Apresentação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Apresentação

Mensagem por Fernando Silva »

Lúcifer escreveu:Me falha de minha memória agora o nome de uma mulher que poderia ser chamada de "A mãe da matemática, graças aos seus estudos e realizações, mas por ser mulher, foi condenada a morte. É isso que se espera no cristianismo. O papai-patrão fala e todos obedecem. A mamãe-dona de casa só tem o dever de procriar e cuidar da casa.

Talvez seja Hipátia, cientista, filósofa, matemática e diretora da biblioteca de Alexandria, que "São" Cirilo mandou esfolar viva no século V.
Lúcifer escreveu:Até o começo do século vinte era tabu as mulheres terem uma colocação profissional que a colocasse acima do homem.

Elas também não podiam votar porque havia o risco de elas cismarem de votar diferente do marido.
Lúcifer escreveu:E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Vesálius, que pesquisou o sistema circulatório, só escapou da Inquisição porque era o médico do rei.
Lúcifer escreveu:Agora eu pergunto, vale a pena viver sob o domínio de uma religião que ahca melhor você não fazer nada de útil ao seu próximo por acharem que é pecado?

E que já achou que médicos contrariam a Deus por tentarem curar as doenças que ele enviou?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:Sexo é importante, mas fazendo sexo e idolatrando ídolos não vai pra frente.

Por que não?
vega! escreveu: Na sua opinião , o monoteísmo foi importante ou não pra humanidade ( não to falando da religião católica )

Não. Não vejo diferença entre se adorar uma coisa que não existe e várias.
vega! escreveu:Ps - É provavel que sem a religião católica não tivessemos também grandes pinturas de santos e tantas obras lindas da Renascença

Sem a religião grega, egípcia, romana, babilônica não teríamos um monte de obras da antiguidade.
Será que as pessoas só conseguem criar quando acreditam num deus?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:O que foi o cânon ?
Ps - Vou procurar no google, mas me explica o que é plz

O cânon é a seleção de livros que formam a Bíblia.
São os livros que a Igreja disse que estão valendo. O resto ela destruiu. Só escaparam alguns poucos, enterrados ou em lugares distantes.
Mas é apenas a opinião daquelas pessoas, naquela época.

zencem

Mensagem por zencem »

Sr. Incógnito escreveu:
zencem escreveu: nos obriga a frequentar a igreja

Errado!

Errado é o que faz a igreja, garantindo satisfazer a sua voracidade por domínio, quando num período de desamparo do frágil início de vida de um ser humano, com a contribuição e cumplicidade de seus pais já alienados, constrói aqueles corredores que se usam para levar animais para seus próprios cercados, para desclitorizar o seu sentido de liberdade, através de batismos, crismas e/ou doutrinações, para deixar, a sua indefesa primeira memória, chapada e anestesiada por obscurantismos e superstições que vão condicionar e influenciar o seu pensamento para o resto da vida.

Dá uma relida, pra refrescar a memória, neste tópico tão esclarescedor:

O Despertar da Existência

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

vega!

Mensagem por vega! »

Fernando Silva escreveu:
vega! escreveu:Sexo é importante, mas fazendo sexo e idolatrando ídolos não vai pra frente.

Por que não?
------------------
Porque deixamos de ser homens e começamos a virar simplesmente animais.
VEGA SCORPIUS

zencem

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Por que não?

Infelizmente, o patamar de um homo sapiens é alcançado apenas por uma raridade, entre aqueles que, não sei porque, não deveriam ser, tambem, animais.

Principalmente, porque, o obscurantismo implantado, não permite até que ele alcance a razão que lhe cabe, e que poderia elevar seu padrão de inteligência, acima do naturalmente instintivo.

Isto o torna um animal confuso e irracional, (que, a bem da verdade, não deveria ser o atributo correto de nossos outros irmãozinhos), incapaz de, siquer, compreender seus instintos, dotados pela natureza, para servir de guia comportamental de sobrevivência.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Por que não?

Tudo bem, tudo bem, pois então não faça sexo e se torne um ser iluminado.
Eu sou um caso perdido e vou continuar fazendo.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Por que não?
------------------

E não é o que somos?
Nós somos, na verdade, animais com uma ridícula concepção que somos melhores do que os outros animais por termos uma ascendência "divina".
Imagem

Lúcifer
Contato:

Re.: Apresentação

Mensagem por Lúcifer »

Embora não seja um livro ateista, eu aconselho a você a ler "Por que O Cristianismo Não Funciona" de Bretner Vidovix; editora Komedi.

Nesse livro o autor explica como é feita a programação das várias instituições religiosas e como se livrar dessa programação.

Repito: Não é um livro ateu, mas é um bom começo para você entender a podridão religiosa. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Sr. Incógnito escreveu:
Fernando Silva escreveu:Em resumo: não precisamos mudar nossa vida por causa de Sócrates

Errado!

Por que é errado e não certo??

Lúcifer escreveu:E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Errado!
E o que que tem Galileu?

