Bom, estou com o Firefor (por causa das abas e porque não tinha como testá-lo eficientemente com meu veinho). Aqui ele está com 43M de ram. Deixa eu abrir o IE....25MB. Como tenho recursos, agora tanto faz pois nem sinto carga de nada. No trabalho eu testei o kuruma e o pc tinha SATA. Muitos me disseram não conseguir sequer dar boot com o kuruma (inclusive eu) com SATAII ou mesmo com o Ubuntu (já comentado aqui diversas vezes).
Quanto ao Vista, máquinas que vem com ele creio eu que sejam de marca e a MS está preocupada em vender sim para estes (HP, Dell, etc...). Idem para os Unix-Like. Meu colega que não consegue instalar o Ubuntu (ressentemente baixado) comprou um notebook que tem o mesmo instalado. O que acontece eu não sei. Muito menos como o XP consegue enxergar meu SATA II (isso realmente me intriga...)
Devo até ter comentado que outro amigo teve que pagar para um técnico desinstalar o Vista que o namorado da filha dele tinha insistido em colocar no micro HP dele (que tinha tudo original XP, Office...) e ficou uma porcaria. Já conversei com várias pessoas que disseram a mesma coisa. Esperar o Vista ficar maduro ou a MS tirá-lo do mercado (como o ME) e colocar uma coisa melhor.
Enquanto isso meu colega tenta instalar o BRoffice mas tem muita dependencia de pacotes. Falei pra ele sobre uma ferramenta que tem no Kurumin que baixa o programa e as dependencias mas não sei se tem no Ubuntu. Ele que procure.
No resto, estou muito satisfeito com o XP. Com o monitor de 19 então, nem se fala...
Já a máquina, talvez eu atualize para quad core e coloque mais uns 7 G de RAM...