Pq vc não é um professor de merda?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Apo »

Tally escreveu:Oras, no passado, evidente.Que você queria? Eu estudei em colégio de freiras, querido!!!!!!!!!!

Bem feito! :emoticon12:
Imagem

Apo

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Apo »

E eu sou "querida" e não "querido". :emoticon16:
Imagem

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Tally escreveu:Oras, no passado, evidente.Que você queria? Eu estudei em colégio de freiras, querido!!!!!!!!!!

Você é muito velha?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Tally

Mensagem por Tally »

Ora, ora! Para que você quer saber?julgue pelas minhas respostas. Eu tenho a idade que você me dá.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

Não me faça inveja.
Tally escreveu:Ora, ora! Para que você quer saber?julgue pelas minhas respostas. Eu tenho a idade que você me dá.

Já me deram como um cinqüentão ranzinza aqui.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Tally

Mensagem por Tally »

Talvez seja mesmo.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Res Cogitans

Tally escreveu:Ora, ora! Para que você quer saber?julgue pelas minhas respostas. Eu tenho a idade que você me dá.

69?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Orbe escreveu:Dificil saber se os professores é que são ruins ou os alunos das licenciaturas é que são desinteressados. Ou ambas as coisas...

Fato: Alunos de licenciatura tiram notas melhores em matérias de educação em relação às outras matérias.

Hipóteses que explicariam o fenômeno:
(1) A matéria é mais fácil.
(2) Os professores ensinam melhor.
(3) Os professores são mais negligentes.

Caso as duas primeiras sejam verdadeiras, fica evidente um problema sério no currículo de licenciatura.

Mas nada impede que os alunos interessados busquem material por si próprios. Afinal, são universitários e não crianças.

O mesmo se pode dizer de qualquer profissão, mas esta postura não seria aceita se estivéssemos falando de médicos ou engenheiros. Por que tolerar que licenciandos saiam da faculdade sem conhecer conteúdos importantes para o exercício eficaz de sua profissão, mas não tolerar que aconteça o mesmo com outras profissões?

Res Cogitans

Tally escreveu:Vamos nos entender...Nunca vi merda indo à escola, pagando faculdade,ou fazendo provas, pesquisando para teses...Mas já vi sendo graduados professores, que poderiam muito bem dar aula para
elas, caso aparecessem por lá.Não faria diferença.Quem faz a diferença não é o professor, é o aluno

Disto segue que podemos ter qualquer um como professor. Então para que investir em professores? Contratar melhores professores? Não faria sentido, já que não faz diferença a qualidade do professor.

Res Cogitans

Leo escreveu:Minhas aulas de Didática também foram inúteis. A professora só fazia testemunhos das experiências dela e durante um semestre só indicou três leituras a serem feitas. Uma comédia. Tive que chutar o balde para que neste período eu me inscreva novamente em Didática, mas com outra professora.

Falta cientificidade na Pedagogia, um pouco menos de felação em Paulo Freire faria muito bem.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
em portugal um pouco "mais" seria bom
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Res Cogitans

clara campos escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
em portugal um pouco "mais" seria bom

Então vocês estão muito mal. :emoticon16:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Algumas opiniões.

Ensinar é antes de tudo uma arte.

Como em toda arte existem os virtuoses, os talentosos, os que têm jeito para coisa e os que não têm.
Quem não tem jeito para coisa (o que inclui talento, gosto e disposição) nunca deveria ser professor. Por mais horas de estudo e leitura de técnicas pedagógicas que acumule, na melhor das hipóteses se tornará um conhecedor da arte, não um artista.

Mesmo os virtuoses, se não se dedicarem e desenvolverem sua técnica jamais passarão de uma promessa desperdiçada.

Outro ponto.
Ensinar é liderança.
O professor deve ser um líder.
Como dito antes, um professor não ensina se não faz com que seus alunos aprendam.
Fazer com que outros atinjam um determinado objetivo é liderar.

E, claro, ensinar é repartir inteligências.
Gente burra, seja na disciplina que leciona, seja no geral, deve freqüentar salas de aula apenas como aluno.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu também, por 2 anos. Depois, e até os 17 anos, em colégio de padres.

Res Cogitans

Acauan escreveu:Ensinar é antes de tudo uma arte.