Acho que você cabulou nessa aula, né? Ou você não se lembra que Galilei foi ameaçado de morte por provar que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário? Para escapar vivo, ele precisou se desmentir. Aí é que veio a famosa frase: "Mas que ela gira, ela gira!"
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

vega! escreveu:
Lúcifer escreveu:Fernando, obrigado pela resposta.
Vega, vamos supor que a Wica tivesse "dominado" o mundo. Será que seria assim tão terrível? Ela era pouco parecida com a religião grega.
A religião grega consistia em vários deuses e deusas e ninguém era forçado a idolatrar aquele ou esse. Tudo bem que em cada cidade tinha o seu deus protetor mas as pessoas eram livres para escolher.
Com o cristianismo não é assim. Ou você escolhe servir a Deus ou vai queimar no inferno.
É assim que um suposto deus misericordioso angaria os seus fiéis? Com medo e ameaça?

Me falha de minha memória agora o nome de uma mulher que poderia ser chamada de "A mãe da matemática, graças aos seus estudos e realizações, mas por ser mulher, foi condenada a morte. É isso que se espera no cristianismo. O papai-patrão fala e todos obedecem. A mamãe-dona de casa só tem o dever de procriar e cuidar da casa.

Até o começo do século vinte era tabu as mulheres terem uma colocação profissional que a colocasse acima do homem. O máximo que mulher podia ser era professora. Até o século dezenove as mulheres não estudavam pois isso era função do homem. E essas atricuições, direta ou indiretamente teve como fundo de causa o cristianismo.
E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Agora eu pergunto, vale a pena viver sob o domínio de uma religião que ahca melhor você não fazer nada de útil ao seu próximo por acharem que é pecado?

É.. em grande parte você ta certo mesmo..
Mas não foi a igreja católica que fez pararmos de viver uma vida promiscua para podermos evoluir.

Em primeiro lugar, o que você entende por vida promiscua?
O que, em nossa sociedade é promiscua, em outra é coisa normal.
Exemplo, na cultura esquimó, é comum o marido oferecer a sua esposa ao visitante. Se a pessoa não aceitar, é considerado falta de educação.
A cultura islâmica permite que se tenha, parece-me, até cindo casamentos. Eles adoram a Deus também. Isso é promiscuidade?
O ser humano é promiscuo por natureza. É de sua natureza. Se a pessoa fica somente com um companheiro é por medo incutido pela igreja que irá para o inferno. Agora se a pessoa se sente bem com somente uma companhia, tudo bem, mas que ele (a) dará sempre uma olhadinha para o lado, isso a pessoa dará. (e não se esqueça que olhar para o(a) companheiro(a) alheio(a) é pecado e você irá para o inferno.

Sexo é importante, mas fazendo sexo e idolatrando ídolos não vai pra frente. Na sua opinião , o monoteísmo foi importante ou não pra humanidade ( não to falando da religião católica )

As pessoas antigamente não faziam sexo para idolatrar um deus e sim para procriação. Sim, existiam os cultos, especialmente para Baco, que celebravam a liberdade e o sexo, mas o sexo como eles entendiam, era uma força motora da natureza que os impulsionava e os deixavam mais satisfeitos, dando mais ânimo na vida. Será que não estamos com falta de tais rituais ultimamente??

Ps - É provavel que sem a religião católica não tivessemos também grandes pinturas de santos e tantas obras lindas da Renascença

Sim, com certeza são grandes obras de arte e eu repeito e até aprecio essas artes, mas a que preço? Somente para a igreja católica ostentar e divulga o seu poder. Como já foi dito, outras obras também foram criadas e não foram pela igreja católica. Algumas, não tinham nem sentido de idolatria a um Deus, como por exemplo, o Farol de Alexandria, o Jardim Suspenso da Babilônia, o Coliseu de Roma, as Pirâmides, que nada mais eram do que túmulos ricamente ornamentados e etc. Essas peças também não são considerados arte?
Imagem

Lúcifer
Contato:

Re.: Apresentação

Mensagem por Lúcifer »

Aproveitando o ensejo, obrigado Fernando por complementar as minhas respostas.
Como estou em ensaio de uma apresentação de teatro que vamos fazer na outra semana, não está dando para me concentrar direito nas respostas, ficando um pouco incompletas.
Abraços.
Imagem

against

Mensagem por against »

BiRdOfPrEy escreveu:se for verdade o que dizes... então a tua educação é new age (uma salada tutti frutti). Já entraste nos mistérios da fisica quantica e as emoções... a fisica quantica do olhar que cura... e o diabo a quatro?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
De repente me lembrei do fórum da maconha + niels, não sei por que... ops os ascensionados. :emoticon16: :emoticon12:
What are you looking for?

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

Lúcifer escreveu:Por que é errado e não certo??

estude filosofia e descubra!

Lúcifer escreveu:Acho que você cabulou nessa aula, né? Ou você não se lembra que Galilei foi ameaçado de morte

Errado!

Lúcifer escreveu: (...) por provar que a Terra girava em torno do Sol

Errado!

zencem

Mensagem por zencem »

Sr. Incógnito escreveu:
Lúcifer escreveu:Por que é errado e não certo??

estude filosofia e descubra!

