, por enquanto.
Não acho que Deus possa algum dia ser compreendido de fato, afinal, seria necessário onisciência pra fazer isso.
De qualquer forma, acho bem possível que possamos entender algumas coisas muito melhor do que somos capazes hoje.

Por exemplo, alguns falam sobre estarmos livres do tempo e espaço. Isso por si só já nos diria muito sobre isso, nos daria uma outra visão da questão.
Se isso não acontecer, também temos informações sobre a falsidade de certas especulações.
A união com Deus, a visão da chamada vacuidade, etc, também trazem algumas coisas.
Apo escreveu: " No fim"? Você acredita mesmo que num determinado momento terá a revelação sobre o que seria " Deus"?

Não por completo, mas talvez a capacidade de compreender melhor como funciona o universo, sua metafísica e transcendência. (se ela existir)
Apo escreveu:E se forem várias coisas em forma de nada?

Então eu saberei que estava errado e que na realidade são várias coisas em forma de nada.
Apo escreveu: E se você esperar até a hora da morte e nada for revelado de fato?

Nada ocorre "após" a morte ou na hora dela, qualquer descoberta seria feita em vida.
O "fim" que a que me referi, é na realidade o começo, a iluminação.
Seria apenas o fim da ignorância, que pode inclusive significar a constatação da nossa incapacidade de entender isso, sendo então abandonado o questionamento e junto com ele, qualquer visão pré-concebida do assunto.
Apo escreveu:O que seria o " real " ? O real deve ser uma noção mais ou menos palpável por todos aqueles que se assemelham, ou seja, pelo menos dentro da mesma espécie. Por exemplo, se um Deus fosse visível e provável apenas através de algum som não captável pelo aparelho auditivo humano em sua máxima amplitude e freqüência, como alguém desta espécie poderia afirmar que ele existe? É só um exemplo, mas é um caminho...

Sim, e é exatamente isso que ocorre.
Todo ser humano após purificar a mente, removendo assim as distorções em nossa percepção, são capazes de perceber essa mesma coisa.
Resta saber é até onde podemos compreender e é justamente isso que estou aguardando.
Editado pela última vez por NadaSei em 04 Set 2007, 20:15, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu: :emoticon16: ... eu entendi.

Alimente os jacarés de sua própria piscina = alimente suas próprias fobias/medos/neuras/sonhos/catarses/ansiedades/devaneios, considerações... :emoticon19:

O que nós não entendemos é quem é o Mr. Metáforas apontado pelo Manoelmac como usuário de psicotrópicos. :emoticon19:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

Bom... antes de mais nada estou muito contente. Este tópico tem se desenvolvido de forma tal como há muito não se via no RV.

Aknaton... suas considerações são fantásticas e eu já disse isso por MP. Não poderia concordar mais nem se eu mesma fosse capaz de sintetizar de forma tão clara a idéia de interatividade de tudo com tudo que o universo "transpira" e que é possível perceber mesmo sem a sua acuidade. :emoticon13: Se é a isso que chamam "deus" eu concordo até com a possibilidade dessa existência. Mas infelizmente é "tudo isso" que você transcreve adicionado da poluição de idéias não filtradas nem transmutadas no cadinho alquímico da "experiência do manifesto em si" que chamam e seguem como deus.

E eu concordo que o mais ínfimo ato de qualquer das entidades manifestas afeta a totalidade, já que desencadeia eventos. Mas tal ato teria que estar à mercê de uma vontade consciente, ou o simples entrechocar das partículas de nuvens de poeira estelar, ou o frenesi alimentar de bactérias preparando o bolo fecal após qualquer refeição em sistemas digestivos animais também reverberam e se fazem notar em toda parte pelo simples fato de estarem inseridos na totalidade? :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu: :emoticon16: ... eu entendi.

Alimente os jacarés de sua própria piscina = alimente suas próprias fobias/medos/neuras/sonhos/catarses/ansiedades/devaneios, considerações... :emoticon19:

O que nós não entendemos é quem é o Mr. Metáforas apontado pelo Manoelmac como usuário de psicotrópicos. :emoticon19:


Então eu não tinha entendido lhufas mesmo... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Não acredito no transcendente. Acredito que a forma manifesta é o próprio.

Se for inconsciente então estás apenas dando outro nome ao universo.
Eu sempre pensei que você fosse ateu, ou agnóstico ateu...


Não uso o nome Deus pra não causar confusão.
Numa definição para leigos, sou ateu.
Posso dizer que sou monista-panteísta: existe algo que permeia o todo e este todo, em cada uma das suas facetas, é a própria manifestação desse algo.
A vida humana por exemplo, ela depende totalmente do corpo físico pra se manifestar mas possui características que transcendem um simples corpo físico (consciência, vontade, direção, auto-reflexão)... mas tudo isso não existe sem um corpo. Estude o conceito de 5 agregados, é do que estou falando.
Agnóstico nem de perto, não acredito em nenhuma realidade que ultrapasse o universo mesmo, o que é bem diferente do "se existe, não interfere".
E mesmo a forma não manifesta está imanente, não é transcendente... uma das maneiras de se entender a forma não manifesta é potencialidade... um potencial está presente na realidade manifesta, não transcende a ela. O potencial da árvore está presente na semente, não transcende a mesma.


Queria um emoticon de queixo caído bem agora...
Imagem

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu: :emoticon16: ... eu entendi.

Alimente os jacarés de sua própria piscina = alimente suas próprias fobias/medos/neuras/sonhos/catarses/ansiedades/devaneios, considerações... :emoticon19:

O que nós não entendemos é quem é o Mr. Metáforas apontado pelo Manoelmac como usuário de psicotrópicos. :emoticon19:


É o Belléééé!!! :emoticon12:

E ele já disse em outros posts que usa... :emoticon16: :

Bellé escreveu:Eu sou "sano" fumo maconha a anos, não de forma regular, não tive problemas com vício, trabalho em um banco, faço faculdade, tenho namorada, família, amigos, compro mais livros do que leio e leio mais do que trabalho... acho que tudo é questão de saber o que você quer e fazer bem feito o que quiser... Existe um gigantesco mito envolvendo este assunto!!! :emoticon144: :emoticon144: :emoticon144:


http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=13336& ... c&start=80
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:
Najma escreveu: :emoticon16: ... eu entendi.

Alimente os jacarés de sua própria piscina = alimente suas próprias fobias/medos/neuras/sonhos/catarses/ansiedades/devaneios, considerações... :emoticon19:

O que nós não entendemos é quem é o Mr. Metáforas apontado pelo Manoelmac como usuário de psicotrópicos. :emoticon19:


É o Belléééé!!! :emoticon12:

E ele já disse em outros posts que usa... :emoticon16: :

Bellé escreveu:Eu sou "sano" fumo maconha a anos, não de forma regular, não tive problemas com vício, trabalho em um banco, faço faculdade, tenho namorada, família, amigos, compro mais livros do que leio e leio mais do que trabalho... acho que tudo é questão de saber o que você quer e fazer bem feito o que quiser... Existe um gigantesco mito envolvendo este assunto!!! :emoticon144: :emoticon144: :emoticon144:


http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=13336& ... c&start=80


AAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Trancado