Como em toda arte existem os virtuoses, os talentosos, os que têm jeito para coisa e os que não têm.
Quem não tem jeito para coisa (o que inclui talento, gosto e disposição) nunca deveria ser professor. Por mais horas de estudo e leitura de técnicas pedagógicas que acumule, na melhor das hipóteses se tornará um conhecedor da arte, não um artista.

Se houvessem mais "conhecedores da arte", eu já me dava por satisfeito.
Embora considere que ensinar também é uma arte, eu prefiro a abordagem que ensinar é uma ciência. Todo corpo de eventos que podem ser correlacionados, em âmbito estatístico, em termos de causa e efeito são objetos da ciência. Então, pode-se SIM saber quais métodos em geral dão mais certo com quais perfis de alunos. Quais avaliações oferecem melhor resultado etc etc etc

Um exemplo de professor artista: Walter Lewin do MIT, procure uma aula dele no youtube.

Outro ponto.
Ensinar é liderança.
O professor deve ser um líder.
Como dito antes, um professor não ensina se não faz com que seus alunos aprendam.
Fazer com que outros atinjam um determinado objetivo é liderar.

Sim, liderança é um dos atributos que um bom professor deveria ter.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Res Cogitans escreveu:Se houvessem mais "conhecedores da arte", eu já me dava por satisfeito.

No Brasil, se houvesse um punhado por escola já seria uma revolução, lembrando que mesmo conhecedores da arte devem ter aptidão pessoal.

Res Cogitans escreveu:Embora considere que ensinar também é uma arte, eu prefiro a abordagem que ensinar é uma ciência. Todo corpo de eventos que podem ser correlacionados, em âmbito estatístico, em termos de causa e efeito são objetos da ciência. Então, pode-se SIM saber quais métodos em geral dão mais certo com quais perfis de alunos. Quais avaliações oferecem melhor resultado etc etc etc.

O problema é que muitas das variáveis envolvidas são subjetivas, intuitivas e criativas, difíceis de padronizar.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Res Cogitans escreveu:
Tally escreveu:Vamos nos entender...Nunca vi merda indo à escola, pagando faculdade,ou fazendo provas, pesquisando para teses...Mas já vi sendo graduados professores, que poderiam muito bem dar aula para
elas, caso aparecessem por lá.Não faria diferença.Quem faz a diferença não é o professor, é o aluno

Disto segue que podemos ter qualquer um como professor. Então para que investir em professores? Contratar melhores professores? Não faria sentido, já que não faz diferença a qualidade do professor.

Exatamente. Seríamos todos autodidatas. Os dois lados são parte da equação. Não tem jeito.
Se a pessoa tem vocação para o audidatismo, e assume os riscos de seu próprio auto-aprendizado, que não vá à escola. Mas o sistema e o mercado pedem que se vá. E que se vá às melhores. Deve haver um bom motivo para a imposição desta regra. E ela deve ser - obviamente - a constatação de a entidade, a instituição escolar ( com seu corpo docente ) são ideais para a formação do indivíduo e dos grupos.

Então, a premissa sobre o aluno ser o mais importante é falsa.
Imagem

André

Mensagem por André »

Já lecionei em colégios públicos. Já lecionei em colégios particulares como substituto. Ensino fundamental e médio. Acabei de ser selecionado para o mestrado, e depois de concluir penso em lecionar em universidades.

Acredito que tenho vocação, enquanto a maioria dos meus colegas no estagio reclamavam das dificuldades, eu estava feliz pela oportunidade, e saía das salas feliz. Os meus alunos em avaliação anônima me avaliaram muito bem, média acima de 9, sendo que muitos escreveram redações dizendo que eu tenho vocação, que fiz eles participarem quando em geral são meros espectadores das aulas. O que eles mais reclamaram foi a dificuldade da prova que fiz, no entanto, apesar da avaliação geral que a prova foi difícil, a média de toda turma aumentou. E as notas na prova da maioria foram boas.

Mas claro já tive maus momentos, me senti “um professor de merda”, especialmente em uma turma de colégio particular que não consegui fazer quase um terço da turma se interessar. Fiquei sabendo que com essa turma sempre era assim, mas ainda fiquei insatisfeito, queria ter conseguido mudar essa tendência.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Trancado