Aquí, ninguém é seu aluno, ninguém fez prova e, muito menos, pediu que a corrigisse.

Como professor de filosofia, (que título mais ridículo!) você deveria, pelo menos, usar um pouco de retórica, se não para esclarecer, pelo menos para revelar o quanto é desarrazoado numa ciência que não se aprende de livros, nem dos outros, mas através do aguçamento do próprio pensar.

Porque não dás aos teus alunos, uma oportunidade do contraditório, mandando-os acessar o RV? :emoticon147:

Sr. Incógnito

zencem escreveu:Aquí, ninguém é seu aluno, ninguém fez prova e, muito menos, pediu que a corrigisse.

e...?

zencem escreveu:Como professor de filosofia, (que título mais ridículo!)

"ridículo"... falácia 1.

zencem escreveu:você deveria, pelo menos, usar um pouco de retórica, se não para esclarecer,

Estude você mesmo um pouco, se esforce também. Quer tudo mastigado? Quer que eu ministre um curso?

zencem escreveu: pelo menos para revelar o quanto é desarrazoado numa ciência que não se aprende de livros, nem dos outros, mas através do aguçamento do próprio pensar.

leia o título completo da obra "discurso...", de Descartes. Lá está minha resposta para você.

zencem escreveu:Porque não dás aos teus alunos, uma oportunidade do contraditório, mandando-os acessar o RV?

"contraditório"? Do tipo "A e não-A"?
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 11 Dez 2007, 06:23, em um total de 1 vez.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Aproveitando o ensejo, obrigado Fernando por complementar as minhas respostas.

Neste caso, vou acrescentar mais isto:
As mulheres que eram consideradas bruxas na verdade tinham grandes conhecimentos de ervas medicinais e técnicas como a do parto sem dor.
A ICAR as detestava porque achava que o parto tem que doer muito, como está na Bíblia.
Para a ICAR, quando um homem curava, era Deus agindo.
Quando uma mulher curava, era o Diabo agindo.

Às vezes, fico imaginando quantos conhecimentos médicos se perderam com o extermínio de todas essas curandeiras e parteiras.

Sr. Incógnito

Fernando Silva escreveu:A ICAR as detestava

errado

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Sr. Incógnito escreveu:
Fernando Silva escreveu:A ICAR as detestava

errado

Do "Martelo das Feiticeiras":
"Se uma mulher se atreve a curar sem ter estudado, ela é uma bruxa e deve morrer"
"Ninguém causa maior dano à fé católica do que as parteiras" (porque conheciam métodos de parto
sem dor, o que contrariava o mandamento de Deus de que as mulheres deveriam dar à luz com dor; se
não doesse, o diabo estava agindo)

Sr. Incógnito

Fernando Silva escreveu:"Se uma mulher se atreve a curar sem ter estudado, ela é uma bruxa e deve morrer"

que religião "acredita" em bruxas? a católica não...

zencem

Mensagem por zencem »

Sr. Incógnito escreveu:
zencem escreveu:

zencem escreveu: pelo menos para revelar o quanto é desarrazoado numa ciência que não se aprende de livros, nem dos outros, mas através do aguçamento do próprio pensar.

leia o título completo da obra "discurso...", de Descartes. Lá está minha resposta para você.

zencem escreveu:Porque não dás aos teus alunos, uma oportunidade do contraditório, mandando-os acessar o RV?

"contraditório"? Do tipo "A e não-A"?

Não tenho nada com Descartes... Tenho contigo... da presunção que transborda numa ação, da qual não se tira nenhum proveito. :emoticon93:

Quanto ao contraditório não perca tempo quanto ao tipo.
Conceda-lhes a oportunidade de flashes de lucidez, livrando-os do teu jugo. :emoticon147:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Sr. Incógnito escreveu:
Fernando Silva escreveu:"Se uma mulher se atreve a curar sem ter estudado, ela é uma bruxa e deve morrer"

que religião "acredita" em bruxas? a católica não...

A ICAR não acreditava (oficialmente) em bruxas até por volta de 1480. Diziam que eram apenas velhas malucas.
De repente, ela oficializou que bruxas existiam e tinham parte com o diabo.
Alguns séculos depois, após matar centenas de milhares delas, decidiu esquecer o assunto.

vega!

Mensagem por vega! »

Sr Icognito, pode pelo menos explicar o porque está escrito errado ? :emoticon13:
VEGA SCORPIUS

zencem

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:Sr Incognito, pode pelo menos explicar o porque está escrito errado ? :emoticon13:

Só a consciência do significado da liberdade pode nos dar coragem para buscar a verdade no desconhecido.

vega!

Mensagem por vega! »

zencem escreveu:
vega! escreveu:Sr Incognito, pode pelo menos explicar o porque está escrito errado ? :emoticon13:

Só a consciência do significado da liberdade pode nos dar coragem para buscar a verdade no desconhecido.

Ahnn ??
VEGA SCORPIUS

Trancado